O Recurso

O Recurso John Grisham

Resenhas - O Recurso

Gladston Mamede 06/01/2020

Acho que minha avaliação foi influenciada pelo fato de ser professor de Direito e acompanhar esse debate. A questão posta em debate, própria do judiciário norte-americano, é relevante e conduzida de forma interessante, embora maniqueísta: o bem e o mal estão traçados em extremos. E, sim, há muitos estereótipos. Para profissionais e estudantes de Direito, oferece uma reflexão importante. E foi uma leitura viciante.

Lari 26/10/2022

Sobre política
O livro é dividido em três partes, sendo que na primeira parte é tratado sobre o caso em questão, no segundo sobre eleições do judiciário e no terceiro o desfecho. Confesso que achei que o livro iria focar bastante no caso, crime ambiental cometido por uma indústria multinacional que culminou em muitas mortes e doenças para a população. Me surpreendeu que a principal questão envolvida no livro, na verdade, as eleições da Suprema Corte.

Fiquei chocada em entender melhor como funcionam as eleições do judiciário nos EUA, uma ótima crítica do autor. Não me estranharia se a história em questão fosse verdadeira (mas não é). É tudo realmente uma grande política, e a sensação de injustiça é muito grande ao longo do livro.

Minha única crítica é que alguns trechos do livro foram exageradamente estendidos, em especial da segunda parte, tornando a leitura cansativa. Entendo que isso foi importante para a construção dos personagens, mas pesou um pouco a leitura.

Fernanda 05/12/2011

Inquietante
Um bom livro, que faz uma crítica mordaz ao sistema de eleições no Judiciário norte-americano. A trama se passa no Mississipi, onde uma empresa é condenada a pagar uma indenização milionária por jogar lixo tóxico no solo e contaminar o lençol freático de uma cidade. Em consequência de tal atitude, os moradores da cidade passam a adoecer e a localidade passa a exibir a mais alta taxa de câncer do país.
A empresa, condenada a pagar 41 milhões de dólares de indenização a uma das vítimas, tenta se livrar da condenação na Corte de apelações do Mississipi comprando uma vaga na Corte.
A partir do mote inicial Grisham constrói uma ótima (e sombria) trama, em que desfilam empresários gananciosos, lobistas inescrupulosos, cristãos fundamentalistas e advogados de tribunais. não há 1 personagem principal, mas personagens principais envolvidos com as eleições para a Corte e/ou com o processo contra a empresa poluidora.
O livro levanta questões interessantíssimas sobre ética, em especial quanto ao comprometimento dos candidatos com seus financiadores de campanha. Para mim foi impossível deixar de fazer um paralelo com as eleições para o Legislativo e o Executivo, já que a questão ética quanto ao compromisso para com os financiadores é a mesma.
O livro é inquietante porque trata de um assunto real não apenas para países com um Judiciário eleito.
Apesar de achar o tema como um todo muito sombrio é um livro que recomendo. Vale a pena ler.

Anderson Gamma 23/06/2012

Verdades Jurídicas!
Sinceramente, o livro nos prende o fôlego do inicio ao final e todos os desdobramentos são imprevisíveis. Quando iniciei a leitura, fiquei impressionado e perdido ao mesmo tempo, até coerente isso, pois, não conhecia ninguém e nem muito menos entendi bem o que se passava, já que incia a história com o julgamento no valor de condenação altíssimo.
No decorrer do livro tive diversas sensações, tais como, raiva, ódio, cumplicidade e admiração, até mesmo pelo Sr. Carl Treud, pois, conseguir compreender sua paixão pela sua empresa.
Ao final realmente não espera que fosse ocorrer daquela forma, principalmente pelo ocorrido na situação familiar do Juiz Fisk, sinceramente acreditava que seu voto seria levado em consideração tais circunstâncias.
O livro é fenomenal, vale a pena comprar e ler.
Parabéns!
Lindinha 05/02/2013minha estante
Apesar de ser grande fã das obras de John Grisham, achei que o desenrolar dos acontecimentos e o final não foi promissor, apesar de uma linguagem fácil e bastante esclarecedora do assuntos abordados tão presentes na história políticas.
Enfim Valeu..

Leo Rosas 17/04/2024

Existe justiça?
O livro mostra a prática perigosa da eleição dos cargos de juízes estadunidenses. E como ela possibilita a compra de cadeiras nas Supremas Cortes Estaduais.
Como pano de fundo, há o processo de uma cidade contaminada contra uma empresa química que contaminou o lençol d'água da região com produtos cancerígenos.

