5 Bonecas de Olhos Vazados

5 Bonecas de Olhos Vazados R. F. Lucchetti

Resenhas - 5 Bonecas de Olhos Vazados

Douglas.Milani 04/04/2022

Lucchetti celebra a si mesmo

Não tinha ideia do grande livro que tinha em mãos ao começar a ler "5 Bonecas de Olhos Vazados".

Muito além de um livro de suspense e assassinato, o romance é uma conversa do já clássico Sr. Lucchetti consigo mesmo, onde no percurso dos acontecimentos revisita livros anteriores, conversa com personagens de livros que marcaram sua trajetória como ficcionista, e encontra inclusive com antigos pseudônimos seus.

Além disso, ele mesmo, inserido dentro da própria história, dialoga com seus autores e obras favoritos, além de mesclar a fundo fatos de sua própria vida. E ele vai tão a fundo, fundindo fatos com ficção, que não se pode saber o que é ou não verdade dentro da história. Muitas vezes cheguei a procurar citações na internet para saber se aquele material existia ou se era mera invenção. Só o ato de me pegar fazendo isso já mostra a maestria com que o Sr. Lucchetti construiu a história.

O que se tem em mão é algo que não sei nomear, porque foi muito além do que costumo ler por aí. É a essência pura do Sr. Lucchetti depois de suas décadas de carreira celebrando da maneira mais excêntrica possível a si mesmo.

Esse livro merece uma reimpressão urgente.

Mateus HerpicH 11/02/2018

Uma viagem com o autor
5 Bonecas é um livro singular, em que o autor nos leva não somente para Berlim, nos cenários de assassinatos e investigações, mas também para sua própria casa e mente, acompanhando-o enquanto transita entre os personagens e descobre o que farão em sua própria trama. É o tipo de livro que só pode resultar de uma vida inteira de escrita.