Ikigai

Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

ryan 18/03/2023

10/10
Ikigai é uma filosofia japonesa que te mostra a cultura dos povos de Okinawa, que é uma ilha com maior índice de pessoas centenárias.
ikigai é o que a sua alma grita que te faz se sentir bem, o que te move, o que te trás luz e razão de viver, segundo o autor todos possuímos ikigai, mas para isso é necessário prática e silenciamento.
a leitura de ikigai é extremamente fluida, quando vc pisca, vc já acabou.

Gabriela.Pereira 17/03/2023

Muitos aprendizados
Foi uma leitura bem leve e fluida, ao longo dos capítulos são explicados alguns hábitos dos japoneses que trazem um maior bem estar e longevidade, também mostra como eles interpretam alguns eventos de uma maneira bem diferente da que fazemos aqui no ocidente. Eu gostei do livro, tem muita coisa que dá pra colocar em prática no dia a dia.

Davi.Paiva 26/02/2023

Não é uma maravilha, mas...
Link Amazon: https://amzn.to/3kyg2V9

A ideia de ler esse livro nasceu depois de um papo com um grande amigo (obrigado, Rafael!). E como gosto de ler alguma coisa leve enquanto faço exercícios em alguns aparelhos específicos na academia, resolvi arriscar.

Não é um livro muito bom porque, a meu ver, os autores passam mais tempo tentando escrever um manual de como ter uma vida saudável para chegar aos 90 anos em forma do que dizer, de fato, como uma pessoa pode encontrar o seu ikigai (motivação para viver ou propósito de vida. O termo não tem uma tradução literal).

No entanto, não é uma obra de se jogar no lixo. Apesar desse "manual", alguns trechos do livro podem fazer o leitor ponderar sobre o que os motiva a querer continuar vivendo e o que fazem da vida até o momento em que conhecem a obra ou a forma como a sociedade impõe o que é viver: se a sua vida se resume apenas a consumo, por exemplo, ler "Ikigai" pode lhe ajudar a dar um propósito maior.

Em suma, "Ikigai" não é uma maravilha, mas ainda pode ajudar a dar uma orientação na vida de quem não sabe mais por que viver e aprender que ter um propósito para continuar levantando da cama é melhor não ter propósito nenhum.

Recomendo!

Lariiix 25/02/2023

Comecei a ler para justamente encontrar o meu Ikigai e acabei ficando mais confusa... Gostei de ler e poder conhecer um pouco mais sobre a cultura japonesa e os hábitos que eles levam, mas ainda assim sinto que a obra deixou muito a desejar.

O livro realmente traz lições importantes e valiosas que vou começar a praticar, mas meu objetivo mesmo era justamente encontrar meu Ikigai, ou a "razão para viver". O livro acaba se tornando uma tangente ao comentar sobre os relatos de tantas pessoas, que no fim não me identifiquei com nenhuma.

No fim ele é um livro razoávelmente bom e só sinto que ele não foi feito pra mim, mas caso alguém como eu esteja interessado em ler para buscar uma clareza sobre a sua razão de vida, sinto que esse não é o livro certo para isso.

R@y 22/02/2023

Conceitos para uma vida longa e leve
Me surpreendi com esse livro, esperava que ele tomasse um rumo, mas ele fluiu de forma completamente diferente.

Camila 22/02/2023

Se alimente com equilíbrio
Tenha bons amigos
Se exercite
Sorria
Entre en contato com a natureza
Seja grato
Viva o momento
Siga seu propósito

Vinicius 20/02/2023

Esperava outra coisa
Eu esperava que fosse um método ou uma forma de encontrar seu ikigai, mas o livro é um compilado de dicas voltadas para a longevidade.
Acho que os autores se perdem no meio do livro. Ele começa com uma questão definida: estudar os japoneses centenários e dali extrair o que faz deles tão longevos. Porém, o livro, mais para o fim, introduz várias ideias que não tem qualquer relação com os japoneses centenários, são só coisas que os autores julgam que te fará viver mais e melhor. Elas não tem apoio na ciência e nem mesmo são ações executadas pelos velhinhos de ogimi.
Assim me pareceu um manual bastante heterogêneo e confuso, que cita coisas como: ioga, tai chi, flow, antifragil, estoicismo, budismo e por aí vai.

Bergh Affonso 14/02/2023

Boa leitura
É bom livro sobre a tradição japonesa do propósito. Nossas ações que condizem aos reflexos do que somos, verdadeiramente.
É filosofia complementar do Ichigo-inchie com boas sugestões ao bem estar e ao convite do momento presente.

giubscarvalho 09/02/2023

Esse livro definitivamente mudou a minha vida!! Os escritores visitaram Okinawa, uma ilha no Japão onde vivem os povos mais longevos do mundo. A palavra Ikigai significa ?razão de viver?, e é algo que os okinawanos adotaram e passam a diante para os seus descendentes. Os autores contam os segredos japoneses para uma vida longa e saudável.

ekatherinah 27/01/2023

achei que o livro falaria mais sobre a filosofia ikigai em si, sobre reflexões e exercícios de autoconhecimento que ajudasse em começar a chegar nessa resposta. Mas a maior parte dele é focado em falar sobre outros aspectos que influenciam na longevidade propriamente dita e, associada a ela, um bem estar. Sobre filosofia ikigai em si é bem pouco. Acho que não prestei tanta atenção na introdução, porque demorei para perceber que o foco seria longevidade - que nunca foi meu motivo para a leitura do livro.

ainda assim foi uma boa leitura, com muitas sugestões e ideias de coisas a serem colocadas em prática de modo direto e sucinto. Peguei esse livro para completar o desafio de escolher um livro favorito de alguém que admiro no Caminho Bookverso.

Raul 22/01/2023

Esse foi um dos poucos livros que conseguiu me ajudar a mudar minha forma de ver a vida, os idosos, a forma como criar o ikigai são muito bons.

Bruna2049 18/01/2023

Livro para relaxar a mente, nos trazer de volta ao centro e valorizar aquilo que importa. Leitura leve, deixa o coração quentinho e com motivação para melhorar. Gostei especialmente do capítulo V, em que o autor fala sobre o poder do "Flow" (fluir). Recomendo a leitura.

Hannah.Shiguti 16/01/2023

Auto-ajuda não tóxica
Não é aquele discurso enfadonho de olhe por outro lado, pense grande e etc.
É simples, te ensina a apreciar as coisas mais simples, mas não é nenhuma lição de vida, é só um ensinamento pra aliviar algo que já é maçante, a vida.

Bella 03/01/2023

Bem bacana, muitos ensinamentos, leitura rápida e bem direta.
O foco em viver bem e ajudar ao próximo.
Aliás os ensinamentos e cultura japonesa,sempre achei incrível.