O  Homem Nu

Resenhas - O homem nu

Nath Moraes 18/12/2018

Melhor conto: Correria na estação de Nápoles

João 09/10/2018

É uma ótima coletânea, mas a variação de qualidade entre as histórias é grande.

jonesygirl 04/02/2024

Esperava MUITO mais.
Simplesmente não é bom. a escrita dele tem muito potencial pra um livro bem desenvolvido, mas os contos depois de certo tempo ficam maçantes e perdem a graça.

Atrolhado 21/04/2018

Divertidíssimo
Primeiro livro que leio do Sabino, e as situações que ele cria em seus contos são incríveis.

São coisas bem simples como reuniões de condomínio ou um militar que ficou louco, mas Sabino sabe transformar o simples em extraordinário.

Ler O Homem Nu é se pegar rindo sozinho do início ao fim.

Nick 23/12/2016

Não sei qual é o conceito exato de crônica, mas me lembra palavras cruzadas: um jeito bem divertido de matar o tempo. Demorei uns dois meses para ler esse livro, não que seja longo, mas não tem graça ler de uma vez. Sobre as crônicas, a maioria é cômica, mas algumas servem para reflexão. E não sei por que diabos a que dá o nome ao livro é O Homem Nu, outras me pareceram bem mais interessantes. De qualquer forma, foi melhor que palavras cruzadas.
Edson Camara 05/01/2017minha estante
Li este livro há muito, muito, muito tempo, nem o tenho mais, fiquei curioso em lê-lo novamente, vou inseri-lo em minha lista de leitura. O conto que dá título ao livro sem dúvida é o mais famoso e já foi até filmado, se não me engano nos anos 1970. Mas concordo com você, há outros melhores.

Joy 05/04/2016

Contos extremamente engraçados e envolventes.
Recomendo para quem esta querendo gostar de ler.

cristalmuniz 10/04/2009

Não gosto muito de livro de crônicas, mas achei bom. Porém, não é Luís Fernando Veríssimo...

Rafaeli Teixeir 01/08/2009

Sinceramente? ACHEI HORRÍVEL :D
Meio que esperava alguma coisa boa, sabe? '-'
Faz tempo que li, mas se pá um dia, eu tiver disposição, releio ;D
hahahaha ;*

alexjosesilva 12/01/2014

Com altos e baixo: uma boa leitura!
Escrito em 1960 e publicado pela Círculo do Livro em 1978, O Homem nu é uma obra de Fenando Sabino contendo alguns contos e crônicas que oscilam em boas ou não-boas histórias de personagens brasileiros. De fácil identificação, os personagens são pessoas simples que no seu cotidiano vivem inusitados fatos.O homem nu : conta a história de um personagem com pouca sorte em uma manha qualquer de sua pacata vida urbana. Interessante notar com o autor fecha seus contos ou crônicas com três linhas fatais.{raros os que fogem}. Tenho a impressão que seja de proposito. Em sua receita: Contos/Cronicas devem ter duas ou três páginas com um desfecho surpreendente. Amei a leitura e recomendo. Contos que mais gostei: Sexta-feira, Pai e Filho, Albertine Disparue, Homicídio ou Suicídio, Sessão de Hipnotismo, Jimmy Jones, Dona Custódia, O Homem nú, Conjugal.

Bells 18/09/2012

Grande conto
Este é mais de um dos grandes contos de Fernando sabino, pra mim um dos melhores crônistas da literatura; Neste engraçado e bem contado conto encontrei horas de divertimento, sem muito rodeios ou despistamentos para o centro da trama, típico estilo de um crônista profissional.

Duda 26/02/2012

O Homem nu é um dos contos mais famosos do escritor mineiro Fernando Sabino, conto este que deu origem ao filme homônimo, e que dá nome a este livro com quarenta e um contos e crônicas. Neste conto, Fernando Sabino nos conta com muito humor a história de um homem que ao sair nu para pegar o pão na porta de seu apartamento é surpreendido por uma rajada de vento que faz sua porta bater, deixando-o preso, totalmente nu, do lado de fora, somente com o pão nas mãos para esconder sua nudez. Como havia combinado com sua mulher que não atenderiam a campainha, pois estavam se escondendo de um cobrador, o protagonista de repente se vê numa situação sem saída. O pavor leva-o a se esconder na escada, quando houve passos de alguém subindo, vai para o elevador, que é chamado e leva-o para outro andar, tudo descrito com muita ironia e muito humor. Fernando Sabino descreve o lado pitoresco do cotidiano com muitas situações vibrantes, de uma maneira ágil e direta, enquanto parece que está conversando com o leitor.

Gabi 11/03/2012

Conto - O homem nu - Fernando Sabino

O homem nu é um conto que fala sobre um homem que tinha uma conta para pagar, mas ele não tinha o dinheiro ali com ele. Então ele combinou com sua mulher para que a hora que o homem batesse na porta, eles ficavam quietos para o cara achar que não tinha ninguém e ir embora.
Pois entao, ele fica totalmente nu para ir tomar banho. Mas quando ele foi ver sua mulher estava no banheiro já. Porém entao, ele vai pegar um saco de pão que está do lado de fora da sua casa, e nesse decorrer vem um vento forte e faz com que a porta feche e ele fica do lado de fora. Ai ele começa a gritar pela sua esposa, mas ela acha que é o cobrador e fica em silencio e não abre...
Depois de um tempo ele começa a escutar um barulho de alguém subindo na escada e então vai para o elevador, mas este começa a descer. Até que então ele faz o elevador subir e consegue entrar na sua casa. Logo depois, alguém bate na porta e ele acha que é a policia e abre a porta, mas não era e sim o cobrador. E depois disso o conto acaba e não diz o que aconteceu depois que ele abriu a porta.

duda 19/03/2012

O Homem Nu
Tudo começa quando o homem lembra que tem que pagar a prestação da tv, mas ele tbm lembra que esqueceu de pegar o dinheiro ontem. Ele fala para sua mulher Maria que é pra ela falar desse jeito para o coprador . Mas ela diz que não gosta de ficar devendo para ninguém.
Então o homem acha uma solução. Ele fala que é pra eles não fazerem barulho que o coprador vai bater na porta e vai ver que não tem ninguém e vai embora.
Quando ele vai entrar no banheiro para tomar banho sua mulher entra primeiro. Então ele decide fazer cafe. Vai pegar o pão que esta na areá de serviço completamente nu.
Nesse instante a porta bate com toda a força. Ele fica pra fora. Toca a companhia e começa a gritar sua mulher, mas ela não escuta e pensa que é o coprador.
Ele tenta se esconder mais chega uma hora que não da ele se depara com uma vizinha, que começa a gritar, nisso os vizinhos todos saem la fora para ver o que estava acontecendo, ate sua mulher, quando ela abre a porta ele entra que nem um foguete para dentro.
Depois de algumas horas depois que a historia já estava calma, toca a campainha, ele pensando que era a policia atente. Mas na verdade era o coprador.