Tudo pode ser roubado

Tudo pode ser roubado Giovana Madalosso

Resenhas - Tudo Pode Ser Roubado

isabellebessaa 04/06/2024

Eu li esse livro por conta de Socorro Acioli, pq vi em uma entrevista ela falando sobre kkkkk.

E eu amei. É um livro fluido, bem escrito, engraçado, leve. Você lê em uma sentada e fica instigada em saber o que vai acontecer, além de aprender sobre vários assuntos aleatórios como moda, a vida paulistana...

Vale demais a leitura, recomendo

Rafael 04/04/2024

Minhas palavras foram roubadas
Leitura fluida, com um enredo consistente e uma linguagem maravilhosa. A construção de cada personagem é incrível, as analogias, tudo muito bem arquitetado por Madalosso. Por fim, tive as palavras roubadas.

Tatiana406 04/03/2024

Bom para retomar o hábito da leitura
Livro pequeno, com ritmo dinâmico, o submundo de SP na visão de uma garçonete batedora de carteira em dates que ela faz acontecer depois de analisar o quão ?roubavel? é a pessoa. A história se desenrola a medida que acompanhamos a protagonista na missão contratada de roubar uma edição rara de O Guarani de um professor universitário. Engraçado e melancólico, parece as series de TV da Fernanda Young, só e somente só pelo entretenimento rápido e a vontade de saber o final, no mais é bem esquecível

Stephany261 26/02/2024

Eu queria maaaais!
a leitura é intensa e divertida. a primeira experiência sensual me pegou de surpresa e depois foi ficando pior ?
então, perto do fim, fiquei ?what???? e o fim: que desolação? ?

Ceginara 12/02/2024

Uma trama sedutora e surpreendente sobre roubo e perda
Este livro me capturou com uma trama inteligente e intrigante, na qual a autora nos conduz pelo caleidoscópio das entranhas humanas, revelando ambições, desejos e dores. A história se passa na plural São Paulo, uma cidade que mistura riqueza cultural e humana com mazelas e discrepâncias sociais. A protagonista, apelidada de Rabudinha, é uma ladra que se envolve em uma missão perigosa: roubar O Guarani de um professor universitário e entregá-lo a um colecionador. No entanto, ela não contava que, nesse processo, algo muito mais valioso para ela também seria roubado. É uma história que prende a atenção do início ao fim, repleta de reviravoltas emocionantes e de uma narrativa envolvente. Leitura mais que recomendada.

FabioAlves 09/02/2024

Daria uma série
Gostei do livro, a história mostra uma São Paulo do jeito que é, gostaria de ver em uma série, acho que ficaria muito boa, recomendo.

08/02/2024

Uma leitura saborosa, mas
Adorei o livro, adorei ler sobre São Paulo (ainda que conhecer as ruas tivesse tirado um pouco da magia da imaginação) e adorei os personagens.

Mas senti que ficou tudo muito incompleto. A falta de um closure incomodou a protagonista e me incomodou também. Entendo o que era pra ser passado, mas acho que poderia ter se delongado um pouco mais, deixar a realidade cair ao invés de só... Acabar.

Mas acho que a vida é assim.

asiwithbooks 23/01/2024

O romance de estreia de Giovanna Madalosso é recheado de pensamentos e discussões sobre a vida como levamos atualmente, sempre corrida, sempre superficial, e nunca algo completamente satisfatório, enquanto procuramos por formas de preencher esse grande vazio existencial.

Durante a leitura, acompanhamos a personagem principal, Rabudinha, como apelidada por outro personagem do livro, a orquestrar o roubo da primeira adição do livro O Guarani, de José de Alencar, enquanto ela continua roubando outras pessoas.

A trama em si não apresenta novidades, mesmo sendo um livro muito bem escrito. A personagem principal, dentro de todo seu cinismo, julga todos aqueles que possuem uma paixão para além de um relacionamento, seja essa paixão seu trabalho, ou, pior ainda, a arte.

