Siege and Storm

Siege and Storm Leigh Bardugo

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

luizaafs 27/04/2024

Muitoooo melhor que o primeiro! O desenvolvimento dos personagens? Chef kiss ? mas o final foi sensacional, preciso do próximo!!

Luh 14/04/2024

Siege and Storm
Achei que foi uma ótima continuação pro primeiro livro. Pensei que fosse ser corrido esse negócio todo de guerra e etc, mas a autora deixou em um ritmo muito bom pra ler.

Eu gostei de como a gente consegue perceber os momentos em que a Alina vai duvidando sobre ela mesma. Ela acaba perdendo a noção dos princípios dela, cada vez ficando mais gananciosa e buscando mais e mais poder, o que são atitudes que acabam assemelhando muito ela com o Darkling. Ela pensa muito em se deixar ir, mas sempre se convence a ficar pelo bem de Ravka.

O jeito que as emoções dos personagens são muito bem descritas e similares com a realidade mesmo foi uma das coisas que eu mais gostei. A gente vê, além das emoções da Alina, todo o "teatro" que o Nikolai, como príncipe, precisa fazer em frente a todo mundo e como ele odeia isso, mas tem que continuar pelo bem de Ravka. Alem disso, o Mal também expressando seus sentimentos sobre as mudanças que a Alina está passando, como isso incomoda ele e ao mesmo tempo deixa ele assustado. Parte ruim: MUITOS CIÚMES (por parte dos dois, mas principalmente o Mal). Essa masculinidade frágil estraga o relacionamento todo.

"You know the problem with heroes and saints, Nikolai?? I asked as I closed the book?s cover and headed for the door. ?They always end up dead."

L 09/12/2023

Gostei mais do primeiro livro, houve mais dinamismo e um melhor equilíbrio durante a narrativa.

Neste volume, senti que o ritmo foi mal distribuído. Houve muito ação no primeiro terço do livro, mas o resto foi muito monótono, sem avanços muito realistas e apenas nos últimos 10% houve ação (muito apressada, devo apontar). O início devia ter sido mais longo, dando-nos a oportunidade de conhecer mais a vida da Alina e do Mal como fugitivos, como eles se sentem em relação às escolhas que fizeram e quais seriam os objetivos deles. O meio foi extremamente parado e a única coisa que recebemos foi problemas de comunicação entre a Alina e o Mal. Para melhores amigos, eles com certeza não comunicam bem (sobretudo por parte da Alina). O final foi muito apressado e honestamente não fiquei com interesse para ler o volume final.

A melhor adição neste livro (para mim) foi o Nikolai, adoro personagens com o seu sentido do humor, e gostei que fosse uma personagem inteligente e determinada.

Julia 26/11/2023

Da licença que os melhores persongens desses livros chegaram!
Esqueçam a Alina e o Mal, pra mim eles não são nada comparados a toda a leva de personagens que são introduzidos aqui.
Tirando a babozeira do começo desse livro (sobrevivam a ele, vale a pena!). Estou relendo esse livro depois de quase 7 anos, e eu lembrava que amava esse livro mas mesmo assim voltar a ele me surpreendeu. Aqui, finalmente a Alina começa a ganhar profundidade e complexidade e é maravilhoso ver essa evolução, mesmo que esses passos pra frente às vezes sejam acompanhados de 2 passos pra trás. Ver como todo o resto desse mundo vai se articular ao redor desses desdobramentos é muito interessante. É aprofundada aqui as questões religiosas e entendemos melhor sobre os Grisha e mais da política desse mundo. O final desse livro sempre me arrepia, se tivesse acabado ali nem ia reclamar.
Diferente do outro esse é um livro cheiooooo de ação e tensão, tudo bem construído, bem superior ao primeiro.

claribnha 23/11/2023

Maly insuportável
Nikolai divo demais meu deus, se não tivesse o maly seria tudo mais fácil deus, na questão amorosa né, mas tudo bem, só quero terminar pra ler six of crowns ?

