Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

olivzv 01/06/2024

carmilla:
um livro rápido, mas que pode ter o entendimento afetado por conta da escrita mais formal. carmilla tem uma história que te prende e te deixa curioso para saber o que tá acontecendo.
e mesmo nunca tendo falado explicitamente, fica óbvio que o relacionamento entre carmilla e laura é muito mais do que uma ?simples amizade?.

andy_Pendiuk 31/05/2024

Carmilla
Dois contos muito bons e envolventes, por se tratar de duas obras das quais as outras histórias de vampiros foram inspiradas, o enrredo é um tanto previsível. Mas isso não diminui de forma alguma a qualidade dos dois contos.

Achei a história da Carmilla bem moderna se levarmos em conta a época que foi escrita, principalmente por se tratar de uma protagonista sáfica.

lolomba 31/05/2024

Para ti, qual o mais antigo ser vampiresco?
Drácula? Nosferatu? Engana-se meu incauto e incapaz amigo e amiga.
Carmilla é a mãe de todos eles. Se existe um Drácula é porquê existiu ela. E sua sede se sangue não é menor.
Aventure-se e tente sair vivo das garras dessa rainha trevosa e sugadora de sangue.

Olisena. 31/05/2024

"Oupire"
A palavra Oupire tem origem provavelmente eslovena e diz-se que significa literalmente "sanguessuga". outra nomenclatura para os vampiros.

"carmilla a vampira de karnstein" é uma leitura ligada muito à cultura gótica, e isso é até que bem presente no livro. com passagens do tipo "capela gótica", "ponte gótica", etc.

a história é narrada pela nossa protagonista, laura. na qual ela nos conta suas experiências ao conviver (de uma forma tal espontânea) com "sua amiga" e como isso acabou afetando a mesma.

a escrita desse livro é muito boa. há sim, certas palavras diferentes, uma certa linguagem formal na maior parte do tempo, mas nada impossível de entender ou visualizar. os detalhes descritos deixa tudo mais imaginável, o que particularmente me instigou muito a continuar a ler.

a narrativa é bem envolvente, detalhada, com vários acontecimentos, diálogos e coisas a respeito sobre vampiros.

não sei ao certo se posso dizer que no livro há certos fragmentos de um talvez romance entre laura e carmilla, mas alguns acontecimentos me fizeram cogitar isso, como:
"ao final, com um olhar de deleitoso orgulho, ela me puxava para perto de si, e seus lábios quentes percorriam minha bochecha com diversos beijos. em meu ouvido, ela sussurrava quase aos soluços:
? você é minha, será minha, e juntas seremos uma para toda a eternidade."
"ela me beijou em silêncio."
"? nunca me apaixonei por ninguém, e nunca hei de fazer isso ? sussurrou perto de mim. ? a não ser que seja por você."
"? querida... querida... ? diziam seus sussurros em meu ouvido. ? eu vivo em você, e sei que morreria por mim. eu a amo tanto..."

(sendo ou não um romance, essas falas me fizeram surtar KKKKKKKK)

dou um 4/5 ??, ótima narrativa, ótima escrita, e rapidinho de se ler :) recomendo!

Bia 31/05/2024

Carmilla
Que livro incrível! Tinha altas expectativas quando comecei e elas foram atendidas. Parei algumas vezes durante a leitura para pesquisar o significado de algumas palavras, mas isso é ótimo, aprendi bastante coisa lendo.
A história de Carmilla é ótima e envolvente, você se sente hipnotizado pela vampira junto com a protagonista, um livro que com certeza vale a pena de se ler.
O conto do vampiro no final não é tão interessante, porém como o principal do livro é realmente a história de Carmilla, estou dando nota máxima.
É um ótimo livro aos amantes de vampiros, recomendo.

