Flores para Algernon (eBook)

Flores para Algernon (eBook) Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

Maria19972 09/06/2024

Fragilidade da condição humana.
É um livro emocionante que mergulha fundo na experiência de Charlie Gordon, um homem com deficiência intelectual que passa por uma cirurgia experimental para aumentar sua inteligência. A narrativa nos leva a refletir sobre a discriminação que as pessoas com deficiência enfrentam, mostrando como são frequentemente marginalizadas e subestimadas pela sociedade. Charlie, com sua natureza gentil e inocente, nos lembra da falta de maldade presente em muitas pessoas com deficiência, contrastando com a frieza e crueldade daqueles que o rodeiam. Além disso, o retorno dos erros ortográficos à medida que sua inteligência diminui novamente é uma poderosa metáfora da fragilidade da condição humana e da importância de aceitar e valorizar as diferenças de cada indivíduo. É uma leitura que nos toca profundamente e nos faz repensar nossas próprias atitudes em relação à diversidade e inclusão.

Malvino0 08/06/2024

Confesso que a leitura, no início, me incomodou um pouco pela fala ?errada? do protagonista. Mas a história é profundamente reflexiva e tocante.

Alexia.Baessa 08/06/2024

Flores pra Algernon
Eu sei que li esse livro em partes mas é porque é um livro que sempre quis ler prestando bastante atenção, muito emocionante a jornada do charlie e muito inteligente o autor ter colocado pontos que fazem a gente refletir o que de fato é inteligência sendo que foi escrito anos atrás e que se retrata perfeitamente a atualidade. Triste história que nos faz torcer a todo momento. Recomendo!

Jules 08/06/2024

Charles, sinto muito
Me senti sufocada lendo, a leitura faz a gente se sentir o Charles, em alguns momentos.
Me senti mal, lembrei-me de umas situações ocorridas com uma pessoa com quem estudei, ele sempre sorria não importava o que faziam com ele.
Eu na época não me importava, mas eu era (sou) muito mesquinha, olhos apenas no próprio mundo, na minha bolha.
Enfim? 3 estrelas e meia porque o romance não me agradou, ficou um pouco estranho pra mim, é claro.

SamueldeCalu 07/06/2024

Meu Deus, que tristeza!
Flores para Algernon é um livro emocionante e muito triste. Confesso que acompanhar todo o progresso de Charlie chegou a doer em alguns momentos.

Ester71 07/06/2024

Que leitura sensacional! Daquelas que dá vontade de começar e não parar mais. Cativante e emocionante!

Butterfly ⨠07/06/2024

Que livro espetacular!!!
Esse livro é profundo e surpreendente, eu gostei muito da história no geral e da forma como o autor nos fez se conectar com o personagem de forma tão profunda., eu achei que os personagens são muito bem estruturados, e apesar da escrita errada no início do livro ter me dado agonia, eu achei a ideia excelente, porque nos fez entrar de forma dinâmica dentro da história e nos fez sentir que de fato estávamos vivendo aquilo junto com o personagem!!, eu achei tudo perfeito, a única coisa que me incomodou um pouco foi o final não ter me surpreendido, eu meio que esperava por isso dês do meio do livro entao o fim não me chamou muito a atenção, mas acho que não poderia ter acabado de uma maneira melhor devido a profundidade do tema e as lições tão importantes que ele nos apresenta!. No geral, foi uma ótima leitura e eu de fato me apeguei aos personagem como se ele fosse um parente meu, recomendo muito a leitura!.

Hannah 07/06/2024

A leitura mais tocante dos últimos tempos.
Comecei a ler por indicação de uma amiga, não tinha lido nem a sinopse... Cada página foi uma surpresa, um suspense!

Quando vi que Algernon era um rato de laboratório, "colega" do Charlie, sabia que não dava pra ser coisa boa. A história fica densa, tensa, profunda. Ao mesmo tempo, é de um olhar muito sensível sobre a vida.

Muito lindo, recomendo para todos.

