Príncipe Caspian

Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas -

Rebeca1433 22/05/2024

Gostei
Fiquei triste com o final mas vou superar, a história é legal e gostei dos personagens.
O que foi aquilo que o Pedro falou, pura depressão

Duda 21/05/2024

A história é mais cativante que a anterior, aqui vimos o futuro de Nárnia após os Reis antigos ( Edmundo, Pedro, Lúcia e Susana) serem derrotados e o antecessores ascenderem ao trono. Com o objetivo de apagar o antigo reino, fica proibido a divulgação de ledas e histórias da antiga Nárnia. Nesse contexto, Caspian, príncipe e futuro rei de Nárnia, começa a receber e cultivar certo carinhos pelas lendas e o que era Nárnia. Enfim, o resto vocês precisam ler KKKKKKK

Cali0405 01/05/2024

Bom porém o 2 continua sendo o meu favorito
Pois é? acabei mais um da coleção de Nárnia e o que tenho a dizer sobre, não é ruim, porém não é tão legal igual ao livro 2 do Leão a Feiticeira e o Guarda Roupa. ?ah mas porque você pensa assim?? Meu eu só terminei esse livro rápido de tanta raiva que eu tava da Susana e queria acabar com aquilo tudo, não que a história do Caspian e tals não foi legal, foi muito boa por sinal, mas agora, esse livro não me conquistou tanto que nem o livro 2? mas é isso mais uma leitura do ano concluída com sucesso

mv.fz 30/04/2024

"Você nunca sabe o que pode fazer até tentar."

"A esperança é uma coisa poderosa"

"Há coisas piores do que a morte. Por exemplo, passar a eternidade sozinho."

wancarvalho_ 01/04/2024

Acredito que a experiência de ver o filme antes de ler o livro prejudicou um pouco. Senti falta de um pouco mais de contexto nas transições que ocorrem entre um momento e outro da narrativa. As coisas parecem acontecer muito rápido, não tive muita noção de tempo em relação aos acontecimentos que se davam ao longo da leitura. Apesar das críticas, é uma leitura proveitosa.

Thayna283 10/01/2024

Muito boa
Foi uma ótima aventura, gostei bastante do enredo, só não foi melhor porque tinha muitas partes de descrição de cenário e pode acabar tonando meio monótona. Mas a leitura foi muito boa.

mikxaelson 26/12/2023

Uma ótima história, com uma adaptação melhor ainda.
Ao contrário do primeiro livro, este sofreu alterações relevantes na sua adaptação para filme, em sua maioria, perfeitas alterações. Apesar de parecer chato, as comparações dos livros de "As Crônicas de Nárnia" com os filmes são indispensáveis, uma vez que estes não pecam em nada contra a história daqueles, pois não há quase nada que acontece no livro que não tenha acontecido no filme, o que não é comum em adaptações.
No livro do Príncipe Caspian, as alterações que a história sofreu foram quase todas adicionais e positivas. Senti muita falta do ataque narniano ao castelo de Miraz, que é uma das cenas mais memoráveis do filme, no qual me emocionei e chorei mais de uma vez.
O pouco tempo dos quatro protagonistas com o Caspian também me incomodou, assim como a ausência desnecessária de Lúcia e Susana na batalha final, que no filme foi melhor trabalhada. Por falar em Susana, esta, que no outro livro já se mostrava pouco agradável, conseguiu ficar mais insuportável. Mas a modificação que mais fez diferença nos filmes para mim, foi o plano narniano da batalha final em que articularam uma armadilha para os telmarinos caírem e serem atacados pelas costas. Além de que, no filme eles foram retratados com mais força do que no final do livro e o desenrolar da batalha foi muito mais divertido de acompanhar no filme,
apesar de eu ter gostado da presença do Aslam ser maior no livro. Por último, a única coisa que tenho a criticar dos filmes foi a invenção (desnecessária!) de um romance entre Caspian e Susana, nesse quesito, prefiro sua relação dos livros.
Sem comparar com os filmes, é uma ótima história, com uma escrita fácil de seguir.

yasneryst 06/12/2023

Queria ser criança para sempre.
De todos esse antes era o meu top 2, perdendo apenas para A Viagem do Peregrino da Alvorada.
Não sei se era por causa do clima que tem o livro, um pouco mais sombrio e misterioso (na época eu era criança, isso era o mais sombrio que eu chegava – não era muito corajosa também), mas hoje, acho que caiu um pouco para o top 3, acho que me sinto mais apega em “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa”.
Mas o livro é ótimo, inegável.
Gosto sempre de destacar o quão maestral é o C. S. Lewis em conduzir uma história infantil tão interessante.
Gosto como ele não trata crianças como idiotas (como muitos autores para esse público fazem), mas trata com respeito, fala bem de igual para igual. Quando conversa com o público (e olha que eu sou uma grande crítica deste recurso) o faz de maneira tão delicada que torna realmente aquilo uma conversa. Como se meu vovozinho me contasse uma história.
É terno e aconchegante, ainda que sombrio (na medida do possível hahaha).

