Ayako

Ayako Osamu Tezuka

Resenhas - Ayako

AndressaSrta.LerLivros 06/05/2024

Até onde uma família vai pela "moral e os bons costumes"?
Até onde uma família vai pela "moral e os bons costumes"?

Vivendo o pós-guerra, Jir? Tenge chega ao Japão. Ele fez o que podia para sobreviver, mas sua família não aceitou ele não ter morrido pela pátria.

Sua família, os Tenge, é uma típica família de extrema-direita: gritam aos quanto ventos sobre a moral e os bons costumes, usufrui de sua riqueza e quando ninguém está vendo, revela uma face obscura, capaz de cometer as maiores atrocidades para manter as aparências.

Ayako, 4 anos, filha mais nova da família Tenge e fruto de mais um deslize moral dos membros da família, presencia algo que se vier à tona, manchará a reputação da "admirável" família Tenge.

Eles tomam uma decisão monstruosa. Ayako, ainda sem entender, pagará essa dívida. Como se ela tivesse feito algo errado, mas ela só estava no lugar errado, na hora errada.
O que os Tenge não se atentaram era que o problema não era Ayako, o problema eram todos os outros integrantes, que de tanta podridão interna, foram levando o nome Tenge para a lama.

Larissa Tabosa 14/04/2024

É uma história que escancara a podridão que existe dentro das pessoas, seja ela por ganância ou adquirida pela maneira errada que você é criado. Todas as personagens tem algum tipo de doença que os torna podres, doentes...

A família Tenge tem um legado de atrocidades, mas as coisas que eles fazem Ayako e Sue suportarem são muito nojentas. Se você tiver o estômago fraco, nem leia. Há muita sexualização, incluvise infantil, o texto não tem nada de politicamente correto e a chave de você terminar odiando tudo e todos é enorme.

Contudo, apesar de tudo isso, gostei. Não sei o que isso diz sobre mim, mas prefiro acreditar que sei separar a arte da realidade, caso não, bem, nem quero pensar muito. Outro ponto que gostei muito foram os traços e a forma como as coisas são mostradas, talvez seja nisso que me apego...

Enfim, leia sabendo que é problemático, mas ainda assim vale a pena, ao menos para mim.

Bruno.Eyes 08/04/2024

Sufocante
Achei interessante, sufocante as partes em que ela tinha que ficar sozinha dentro de um porão. Tenho sobrinha pequena e fiquei imaginando uma criança nessa situação, acabei o mangá com a sensação de a justiça não foi feita de fato. Não como eu esperava, o autor cita que não pega aspectos pra ter um final feliz, mas um final real do que seria em um país pós guerra. Aqui você não vai ver pobres e gente passando fome, mas a alta sociedade e sujeira moral.
É impressionante que determinadas famílias mais ricas para manter a tradição de "boas" e como exemplo pra sociedade são capazes de matar, mentir, enganar e até acobertar crimes com a própria Yakuza.
Não leria de novo por me dar muitos gatilhos, mas guardo com carinho por ter sido o mestre dos mangás que desenhou.

rodolfofelix_x 05/04/2024

Obra de arte
Devorei esse. Daquelas obras que não se faz pretensiosa, é boa mesmo! Tezuka mostra que mangá também é uma mídia que pode tratar de temas sérios. O prefácio da edição brasileira é um dos melhores que já li. Não falarei nada do conteúdo porque não saberia o que destacar. Só desejo toda a felicidade do mundo para a Ayako.

Anderson_Candido 23/03/2024

Ayako
Política, relações familiares, assassinatos, pós-guerra, transtornos pós-traumáticos, mentiras, machismo e violência são apenas alguns dos temas que está obra aborda?

Um obra que me deixou sem palavras!

Ao ler eu fiquei ansioso, fiquei triste, fiquei abismado e perplexo. Fiquei muitas vezes enojado também.

Está foi uma das poucas obras que tive a sensação de ?estar órfão? ao terminar suas páginas.

Recomendo muito a leitura de Ayako!

yoshii 21/02/2024

Uma obra importante
Sempre ouvi falar da importância dessa obra e realmente aborda fatos históricos do pós guerra no Japão relacionados à hipocrisia e podridão da elite japonesa, as "vítimas" da reforma agrária.
Só não entendi a parte dos dois finais.

Luís Gustavo 17/02/2024

Tezuka é absurdo e o prefácio é tão bom quanto
Quando for ler esse mangá, não pule o prefácio por nada! Ele contextualiza uma série de pontos que ficariam soltos durante a leitura. De qualquer forma, ainda assim, eu fiquei bem incomodado com alguns elementos, e eu acho difícil que o contrário ocorra com qualquer pessoa.

