Brasil: Uma Biografia - Pós-Escrito

Brasil: Uma Biografia - Pós-Escrito Lilia Moritz Schwarcz
Heloisa Murgel Starling

Resenhas - Brasil: uma biografia - Pós-escrito

ari_angotti 13/03/2024

Muito interessante! Com poucas páginas, o pós-escrito dá um gostinho de quero mais para ler o livro completo. Consegui entender um pouco mais sobre o contexto do golpe.

Maria 03/10/2023

Pequena biografia de 2014 a 2016
O livro conta alguns aspectos políticos que se deram a partir do governo Dilma.
Rápido e enfático no cenário passado, demonstra os conflitos anteriores que até hoje se perpetuam nos governos.

"também preciso que as agências do Estado retomem o equilíbrio de funções e o compartilhamento do poder, de modo que cada uma delas consiga se proteger contra as intrusões das outras enquanto exerce todo o poder que lhe cabe dentro de sua própria esfera de atuação. E o único mecanismo capaz de impedir a tendência abusiva do poder chama-se Constituição."

Edras 11/01/2023

Uma introdução
O livro é uma introdução à história recente do Brasil, mostra como construimos essa via de corrupção e de mandos e desmandos em nosso país.

debbrv 12/08/2022

Brasil: uma biografia
me lembrei de alguns acontecimentos sobre política e o governo de Dilma, o qual não me lembrava ou era jovem de mais para entender. Gostei de saber das corrupções e de uma das piores fases do Brasil, arrisco dizer. Um resumão mesmo! ótimo para pessoas que gostam, talvez eu leia em algum momento da vida o outro que é mais completo.

kauaarauj_ 06/01/2022

Ótima visão.
Gostei muito da abordagem sequência dos fatos e acontecimentos, com uma visão não muito disseminada. Recomendo muito!

Juliana 26/12/2021

Tentando entender o Brasil
Gostei do texto. Mas apesar de fazer uma análise bem pontual sobre o impeachment da Dilma e as razões que possibilitaram que ele ocorresse, faltou entre os atores e aspectos considerados falar sobre o papel da grande imprensa nisso tudo. Jornais, telejornais, redes sociais, principalmente o YouTube e Facebook, contribuíram enormemente para que a abstração "pedaladas fiscais" ganhassem, apesar do vazio jurídico que encarnavam, força narrativa para justificar o processo de impeachment a grande parcela da população. Além do apoio a Lava Jato sem que se discutisse com seriedade os excessos e ilegalidades cometidos em nome da "justiça". Ainda precisaremos de um distanciamento muito maior desses fatos para conseguirmos visualizar todos os aspectos políticos e interesses envolvidos, assim como o seu efeito na frágil democracia brasileira.
Recomendo a leitura.

"Vai demorar algum tempo para que possamos compreender tudo o que aconteceu no Brasil entre os anos de 2015 e 2017. Fazer uso de procedimentos rotineiros, obedecer formalmente à letra das leis vigentes no país, mas usá-los em favor de objetivos contrários aos valores democráticos preservados pelas instituições, é uma manobra, que foi apresentada e aceita por parte da população sem o devido juízo crítico e sem a avaliação do custo dessa operação para a própria Democracia brasileira."

Arminda 07/09/2021

Pensei que tinha baixado o livro, mas foi o pós escrito. Em todo caso, é um texto muito bem escrito e detalhado. Vale a pena ler pra entender um pouco como foi que nossa política chegou aqui.

Vee 02/08/2021

Leitura rápida e de fácil entendimento, um ótimo resumo sobre os acontecimentos do governo anterior e de como o gigante acordou e voltou a dormir.

Ari 19/07/2021

brasil: uma biografia - pós escrito
antes de tudo, gostaria de contar uma história engraçada: quando baixei o livro no kindle, eu pensei que tinha baixado o livro completo (livro + pós escrito), só depois de um tempo percebi que estava lendo APENAS o pós escrito kkkkkk ri muito da minha lerdeza
mas enfim, sobre o pós escrito: foi meu primeiro ?livro? desse gênero e gostei muito por conta da leitura fácil. não tem palavras difíceis e nem termos complexos, o que tem de mais complicadinho é inevitável e uma simples pesquisa ajuda.
ele trata de forma simples, porém não breve, os últimos acontecimentos políticos do país, mais ou menos de 2012 a 2017.
gostei muito de lê-lo, pois quando vivemos esses acontecimentos eu era nova e imatura pra entender o que estava acontecendo, as causas e consequências, e com ele eu pude entender!
gostei do gênero e quero ler mais vezes, inclusive o livro completo dele kkkkkkkkkk
amei o fato de serem duas mulheres que escreveram ??

Italo 13/07/2021

Visão técnica sobre acontecimentos recentes da nossa republiqueta
O pós-escrito busca explicar o motivo do caos ter se estabelicido no Brasil. A leitura do livro é rápida e de fácil entendimento.

Bea 09/06/2021

Bom livro
Livro bem compacto, só para complementar o livro: ?Brasil: uma biografia?. Serve para complementar.

Bruno.Defaveri 29/05/2021

Parte Final
Complemento da biografia brasileira feita pela mesma escritora, mostra a parte mais recente de nossa história.

Ricardo de Andrade 13/05/2021

Democracia em risco
Ótima análise da sucessão assustadora de acontecimentos que colocaram a democracia no Brasil em risco. A quem leu este pós-escrito, recomendo que leia também Brasil: Uma Biografia, das mesmas autoras.

Belinha 17/04/2021

É um belo de um pós escrito
Esse é apenas um trechinho pra deixar o leitor na vontade de ter o livro .
Gostei muito, é um discurso muito informativo, 43 páginas pra você entender o básico do q aconteceu no país, como desenrolou a crise e seus agravantes.
Eu indico muito!

Lêticia Lopes 03/04/2021

Interessante
Li o pós-escrito do livro com muita rapidez, leitura fluida e de fácil entendimento, cria a vontade de ler a obra completa.