Luan.Moura 21/11/2023

Emocionante como em tudo o que Narnia se propõe
Não dá esperar outra coisa a não ser muita emoção dentro do mundo de Nárnia. Em O Príncipe Caspian não seria diferente.
Temos história, ação, fuga, humor, emoção e um final de apertar o coração.
Um livro com leitura fluida de tanto que te envolve na história e você deseja ver o que vai acontecer no capítulo seguinte. Caspian se consagra como uma das histórias secundárias mais emocionantes do universo de Nárnia.

A história marca o retorno das crianças às terras de Narnia depois de um tempo, e essa volta se deu de forma inusitadamente mágica. Uma grande surpresa, grande e assustadora surpresa.
Em paralelo ao retorno dos 4 irmãos às Terras do Norte, conhecemos também um pouco do período que sucedeu após a partida dos Reis quando em busca do veado Branco, se viram de volta ao guarda-roupas.
Nesse período de ausência, Narnia sofreu muitas modificações, principalmente pelo mau reinado de Miraz, que não gostava nada dos antigos Narnianos e nem de sua história. Isso resultou quase no inverno rigoroso e sombrio no tempo da feiticeira branca, mas não chegou a ser tão cruel.
Caspian, que apesar de ser sobrinho do rei cruel, cresceu ouvindo as histórias dos tempos de ouro de Nárnia e também sobre Aslam, o que o fez desejar viver aquele tempo. Logo após descobrir uma tramoia arquitetada pelo seu próprio tio para o matar fugiu para a floresta em busca de salvar a vida, nessa jornada, acabou conhecendo anões e animais falantes, que o reconheceram como legítimo rei de Narnia e logo se reuniram para reivindicar o trono, mas contavam também com a ajuda da trompa da Rainha Susana.
Depois de uma intensa jornada, descobriram que o toque da trompa tinha ligação direta com a volta dos 4 réis de Nárnia, que ao se juntar com Caspian, logo planejaram a melhor forma de tornar o país das Terras do Norte livre outra vez.
Através de intensas batalhas e reviravoltas, os Narnianos se viram livre outra vez mas sua maior alegria foi poder festejar com Aslam.
O grande Leão permitiu que os antigos dominantes de Nárnia optassem por permanecer com eles ou voltar a sua terra de origem no outro mundo. E pela mesma passagem aberta pelo Leão as crianças também retornaram ao outro mundo, mas com uma notícia um tanto impactante.

Altamente recomendo caso você queira entrar em uma boa aventura

Abner47 28/10/2023

É possível lutar por aquilo em que se acredita.
"Príncipe Caspian" é o segundo livro da série "As Crônicas de Nárnia" escrita por C.S. Lewis. Publicado em 1951, a obra encanta leitores de todas as idades com sua narrativa repleta de aventura, fantasia e temas profundos.

A história se desenrola quando os quatro irmãos Pevensie - Peter, Susan, Edmund e Lucy - retornam a Nárnia, mas descobrem que se passaram centenas de anos desde sua última visita. O reino de Nárnia está agora sob o controle dos Telmarinos, e o príncipe Caspian, um legítimo herdeiro do trono, está lutando para recuperar seu lugar de direito.

A narrativa é repleta de ação e reviravoltas à medida que os irmãos Pevensie se unem a Caspian e as criaturas falantes de Nárnia para restaurar a justiça no reino. C.S. Lewis cria uma trama envolvente que mantém os leitores ávidos por mais, à medida que a aventura se desenrola.

Os personagens são o coração da história. Os irmãos Pevensie continuam a mostrar crescimento e maturidade à medida que enfrentam os desafios de Nárnia. Caspian é um personagem cativante, lutando para encontrar seu lugar como líder e oprimido pela tirania de seu tio. Os animais falantes, como o rato Reepicheep, são igualmente encantadores e adicionam profundidade à narrativa.

A ambientação de Nárnia continua a ser um dos pontos fortes da série. C.S. Lewis cria um mundo de maravilhas, povoado por criaturas mágicas e paisagens deslumbrantes. A descrição de Nárnia e a cidade de Cair Paravel, juntamente com as vastas florestas e planícies, permitem aos leitores mergulhar completamente na imaginação do autor.

Além da aventura, "Príncipe Caspian" também aborda temas importantes, como a luta pela justiça, a coragem e a importância de se defender o que é certo. A história transmite a mensagem de que, mesmo em face da adversidade, é possível lutar por aquilo em que se acredita.

Em resumo, "Príncipe Caspian" é mais um exemplo do talento de C.S. Lewis em contar histórias que encantam e inspiram. Com sua mistura de aventura, fantasia e temas profundos, o livro é uma leitura obrigatória para os fãs da série "As Crônicas de Nárnia" e para todos aqueles que desejam explorar um mundo mágico cheio de significado e moralidade. É uma obra-prima da literatura infantil que perdura através das gerações.

anigonsalves 10/10/2023

Gostei muito desse, eu fiquei nebulosa com algumas informações, sobre o tempo e tudo.
Quero saber se o próximo vai me explicar algumas coisas.

null 03/10/2023

Livro finalizado, minha opinião
Eu gostei da história muitas aventuras, muitas batalhas. Para salvar Nárnia Caspian teve que arriscar muito a sua vida e de seu povo.