His Dark Materials

His Dark Materials Philip Pullman

Resenhas - His Dark Materials

Lucas1429 22/05/2024

The Golden Compass
The Golden Compass é realmente fascinante. A obra é extremamente cativante e interessante do início ao fim, com um desenvolvimento executado habilmente e bem estruturado. Além disso, possui personagens marcantes que contribuem para a conexão entre leitor e personagens. Os personagens são bem interessantes, possuindo histórias passadas que, embora não recebam tanto destaque, tornam essa obra ainda mais rica e impressionante.

Mateus 19/01/2024

Uma obra recomendável, mas longe de ser grandiosa
His Dark Materials é uma saga bastante reconhecida, no entanto vejo que após o furor do seu lançamento ha cada vez menos pessoas que a colocam num pódio dentre as grandes obras do gênero, e lendo-a pela primeira vez na sua integra consigo entender o porquê.

Em resumo: Temos um primeiro livro muito bom. Um segundo livro que também começa de maneira interessante, mas vai adicionando elementos de wordbuilding em excesso. Ao mesmo aqui nos focamos em muitos personagens novos ou que mal apareceram no volume anterior, ficando figuras interessantes como o urso Iorek esquecidos no limbo.

Por fim, o ultimo volume foca mais na relação de certos personagem e deixa o grande conflito da trama (Que mal precisava acontecer na escala proposta, para inicio de conversa) a ser resolvido de maneira rápida e insatisfatória, para não dizer que ele parece que mal é resolvido de certa forma.

Quanto a visão sobre a religião na historia, um dos grandes motivos do furor na época do lançamento, durante 90% na narrativa achei interessante a visão que é dada, algo mais agnóstico do que propriamente ateísta. Infelizmente os últimos capítulos depois do grande conflito (Que por sinal, são cheios de exposição preguiçosa para resolver as pontas soltas) detém alguns monólogos que mais pareceram ataques gratuitos, uma pena.

Também da pra ser feito um critica sobre a protagonista feminina, descrita como uma garota moleca e audaz no inicio da obra, mas que pelo resto da historia se comporta como uma dama detentora de um estoque colossal de falas fofas e elogios/juras de amor aos outros personagem. Ha criticas a ser feito também ao instrumento especial que ela sabe usar e o que acontece com essa habilidade após o climax.

Dito tudo isso, eu ainda RECOMENDO ESSA OBRA, a visão que o autor quis passar foi única e ele criou nesse processo personagens e conceitos muito interessantes, o problema ocorreu a medida que ele quis adicionar muito coisa em poucas paginas. Mais uma vez, uma pena.

Srta..GrapiAna 29/03/2023

Uma coleção perfeita
O livro é fantástico, cativante, envolvente, definitivamente uma leitura maravilhosa...
A coleção inteira, quando lida em sequência se mostra como uma história-jardim, onde o autor planta uma semana e a história cresce a sua maneira.
Como essa leitura foi uma releitura, pude perceber algumas pontos solta, ou pontos que poderiam ser melhor construídos ou até escrito de maneira diferente para fazer mais sentido. Deu pra perceber que o autor foi construído a história a medida que os livros foram sendo publicados, em vez de já ter um final em mente desdo início.
Mas no fim, a história é muito envolvente, e os personagens são tão marcantes, que quando terminei queria ler tudo de novo.

Loba Literária 04/02/2022

Pullman dando motivo para ser chamado de "o melhor contador de histórias de todo o sempre". A escrita desse homem é de outro mundo, muito poética e visual. Não me conectei muito no começo, e teria considerado largar se não tivesse comprado a edição com os três livros. Agora, quero muito ver a série.

TereLara 16/12/2012

The Northerns Lights (As luzes do Norte) - 1o livro da Trilogia, filmado como The Golden Compass
Amei o livro. Já tinha visto o filme, que é bastante fiel ao livro. No entanto, o final é diferente e alguns conceitos também (por exemplo no livro Lyra descobre logo que a Mrs. Coulter é sua mãe; Lord Asriel é mais obscuro no livro do que no filme_. Vou ler os outros dois volume da trilogia.

O livro conta a história da garota Lyra Belaqua e é o seu envolvimento que traz à tona os personagens. Lord Asriel, a quem ela admira e teme como tio, estudioso e aventureiro, mas que na verdade é seu pai.
Mrs Coulter, a quem ela no início admira como exemplo feminino, até descobrir o quão obscura ela pode ser, e que vem a saber que é sua mãe. Os gipsy que a ajudam em tudo e de quem ela se torna protegida (Lord Faa, Farter Coran, Tony Costa). O grande rei-urso Iorek Berninson, a quem ela auxilia antes, que a protege e a quem ela ajuda a ocupar o seu trono por direito.

Num mundo onde a alma das pessoas está à mostra fora de seus corpos, na forma de animais (os daemons - quando ainda são crianças as almas podem mudar de forma e na adolescência, definem-se), um pesquisador descobre uma partícula, ligada à alma das pessoas. Lord Asriel descobre que essa partícula está vindo da Aurora Boreal (The Northern Lights), consegue fotografá-la de uma forma especial, descobre que essa partícula está vindo de um outro mundo visível na Autora e decide ir até lá.

Lyra é uma criança especial, que consegue ler os acontecimentos futuros no alethiometer (The Golden Compass).

Mrs Coulter é sua mãe, obcecada pelo poder, que abriu mão de Lyra e do amor de Lord Asriel para se manter casada com um homem poderoso. Agora, ela está aliada à igreja (Magisterium) e fazendo coisas abomináveis para poder desvendar os mistérios da partícula (Dust) antes que Lord Asriel consiga.

O livro trata da admiração, do amor e da amizade, dos valores corretos (Lyra, seus amigos e até cert ponto Lord Asriel). Mas também de ambição, poder e das coisas abomináveis que as pessoas fazem por causa deles (Mrs Coulter, o Magisterium e seus asseclas).