Simone 03/11/2010

O livro nos mostra os bastidores da corrupção do sistema judiciário norte americano. Apesar de o autor afirmar se tratar de uma ficção parece-nos muito real. A trama é muito bem articulada, levando o leitor a conhecer os meandros da política, suas estratégias, seus encantamentos e seduções, e descobrir o que os políticos e os grandes grupos poderosos são capazes para a conquista do poder. Durante o decorrer da leitura cria-se uma expectativa com relação ao desfecho da trama, o que autor consegue nos surpreender simplesmente com a dura realidade.

Digão Livros 27/11/2011

O bem sempre vence o mal? Os justos sempre vencerão? Qual o lado certo do combate? Nesse livro, o autor mostra que bem / mal depende muito do ponto de vista e dos interesses dos envolvidos. Dentro de um enredo envolvende, dinâmico, e cheio de suspense, o autor esmiuça o mundo eleitoral jurídico dos EUA, apresentando como o $$$ pode corromper todo um sistema. O livro para mim, foi muito bom do começo ao fim. E o fim, mesmo que um pouco previsível, não decepciona. Curti o livro!!!

Tatiana 03/11/2012

Livro: O recurso
Ver blog: http://tatizanon.blogspot.com/2012/05/livro-o-recurso-john-grisham.html

Ghuyer 04/01/2013

Ótima premissa, ótimo desenvolvimento, final decepcionante
Além dos elogios que vinham dos meus avós, a única outra opinião sobre John Grisham que eu tinha conhecimento eram os breves comentários do crítico de cinema Pablo Villaça, da época em que ele teve uma conta do Formspring. Ali, ele comentou que considerava Grisham um cara superestimado, que tinha um ótimo talento para criar situações, mas que não sabia como resolvê-las propriamente.

Agora, depois de ter lido O Recurso, entendo o que ele quis dizer. Não sei quanto ao resto das obras de Grisham, mas em O Recurso é exatamente isso que acontece. E não só.

É um livro muito bom. A trama tem uma estrutura irregular, mas que prende muito bem a atenção do leitor e consegue apresentar as várias frentes da história de modo competente, sem confusão. O primeiro terço do livro, com certeza, tem esse mérito.

O segundo terço do livro já apresenta um pequeno problema de ritmo, levando muito tempo para a narrativa voltar a determinados personagens, que ficam sem serem mencionados por várias páginas. Mas isso é um problema pouco perceptível e que não atrapalha a leitura, já que Grisham tem uma escrita leve e de fácil absorção. Mesmo demorando quase 50 páginas para alguns personagens voltarem à tona, a leitura chega até eles com rapidez. E grande parte desse mérito cabe à trama bem elaborada, em que Grisham expõe sem dó os mais sujos atos de campanha eleitoral.

No meio dessa estrutura narrativa intrigante, mas problemática, percebe-se outro problema, que é falta de um protagonista bem definido. Se no começo da história nos parece óbvio que a narrativa acompanhará o casal composto pelos advogados Wes e Mary Grace, o segundo ato foca mais atenção à juíza Shirley McCarthy, e a terceira parte do livro fala quase exclusivamente do candidato Ron Fisk.

Mas o que estraga o sabor mesmo está na resolução da trama. Um acontecimento absurdamente forçado e dispensável toma conta do terceiro ato do livro, que deixa de ser um drama jurídico por um momento para se tornar um dramalhão familiar bem construído, sim, mas totalmente fora de contexto.

Eu diria que O Recurso é uma leitura absolutamente válida e muito interessante, mas que tropeça em suas páginas finais. É uma reviravolta que não acrescenta nada à narrativa, e apenas dispersa a atenção do foco principal. Uma pena. Mesmo com os deslizes pontuais espalhados pelo livro, John Grisham tinha criado um rico panorama sobre um dos problemas mais graves do sistema jurídico dos EUA. Não precisava mesmo daquela dose de drama pingando nas últimas páginas.

