O Jardim de Rama

O Jardim de Rama Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Jardim de Rama

Alan Prates 10/04/2024

Finalmente aqui os cosmonautas restantes chegam até o local onde Rama foi criada. Aos poucos toda a verdade é relavada a eles. Com família formada, um objetivo traçado, Rama volta pela terceira e última vez à Terra.
O objetivo dos arquitetos de Rama em estudar diferentes espécies num mesmo local separada se da início.

Vitor Dilly 05/02/2024

A senufo espalha sangue africano nas estrelas
Aqui veremos a africana senufo espalhar alegremente seu sangue pelo universo afora, no Espaço entre as estrelas Sirius, Epsilon Eridani e Tau Ceti, na agradável companhia de seres avianos, gatos-formiga, octoaranhas e sésseis. De volta ao nosso Sol, ela convoca o ingresso de um grupo de humanos. E aí começam os problemas...

Lívia Vaz 12/08/2023

Decepcionante.
Para quem achou que o livro 2 foi ruim, o 3 é pior ainda. Qualquer esperança de ler ficção científica ou que a história voltasse para os padrões do primeiro livro foram por água abaixo.
Se você leu o livro 2 e espera que o 3 melhore, pare por aí mesmo. O livro segue com críticas a respeito da conduta humana, mas tudo jogado na história de qualquer jeito. Até as picuinhas da Francesca Sabatini e cia eram mais interessantes e foram menos mal elaboradas.
É preferível ficar sem respostas do que encarar a leitura do livro 4. Uma decepção completa!

Wicca 08/05/2021

Estou lendo mais por necessidade, preciso saber o que acontecerá com Nicole e Richard.
O livro oscila muito, tem momento que não parece que estou lendo a mesma história, nem que o estilo é ficção.
Acho que a leitura compensa, mas não crie grande expectativa.

Sarah 24/09/2020

Cadê a ficção científica que me prometeram?
Eu gostei e desgostei ao mesmo tempo. Tudo que defendi quanto à humanização da história, pela perspectiva humana do que seria Rama, no livro anterior, veio a ser um defeito - em partes - nesse livro. Não me senti nenhum pouco surpreendida pelos acontecimentos, na verdade me pareceram bem óbvias as colocações que viriam a ser apresentadas tão logo as primeiras pistas foram fornecidas. Como ser humano e amante de ficção científica está claro que objetivos à longo prazo não funcionam na nossa raça e qualquer obra que finja que sim automaticamente se classificaria como utopia, então me pareceu bem óbvio, desde a primeira vez que o nome Nakamura é citado, o que viria à acontecer. A questão é que, a ideia não é ruim, adoro distopias e eu vim aqui foi para isso mesmo, porém foi extremamente cansativo todos esses personagens, tantos nomes, tantas informações e de pessoas que eu estava me importando 0%. Nicole e Richard perdem o protagonismo na metade do livro para um conjunto de personagens sem noção e que assim (???), realmente não vi e nem senti que diferença fazia ter 10 personagens de lados opostos ou só 2. Personagens como a Katie, que na metade do livro ganha um certo protagonismo, mas é um personagem extremamente detestável no pior dos sentidos, nada que ela fazia me dizia que estava adicionando algo a história, era só um personagem méh que poderia facilmente ter suas características absorvidas por outro personagem. Só mantiveram o protagonismo e a ideia à título de drama. Muito chato, nossa senhora. Eu pretendo ainda ler o próximo livro, mas espero um resgate do que um dia foi essa coleção, ou ao menos um equilíbrio entre a ciência e a antropologia, como se mostrou o segundo livro.

Rodolfo 25/04/2014minha estante
Bom comentário, só acho que tinha que usar a opção spoiler.

Lili Machado 12/09/2012

As respostas que os esperam em Rama vão necessitar um sacrifício ainda maior – se a humanidade está realmente pronta para entender a verdade.
No século XXIII, a Terra já teve dois encontros com uma nave espacial misteriosa de além nosso sistema solar – a prova incontestável de uma tecnologia alienígena que ultrapassa a nossa de todas as formas, em Encontro com Rama e O Enigma de Rama.
Agora, três astronautas humanos estão presos a bordo da labiríntica nave ramaiana, onde durante 13 anos, terão de utilizar todas as suas habilidades físicas e mentais para sobreviver.
Os corajosos viajantes se deparam com um grande desafio: em encontro com a base ramaiana – e com os arquitetos invisíveis de sua terra galática.
Para isso, eles tiveram que abandonar suas famílias, amigos e casas, para viver uma nova vida.
Mas as respostas que os esperam em Rama vão necessitar um sacrifício ainda maior – se a humanidade está realmente pronta para entender a verdade.
A medida que os anos passam a bordo de Rama e as famílias se desenvolvem no meio ambiente ramaiano, o leitor começa a amar os personagens, como velhos amigos – sentir suas dores e alegrias.
Mais mistérios sobre Rama são revelados, e outros novos, criados.
Combinando o melhor das aventuras espaciais (os viajantes espaciais encontram novas formas de vida dentro da nave) e dramas humanos (crianças nascem e crescem neste ambiente hostil), esse terceiro livro da série Rama faz muitas perguntas, e nos dá respostas em número equivalente, quanto à verdadeira natureza do ser humano.
O livro é essencial para o fã da série e provocativo para qualquer ser inteligente e que se preocupa com seu papel na existência do universo.
Lembrando sempre que, a colaboração de Gentry Lee é que dá esse toque humano à estória.
Na seqüência, A revelação de Rama (Rama revealed).