Os homens da Bíblia

Os homens da Bíblia André Chouraqui

Resenhas - Os homens da Bíblia

Fabio Shiva 31/08/2010

Hoje um amigo pegou emprestado esse livro...
...o que deixa em aberto a perspectiva de terminar de lê-lo.

“Os Homens da Bíblia” é um estudo muito interessante sobre a vida cotidiana dos povos citados no Antigo Testamento. Como se organizavam socialmente, como eram as suas cidades, que tipo de profissões exerciam, que tecnologias desenvolveram.

Até o ponto que eu li, o trecho que mais me marcou foi a narrativa sobre como os primitivos hebreus deixaram de ser um povo nômade e passaram a se estabelecer em suas primeiras aldeias. Enquanto eram nômades, todos os homens eram iguais. Havia líderes, pessoas com a responsabilidade de guiar o povo, mas nenhum homem era melhor que o outro.

Quando passou a viver em locais fixos, o homem começou a acumular bens, que deixaram de ser propriedade coletiva para se tornar posse de indivíduos. Assim nasceram o rico e o pobre. E assim teve início a diferença entre os homens.

Foi uma sincronicidade ter lido esse trecho pouco depois de ler uma matéria sobre um lançamento recente onde um estudioso defende justamente essa tese: a de que deixar de ser nômade foi a maior burrada da humanidade.

(15.08.10)