A História da Airbnb

A História da Airbnb Leigh Gallagher

Resenhas - A História da Airbnb

Bianca2221 07/04/2024

Não me lembro de Mark Zuckerberg montando caixas de cereal
O Livro a História do Airbnb trás os pontos importantes da trajetória da empresa rumo ao valuation de 3 bilhões de dólares.

Com pontos altos e baixos é um livro interessante que no final deixa o leitor com uma visão mais aprofundada no que foi e é a empresa, mas tem uma leitura um pouco arrastada e não muito cativante.

????????

Thalita Teixeira 18/02/2024

Sobre a história da Airbnb, sou fascinada em histórias reais, e de como uma ?pequena ideia? pode se tornar uma grande empresa, e a história da Airbnb, é exatamente sobre isso, uma ideia ?improvável? ou até mesmo inusitada, que deu vida a Airbnb que conhecemos hoje. Entender as etapas, as dificuldades que a empresa passou, nos mostra que não existe uma fórmula mágica. Sobre o livro, achei muito ?técnico? , não no sentido da leitura ser muito formal, pelo contrário achei a linguagem do livro muito fluída e de fácil entendimento, quando digo que achei muito ?técnico?, me refiro ao fato do livro não ser uma autobiografia do idealizador da história, quando uma história é contada por um terceiro, sinto que falta a EMOÇÃO e o BRILHO NO OLHAR do idealizador da empresa. Contar sobre a vida particular, suas fases e trajetórias, que somente quem passou consegue descrever com a mesma emoção. Entender essa trajetória trás um novo sentido, introduz a história com um diferente espectro, te dá um imersão completa. Recomendo a leitura, principalmente para quem pensa em empreender, o livro trás bastantes acontecimentos da Airbnb, cada fase da empresa, boas e ruins, e de como lidar com uma grande dificuldade.

jsilveira 11/02/2024

Bom livro
Um pouco longo de mais, porém conseguimos extrair a mensagem principal.

Satisfatório de maneira geral.

Gi 21/08/2023

O livro conta toda a história e eu me apaixonei por ela. Por toda a vontade dos donos, por todo o empenho e principalmente por ser uma usuária da plataforma.
Espero que eles consigam se ajustar com NY, e que continuem sendo esse case de sucesso que eles são

A2Lan 10/08/2023

Superação
Uma narrativa envolvente de como 3 jovens superaram as dificuldades e descredito de investidores e construíram um império.

Wagner 14/06/2023

Bed and Breakfast
Que história!!! Um CEO pouco provável, mas que com mais dois amigos, visão, persistência e dedicação, reinventaram o conceito de estada, além de ainda possuir várias ideias para um futuro ainda mais promissor para a Airbnb.
Show de bola!!

Stefrancisn 27/05/2023

Interessante e inspirador
Adoro ler sobre histórias reais de pessoas que chegaram onde muitos não acreditaram que seria possível.
A AirBnb com certeza é inspiradora em muitos aspectos e ainda mais agora que conheço a história dos fundadores e as dificuldades enfrentadas.
Com certeza merecem todo êxito que tem !
Os desafios foram e ainda são, muitos.
Indico para todos empreendedores ou aspirantes.

Lais 16/02/2023

Muito cansativo
Achei que não conseguiria terminar de ler! Cansativo, muitos detalhes sobre processos judiciais e citações de reportagens e etc etc etc
Acho que não é tão interessante nem pra quem gosta mesmo do assunto de empreendedorismo.
A história da empresa em si é muito legal, os perrengues que eles passaram e ainda passam, a disputa com a política, empresas hoteleiras e tal. Mas poderia ter pelo menos 100 páginas a menos.

Janaina.Leme 15/12/2020

De cama inflável para um negócio que vale milhões de dólares
Depois de uma semana no topo dos noticiários sobre fusões e aquisições, vamos falar um pouco sobre o livro “A história da Airbnb”, de Leigh Gallagher, publicado pela editora Buzz.

Quem acompanhou a imprensa recentemente, viu que a plataforma fez sua estreia em Wall Street, e mesmo em um momento onde o turismo não está tão em alta, as ações da Airbnb começaram a ser negociadas por um valor mais que o dobro do preço do IPO, o que avalia a empresa em mais de US$ 100 bilhões.

Diante de tantas histórias que conhecemos do que não deu certo, é sempre bem legal estar por dentro das ideais que funcionaram e foram para a frente. Mas não foi nada fácil e foram anos em busca do primeiro “maluco”disposto a investir na ideia do trio que acreditava incansavelmente no compartilhamento de quartos e numa boa conversa com o anfitrião, que no começo, deveria estar no local para recepcionar seus hóspedes.

A empresa começou com o nome AirBed & Breakfast (Cama inflável e Café da Manhã) com o slogan “viaje como humano”. A primeira ideia era hospedar pessoas que vinham para cidades que sediavam grandes eventos e seus criadores apresentaram a proposta no South By Southwest - SXSW, famoso festival de tecnologia e inovação que acontece anualmente em Austin, no Texas.

Depois de muito trabalho, busca por investimento, aos poucos a Airbnb foi ganhando adesão e seus fundadores deram o nome de “jornada de transformação pertença a qualquer lugar”, já que ao se hospedar na casa de outra pessoa, os hóspedes diziam se sentirem como se estivessem em casa, sendo eles mesmos, sentindo-se aceitos e sendo cuidados por seus anfitriões.