As pessoas com quem ela conversa durante o livro são todas cheias de um querer que vai além da sobrevivência, enquanto ela mesma fica jogada pelos cantos por só querer sobreviver e ter o mínimo para pagar suas contas. E no meio dessas conversas é possível perceber grandes críticas a como consumimos qualquer coisa atualmente, mas principalmente a forma como consumimos a arte.

Acredito, para mim, que a única coisa que realmente me deixou a desejar foi uma leitura sensível sobre a personagem trans apresentada. Em vários momentos o cinismo da personagem se transforma em homofobia/transfobia. Coisas que, com a leitura sensível, ficariam melhor trabalhadas e menos rudes ao leitor.

Com uma personagem cínica e apática, não senti que houve de fato uma dúvida sobre o que ela deveria fazer ao final. Acredito que o ponto forte foi ela ter compreendido a importância de um objeto físico para alguém para além de seu valor monetário, e é o que a faz questionar se deve ou não roubar.

Por fim, foi uma leitura que me fez questionar demais como não damos e não enxergamos o valor que os outros dão às suas paixões. A como nos fechamos tanto em nós mesmos que nunca nem percebemos o quão rudes soamos ao falar sobre os sonhos das outras pessoas, ou até mesmo sobre quem essas pessoas são e em como elas se identificam.

Luache 19/01/2024

Personagens depressivamente profundos, comportamentos estranhamente comuns e um desfecho surpreendentemente esperado. Uma leitura divertida, que me fez acompanhar e sentir a tensão dos momentos em que tudo era surrupiado, a angústia da solidão e a apatia da vida.

lucas.prota 15/01/2024

Não julgue um livro pela sua capa?
Admito: comprei esse título pois ganhei outro livro no amigo secreto e, sem saber qual outro escolher, optei por aquele que mais me agradava visualmente. Nesse quesito, TPSR não decepciona.

O problema maior encontra-se em seu conteúdo. Achei sem graça, com passagens que vão do nada a lugar nenhum, um desenvolvimento esquisito dos personagens e uma narrativa muitas vezes monótona e repetitiva.

Dou o braço a torcer para o final, que foi, para mim, inesperado, e para a ambientação paulistana, que eu achei muito rica e muito bem feita. Mas esses pontos positivos ainda não me fariam recomendar a leitura.

Gabriella.Gardin 12/01/2024

Entretenimento de qualidade
Adoro narradoras de caráter duvidoso e a Rabudinha com certeza ganhou meu coração com sua cabeça perturbada e andanças paulistas. Senti várias coisas ao ler o livro, inclusive bastante tesao. Amei!

Thaís 28/12/2023

Que bela leitura
Sempre tive curiosidade em conhecer a escrita de Madalosso. Mas, ?Suíte Tóquio? me pega em lugar o qual não estou preparada. Resolvi, por indicação, ler ?Tudo pode ser roubado? e me surpreendi. O enredo se passa em São Paulo e as referências de localização são muito boas e me aproximou enquanto leitora. A escrita fluida, sem muita divisão entre fala, pensamento e ação, é estranha no começo, mas depois da o tom da narrativa. As análises trazidas, despretensiosamente ao longo da leitura, nos faz refletir. Para mim, ?Tudo pode ser roubado? escancara que, até mesmo a visão de nós mesmas pode ser roubada, uma vez que a personagem principal se diz apática, mas se mostra o oposto disso ao longo de todo o livro, enquanto faz suas observações sobre si mesma, a vida, as pessoas e a sociedade.

Michele 09/12/2023

Tudo pode ser roubado?
Leitura boa, fluida, história interessante e bem ambientada em São Paulo com seus excessos em tudo, do luxo ao decadente.

Me apeguei aos personagens, com suas dores e amores.

A resposta do título ressoa ao final do livro.

Gostei muito!