The Proposal

The Proposal Jasmine Guillory

Resenhas - The Proposal

Amanda 22/10/2022

Fiquei decepcionada com a escrita do livro. Os diálogos parecem forçados e, assim como no livro anterior, os acontecimentos são mencionados sem detalhar e fica difícil de realmente criar vínculo com os personagens.

rhai 12/05/2022

Mais um livro dessa série bem leve com um clichê gostosinho de ler protagonizado por uma mulher negra!
Luci.Rambo 10/08/2023minha estante
Voce conseguiu em portugues?

May 20/08/2021

Carlos melhor pessoa
Segundo livro da série traz o melhor amigo do protagonista anterior, personagem que já tinha me conquistado no outro livro e agora ainda mais. É mais uma vez uma história gostosa de ler, difícil de largar. Já fui atrás dos próximos livros dessa série porque sinto saudade dos personagens quando a leitura acaba. Recomendo.

Lu 26/04/2021

Muita página para pouco livro
No início dos anos 2000, os chicklits eram o meu gênero literário favorito, pois suas heroínas, como a Bridget Jones e Heather Wells, tinham um quê de imperfeito, mas sempre esbanjando muita personalidade e humor. Eu me identificava com elas.

O feminismo dos anos 2020 deu a renovada de que o gênero precisava, porque, sinceramente, eu já não aguentava mais a vergonha alheia de mocinhas que não sabem diferenciar posts do Instagram da vida real e que não têm a menor ideia de como gerir a própria vida financeira (Sm, Becky Bloom. Estou olhando pra você)

De fato, a mocinha deste "The proposal" parece saber muito bem o que quer, como deve ou não ser tratada e de impor limites quando necessário. Essa mudança nos costumes trouxe também uma busca por equilíbrio, por novas maneiras de ver situações, assim como a representatividade mostra olhares e perspectivas diferentes diante de situações corriqueiras. Tudo isso favorece a Literatura e, nas mãos de uma escritora craque em diálogos como a Jasmine, o resultado é não apenas divertido, como enriquecedor.

Embora a autora tenha acertado na criação dos personagens e na narrativa leve e divertida, eu senti que faltou ritmo à história. Faltou um conflito que desse um pouco mais de graça à história. No terço final, eu senti que a história entrou em uma espécie de platô e com cenas que, apesar de fofas, me pareciam repetitivas e que não acrescentavam muita coisa. Eu senti que sobrou página para pouco livro, entende?

Por mais que tenha sido uma autora que eu gostei de conhecer e que o livro tenha muitos méritos, a sensação final é de que empurrei as últimas 30 páginas com a barriga, já bastante cansada dos protagonistas e da história. Sinceramente, não sei se vou me dar ao trabalho de comprar os outros livros da trilogia.

A nota final de 3,5 estrelas me parece justa.

Recomendo com reservas.

Jojo 21/01/2021

Falar que eu amei esse livro e pouco. Uma história super fácil e rápida de ler e que ainda joga umas cenas engraçadas que te fazem rir.

O livro fala de assuntos além do romance entre os personagens, oq e uma coisa q eu notei nos livros da Jasmine, mas acaba deixando a história mais real.

Isa | @nocaminhoumlivro 10/06/2020

Gostei bastante desse livro, me fez rir e acompanhar a história desse casal torcendo o tempo todo para eles ficarem juntos.
Amei que as pessoas nesse livro tem conversas reais, nem tudo revolve em torno do casal só, existem problemas reais e inseguranças reais. Além das mulheres nesse livro representarem bem o feminismo moderno. Em um dos capítulos uma mulher conta uma história que, dependendo do livro, pareceria forçada mas que na escrita da Jasmine é real e mostra um lado muito bonito e importante da literatura que está liberando hoje.
Outro ponto alto é a diversidade dos personagens, é sempre bom vem outras representações em livros de romance contemporâneo que saem do padrão branco heterossexual.
Ótimo livro, foi muito mais que uma leitura para passar tempo

readingstatus 29/04/2019

Good God, sometimes it felt like all of society was complicit in trying to make life harder for women.
Esse é o segundo livro que leio da Jasmine Guillory, quando li The Wedding Date, eu AMEI a história que a autora trouxe, por isso eu estava mais que ansiosa para poder ler o quanto antes The Proposal... E felizmente, Jasmine me surpreendeu, com uma história divertida, cheia de humor, um romance bem legal de se acompanhar.

Eu senti que deveria colocar Jasmine e seus livros no meu radar, por que as histórias dela parecem ter tudo o que eu gosto, que são aqueles clichês que nós já bem conhecemos, histórias com muito humor e que apesar de te rum drama ou outro sabemos que no fim tudo vai dar certo. Mas Jasmine me chamou a atenção, por um ponto em especifico, a diversidade de seus personagens, histórias que muitas das vezes são contadas por um protagonismo branco, aqui temos personagens negros, mulheres incríveis e determinadas, e tudo isso é trabalha de uma forma natural sem que essas características sejam o fio condutor da trama.

The Proposal é o segundo livro as série, The Wedding Date, mas na minha opinião você pode ler esse livro sem ter lido o primeiro, apesar de que personagens de The Wedding Date acabam aparecendo aqui. Em The Proposal, somos apresentados a Nik, que está em um jogo beisebol, com seu namorado – de 5 meses – até que ela é surpreendida com um pedido de casamento, e é ai que as coisas começam a dar errado, uma vez que ela acaba rejeitando o pedido, e passa a ser vista como a ruim da história e uma quantidade absurda de gente (um estádio lotado de beisebol) passa a julgá-la por isso, mas graças a Carlos e sua irmã, Angie eles conseguem tirar Nik dessa confusão, e leva-la para o consolo de suas amigas e é a partir daqui que acompanharemos Carlos e Nik.

Acompanhar esses dois foi uma experiência divertida, ver como ambos os personagens que começaram como amigos, para se tornar algo mais, e descobrirem um no outro e em si mesmo que podem amar e serem amados, é lindo. Nik e Carlos passam por problemas pessoas, que moldam suas atitudes enquanto pessoas, Carlos é espontâneo, porém fechado para a família, está tentando lidar com a vida após perder alguém importante e acha que deve assumir um papel o qual ele não estava preparado. Enquanto Nik apesar de ter todo o ar de mulher determinada, ela tem seus receios, experiências de relacionamento anteriores abalaram e fizeram com que ela passasse a duvidar de seu próprio potencial tanto enquanto profissional como mulher.

Jasmine com uma narrativa descontraída, nos proporciona uma história que aquece corações, é viciante, mas que aborda tópicos importantes sem perder o ritmo de sua narrativa, sem que a história se torna-se algo “pesado”. Estou ansiosa para ler mais coisas da autora!

Vanessa.Issa 09/11/2018

Mais um livro super fofo da Jasmine Guillory!

Esse é o segundo volume da série The Wedding Date, e sim, você precisa ler o primeiro antes desse pra poder entender a história melhor. Embora agora o foco seja em outros personagens, o Drew e a Alexa ainda aparecem bastante!

A Nik (com K!) passa uma super vergonha tendo que negar um pedido de casamento em público. Para salvá-la das câmeras, Carlos e a irmã dele fingem que são seus velhos amigos, que não a viam há muito tempo, e a tiram daquela situação chata.

Na verdade, nunca tinham se visto antes, mas acabam se tornando realmente amigos e se aproximando cada vez mais, até Nik perceber que seu coração está totalmente aberto para um novo romance.

Mais uma vez, gostei bastante da diversidade que a autora utilizou na construção de seus personagens.

Aliás, pra ser bem sincera, gostei mais desse livro do que do primeiro.