Em Busca da Política

Em Busca da Política Zygmunt Bauman

Resenhas - Em Busca da Política

Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Bauman discute a crise da política no mundo contemporâneo e as dificuldades em se encontrar um projeto que possa guiar a ação coletiva e a luta contra as injustiças e desigualdades. Para Bauman, vivemos em um mundo em que as relações políticas são cada vez mais efêmeras e fluidas, o que dificulta a construção de identidades coletivas e a articulação de demandas comuns. O autor argumenta que a sociedade contemporânea valoriza a individualidade em detrimento da coletividade e, por isso, é necessário repensar o papel da política na construção de um mundo mais justo e igualitário.

Fichamento:

Zygmunt Bauman é um sociólogo polonês que, ao longo de sua obra, se dedica a analisar as transformações da sociedade contemporânea. Em "Em Busca da Política", Bauman discute a crise da política e a dificuldade em se encontrar um projeto que possa guiar a ação coletiva.

Para o autor, vivemos em um mundo em que as relações políticas são cada vez mais efêmeras e fluidas, o que dificulta a construção de identidades coletivas e a articulação de demandas comuns. A sociedade contemporânea valoriza a individualidade em detrimento da coletividade, o que leva a uma fragmentação social e a uma dificuldade em se construir um projeto político coletivo.

Bauman argumenta que a falta de um projeto político coletivo leva a uma despolitização da sociedade e a uma incapacidade de se enfrentar as desigualdades e injustiças sociais. Ele defende a necessidade de se repensar o papel da política na construção de um mundo mais justo e igualitário.

O autor também discute a relação entre política e identidade, afirmando que a construção de uma identidade coletiva é fundamental para a ação política. Ele critica a ideia de que as identidades são fixas e imutáveis, argumentando que elas são construídas a partir das relações sociais e que podem ser transformadas.

Ao longo do livro, Bauman também analisa a crise das instituições políticas tradicionais, como os partidos políticos e os sindicatos. Ele argumenta que essas instituições perderam sua capacidade de representar os interesses dos cidadãos e que é necessário repensar o modelo de organização política.

Por fim, Bauman defende a necessidade de se construir um projeto político que leve em conta a complexidade e a diversidade da sociedade contemporânea. Ele afirma que é necessário valorizar a pluralidade de identidades e demandas e construir um projeto político que leve em conta essa diversidade.

Introdução de Bauman sobre a crise da política e o papel do Estado moderno;
O Estado moderno como "mecanismo de dominação" e sua relação com a burocratização da política;
Bauman discute a evolução histórica do conceito de política, desde a Grécia Antiga até a modernidade;
A relação entre política e moral, e a influência das emoções e dos valores na tomada de decisões políticas;
A busca por uma política mais democrática e participativa, que permita uma maior inclusão e diversidade de vozes;
O papel da mídia e da opinião pública na construção da política contemporânea;
A importância da ética na política, e a necessidade de se estabelecer critérios claros para julgar a conduta dos políticos;
A crítica de Bauman ao "pensamento único" e à polarização política, e sua defesa de um diálogo pluralista e respeitoso entre diferentes visões de mundo;
A discussão sobre a responsabilidade individual na construção da política e da sociedade, e a importância da consciência cívica;
A conclusão de Bauman sobre a necessidade de se repensar o papel da política na sociedade contemporânea, em busca de uma maior justiça, liberdade e igualdade.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Samuel 04/08/2020

Complexo, necessário, libertador e angustiante
Leitura complexa, porém necessária - assim como também é a natureza da própria política social. Interessante observar o quão pertinente as questões permanecem desde a época em que foi publicado o livro (1999). Não vou negar, estou ainda mais desencantado com o mundo e pessimista no que diz respeito às mudanças possíveis a curto prazo. Espero estar completamente enganado a respeito das minhas baixíssimas expectativas para com os rumos da humanidade. "Ter liberdade para optar é liberador e gratificante. Mas ao mesmo tempo é estressante e o mais das vezes penoso, angustiante."
Douglas 20/03/2024minha estante
bom garoto!

Zele 27/06/2020

Complexo
Eu gosto muito do Bauman, mas acho uma leitura bem complexa. Faz uma incrível análise social, que faz a gente compreender um pouco e questionar o mundo.

vtsoares 28/07/2017

Leitura obrigatória para quem quer discutir política a um nível mais elevado!
Zygmunt Bauman tem uma das maiores qualidades de um escritor: discorrer sobre temas complexos com a maior simplicidade possível (frise-se o termo POSSÍVEL), guiando-nos por suas premissas e conclusões acerca de valores sociológicos caros à sociedade de maneira inexorável.

O livro, em si, traz um panorama importantíssimo de como a política e outras instituições se desenvolveram ao longo do tempo como forma de equalizar as dores da sociedade, e como se deu o fenômeno de mutação que resultou no estado social à época do livro - falta de perspectivas, sentimentos de impotência e independência em relação aos poderes políticos, insegurança endêmica, entre outros (cujas consequências expostas são ainda mais acentuadas atualmente, 18 anos após a primeira publicação).

Particularmente, o livro me fez refletir sobre diversos aspectos sociais e, em alguns casos, repensar pré-conceitos que carregava, entendendo melhor determinadas situações e, com isso, formulando ideias mais concretas, substanciadas e, como não poderia deixar de ser, mais coerentes com a minha epistemologia "pós-Bauman".

Livro fantástico, deveria ser leitura obrigatória nas diversas faculdades de humanas que, em algum grau, envolvem a sociologia.
Samuel 05/08/2020minha estante
Adorei suas palavras! ???

Jayme 02/10/2011

Orelhas do Livro
O Argumento central deste livro reside na idéia de que a liberdade individual só pode ser produto do trabalho coletivo, ou seja, só pode ser garantida coletivamente. Entretando, como mostra Zygmunt Bauman, hoje rumamos para a privatização dos meios de assegurar esta liberdade - projeto que, se pretende ser um tratamento contra os males atuais, está fadado mais funestos resultados.
O significado mutável da política é o tema do primeiro capítulo. Os problemas relativos aos instrumentos existentes de ação políticas e as razões de sua decrescente eficácia são discutidas no segundo; as linhas gerais que podem guiar a reforma que se faz necessária são traçadas no terceiro. As perspectivas da ideologia num mundo pós-ideológico, da tradição num mundo pós-tradicional e dos valores comuns numa sociedade atormentada por "crises de valores" são abordados em seções independentes.
Em mais um brilhante ensaio, Bauman se engaja na luta para tornar novamente possível a arte de traduzir os problemas pessoais em questões de ordem pública - imperativo vital e urgente para a renovação da política. Uma verdadeira investigação sobre a relação entre a estrutura do mundo atual e a maneira como nele vivemos.

ZYGMUNT BAUMAN, sociólogo polonês, iniciou a sua carreira na Universidade de Varsóvia, onde ocupou a cátedre de sociologia geral. Teve artigos e livros censurados e em 1968 foi afastado da universidade. Logo em seguida emigrou da Polônia, reconstruindo a sua vida no Canadá, Estados Unidos e Austrália, até chegar à Grã-Bretanha, onde em 1971 se tornou professor titular de sociologia da Universidade de Leeds, cargo que ocupou por 20 anos. Responsável por uma prodigiosa produção intelectual, recebeu os prêmios Amalfi (em 1989, pelo livro Modernidade e Holocausto) e Adorno (em 1998, pelo conjunto de sua obra). Atualmente é professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia.

No Brasil, Bauman tem 18 livros publicados.