A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Mel ð¯ 15/05/2021

Um universo inteiro num livro só
Cheio de aventura e ação, o primeiro livro da saga Fronteiras do Universo possui uma trama muito bem construída que prende do início ao fim.
No livro, acompanhamos as aventuras de Lyra, uma menina que têm uma consciência profunda de si mesma, de sua coragem e seu poder de liderança, em um mundo onde os humanos têm suas almas em forma de animais, os deamons.
Crescendo em uma faculdade aos cuidados de catedráticos, sem conhecer a mãe e o pai, Lyra vive suas pequenas aventuras com seus amigos pelas ruas de Oxford, sempre tramando planos mirabolantes e se metendo em confusão. Mas, um dia, as coisas comessam a ficar estranhas no pequeno universo de Lyra: tentativa de assassinado, sequestro de crianças, descobertas científicas abafadas pela igreja e viagem para o Polo Norte?...
Uma narrativa bem trabalhada com uma mistura de fantasia, ficção científica e um leve toque de teoria da conspiração, somados à personagens bem construídas e uma rica descrição de lugar e sociedade, me deparei com um universo inteiro num livro só.

Myca2 03/03/2020

Incrível
O mundo que Philip Pullman cria é complexo, belo e fantástico. E sua escrita direta envolve o leitor no suspense com a mesmo ferocidade da protagonista, Lyra. Equilibrando bem entre nós tirar o fôlego com a trama principal, nos encantar contando mais histórias e detalhes da natureza desse universo e debater assuntos importantes como religião e poder.

Na minha opinião, uma verdadeira narrativa fantástica épica.

"A luz enchia todo o céu ao Norte; sua imensidão mal podia ser concebida. Como se estivessem presas no próprio céu, grandes cortinas de delicada luz pendiam e estremeciam. Com seus tons de verde-claro e rosa, transparentes como a renda mais fina, e tendo como bainha uma faixa de um púrpura profundo e gritante como as chamas do Inferno, elas balançavam e cintilavam com mais graça do que a mais graciosa dançarina. Lyra chegou a pensar que as escutava: um sussurro intenso e distante. (...) Enquanto Lyra observava, a imagem de uma cidade se formou atrás dos véus e dos jatos de translúcida luz: torres e domos, templos e colunatas, amplas praças e parques iluminados pelo sol. "

Sales 14/06/2022

Aventura Bem Desenrolada
Livro segue uma aventura perfeita, com narrativa cativante e fácil de entendimento, uma pena que estraguei qualquer mistério e emoção assistindo a série da BBC com o HBO, porque é bem fiel ao livro (série muito boa, recomendo assistir após a leitura do livro também), caso não tenha assistido ainda a série his dark materials, sinta-se privilegiado para ler essa obra prima.

Gii 20/03/2021

Fantástico
Mesmo sendo uma história infanto-juvenil, o autor aborda temas mais profundos e até mais pesados do que de costume. A leitura é fluida, com personagens cativantes cheios de personalidade. Sem dúvida um dos melhores do gênero.

Lari 10/04/2021

Perfeito!
Como propósito de ler o segundo livro da trilogia, decidi reler o esse já que eu não lembrava dos detalhes importantes, das informações que podem mudar minha percepção da história. Eu só sabia o cerne, o essencial, mas esqueci o que formava aquilo, o entorno.

Nesse releitura, me impressionei mais do que a leitura da primeira vez. É uma história incrível, cheia de conteúdo, cativo, que prende você até o fim até descobrir os mistérios que o formam. Eu tô muito impressionada e recomendo iniciar essa trilogia. Agora rumo a Faca Sutil!
Leitura e . 10/04/2021minha estante
Oii... tudo bem?... desculpa interromper sua leitura mas mês que vem faz 1 ano que criei o @leituraeponto no Insta, me ajuda a chegar em 5 mil seguidores antes do aniversário? ? Vem falar de livro comigo?! ?

Victória 25/03/2021minha estante
Nossa, sim! O momento de reencontro entre Lyra e Azriel no final é de certa forma devastador. Dá muita vontade de entrar no livro e esganar esse babaca. Que ódio kkkkkkk. Mas realmente é o que você falou, a gente se envolve tanto com a visão da Lyra das coisas que acaba de envolvendo demais.. Por que convenhamos que no começo da história já dava pra ver que Asriel não era flor que se cheire. E ele só apareceu essas duas vezes!

rxvenants 25/03/2021minha estante
SIM!!! 3 bicudas na cara dele pra ele parar de ser otário. Ele machucou o braço dela no começo e meu cérebro ficou se apegando à mínima esperança de ele gostar dela no final. A gente nem conhecia o cara direito e depois fica com raiva. Pullman vc me paga KKKKKKKKKKKKK

Victória 26/03/2021minha estante
Pois éeee fiquei na maior expectativa do reencontro dos dois e no fim ele deu mais atenção pra Coulter, que é outra decepção, do que pra Lyra Ò_Ó

LuliMoon 13/09/2020

Único
Uau... esse livro é maravilhoso!
Fiquei impressionada com a criatividade do autor para criar um universo tão interessante como esse. Os personagens, as reviravoltas... tudo é muito bem construído e explicado de uma maneira impecável. Acho que prestei tanta atenção nesse livro que poderia fazer uma prova só dele hahahah.
Virou um dos meus favoritos!