Se tornar Airbnb teve e tem seus percalços, já que sabemos que é impossível vivermos em um mundo repleto de pessoas boas e de boa índole. Entre os problemas retratados no livro, houve casos de racismo - onde nomes negros eram menos aceitos por anfitriões - , de depredação e até um onde a anfitriã viu que estava “dando ruim”, mas se sentiu totalmente desatendida justamente por não ter um canal de contato direto com o Airbnb, apenas atendimento online, gargalo que cada vez mais vemos nos serviços de internet não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Outro ponto que ganha grande espaço no livro foi a guerra que se instaurou contra imobiliárias, condomínios e hotéis. A ideia era totalmente disruptiva e surpreendeu muitos modelos de negócios tradicionais. Até hoje há uma briga entre o sistema imobiliário em inúmeras cidades, já que muitos prédios e condomínios não aceitam que o imóvel seja sublocado, por exemplo.

Tem outro grande problema que assola principalmente o serviço em Nova Iorque: apartamentos residenciais não têm as mesmas precauções de segurança de hotéis, com sistema contra incêndio, e o que garante que o cliente Airbnb que alugou o apê para férias vai ter os mesmos cuidados que o proprietário? Sendo assim, alguns proprietários estão incluindo cláusulas nos contratos proibindo locatários de transformarem seus apartamentos alugados em Airbnb, instalando até câmeras de segurança e contratando investigadores particulares para garantirem que o contrato está sendo cumprindo.

O livro é composto por oito capítulos: a aposta, construindo uma empresa, nação Airbnb, o feio e o sujo, a ira do Air, hospitalidade renovada, aprendendo a liderar e “o próximo passo?”. Mesmo depois de anos no mercado e discussões sobre o modelo de negócios, chega-se a conclusão de que o que funciona na plataforma é o conceito de lar, ser o anfitrião de alguém e segue-se criando em cima disso.

Chesky, Blecharczyk e Gebbia são incomuns por estarem juntos no negócio até hoje. E Chesky é obsessivo em compartilhar as lições que aprende. Me identifiquei aí :). Gebbia também teve que aprender a driblar o seu perfeccionismo ao longo da jornada e entender que 80% é igual a feito, mais um ponto onde me identifiquei também.

O livro termina sinalizando que o próximo passo, a nova coisa para se vender, é o resto da viagem, o que vimos entrar no site como experiencias, além de outras novidades que estão por vir.

“A história da Airbnb”, de Leigh Gallagher, foi publicado pela editora Buzz. Tem 262 páginas e está a venda nas livrarias e e-commerce de todo o Brasil.

site: www.eujaestiveem.com

stefani.pereira 11/10/2020

Adoro tecnologia, Airbnb, Uber, Singu, enfim... uso todo tipo de App, mas a Airbnb realmente acho um passo a mais para qq Startup.

Conseguir convencer pessoas a abrirem suas casas para um desconhecido é surreal, ainda mais levando em consideração a relação afetiva q as pessoas têm com suas casas/lar.

O livro é bem completo, a obra conta sobre como a startup nasceu e todas às vezes q a ideia foi rejeitada, como cresceu e dias atuais.

A narrativa passa por momentos bons e ruins da empresa como as inúmeras rejeições, depois o crescimento as brigas judiciais com estados e países - devido leis regionais, impostos, segurança e afins - além de problemas com hóspedes (como mortes acidentais) e anfitriões.

E como a empresa criou protocolos de segurança para minimizar casos assim, desde detector de monóxido de carbono até um canal de atendimento exclusivo com a polícia.

Vale a leitura e depois uma pesquisa para ver matérias, vídeos e processos da empresa.

Obs: adoreeeei o livro, super recomendo, sou super adepta da Airbnb de alugar com e sem o anfitrião, inclusive já passei Natal com famílias desconhecidas. Seja Airbnb, Uber ou atravessando a rua todo mundo está sujeito/ exposto à fatalidades.

Mayara.Neris 29/06/2020

2020 e quase acabou tudo
Surreal ler 272 páginas relatando todas as barreiras enfrentadas para a Airbnb existir e 2020, com a pandemia, quase tudo se perder. 25% de funcionários demitidos e daqui pra frente ninguém sabe como será, só se sabe que será diferente.

Com certeza terminar essa leitura justamente agora me deu uma certeza: não importa quantos bilhões sua empresa vale, quantos problemas ela resolve para seus usuários, se não repensarmos o meio ambiente, o nosso consumo, empresas de milhares e milhares de dólares serão só uma vírgula na história.

O compromisso precisa ser de todo o mundo com todo mundo e empresas gigantes como a Airbnb podem fazer toda a diferença nessa caminhada.
Tamires Romano 29/06/2020minha estante
Caraca, que tenso né

TMP 28/04/2020

Traducción duvidosa
Livro ok pra saber da história da empresa e seus desafios iniciais.
Tradução bem duvidosa .

André 27/09/2018

A AirBNB tem uma proposta diferente da dos hotéis: oferecer um senso de aventura. É possível perceber isso nos anúncios de casas na árvore, casas-barco, castelos e tendas.

Seu lema, “pertencer a qualquer lugar”, mostra bem essa filosofia.

Você pode ver minha resenha completa no meu blog, é só clicar no link abaixo.

site: http://lerempreender.com.br/a-historia-da-airbnb