Renata CCS 20/02/2013

A política sempre foi um jogo sujo. A justiça também pode ser.
O RECURSO mostra a influência econômica no poder judiciário. A população de uma pequena cidade no Mississipi adoece, com o passar dos anos, por causa de uma grande empresa química que poluiu as águas da cidade. Há uma ação movida por uma viúva, Jeannete, que perdeu seu marido e seu filho, vítimas decorrentes da poluição. Ela é representada pelo casal de advogados Wes Payton e Mary Grace Payton, que ganham, em primeira instância, o processo contra os acusados. A Krane Chemical, empresa responsável pelo crime ecológico, recorre da decisão judicial. Ao mesmo tempo a obra descreve os pormenores dos bastidores de uma campanha para a eleição de um juiz da Suprema Corte daquele estado. Claro que há muito dinheiro envolvido, e a maior doação para a campanha deste candidato parte de Carl Trudeau, dono da empresa química acusada do crime ambiental. Este é considerado o livro mais polêmico de John Grisham. A elite americana é descrita como sendo abusiva, corrupta e fútil. Como cita a sinopse, os ricos tornam-se mais gananciosos a cada dia e não medem esforços para conquistar o que almejam, nem que para isso tenham que realizar coisas ilícitas. O enredo é polêmico e chocante: o autor relata coisas que parecem absurdas em um primeiro momento, mas se pararmos para analisar é exatamente o que ocorre no mundo onde o poder e o dinheiro estão nas mãos de poucos. Para quem gosta de drama jurídico, esse livro é uma boa escolha.

Thiago 20/10/2014

Marionetes, todos estão sujeitos...
Estamos no período eleitoral, muitas campanhas atuais lembra a de Ron Fisk, não percebemos as manipulações por detrás de cada candidato, quem o apoia, quem financia sua candidatura etc. Nessa história cria por John Grisham, aliás, o primeiro livro dele que leio, cita as tramas de política corrupta e hipócrita. Não da para negar que aqui no Brasil se tem uma geração até pior do que o narrado no livro daria para cada personagem do livro um nome de algum deputado ou vereador desse meu país. O sentimento que aflora nos julgamentos vai além apenas das papeladas, vidas estão em cena junto com sentimentos despedaçados, o intimo de quem processa ou é processado ninguém poderá um dia julgar, é algo terrível para qualquer um se colocar no lugar de algum deles.
Pessoas vão ao chão outros iram as nuvens depois de decisões, por muitas vezes manipuladas ou não.
John nos apresenta uma narração a meu ver histórica, quando aparece um candidato do nada, com boa fisionomia e oratória perfeita, é de suspeitar, mas difícil de descobrir quem está por trás de toda essa manipulação, hoje acredito que todos são manipuláveis ninguém fica de fora desse mundo das marionetes.
Leitura fácil e cativante recomenda a todos.

Tauan 22/09/2015

Este foi o meu segundo livro do autor, e se mostrou bem melhor que o primeiro (O Advogado).
Apesar de não poder ser comparado a autores como Sidney Sheldon ou Danielle Steel, neste livro Grisham se revela realmente um bom escritor.
Este livro tem mais ritmo, é mais envolvente e trata de um tema mais interessante que o anteriormente citado.
O autor consegue desenvolver dua tramas paralelas sem deixar o livro confuso ou enfadonho, e melhor, no final ele revela que as duas tramas são na verdade interligadas! Porém a falha do autor está em ser prolixo, ele prolonga muito a história, que por exemplo poderia ser reescrita passando de 380 para 250 páginas, sem prejudicar o desenvolvimento das histórias abordadas, apenas "enxugando" o texto.
As histórias contadas são a de um jovem casal de advogados que, à beira da falência, lida com um caso especialmente difícil e promissor; e a da eleição para o cargo de juiz da suprema corte do Mississipe, uma disputa acirrada cujos atores principais atuam atras da cortina.
Enfim, temas tipicamente americanos e polêmicos.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

M. Scheibler 09/11/2011

Considerado o livro mais polêmico de John Grisham, O RECURSO mostra a influência econômica no poder judiciário. Como cita a sinopse, os ricos tornam-se mais gananciosos a cada dia e não medem esforços para conquistar o que almejam, nem que para isso tenham que realizar coisas ilícitas. O problema é que essa ilegalidade passa batida pelos olhos da justiça, pois o dinheiro envolvido "cala" aqueles que poderiam banir esse problema.

Uma grande empresa química polui as águas de uma pequena cidade e a população adoece com o decorrer dos anos, principalmente com câncer. Uma acusação nítida, mas que se põe em dúvida por influência dos poderosos.

A obra descreve os pormenores dos bastidores de uma campanha para a eleição do juiz da Suprema Corte do Estado do Mississipi. Muito dinheiro envolvido, a maioria doação dos reais interessados na eleição de determinado candidato. A atual juíza liberal perde o cargo para um candidato mais "linha dura" e o que parecia uma acusação devidamente comprovada contra a empresa química, deixa "na mão" milhares de vítimas desse crime ecológico.

Um enredo polêmico e metódico. E por que não dizer, chocante. O autor relata coisas que parecem absurdas, mas se pararmos para analisar, é exatamente o que acontece num mundo que está ao alcance de poucos: o dos milhões em dinheiro, que pode comprar o que quiser!!!