Vivi0103 07/06/2024

Recomendo muito a leitura
Acompanha a história de Charlie Gordon, um homem com deficiência intelectual, que passa por um experimento científico destinado a aumentar sua inteligência. O experimento, anteriormente testado apenas em um rato chamado Algernon, é inicialmente um sucesso, e Charlie rapidamente se torna um gênio. A narrativa é apresentada em forma de relatórios de progresso escritos pelo próprio Charlie, o que proporciona uma visão íntima e evolutiva de sua mente e personalidade. No começo do livro, seus relatórios são simplistas e cheios de erros gramaticais, refletindo sua capacidade mental limitada. Conforme o experimento progride, seus relatórios se tornam mais complexos e bem articulados, mostrando seu desenvolvimento intelectual.

No entanto, o aumento da inteligência de Charlie vem acompanhado de uma série de desafios emocionais e sociais. Ele começa a perceber as nuances das interações humanas e se dá conta de como era tratado antes do experimento. As relações com as pessoas ao seu redor, especialmente com seus colegas de trabalho e a equipe médica, mudam drasticamente, levando-o a sentimentos de alienação e isolamento. Ele também desenvolve uma consciência crítica sobre a ética e as consequências do experimento. O desfecho é emocionalmente impactante, levando os leitores a refletirem sobre temas como a natureza da inteligência, a dignidade humana e o valor das relações interpessoais. É uma obra profunda e tocante que combina elementos de ficção científica com um exame sensível da condição humana. Recomendo muito!

José Wilson 06/06/2024

Um livro sensível e absurdamente emocionante
Acompanhar Charlie foi um dos momentos mais sensíveis de toda leitura que já tive. A descoberta do mundo pela visão do personagem é extremamente emocionante. Vê-lo tentar compreender a vida e poder admirar suas atitudes compassivas faz qualquer pessoa se emocionar. Flores para Algernon é um livro que merece todos os elogios possíveis.

Alex Lerman 05/06/2024

Entre o Ser e o Estar
Daniel foi maestro apesar de taciturno e singelo apesar de específico.

Flores Para Algernon nos revela um contexto triste e que se deprime no decorrer da própria narrativa. É uma longínqua caminhada do Se Tornar. Muitas vezes, podemos nos questionar: Quem somos? Nosso amado, identificável e solúvel Charlie apresenta essa mesma questão! (E que talvez seja inerente ao ser humano).

Por causa de sua Deficiência Intelectual, Charlie possui um dos mais belos e fantásticos aspectos da Natureza Humana: A Pura Inocência. Ele consegue entender a felicidade na simplicidade, mas se usando de Rosseau: Não é o suficiente para a vida com semelhantes. Charlie também possui um imparável ímpeto que o faz procurar seu próprio destino.

A inteligência lhe é prometida como uma dádiva e uma benção e buscando consolar seu âmago ferido, acolher sua criança esquecida e perdoar sua maternidade ardilosa, Charlie sacrifica sua Inocência. Mas a inteligência se mostra com uma cruz pesada e um erro brutal.

Na infindável busca de Se Tornar, Charlie deixou de Ser. E como uma lição Sartreana com um toque de Fenomenologia, vemos o ascender, o cair e o se reinventar de um homem que aprendeu que a necessidade humana de mensurar, classificar, categorizar... cientificar o mundo, destrói o nosso sentir, existir, perceber e... Viver.

Responder nossas perguntas pode ser mais doloroso que apaziguador. Com a escrita e conhecimento de Daniel Keys, fica a critério do leitor, buscar veemente (e cegamente) se responder através do Charlie. Ou conviver pacificamente também com o Charlie e consigo mesmo.

Entre a Ignorância e o Conhecimento, há uma Vida inteira de Possibilidades. Entre o Ser e o Estar, existe o Aqui e o Agora.

inaway 05/06/2024

Minha leitura de maio. De modo geral gostei da construção da história, esse modelo dos relatórios diários ajudaram a ter um contato mais próximo com o progresso e sentimentos do personagem. Confesso que fiquei entediada em umas partes do livro, mas valeu a pena. Inclusive penso em reler no futuro.