A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Vini 15/10/2020

Um pouco lento as vezes.
Fui ler o livro por que tinha assistido ao filme e a série de TV, e havia me apaixonado por esse universo. O livro é ótimo e cheio de emoção, mas em algumas partes me senti um pouco entediado, talvez seja porque como eu ja "sabia" tudo o que ia acontecer nesse livro, isso pode ter tornado a leitura um pouco cansativa, talvez sinta diferença lendo o 2, mas é só isso a minha queixa, por que o livro é maravilhoso, apaixonate, começarei logo o 2.

Lary 14/02/2021

amei a história desse livro, muito bom e diferente do que eu normalmente leio. confesso que só assisti o filme mas faz anos e não lembro de nada e fiquei fascinada com o universo que o autor criou, vários dilemas, cenários e personagens incríveis e fortes. lyra é incrível, uma criança muito forte, determinada e corajosa me apeguei a ela em todos os sentidos, ela é teimosa em alguns momentos mas eu relevo porque criança é assim né, gostei muito do livro e já quero um daemon pra mim também rs

Dhalila 25/04/2021

C.S. Lewis NAO VEJA ISSO
Eu sou simplesmente encantada com a trilogia Fronteiras do Universo. A criação de personagem e de mundo que o Pullman faz nessa obra é simplesmente sensacional!

No primeiro livro você segue a história de Lyra Belacque, uma garota que desconhece quem são seus pais. E o mais impressionante que isso é apenas um ponto na história que até tem pouca importância.

O mundo é muito bem feito, as história entrelaçadas são uma delicia de ler. Recomendo com todo meu coração essa leitura para quem gosta de fantasia e (em puro off) crítica a religiões pautadas na repressão.

Diego 13/05/2020

A Bússola de Ouro foi para mim incrível do começo ao fim e que fim de livro! Te deixa totalmente maluco para ler a continuação e saber mais.
O universo do livro e sua protagonista são ótimos. Ciência e religião são o pano de fundo do desenvolvimento que coloca faz a saga da nossa personagem, que tem uma personalidade muito forte, muito interessante onde ela tem que enfrentar situações muito duras para uma criança, situações que ela não entende.
É uma ótima fantasia com um universo rico e que discute um assunto polêmico e que vale muita a pena ler!
Erik56 13/05/2020minha estante
Quero muito ler ??

Diego 13/05/2020minha estante
Vale muito a pena!!

Vivi ð¤ 31/01/2021

A Bússola de Ouro
A Bússola de Ouro virou um dos meus livros favoritos da vida, eu voltei pro mundo da fantasia com esse livro que me prendeu do início ao fim.
Se você gosta de fadas, ursos falantes, guerra, ação e animais esse é o livro certo!!!
Lyra virou meu nenê porém nunca vou perdoar o autor pelo final do primeiro livro.

Norberto 29/01/2021

Já conhecia a história desse primeiro livro, então não tive grandes surpresas, apesar de ainda sentir empolgação e vontade de continuar a história conforme ia lendo. O mundo de Pullman é muito rico e cheio de camadas que, neste ponto, a gente só consegue ver e entender um pedacinho. Imagino o tanto de coisa que ainda tem por vir nos próximos livros da série. Muito bem escrito e com muitas passagens que dão material pro leitor pensar por algum tempo.

Steff 26/06/2020

Destino
Como acreditar que tudo na vida está traçado? O livre árbitro existe? Suas escolhas realmente incidem no que irá acontecer? Suas intenções importam? São perguntas que pairam sobre todos nós, fato que se encontra presente no livro.
O primeiro livro da triologia "His dark materials" é simplesmente apaixonante, desde o universo aos personagens.
É incrível acompanhar o desenvolvimento de Lyra, que embarca em uma aventura inimaginável para uma órfã, ao lado de seu daemon Pan. Destemida é o adjetivo que melhor a define, pois a cada desafio que encontra no caminho, a garota enfrenta de forma genial para uma criança.
Apesar de alguns acontecimentos apresentarem potencial para serem melhor desenvolvidos, o livro entrega uma experiência completa em um universo de fantasia. A narrativa conta com humanos ligados a daemons, feiticeiras, panserbjornes, instrumentos mistérios, segredos, religião, política e inúmeras outras variantes que tornam a leitura extremamente instigante.
Alguns fatores que me incomodaram um pouco foram em relação à rapidez em que alguns acontecimentos são desenvolvidos e por terem sido suprimidos alguns elementos no que diz respeito ao lado sentimental dos personagens. No entanto, não são fatores que interferem tão negativamente na leitura.
Tenho medo de me aprofundar na escrita da resenha e acabar dando spoiler, mas apesar de ter assistido tanto o filme quanto a série, além de supor inúmeras outras teorias a partir da leitura, é importante destacar que o livro reserva surpresas ao leitor. Não é novidade que livros são sempre melhores que as adaptações para filme ou seja lá o que for. Recomendo muito esse livro.