Guilherme.Oliveira 25/02/2023

Primeiro livro da trilogia "Fronteiras do Universo".
Confesso que assisti a primeira adaptação e por conta disso não me interessei pelo livro.

Porém, com o lançamento da série (que não assisti) a obra literária voltou a ganhar força e me chamou atenção para lê-la.

A história é bem construída e os personagens se desenvolvem bem... Vamos seguindo com os livros 2 e 3 e ver se caminhamos no mesmo ritmo.

Tico Farpelli 17/02/2021

TERCEIRA RELEITURA DESTA OBRA PRIMA
Phillip Pullman começa a série com o pé na porta. Somos apresentados ao mundo de Lyra e a outros personagens que serão importantes na jornada dela.

Nicole 18/05/2021

Eu já tinha memórias excelentes do filme, foi um dos primeiros de fantasia que lembro de ver quando era criança e me marcou demais. Ler finalmente o livro foi uma volta nessas memórias e eu simplesmente me apaixonei pelos personagens, pela construção de mundo e pela força do que está na entrelinha dessa história.

Leandro270 24/04/2020

Um livro que prende a atenção até o fim, pois tem um enredo interessante e de tirar o fôlego.

Rebeka43 15/12/2022

que coisa linda :'(
"Ela se virou para o lado em que brilhava o sol. Atrás deles, ficavam a dor, a morte e o medo; à frente deles, a incerteza, o perigo e mistérios inimagináveis. Mas eles não estavam sozinhos.
Assim, Lyra e seu dimon deram as costas ao mundo em que nasceram, e caminharam para o céu."
Elida 15/12/2022minha estante
É nesse momento quev

Elida 15/12/2022minha estante
É nesse momento que vc não sabe se fica feliz ou traste

GustavoDC 20/12/2022

Uma garota, uma bússola e um urso!
No geral, eu gostei do livro! A história me prendeu em sua maior parte. Foram poucos momentos que eu a achei mais parada. Mais precisamente em algumas passagens quando Lyra estava na companhia dos gipicios.
Gostei também da personagem principal, Lyra. Durante a leitura, percebe-se como ela foi crescendo na história e foi aprendendo a manusear a bússola de ouro.
Coloco em destaque o urso Iorek Byrnison. Eu o achei fantástico! Um urso falante, habilidoso e inteligente! Achei a interação dele com a Lyra bem legal! Criou-se um belo vínculo entre os dois!
Nota 4,5 em 5 estrelas.

Afonso 27/05/2020

Fronteiras do universo (volume 1)
Confesso que eu esperava mais da narrativa em alguns trechos, mas nada que estrague o prazer de ler essa fantasia cheia de mistérios e criaturas fantásticas. Ansioso para continuar as aventuras com Lyra e Pan.

Kauã 28/04/2021

"Seus Materiais Obscuros para criar mais mundos..."
Conheci Fronteiras do Universo através de His Dark Materials (2019) da HBO e BBC, que tenho acompanhado desde o lançamento, e me apaixonei por esse universo...
Esse primeiro volume foi uma ótima experiência, gostei bastante da forma que o autor escreveu o livro, inserindo informações aqui e ali para alavancar o que aconteceu no clímax do volume, levando-nos a querer saber qual será agora o destino da protagonista e querer entender os segredos e mistérios que aquele universo guarda.
Fronteiras do Universo está longe de ser um livro com animais de estimação ou animais falantes, com o tempo vamos percebendo a profundeza que tudo isso vai se formando.
O ponto mais fraco aqui é a forma que Pullman começa o livro, como eu já havia visto a adaptação para a TV não senti tão confuso, mas para quem caiu do nada no livro pode ser sim. A Bússola de Ouro é um livro um pouco lento no início e não achei ruim pelo contrário, o autor está construindo um universo completamente novo e isso é relativamente normal, mas chega a um certo ponto que sempre acontece algo desafiador.
Um elemento que é chave para esse mundo e outros que estão por vir é a crítica à Igreja e o fanatismo religioso de forma explícita, que gerou bastante polêmica no lançamento do livro, fazendo censura na adaptação para o cinema, e isso pode incomodar algumas pessoas como já vi pessoas comentarem.
Concluindo, indico bastante a leitura e não vejo a hora de continuar com a trilogia!

4.5/5