Babilônia

Babilônia Paul Kriwaczek

Resenhas - Babilônia

ArSamogin 05/03/2024

Incrível leitura
Posso dizer que amei este livro. Este não é uma obra acadêmica mas sim focado em trazer esse tema histórico para o público em geral, isso o torna uma leitura fluida e muito informativa sobre as primeiras civilizações humanas surgidas na antiga Mesopotâmia, a visão que temos é que ao mesmo tempo que estamos muito distantes daqueles homens e mulheres de 5000 anos atrás, compartilhamos muito ainda, principalmente no campo de emoções.

Para meu caso ele serviu ao seu propósito, ao mesmo tempo conseguiu me entreter, informar e, acima de tudo, criar um interesse para buscar mais informações sobre essas incríveis civilizações.

Madruga - Caractere 03/02/2024

Historathon 2024
Primeiro livro lido para o Historathon 2024, o melhor "desafio" de leitura de livros dr não ficção.
Não sabe o que é o Historathon?
Confere lá na Rádio Caractere que a gente te explica.

Essa obra faz um panorama das civilizações mesopotâmicas até o seu ápice com o Império Neobabilônico. Livro introdutório bem interessante, não aprofunda exatamente em nada, mas pode ser o gancho para leituras mais densas.

Kleginaldo 05/01/2024

Sem profundidade mas ainda assim uma boa leitura
O livro foi escrito por um jornalista, o que traz algumas limitações como o fato de ser um belo resumo bibliográfico sobre o tema sem grandes aprofundamentos. Porém, o estilo de escrita é muito eloquente, o que torna a leitura bastante leve.
O período abordado do livro vai desde os primeiros assentamentos humanos sumérios na cidade de Eridu até a conquista persa do crescente fertil, abordando a cultura das civilizações Suméria, Acádia, Babilônica, Assíria e Neobabilônica. É retratado o papel da religião, como ocorreu o processo de deificação monárquico, estruturas políticas, educação e guerras.
O autor traz alguns detalhes do histórico de descobertas arqueológicas, quais o principais assiriologos e suas expedições. O autor tenta ao longo do texto analisar como foi usada e abusada a história da região, traçando paralelos com os tempos atuais, porém alguns anacronismos são meio irritantes como traçar paralelos entre a burocracia da terceira dinastia de Ur com o período soviético.
Pereira 12/01/2024minha estante
Deslike

Thiago 25/06/2022

Muito antes dos romanos, gregos e persas
Não exatamente um livro acadêmico, Babilônia possui um agradável fluxo narrativo, mérito do autor jornalista que realizou uma extensa pesquisa historiográfica sobre o passado remoto do Crescente Fértil. O título soa inadequado na medida em que a civilização babilônica é um pequeno fragmento do conteúdo do livro. O mesmo reconstrói o passado remoto do Oriente Próximo de cerca de 4 mil anos a.C. a partir de fragmentos arqueológicos e preenchimento de lacunas com anedotas ?jornalísticas?, risco corrido pelo autor. No entanto, o texto é uma interessante introdução aos muitos povos, etnias e impérios que varreram aquela região, fundando o que chamamos de Civilização. A invenção da escrita e da agricultura, dos sistemas econômicos e políticos rudimentares, os primeiros códigos de leis, os movimentos migratórios que ergueram e destruíram impérios, suas línguas, a barbárie da natureza social humana primitiva, tudo faz de Babilônia uma obra interessante na biblioteca pessoal.

NicholasJade 25/02/2022

Uma introdução a um período quase perdido
Como foi um livro produzido por um jornalista europeu, eu tinha algumas expectativas boas e algumas ruins, e ambas foram, de certa forma, atendidas.
Eu não esperava que Babilônia fosse um livro acadêmico ou de aprofundamento, uma vez que não é a especialidade do autor. Este é um livro que eu recomendaria sim a quem deseja começar a estudar sobre a Babilônia.
Como eu imaginava, o livro não esclareceria pontos que não são do conhecimento geral, sobretudo sobre o período final do império babilônico, quando a escrita cuneiforme perdeu espaço para o aramaico e grande parte dos registros se perdeu.
Contudo, entre os pontos positivos estão as análises e comparações com questões atuais, que trazem certa familiarização entre o que passamos hoje e o período histórico. O que me desgostou desta parte, foram alguns ditos islamofobicos e de desinformação da parte do autor.
É um livro bom, mas exige um certo filtro para ser lido, e nem tudo deve ser levado como verdade absoluta.

Túlio 27/10/2018

Bom o bastante
Não é um livro acadêmico. Longe disso. Se assim como eu você procurava uma referência para o tema, não crie tanta expectativa. No entanto, é preciso dizer que o livro tem seu valor. Sem dúvida nenhuma, ao final da leitura você sairá mais sábio. A maior virtude da obra é descrever um pouco sobre a história da arqueologia na Mesopotâmia, principais assiriologistas, comparativos com diferentes narrativas bíblica, Hamurabi, Gilgamesh, etc... Vale a leitura!
Smart 28/02/2019minha estante
Fiquei animado por encontrar esse livro, preciso de uma referência para essa época da História da Humanidade. Mas ler sua resenha foi como ter tomado um gol nos acréscimos do segundo tempo - frustante. Têm algum livro que possa indicar ae??