Maria 21/01/2022

apesar de ter menos de 400 páginas, é um livro fluído com uma narrativa de ação muito boa. cada humano tem o seu daemon (dimon), que é uma manifestação corpórea da alma, inclusive eles trocam de forma a todo instante quando o humano ainda é uma criança, na puberdade eles escolhem uma forma só pro restante da vida.

a construção da personagem da lyra é excelente, apesar de ser uma criança ela já possui uma liderança nata, deixada pelo tio lorde asriel na universidade de oxford a bichinha pega fogo, sobe em telhado, faz disputa com outras crianças, etc.

leiam porque vale muito a pena, tô ansiosa pra ler o restante da trilogia!

gabriela 30/03/2021

perfeito! nenhum defeito! obrigada rafa por me apresentar essa série maravilhosa

Yasmin.Latchuc 07/05/2020

Incrível
A bússola de ouro é um livro incrível, no qual o autor mistura de maneira fenomenal magia, religião e ciência. O mundo resultante desse mix é apaixonante, quanto mais você conhece mais você quer saber seus mistérios.

A história conta a aventura de uma garotinha chamada Lyra, seguindo sua vida em Oxford e sua jornada em busca de um amigo desaparecido. Nessa missão de resgate, Lyra vai descobrindo pouco a pouco os segredos do mundo em que vive, no viés da política, ciência, magia e da sociedade. Com uma trama de mistérios com desfechos de tirar o fôlego.

Maduu2 07/09/2022

A Bússola Dourada
Cara, primeiramente: esse livro é maravilhoso, a história é muito interessante e tudo mais, mais a escrita as vezes me fazia querer deixar de ler...
Mais cara, que história boa meus amigos que história boa. Quando eu pensava que ia tudo ficar bem algo chocante acontecia! Literalmente na última página do livro o autor joga uma bomba de informações que me deixaram... SEM PALAVRAS!
Remendo muito para quem gosta de livros de fantasia e livros que envolvam a igreja. Muito bom!

Ana Clara 18/08/2021

Eu não esperava muito quando comecei, pois a priori me pareceu um livro num tom infantil. Mas a trama ficou realmente interessante e envolvente. A ponto de que já estou na metade do segundo livro!

Polly 30/11/2020

A Bússola de Ouro: expectativas demais (#135)
Tenho que falar que eu esperava muito de A Bússola de Ouro quando comecei a lê-lo. Tinha pego indicações entusiasmadas de vários influenciadores que acompanho, mas a saga As Fronteiras do Universo parece que não foi feita para mim. Talvez, o fato de ter acompanhado a história por audiobook possa ter influenciado nisso. A leitura através dos ouvidos exige um nível de concentração alto, e nem sempre a gente consegue atingi-lo. Sendo A Bússola de Ouro um livro um pouco mais “complexo”, já que é fantasia, atenção é tudo. Então, sim, o audiobook pode ter me atrapalhado a gostar de Lyra e suas aventuras.

Mas, não pense que achei o livro terrível. Não, eu não achei. Consigo ver que ele tem suas qualidades. É cheio de aventuras, de lutas por justiça, além de passar bons valores. Juro que tenho a impressão de que se eu fosse um tantinho mais jovem, eu teria me apaixonado pela história. As grandes coisas tem sempre o dom de tocar aos pequenos com muito mais impacto. O livro me lembrou um pouco As Crônicas de Nárnia (que, inclusive, eu adoro), tendo, claramente, como ponto de partida os escritos bíblicos, mas que, diferentemente do mundo narniano, critica as instituições religiosas e as corrupções que existem dentro delas.

Então, o que me fez não gostar tanto assim do livro? Achei ele um pouco confuso. Não entendi bem o que eram os tais dimons. Não sei se por que fiquei dispersa, mas não consegui entender muito bem a natureza deles.Também achei as relações entre os personagens muito fraca, tirando a de Lyra e de seu dimon Pantalaimon, não existe muita afetividade ou ligação entre os personagens. Lyra meio que caminha sozinha, sabe? Se enfia aqui e ali, de repente, e as coisas vão acontecendo. O fato é que achei o livro um tanto solitário, mesmo que essa não tenha sido a intenção dele. A história que mais me conquistou foi a do urso polar Iorek, que foi o que me segurou na leitura. Fiquei na curiosidade de saber se ele recuperaria ou não a sua armadura.

Enfim, eu fui com muitas expectativas à história e me decepcionei, mas eu também não posso considerá-la ruim. Pode ser que li em uma época errada, sabe? Tem livro que você precisa estar no estado de espírito certo para compreendê-lo e gostar dele. Acho que A Bússola de Ouro vai ser um desses livros a que futuramente terei que dar uma nova chance, quem sabe num livro físico, com um tantinho mais de concentração as coisas deem certo? A Bússola de Ouro aparentemente não funcionou comigo, mas quem sabe não funcione com você? Leia.

Iagne 19/09/2022

A Bússola de Ouro - Fronteiras do Universo (Philip Pullman).
Em A Bússola de Ouro, Philip Pullman conseguiu introduzir perfeitamente um universo único e com um final dos mais surpreendentes possível. A envolvente personagem Lyra Belacqua, o intrigante conceito dos Daemons como as almas dos humanos, os mistérios envolvendo o Pó, a interligação da ciência com a religião, o desenvolvimento dos vários núcleos com base nas aventuras de Lyra, tudo isso escrito de maneira fluída, torna essa obra uma excelente porta de entrada para esse universo (ou melhor dizendo universos), resta saber como vai continuar a história nos próximos livros, para saber como os vários mistérios introduzidos vão ser explicados.
P.S.: Sempre acho muito interessante os livros de Fantasia, onde a Fantasia é analisada de forma científica.