Sobre a história em si, é incrível. Tezuka mistura História, Política e Sociologia para costurar uma narrativa densa, com personagens complexos, em meio a um Japão pós-guerra. Tudo isso numa perspectiva de pessoas com muito poder, seja uma aristocracia decadente, seja uma burguesia emergente, sejam as máfias, sejam os burocratas.
Considerando que o mangá foi publicado em 1972, amarrar tudo isso sem quase nenhum clichê (mesmo correndo o risco de ser anacrônico falar de clichê em histórias antigas) é incrível. Mostra-se um lado que é, propositalmente ou não, ignorado do Japão (e dos Estados Unidos).

Enfim, é fantástico e, novamente, não pule o prefácio por nada!!

SadRato 04/02/2024

Legal
Tem dois finais na edição br. O final alternativo, que aparentemente é o original, é bem superior e condiz com a história.

n.nickkk 30/01/2024

Que mangá foda, todo o contexto histórico trabalhado, as dores e a grande ingenuidade da ayako, sendo uma criança no corpo de uma adulta.

Bruna 08/01/2024

Interessante
Passei por várias fases dessa leitura. Comecei animada e na metade, desanimei. Mas o final me surpreendeu e me deixou bastante reflexiva sobre o que Tezuka quis nos passar com essa obra. É um retrato do Japão pós-guerra em diversos contextos. A própria protagonista, Ayako, é a metáfora perfeita sobre tal contexto. Um mangá que fala sobre conflitos por poder, honra familiar? e também sobre problemas sociais. Os retratos de machismo incomodam muito o leitor. Com certeza, propositalmente. Enfim. É uma leitura interessante (mas confesso que um pouco cansativa).

Wes 26/12/2023

Verdade seja dita, essa edição da Veneta é mal editada à beça, né? Mas méritos ao texto contextualizador do Rogério de Campos. Excelente como sempre!

Giovanna1174 19/12/2023

"Ayako" é uma obra do mangaká Osamu Tezuka que aborda temas como poder, corrupção e as consequências pós-guerra no Japão. A história segue a família Tenge, explorando relações disfuncionais e dilemas morais em um contexto histórico crucial. Recomendo para fãs de quadrinhos que apreciam tramas maduras e reflexivas, com personagens complexos e uma abordagem envolvente de questões profundas. Com certeza não irão se arrepender.

Campos 10/12/2023

Adorei a história, a construção dos personagens, tem um pouco de novela com as tranças de família, mas com um fundo histórico muito bom

Giordano.Sereno 25/11/2023

Super Mangá!
"Ayako", do genial Osamu Tezuka, é uma obra-prima sombria que mergulha na complexidade das relações familiares e nos dilemas políticos pós-Segunda Guerra Mundial no Japão. Lançado nos anos 1970, o mangá é uma narrativa intensa que segue a história da família Tenge, que vive mudanças dramáticas após a Segunda Guerra e a ocupação americana.

Jiro Tenge, filho de uma família aristocrática do norte do Japão, volta para casa depois de passar anos como prisioneiro dos americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Ele descobre então um terrível segredo envolvendo seu pai, seu irmão mais velho e sua cunhada. Mas Jiro também tem um segredo, também terrível. E todos decidem que a filha mais nova, a pequena Ayako, é quem pagará pelos pecados da família.

O enredo gira em torno de Ayako, a filha mais nova dos Tenge, que é mantida em cativeiro por quase duas décadas e é libertada para um mundo completamente transformado. A trama aborda temas como corrupção, segredos de família, lutas pelo poder e os impactos do trauma individual e coletivo.

Ninguém presta nessa família Tenge. São todos egoístas e capazes de qualquer coisa para garantir seus próprios interesses. E tudo parece desabar na cabeça da pobre Ayako. Um dos melhores mangás que já li

Kaire 23/11/2023

Caramba, que história absurda!
Tendo como fio condutor a história da família Tange vivendo as transformações do Japão pós segunda guerra mundial, as páginas de Ayako estão repletas de absurdos realizados na busca pela sobrevivência, dinheiro e poder.

O recorte histórico e os casos colocados baseados em fatos é muito interessante e ajuda a entender muita coisa em relação ao Japão moderno, mas nada supera o que foi acompanhar a família Tange nessa transição.

Eu poderia colocar mil spoilers aqui e ainda não seriam suficientes para compreender o que foi acompanhar 22 anos de uma família que aparenta ser a régua moral de uma comunidade em volta de segredos condenáveis em várias instâncias. Eu passei pela raiva, tristeza, nervosismo, cheguei até a rir diante das decisões mais burras e cretinas possíveis, mas segui firme e forte. Até desejei um final feliz, mas não de modo convencional, e considero que meu pedido foi atendido.

Sei que tudo colocado acima é muito vago, mas ainda estou num estado indecifrável após a leitura e essa história tem que ser lida pra ser sentida devidamente; assim, recomendo que leiam para que fiquem nessa vibe também.