Ikigai

Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

Carol 28/08/2022

"Precisamos estar conscientes de que tudo o que temos e todas as pessoas que amamos desaparecerão em algum momento. Isso é algo que devemos ter em mente, mas sem nos tornarmos pessimistas. Ter consciência da impermanência das coisas não deve nos entristecer, mas sim nos estimular a amar o presente e os que estão à nossa volta."

Lommy 16/08/2022

Devagar
Finalmente acabei a leitura e o que extraí desse livro me fez refletir sobre o que realmente importa.
A leitura foi fluida (demorada pois estava de ressaca literária) e muito boa.

TauLima 06/08/2022

AMEI
Tive que ler esse livro por causa da faculdade e no início achei que ia ser chato mas me surpreendeu demais o quanto é uma leitura muito fluída. Amei cada ensinamento que o livro passa, adorei saber o quanto tem pessoas com idades avançadas mas que estão muito muito muito bem e fazendo coisas simples e que nem exigem muito dinheiro ou muito esforço. Pretendo ler esse livro mais uma vez e tentar seguir cada coisa nele. Recomendo demais.

Pri Paiva 06/08/2022

O povo de Okinawa sabe das coisas.
O livro é inspirador e motivador.

Nos faz refletir sobre as prioridades que temos na vida e a forma como enxergamos nossos objetivos.

Cuidar de todos os detalhes, faz com que tenhamos uma vida mais plena.

Os japoneses de Okinawa são evoluídos em muitos sentidos. A maior parte das pessoas mais velhas do mundo estão em Okinawa e isso não é à toa.

Adorei a leitura. É um ótimo livro para desenvolvimento pessoal.

Vale muito a leitura! Super indico.

Laura 30/07/2022

Leitura rápida e proveitosa!
Devorei o livro em um dia. A proposta temática é interessante, mas não espere nenhuma solução milagrosa ou instantânea para uma feliz longevidade. Os autores relatam diversos hábitos de comunidades japonesas para se manterem ativas e contentes por 90,100,110 anos ou mais, englobando: alimentação, exercícios físicos, espiritualidade, convívio social e demais fatores. É uma obra de grande utilidade e leveza. A escrita é fluída e, de certa forma, bastante simpática. Recomendo!

30/07/2022

Livro bem interessante e de fácil leitura. Foi meu primeiro contato com o tema. Não vejo como um livro de autoajuda, mas traz conceitos interessantes e muitos exemplos de pessoas ao redor do mundo e, especialmente, no Japão, que alcançam a longevidade e qualidade de vida.

leandrosg.bezerra 24/07/2022

Nada de novo
O livro é até bem escrito, mas não traz nada realmente novo à tona, pois parece compilar conceitos abordados por outros livros, mas sem a mesmo profundidade que os originais.
Mesmo assim você encontrará dicas úteis, que estão inclusive resumidas ao final do livro, recomendo que leia esse resumo para avaliar se quer lê-lo por inteiro

Edson 14/06/2022

Ótimo livro
Recomendo a leitura do livro, as vezes nos sentimos perdido de alguma forma, o livro nos mostra como encontrar nosso ikigai, sentido na vida enfim, ótima leitura vale a pena.

adrianabooks 09/05/2022

Superficial
A leitura não fluiu da forma como eu estava esperando. Pensei em abandoná-lo algumas vezes, especialmente no começo, mas consegui chegar até o fim. O livro não trás uma narrativa profunda sobre como encontrar o seu IKIGAI - propósito de vida, e entender melhor sobre esse conceito, fato esse que me fez começar a leitura. O livro aborda vários temas relacionados a cultura japonesa como, ter um bem-estar físico e mental, alimentação, exercícios, chás, como vivem em comunidade e etc. Então, eu indicaria mais para aqueles que gostam e querem conhecer um pouco mais da cultura japonesa. Entretanto, ao decorrer da leitura consegui pegar alguns insights de temas que eu considero importante na minha vida como: melhorar a produtividade, focar no que é importante, viver o presente (aqui e agora), e ir em busca do que é realmente faz sentido para a minha vida.

Mori.Tudorache 25/03/2022

Eu odeio livros de auto ajuda, já iniciei vários, mas concluir sempre foi difícil, esse foi a exceção, tirando a parte do exercícios físicos, que achei maçante, o restante do livro fez muito sentido e agregou muito a minha vida, por agora teoricamente, mas espero colocar em prática em algum momento!

eduanton 24/03/2022

Interessante
O livro aborda a filosofia japonesa de encontro e vivência do propósito de vida, narra os costumes e hábitos de pessoas que vivem em uma ilha japonesa onde os habitantes passam e muito os 100 anos de vida, com saúde e ativos. Muito interessante para conhecer um pouco da cultura japonesa. Esperava um pouco mais de profundidade sobre como encontrar o próprio ikigai, mas valeu a pena!

Dani 20/03/2022

Curto r com dicas práticas
Achei a leitura fluida, rápida e gostei das partes em que tinha aplicações práticas. No entanto, li um pouco obrigada e fiquei entediada em algumas partes. É um livro melhor que o "Ikigai" do Ken Mogi, na minha opinião.

Mips 13/03/2022

Da série livros que podem mudar vidas
Maravilhoso, uma leitura rápida e deliciosa. Fala sobre como sermos mais saudáveis, demonstra o que centenários de um povoado do Japão fazem para viverem muito e bem. Ressalta muito a questão de viver no presente, estar presente em cada momento. Gostei muito, um livro que vai muito de encontro ao que acredito, embora nem tudo pratique, mas esse livro també me deu motivação para isso. Aprendi coisas muito interessantes que podem ajudar a impulsionar uma mudança.

darlla 04/03/2022

"Uma das características comuns a todos aqueles que têm um ikigai bem claro é que sua paixão persiste, aconteça o que acontecer. Mesmo quando a vida lhes apresenta um revés, quando tudo se torna obstáculo, eles nunca se rendem. Continuam lutando, não importa o que aconteça."

livro maravilhoso! só me faz admirar ainda mais a cultura japonesa ??