Nina 15/07/2023

Ótimo segundo livro
Siege and Storm cumpre seu papel de ser um livro intermediário, ele cria perfeitamente o sentimento de antecipação para a conclusão da trilogia. Vemos muito mais planejamento ao invés de batalhas em si, mais foco no desenvolvimento dos personagens e de seus relacionamentos enquanto acompanhamos o conflito de Ravka escalando cada vez mais. É perceptível a evolução da escrita de Leigh Bardugo: os diálogos são mais realistas e cativantes, os novos personagens introduzidos (oi, Nikolai e gêmeos) são mais interessantes do que os que já conhecemos, e destaco novamente o quanto o desenvolvimento se tornou mais presente, tornando este livro menos raso que o primeiro.
Um dos aspectos mais interessantes da trama foi a decadência psicológica de Alina, nossa principal. Ao longo do livro, torna-se perceptível como ela perde a noção de seus princípios, cada vez mais tomada pela ganância e deixando-se levar por seu poder, cada vez assemelhando-se mais com Darkling. A própria Alina percebe isso e sua relação conflitante entre não querer se perder, mas ao mesmo sabendo que precisa tornar-se mais poderosa para salvar Ravka é muito bem descrita e desenvolvida. Também nos aprofundamos mais no psicológico de Mal, que se encontra intimidado pelas rápidas mudanças de Alina, deixando suas inseguranças (cof cof masculinidade frágil) atrapalhar seu romance; apesar de irritantes, suas atitudes infelizmente são realistas e isso é outro ponto forte dessa nova visão de desenvolvimento de Bardugo.
Apesar de não ter tido tanta ação quando o primeiro, este livro conseguiu superar seu antecedente. A leitura me ocorreu de forma mais dinâmica e fluída, a história em si tomou mais forma e evoluiu muito. Prontamente já peguei o terceiro e último livro, ansiosa para finalizar essa trilogia que tanto me surpreendeu.

Libia Sousa 13/07/2023

Meio parado
Eu achei esse livro um pouco parado após os primeiros capítulos, mas logo no meio descobrimos que terão uma jornada longa contra o Darkling, achei interessante, mas um pouco parado!

Bia 09/06/2023

Poderia ser melhor
Gostei muito do livro, porém não amei. Começou com bastante ação porém pro meio ficou mais barato e no final teve ação novamente, uma muito boa por sinal.
A Alina tem horas que eu gosto dela, outras a acho um pouco chata. Mas me diverti com a leitura mesmo n amando.

graziiffraga 01/04/2023

Frustrante
Comecei o livro imaginando que eu ia amar... coitada. Me frustrei, achei a ambientação bem feita, mas o resto do livro foi tão monótono. Parecia que eu tava lendo a mesma coisa toda hora, e não me encantei com os personagens.

belasreads 20/03/2023

Porque esse livro é tão lento??
Esse livro estava indescritivelmente bom nos primeiros 40% de leitura. EU JURO?!!!! Muito dinâmico, várias cenas muito fofas entre o Mal e a Alina, uma ambientação diferente, personagens novos e interessantes? resumindo, tava tudo de bom. Mas depois disso eu fiquei bem frustrada.
Minha primeira frustração foi o Nikolai. Eu esperava um personagem alívio cômico que eu fosse me apaixonar (muita gente, inclusive, coloca ele como o único aspecto bom desse livro), mas a realidade foi bem diferente. Eu achei ele um personagem até meio sem graça e simplesmente normal, provavelmente por conta dessa expectativa enorme que eu criei. Pareceu que o único objetivo dele no livro era afastar o Mal e a Alina (o que realmente aconteceu, mas a culpa não pode ser inteiramente atribuída a ele)? Eu esperava que ele fosse formar um laço de amizade com a protagonista, porém o que pareceu foi que ele é apenas mais uma pessoa que vê a Alina APENAS como a Sun Summoner ? tal qual o Darkling e o Apparat. E isso me incomodou muito.
Também fiquei muito frustrada com a lentidão do livro. Meu deus, parecia que eu lia a mesma coisa toda vez que eu iniciava um capítulo novo. Era tudo monótono e igual.
Mas, um dos pontos positivos, que adicionou pontinhos à nota final do livro, foi o gigantesco plot no final. Foi uma reviravolta que eu realmente não esperava e que adicionou uma ansiedade e ritmo que eu estava sentindo falta nesse livro!! Gostei muito mesmo do final.
Não foi um livro inteiramente ruim, mas definitivamente vai ser o pior da série.

