Trem de Istambul

Trem de Istambul Graham Greene

Resenhas - TREM DE ISTAMBUL

Fábio 24/12/2014

Ótimo clássico
Um dos primeiros livros de um grande autor. Interessante que reli ao mesmo tempo outro livro da mesma época 'Capitães da Areia' de Jorge Amado. Os dois são politicamente românticos, mas Graham Greene é um escritor muito mais talentoso que Jorge Amado. Os personagens são muito bem caracterizados e a maneira com que ele passa de um para outro é grandiosa. Não acho seu melhor livro, gosto mais de 'Nosso Homem em Havana' do 'Americano Tranquilo', mas ainda assim, um grande livro.

Adrianna 20/08/2010

Impressões
A princípio, achei que o livro não era lá grandes coisas.
E em partes eu até estava certa, que me perdoem quem é fã do autor.

O livro é dividido em cinco partes: Ostende, Colônia, Viena, Subotica e Constantinopla.
A narrativa é bem contínua, e só dá uma pausa de uma parte para outra.
Por mais legal que seja esse detalhe, porque te prende a ler até o fôlego acabar, é muito ruim na narrativa desse autor (nunca li outro livro dele), porque eu simplesmente me perco nas falas, ele não identifica corretamente um trecho do outro quando troca a cena e os personagens, então deixa a coisa meio a "acompanhe se puder", tive de reler uns três trechos para entender que tinha trocado de personagens a cena, e é importante isso pois em uma parte ele simplesmente faz isso o tempo todo, pulando de um lugar a outro.

As personagens são comuns, o que dá idéia de uma visão bem realista deles e o que me deixou frustrada, pois além de realista foi também imprevisível, demais na minha opinião, o casal que se desenvolve durante a história toda é simplesmente apagado nas últimas páginas, e é bem nas últimas mesmo, do tipo, não deu, fim.
O tempo que se passa também é bem característico e descritivo (o que gostei bastante). O cenário é o trem e algumas estações em que este para, consegui sentir o ambiente fechado do trem, e também o frio.

Em geral, quem gosta desse tipo de história improvável vai gostar, eu não gostei muito, não achei perda de tempo, mas poderia passar sem ele tranquilamente.