cookiecat 31/05/2024

"não obstante, a vida e a morte são estados misteriosos"
Carmilla, um dos romances mais conhecidos de le fanu, é o percursor da literatura gótica no que diz respeito às façanhas vampirescas as quais rondam o imaginário místico e popular à séculos.
No romance, somos imersos numa pequena cidade na Áustria, onde vive Laura, nossa protagonista, juntamente com seu pai, uma governante e uma tia a quem tem apreço. Laura é uma nobre da aristocracia, cenário o qual frequentemente é associado às histórias de vampiro. Numa noite de lua cheia, seu castelo é recebido por uma visita um tanto peculiar, de uma bela moça que se apresenta como "carmilla", a partir deste desenrolar, estranhos acontecimentos relacionados a nova visitante começam atormentar a vida solitária e pacata de Laura. Repleta de desconfiança mas ao mesmo tempo completamente fascinada pela figura de carmilla, Laura precisa conciliar seus sentimentos junto a estranheza de eventos e hábitos incomuns demonstrados por sua nova amiga.
É neste cenário que le fanu constrói uma atmosfera de suspense e terror, que te prende do início ao fim e te faz varar noites em busca de explicações sobre a misteriosa figura de carmilla.
É extremamente interessante comparar as características relacionadas a vampiros no século 19, com a imagem que nos vem a cabeça sobre esse seres atualmente. Este foi o primeiro romance gótico que leio, e realmente me encontro encantada e muito interessada em conhecer mais da literatura gótica.
maria clara 31/05/2024minha estante
uhuuul arrasou!

Gi 31/05/2024

Pioneira
Achei uma leitura interessante apesar de não ser tão aprofundada. Gostei de identificar elementos do gênero que foram tão explorados em obras posteriores. A linguagem é simples e o enredo é fácil de acompanhar.

Andie 31/05/2024

Carmilla diva, O Vampiro ??????
Amei o livro do começo até quase o final, pq sinceramente me arrastei pelas últimas 20 páginas, no geral a leitura flui muito bem e tem toda a atmosfera gótica vampiresca com aquele toque de homossexualidade, mas infelizmente o final é corrido e maçante ao mesmo tempo.

Sobre o conto O Vampiro me senti burra pq não entendi nada.

Cami Vitória 30/05/2024

Carmilla
Eu gostei bastante do conto de Carmilla, para um clássico a escrita flui bastante é bem interessante o fato de o primeiro registro sobre vampiro seja de uma vampira lésbica. Eu gostei do rumo da história e foi bem fluida pra mim, tem toda aquela atmosfera do gótico que me atrai porém o segundo conto intitulado o vampiro foi de arrasta pra mim não entendi nada, uma escrita extremamente massante e chata pra caramba, muito difícil de acompanhar, foi difícil terminar por conta desse conto. Gostei da história da vampira e todo o suspense e romance ao seu entorno, mas o fato de ter relatos e outro conto, senti que foi apenas pra acrescentar mais páginas ao livro, totalmente desnecessário.

raFacx 29/05/2024

Muito bom pra ser tão curto
Comecei o livro sem saber o que esperar, e talvez por isso a história me cativou. A forma como o autor conduziu a narrativa, me instigou a continuar a acompanhar, mesmo com a repetição de acontecimentos e falas, que para algumas pessoas pode levar a um desinteresse na leitura. Achei o final corrido, comparado com o andamento da narrativa, poderia ter sido mais desenvolvido, para sanar aspectos que foram deixados em abertos (que são muitos), mas esses detalhes não revelados trazem um mistério instigante para o livro, e um certo charme único da escrita do autor!

Venâncio 28/05/2024

Camila gótico entediante
Comecei o livro porque queria um gótico clássico, é um livro mais focado em ser um conto do que uma história em si, o jeito que é escrito é simplesmente magnífico, mas é incrivelmente entediante, só fui descobrir o nome da principal no final do livro.
apesar de ser um livro pequeno demorei para ler porque tinha que ficar lendo de novo de novo até entender alguma frase

Dud413 28/05/2024

Eu particularmente sou apaixonada pela cultura gótica e tudo que a envolve, incluindo a literatura. Contudo estava com bastante expectativa no livro e foram todas muito bem supridas e alimentadas, gostei muito da trama e diferentemente do que u já vi pessoas falando ,a linguagem formal do livro não me atrapalhou em nada na leitura. Um ótimo livro para quem gosta de Sáficas e ama histórias com vampiros

Juliana2496 27/05/2024

Muito gostoso de ler
Lendo esse depois de Drácula, fui transportada imediatamente para aquele mundo novamente. Stocker realmente bebeu dessa fonte, muitas semelhanças, mas ambas tem seu valor. Aqui é uma história breve, e mais romantica do que assustadora. Quem diria que a primeira história de vampiro no mundo ia ser de uma vampira lésbica, eu amei kkkkkk obviamente a literatura clássica tem seus lirismos, mas nada difícil.