Alecio Miari 16/03/2023

Hey Alina, burn everything!
A história continua do ponto que acabou o primeiro livro onde acompanhamos Alina e Mal indo em direção ao oeste para fugir do Darkling.
Alina desconfia que ele ainda esteja vivo e por isso não usa seus poderes de Sun Summoner, o que faz com que ela pareça fraca e doente, já que neste mundo o melhor é usá-los com certa frequência para te dar mais energia.

O livro mal começa e eles já são capturados, o que achei bem estranho porque esperava que viveríamos suas vidas cotidianas por um certo tempo até ficarem bem confortáveis. Mas do nada o Darkling, com o apoio de algumas Grishas e uns seres sombrios que ele invoca, colocam os dois em um barco para ir caçar a serpente do mar no Norte, planejando conseguir um novo amplifier para Alina e assim ele ter maior poder sobre ela.

Este ponto que me incomodou bastante porque não consegui ver lógica alguma sobre obter algo que faria a Alina ficar mais forte ainda e então ele teria uma maior influência nela. Se com o primeiro amplifier ele já não foi capaz de controlá-la, como ele faria agora?

Com uma sucessividade de eventos Alina volta para o reino ao lado do príncipe sumido Nikolai e passa a assumir uma identidade de liderança. Ela aceita que é a Sun Summoner e começa a agir como tal. Isso tem impacto em todas as áreas de sua vida, inclusive seu relacionamento com Mal (que vai de MAL a pior - BA DUM TSS) e em suas ideias. Ela passa a operar mais estrategicamente e de forma muito racional, escondendo ao máximo suas fraquezas e sentimentos.

Tem um truquezinho que o Darkling vai fazendo e ele é meio a explicação do por quê ele acredita que vai conseguir controlar Alina, que já possui os dois amplifiers e que está conhecendo a história do Santo que invocou o poder de três amplifiers.

Interessante acompanhar a prepação que eles estão fazendo no reino para se proteger de um eventual ataque do Darkling. As alianças que são formadas, a nova estrutura dos exércitos e as defesas montadas são fascinantes e eu poderia passar mais tempo neste período da história.

Nikolai, Tolya and Tanya são os melhores personagens na minha opinião pois, além de irem evoluindo ao longo dos acontecimentos, eles possuem agradáveis surpresas durante o processo.

Particularmente fiquei incomodado com Alina mais para o final da história, pois eu achava que sua personagem estava tomando decisões que não condiziam com o que víamos até aquele momento. Porém a autora a salvou quase na última cena da batalha, já que fez Alina voltar ao caminho daquilo que pareciam ser seus ideais.

E para variar, o livro termina com a história no meio e agora temos o terceiro para ler que já na capa mostra o pássaro de fogo. Espero que eu me engane, mas este terceiro me soa mais do mesmo... Neste livro era amplifier da água, no próximo amplifier do fogo. Espero que eu esteja errado.

A história é boa, mas não tanto quanto o primeiro. Me deparei lendo capítulos que eu ansiava pelo final.

Byfeferreira 27/02/2023

Interessante, mas poderia ter sido melhor.
A trilogia Grisha tem muitos problemas que a Leigh Bardugo, ainda bem, foi melhorando nos outros livros dela, e que me deixou levemente desanimada de estar relendo.

No geral eu senti que o enredo, nesse livro, andou pouco e enrolou em alguns pontos, preferindo se extender por exemplo, no relacionamento dos protagonistas que é o ponto menos interessante da história.

Inclusive, por ter reassistido a série recentemente, estava com a memória dos personagens lá, então foi quase uma surpresa me deparar com Alina e Maly aqui sendo extremamente chatos (principalmente o Maly).

Algumas viradas da história foram interessantes e o final é muito empolgante e da vontade de começar o próximo livro imediatamente, mas acho que isso não faz a leitura como um todo valer tanto.

Agora o que me deixa muito empolgada e faz a leitura valer para mim é a chegada do maior de todos: Nikolai Lantsov!!!

Brincadeiras a parte, o personagem traz um lado diferente para a história e para Alina e deixa sim a história mais empolgante e sei que muitos concordam comigo visto que ele é o favorito de 95% do fandom.

No geral, foi uma releitura interessante, mas confesso que esperava mais desenvolvimento de enredo e menos Alina e Maly.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6