Carmilla

Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

raFacx 29/05/2024

Muito bom pra ser tão curto
Comecei o livro sem saber o que esperar, e talvez por isso a história me cativou. A forma como o autor conduziu a narrativa, me instigou a continuar a acompanhar, mesmo com a repetição de acontecimentos e falas, que para algumas pessoas pode levar a um desinteresse na leitura. Achei o final corrido, comparado com o andamento da narrativa, poderia ter sido mais desenvolvido, para sanar aspectos que foram deixados em abertos (que são muitos), mas esses detalhes não revelados trazem um mistério instigante para o livro, e um certo charme único da escrita do autor!

Venâncio 28/05/2024

Camila gótico entediante
Comecei o livro porque queria um gótico clássico, é um livro mais focado em ser um conto do que uma história em si, o jeito que é escrito é simplesmente magnífico, mas é incrivelmente entediante, só fui descobrir o nome da principal no final do livro.
apesar de ser um livro pequeno demorei para ler porque tinha que ficar lendo de novo de novo até entender alguma frase

Dud413 28/05/2024

Eu particularmente sou apaixonada pela cultura gótica e tudo que a envolve, incluindo a literatura. Contudo estava com bastante expectativa no livro e foram todas muito bem supridas e alimentadas, gostei muito da trama e diferentemente do que u já vi pessoas falando ,a linguagem formal do livro não me atrapalhou em nada na leitura. Um ótimo livro para quem gosta de Sáficas e ama histórias com vampiros

Juliana2496 27/05/2024

Muito gostoso de ler
Lendo esse depois de Drácula, fui transportada imediatamente para aquele mundo novamente. Stocker realmente bebeu dessa fonte, muitas semelhanças, mas ambas tem seu valor. Aqui é uma história breve, e mais romantica do que assustadora. Quem diria que a primeira história de vampiro no mundo ia ser de uma vampira lésbica, eu amei kkkkkk obviamente a literatura clássica tem seus lirismos, mas nada difícil.

Mika.Castro 27/05/2024

Carmilla
Bom esse e um livro pelo qual eu tinha bastante expectativa porém , minhas espectativas n foram atingidas, o livro possui uma linguagem muito formal e pra mim que não sou acostumada com esse tipo de leitura acaba que ficou muito ruim de ler pq muitas das palavras eu n sabia oque significava, agr sobre as histórias pelo que li e consegui compreender Carmilla e uma vampira lesbica que atacava e matava mulheres, pra satisfazer seu desejo de sangue. Já na história do vampiro eu n entendi nada, não sei se esse e um livro que eu voltaria a ler, pq eu realmente n consegui compreender quase nada.

Gabi 27/05/2024

Muito bom! Demorei pra ler mas adorei, bem curtinho e envolvente. Sou suspeita para falar pois ando na vibe de vampiros.

Gabilela 26/05/2024

Tenebrosamente apático
O livro por si só é bem audacioso. Pensar sobre um possível envolvimento lésbico entre duas moças jovens no século XIX. Entretanto, o que me pegou nesse livro foi as relações entre a protagonista e Camilla, um envolvimento de teor romanticamente apático, eu diria, que nos leva a pensar em uma atmosfera realmente vampiresca e gótica.

icynight. 25/05/2024

"Camilla" de Sheridan Le Fanu e "O Vampiro" de John Polidori
Fiquei encantanda com a beleza do livro. Com suas imagens, artes e cartas, nos traz as histórias dos primeiros vampiros que o mundo conheceu. As informações históricas que temos sobre esses seres são espetaculares e por vezes, eu mostrava mais interesse nesses momentos do que os de foco narrativo.

Nessa obra gótica temos Carmilla, a primeira vampira femme fatale, que traz principalmente para a cultura popular, o caráter enigmático, as habilidades sobrenaturais, o erotismo e a linhagem nobre do vampiro. Já em "O Vampiro", um conto, surge as características que impregnam a imagem desses demônios até hoje, como um ser aristocrático que ataca entre a alta sociedade. Com este livro também acabei por descobrir que "Drácula" de Bram Stoker surgiu inspirado nas ideias vampíricas de Carmilla.

O interessante é que este livro agrega um conhecimento sobre o Lorde Byron, que é o poeta que mais influenciou a segunda geração do romantismo brasileiro. As cartas que se referiam a esse lorde destacam muitas das características dessa segunda geração, marcada pelo pessimismo. Dentre as duas histórias, a minha favorita foi obviamente Carmilla, pois enquanto o lia consegui ficar ansiosa igual a Laura e podia sentir a batalha interna que a inocente jovem travava em sua mente em relação a erótica e manipuladora Carmilla, a vampira de Karnstein.

Feijoada.lesbica 24/05/2024

Esse foi o primeiro livro de literatura gótica que li, e não me arrependo

Gosto muito do conceito do vampirismo bicha má. Como carmilla não era considera uma figura humana isso acabou burlando as normas estritas da época fazendo com que o homoerotismo prevalecesse, um deleite de fato
Mesmo com suas problemáticas,gosto desse livro

Mariana.Laila 24/05/2024

Carmilla..?????
É uma história interessante, pelo fato de contar uma história sobre uma vampira do século XIX que é lésbica, mas...é uma história que fiquei bem confusa no início, eu não conseguia me situar muito bem, só vim entender melhor um pouco mais pro final da história...

No geral, eu gostei e é um livro bem rápido de ler...

iorimarch 24/05/2024

é um livro curto, porém fascinante.
a ousadia presente no contexto da história é totalmente transmitida pela narrativa, com um toque de suspense, que instiga, e que prende.

Tsuki 22/05/2024

A escrita é um pouco complicada, pra alguém que não tá acostumado com livros mais antigos, igual a mim, mas ainda é cativante. A história em si é interessante e é meio estranho pensar que foi escrita há tanto tempo, a única coisa que não gostei tanto foi o final, não explicar exatamente o que nao gostei, só sinto que esperava algo diferente