O  Homem Nu

O Homem Nu Fernando Sabino

Resenhas - O homem nu

Duda 26/02/2012

O Homem nu é um dos contos mais famosos do escritor mineiro Fernando Sabino, conto este que deu origem ao filme homônimo, e que dá nome a este livro com quarenta e um contos e crônicas. Neste conto, Fernando Sabino nos conta com muito humor a história de um homem que ao sair nu para pegar o pão na porta de seu apartamento é surpreendido por uma rajada de vento que faz sua porta bater, deixando-o preso, totalmente nu, do lado de fora, somente com o pão nas mãos para esconder sua nudez. Como havia combinado com sua mulher que não atenderiam a campainha, pois estavam se escondendo de um cobrador, o protagonista de repente se vê numa situação sem saída. O pavor leva-o a se esconder na escada, quando houve passos de alguém subindo, vai para o elevador, que é chamado e leva-o para outro andar, tudo descrito com muita ironia e muito humor. Fernando Sabino descreve o lado pitoresco do cotidiano com muitas situações vibrantes, de uma maneira ágil e direta, enquanto parece que está conversando com o leitor.

Gabi 11/03/2012

Conto - O homem nu - Fernando Sabino

O homem nu é um conto que fala sobre um homem que tinha uma conta para pagar, mas ele não tinha o dinheiro ali com ele. Então ele combinou com sua mulher para que a hora que o homem batesse na porta, eles ficavam quietos para o cara achar que não tinha ninguém e ir embora.
Pois entao, ele fica totalmente nu para ir tomar banho. Mas quando ele foi ver sua mulher estava no banheiro já. Porém entao, ele vai pegar um saco de pão que está do lado de fora da sua casa, e nesse decorrer vem um vento forte e faz com que a porta feche e ele fica do lado de fora. Ai ele começa a gritar pela sua esposa, mas ela acha que é o cobrador e fica em silencio e não abre...
Depois de um tempo ele começa a escutar um barulho de alguém subindo na escada e então vai para o elevador, mas este começa a descer. Até que então ele faz o elevador subir e consegue entrar na sua casa. Logo depois, alguém bate na porta e ele acha que é a policia e abre a porta, mas não era e sim o cobrador. E depois disso o conto acaba e não diz o que aconteceu depois que ele abriu a porta.

Victor 14/03/2012

O Homem Nu
O conto o homem nu conta uma historia de um homem que sei de sua casa para pegar o pão para o café da manhã completamente nu, pois estava indo tomar banho,resultando assim em uma grande confusão

duda 19/03/2012

O Homem Nu
Tudo começa quando o homem lembra que tem que pagar a prestação da tv, mas ele tbm lembra que esqueceu de pegar o dinheiro ontem. Ele fala para sua mulher Maria que é pra ela falar desse jeito para o coprador . Mas ela diz que não gosta de ficar devendo para ninguém.
Então o homem acha uma solução. Ele fala que é pra eles não fazerem barulho que o coprador vai bater na porta e vai ver que não tem ninguém e vai embora.
Quando ele vai entrar no banheiro para tomar banho sua mulher entra primeiro. Então ele decide fazer cafe. Vai pegar o pão que esta na areá de serviço completamente nu.
Nesse instante a porta bate com toda a força. Ele fica pra fora. Toca a companhia e começa a gritar sua mulher, mas ela não escuta e pensa que é o coprador.
Ele tenta se esconder mais chega uma hora que não da ele se depara com uma vizinha, que começa a gritar, nisso os vizinhos todos saem la fora para ver o que estava acontecendo, ate sua mulher, quando ela abre a porta ele entra que nem um foguete para dentro.
Depois de algumas horas depois que a historia já estava calma, toca a campainha, ele pensando que era a policia atente. Mas na verdade era o coprador.

Jacke 19/03/2012

O Homem Nu
conta que um homem nao tinha dinheiro para pagar a prestação da tv. Ai ele falou para a mulher ficar quieta porque o cobrador iria vir na casa dele e nao queria pagar .. mas nesse meio tempo sua mulher estava tomando banho e ele foi tomar mas viu ela e decidiu tomar depois ele estava nu foi para a cozinha fazer uma lanche ai ele foi buscar a revista do lado de fora do apartamento a porta fechou por causa do vento ele batia mas sua mulher nao abria porque pensara que fosse o cabrador.. entao ele pegou o elevador nu ... para q ninguem no corredor o visse mas entao voltou as seu andar e sua vizinha o viu e chamou a policia com o escandalo da vizinha sua mulher abriu a porta ele correu e entrou com isso a campainha toca era o cobrador e eles abreem a porta.

Ana Carolina 17/08/2012

Remédio para o mau humor
Fernando Sabino dispensa explicações. Já saiu até série de TV, filme, enfim, mas nenhum deles é tão engraçado quanto o livro em si. Ótimo remédio para os dias de mau humor, situações inusitadas e muito engraçadas não nos deixam desgrudar desse livro. De linguagem simples e fluída, vale muito a pena. Bom inclusive para converter aqueles que não gostam muito de ler.

Bells 18/09/2012

Grande conto
Este é mais de um dos grandes contos de Fernando sabino, pra mim um dos melhores crônistas da literatura; Neste engraçado e bem contado conto encontrei horas de divertimento, sem muito rodeios ou despistamentos para o centro da trama, típico estilo de um crônista profissional.

Daniel 28/11/2016

A Prosa Leve E Nua de Fernando Sabino
Com divertidíssimas histórias, Fernando Sabino nos apresenta um de seus maiores sucessos na literatura: o livro de contos O Homem Nu. Com uma linguagem leve e enredos cheios de peripécias, a obra reúne contos que, sem sombra de dúvidas, são referências na prosa contemporânea brasileira. O escritor mineiro, reúne em seu livro 40 contos, dentre eles o conto que dá título ao livro, em que narra a divertida história de um homem que ao sair de manhã cedo para pegar o pão, de repente se encontra trancado pelo lado de fora da casa. Com um pequeno detalhe: ele estava nu. A maneira como narra não só esse conto, mas também os demais contos impressiona pela sutileza e trato com as palavras, bem como com a leveza que emprega no ritmo da narrativa, tornando-a mais agradável aos olhos do leitor.

Cardoso 17/08/2015

Dum humor levíssimo e dum requinte invejável, as diversas conversas, memórias e causos que Fernando Sabino nos conta são de uma variedade imensa: duma possível guerra em Minas, em "Manobras do Esquadrão", até uma reunião de responsáveis escolar, em "Reunião de Mães", passando pelo melancólico relato sobre sua experiência com Jimmy Jones, na crônica homônima, e o apoteótico "O Ballet do Leiteiro", uma suave crônica da cidade em vista de insônias.

Uma experiência muitíssimo melhor à minha leitura anterior de Sabino, o livro também de crônicas "A falta que ela me faz ", de 1980.