Manual da demissão

Manual da demissão Julia Wähmann

Resenhas -

Thali 27/11/2022

Uma boa leitura pra minha ressaca literária rs. Conheci esse livro por causa do prêmio Jabuti. É uma leitura leve, com humor inteligente, cheia de referências à outras obras, músicas, aos episódios recentes da política no Brasil... A leitura é bastante fluída e nenhum pouco cansativa.
Um pouco de humor pra rir das nossas próprias tragédias.

amandinhanog 05/01/2022

Esse livro me pareceu uma conversa de bar com alguém muito legal, o que faz a gente terminar a história bem rápido. A Julia mostra uma dualidade entre a liberdade de ser autônomo (o que pode ser desesperador) e o alívio de poder correr para debaixo dos braços do seu chefe com seu salário fixo todo mês (um inferno parcialmente confortável). Resumindo, nada é tão bom quanto parece, mas precisamos fingir que nossa escolha é a melhor para que a gente consiga sobreviver com menos danos possíveis rs.

Chanel 04/03/2021

Leitura divertida, apesar dos acontecimentos na vida da protagonista. Adorei as referências literárias que a autora faz.
Para quem está na m*rda é um livro acolhedor, pelo menos eu me senti assim.

Elisangela 15/04/2020

Leitura leve
Leitura leve e divertida, qualquer um que já foi demitido se identifica com o texto da autora.

Douglas 05/06/2019

É a crise, você sabe
Neste livro, temos 24 capítulos sobre demissões. Um banquete incrível: tem tanta história dentro das histórias que fica difícil raciocinar, tive que fazer várias marcações pra poder revisitar, porque vou revisitar este livro muitas vezes, com muito carinho.
Cada capítulo tem no título um ditado popular ou um trocadilho com um ditado popular e as narrativas vão de ex-funcionários na fila do FGTS até os dias de bebedeira pós-demissão.
Em minha experiência, sempre fiquei aliviado, feliz mesmo, de ter sido demitido, então foram sensações novas que foram visitadas nessa história. Um detalhe importante: todas as demissões do livro acontecem no mesmo microcosmo, parecem acontecer com pouquíssimo tempo de uma pra outra. É a crise, você sabe. A autora já havia me encantado com um texto que li no Medium chamado ?Os dos correios? e não pude evitar namorar esse livro por um tempão até que decidi comprar e não me arrependi. Recomendo a leitura para quem está procurando uma narrativa leve, divertida, rápida e irônica. Uma ótima aposta!

Pandora 20/04/2018

"Manual da Demissão" é um livro narrado em primeira pessoa no qual Julia Wähmann descreve, entre o dialogo e parodia com com manuais de autoajuda e "faça você mesmo" as várias facetas da vida de uma pessoa recém demitida no Brasil entre esses dias de Crise Econômica, Impeachment, Golpe, Fora Temer etc e tal. Se valendo de humor ela conta sobre o desamparo que acompanha a pessoa demitida, a tristeza do pós-demissão, as burocracias legais e o mar de vazio no qual uma pessoa recém demitida pode se deixar mergulhar.

Assim como a protagonista do livro, em dezembro de 2016 fui agraciada com o som de um "Desculpe, é crise!" somado a um delicioso "pé na bunda" então ler o livro foi quase uma experiencia de mergulho em meu passado recente. Só não me identifiquei mais com a protagonista pois eu tinha outro emprego e o "pé na bunda" não foi de um namorado e sim de uma "melhor amiga".

Fora isso, tudo foi bem parecido, fui expulsa da convivência de duas coisas que monopolizavam grande parte de minha atenção, lidei com sindicatos, bancos, indenização, acordar no velho horário de trabalho, sentir síndrome de Estocolmo, chorar um pouquinho, dormir demais... A protagonista de "Manual da Demissão", eu e muitos brasileiros e brasileiras precisamos aprender a lidar com a nova parcela de tempo ocioso, com a nova disponibilidade, com as ausências e com o novo cenário politico-social-econômico brasileiro no qual ser demitido é mais comum que ter emprego.

Este é um livro bastante atual, Julia Wähmann tem um humor na escrita que lembra os Chick-Lits da Sophie Kinsella, que abordam o cotidiano das mulheres de classe média desse inicio de século XXI, sem ser tão prolixa quanto a Marian Keyes, ela tem o poder de síntese enorme. O livro é de fácil leitura, li em um folego só, dei risada, muitas vezes para não chorar, e terminei com muita vontade de ir ali atrás de alguma coisa do escritor chileno Roberto Bolaño citado inúmeras vezes ao longo da história.

site: https://www.instagram.com/p/Bhz36rYH95s/?taken-by=pandoraelf

Rodrigo 08/03/2018

MANUAL DA DEMISSÃO
Tragicômico, com algumas sacadas engraçadas, e tal, mas não alça vôo não.
Regular
Pandora 17/04/2018minha estante
Concordo com você. Embora esteja lembrando minha própria experiência de demissão vivida em 2016!