Memórias de Anne Frank

Memórias de Anne Frank Alison Leslie Gold

Resenhas - Memórias de Anne Frank

Lucy 08/01/2022

dor e angústia...
Li o diário de Anne Frank e tentei imaginar como seria passar por tudo aquilo, como era doloroso não poder sair de casa, fazer as coisas que ama e depois tudo aquilo não conseguir sobreviver. Lendo esse livro eu fiquei triste e angustiada diversas vezes, ele fala sobre a Hannah, amiga da Anne, do momento em que ela percebe que a amiga se foi, até o momento de liberdade dela. Todo aquele sofrimento nos campos de concentração, as doenças que eles enfrentaram, a falta de comida, tudo. Que dor!
Me pergunto como pode existir pessoas capazes de fazer o que os nazistas fizeram, é ódio misturado com tristeza, tudo aquilo foi muita crueldade. Hannah uma adolescente de 16 anos perdeu mãe, avô, pai e avó, imagina a dor que ela sentiu, vivendo naquele inferno, e ainda cuidando de uma irmã mais nova.

Cah 27/08/2020

Muito bom!!!!
Boa leitura, fácil de entender, um relato feito pela amiga que reencontra Anne no campo de concentração e sobrevive para contar a experiência sua experiência e alguns dos últimos dias de Anne.

Shirley.Moral 22/08/2020

Quanto sofrimento naqueles campos de concentração, por conta de visões extremistas e preconceituosas! Um horror!

Um livro bem escrito, e apesar de não concordar com o título, eu recomendo a leitura.
Leitura e . 22/08/2020minha estante
Oii... Boa noitee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... sempre tem sorteio de livros por lá... te espero ...?
Obrigado.
@leituraeponto

Barbara.Leao 02/02/2019

Devorei esse livro em uma manhã. Apesar do contexto triste, é um história de superação.. é uma leitura leve e fácil de ler. Pra quem gosta de histórias sobre o assunto e pra quem já leu o diário de Anne Frank, recomendo.

Canafístula 28/06/2012

Memórias de Anne Frank, de Hannah Goslar com Alison Leslie Gold
“Hannah pensou: “Anne não é a mesma pessoa. Nem eu. Somos garotas destruídas.”“

O livro “Memórias de Anne Frank – As lembranças de uma amiga de infância” nos mostra através dos relatos de Hannah Goslar – A famosa “Hanneli” descrita por Anne Frank em seu diário como sua melhor amiga – para a jornalista Alison Leslie Gold, todo o sofrimento do qual ela, junto com sua família, sua amiga Anne e os demais judeus holandeses passaram durante a ocupação alemã na Holanda durante a Segunda Guerra Mundial.

O livro é essencial para quem quer conhecer e entender o que realmente ocorria naquela época durante a ocupação alemã, ainda mais na Holanda. Atualmente, é raríssimo ver relatos reais sobre os anos em que a Holanda esteve sob ocupação. Sim, existe o diário de Anne Frank, mas Anne não presenciou todos os dias da ocupação assim como Hannah, que acabou não se escondendo e sendo deportada para os campos de concentração. Portanto, esse livro torna-se uma rica fonte de pesquisa para os que desejam saber mais sobre a ocupação alemã na Holanda. Hoje em dia, existem inúmeros relatos da ocupação alemã na França, mas é difícil ver algum desses relatos sobre a Holanda, Bélgica, Tchecoslováquia – atual República Tcheca – e outros países que também sofreram com a dura ocupação dos nazistas. Assim como Anne, Hanneli relata que a ocupação atormentava o dia-a-dia dos holandeses. Para os judeus, a vida era ainda mais difícil.

Durante a ocupação, Hanneli e sua família passaram pelas piores provações: as leis antijudeus, o racionamento, a humilhação e a deportação. Hanneli, sua irmã Gabi e seu pai Hans foram deportados para Westerbork e separados. Somente com a deportação para o campo de concentração alemão de Bergen Belsen é que ambos voltaram a se ver alguns poucos momentos por dia. É lá que tem sua maior alegria em muitos anos: reencontra sua melhor amiga, Anne Frank.

As histórias relatadas são emocionantes, porém tristes, muito tristes.
É inacreditável o nível de crueldade do qual o homem já foi capaz de aplicar a outros seres humanos em nome de ódio doentio manipulado em sua mente.

O livro é simples e prático de ler, tanto que conclui a leitura em um dia. É um livro bem escrito, daqueles que vai direto ao assunto, sem rodeios. Apesar da triste história relatada à Alison por Hanneli – que escreveu o livro deixando-o de uma forma como se a própria Hannah o tivesse escrito – a leitura é de fácil compreensão.

Os pontos positivos de se ler um livro como esse são vários: uma ótima fonte de pesquisa que amplia sua visão do que realmente foi a ocupação alemã na Holanda. Muita coisa nos foi revelada através do diário de Anne Frank, mas ela presenciou tudo escondida, não podendo presenciar as coisas das quais Hanneli viu e com muita dor testemunhou em seu livro. Também podemos ver como era vida nos campos de concentração de Westerbork e Bergen Belsen na visão da própria Hannah. Além disso, conhecemos um pouco mais da vida e da personalidade de Anne Frank com quem Hannah compartilhou segredos e conviveu diariamente.

Não hesito em dizer que, mesmo sendo um livro pequeno e de rápida leitura, é um relato doloroso de se ler, ainda mais para os fãs de Anne Frank. Recomendo esse livro a todos, pois não podemos fechar os olhos para os horrores que temos de tomar conhecimento através de testemunhos tocantes como o de Hannah Goslar.

A querida Hanneli também presenteou os fãs de Anne Frank com fotos das duas juntas durante a infância na Holanda. O livro ainda contém fotos de Hannah com a família na Holanda durante os anos de ocupação e já idosa, com filhos e netos na sua casa em Israel. Leitura recomendada.

Essas e muitas outras resenhas você encontra no blog A Última Canafístula. Visite http://aultimacanafistula.blogspot.com/

Patty 14/12/2009

Na onda da amiga
Livro que foi na onda do sucesso de "Diário de Anne Frank". Escrito por uma amiga de Anne Frank que sobreviveu ao holocausto, por isso vai mais além, mostrando também como foi a vida nos campos de concentração.