Como ler literatura

Como ler literatura Terry Eagleton




Resenhas - Como ler literatura


81 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Thiago275 02/05/2024

Excelente!
Publicado pela primeira vez em 2013 na Inglaterra e em 2019 no Brasil, Como Ler Literatura é um livro em que o Prof. Terry Eagleton se dispõe a nos ajudar a analisar vários aspectos das obras literárias, através da "leitura vagarosa" tão rara nesses tempos de redes sociais de vídeos curtos.

Eagleton esmiúça os elementos da obra literária, tais como seus Inícios (que, a depender do talento do escritor, pode capturar ou afugentar o leitor), seus personagens (pelos quais podemos ter simpatia, mas não empatia, se quisermos analisá-los com clareza), narradores (dos quais devemos sempre desconfiar, mesmo que supostamente oniscientes) e as variadas interpretações que se pode dar às obras escritas (desde a mais simples canção infantil até o poema mais erudito).

O livro é extremamente interessante, mas o capítulo final é precioso. Nele, o autor se propõe a buscar a resposta para a seguinte questão: o que faz uma obra literária ser boa ou ruim? Ao contrário do que se possa pensar, ele não dá uma resposta categórica. Ao contrário. O professor se demora descontruindo todas as respostas mais óbvias: originalidade, verossimilhança, universalidade, tratamento da linguagem, narrativa imponente, etc.

Ao final, a lição que fica é que podemos gostar de um livro que não admiramos (cof cof Dan Brown), assim como podemos e devemos admirar um livro do qual não gostamos (cof cof Dostoiévski).

Foi uma leitura super agradável, já que o texto do Prof. Eagleton é muito fluido, engraçado e irônico. Recheado de exemplos, o autor cita inúmeros clássicos e contemporâneos, desde Homero e Dante, Shakespeare e Milton, Melville, as Irmãs Brontë, Dickens, Baudelaire e Agatha Christie. Até Harry Potter, representante mais recente da longa lista de protagonistas órfãos da literatura inglesa, ganha destaque nas páginas e nas análises do professor. O que demonstra que, longe de ser preconceituoso, ele está aberto a novas obras que podem se tornar os clássicos do futuro.
comentários(0)comente



Stefanny Barreto 09/02/2024

Esse é um excelente livro teórico. Adoro a escrita de Eagleton e tudo que ele nos proporciona aos olhos da teoria. É um livro que sempre tenho por perto. ?
comentários(0)comente



ogatoleu 07/02/2024

Como ler literatura?
Para um livro em muitos aspectos literário, "Como ler literatura" parece surpreendentemente oblíquo em relação a este fato. A começar pelo título. "Como ler literatura" é uma afirmação que se diria praticamente enganosa. O "como" sugere uma receita de bolo, um consenso. Creio que muitas pessoas quiseram ler este livro como uma fórmula pronta que esgotasse o assunto, ou ao mínimo uma coletânea de todas as fórmulas existentes sobre o assunto (e certamente o autor recebeu vantagens monetárias disto). "Literatura" é um objeto sem qualquer tipo de adjunto, o que pode dar a entender que o autor se inclina a dissertar sobre quaisquer tipos de obras. Muito pelo contrário. O autor tem uma preferência (por vezes até irritante) por falar quase que exclusivamente de obras britânicas e estadounidenses. E no entanto, apesar de algumas pontuais discordâncias, gostei bastante do livro.

Acredito que o autor estava ciente de todas essas impressões que o livro causaria. Afinal de contas, Terry Eagleton é um crítico literário. Se tem alguém que está ciente de como um livro será possivelmente recebido e interpretado, esta pessoa é um crítico literário. Eu sou do ponto de vista que o próprio livro é uma resposta a essas opiniões. O livro é esquivo em relação a muitas coisas, desviando de afirmações categóricas mas habilmente evitando cair num relativismo excessivo. No entanto, uma das poucas mensagens do livro que não são questionadas ou satirizadas ou desditas, é esta: "dizer uma coisa significa obrigatoriamente excluir outra" (p. 119). Este livro, como qualquer obra literária, não espera contar tudo o que há para se dizer sobre um assunto, nem planeja falar sobre todas as formas que esse assunto pode assumir. Isto seria impossível. Podemos sim questionar, por exemplo, o fato de o autor falar majoritariamente de autores brancos, mas, ao mesmo tempo, não podemos esperar de um livro que ele consiga exaurir um tópico teórico. Este é um livro dentre vários sobre o assunto. Nâo existe uma forma universalmente válida de discorrer sobre literatura. Por isto, talvez uma forma possível de enxergar este livro sejá lê-lo não como um "Como ler literatura", mas um "Como ler literatura?"

É um livro para "iniciantes" (como eu) no tema, mas apenas se considerarmos o livro enquanto forma. Ele não esgota os temas que discute, mas lança uma sementinha de assuntos extremamente complexos para um público mais leigo. O livro não é apenas o que o livro contém, mas também o que se pensa e questiona entre um parágrafo e outro, além das associações que ele cria. Pra quem nunca ouviu falar do que o livro fala, é um livro que gera as primeiras perguntas. O que a meu ver é uma habilidade subestimada. Existe habilidade no academicismo, mas também na abertura de portas para aqueles que querem adentrar esse universo.

Outro ponto diz respeito à minha própria avaliação deste livro por aqui. O autor estabelece uma distinção importante: "gostar de uma obra de arte não é igual a admirá-la. Você pode gostar de livros que não admira e pode admirar livros de que não gosta". Sempre tive algumas queixas sobre como plataformas no estilo do Skoob não fazem essa diferenciação. Existem muitas obras que eu tenho resistência a ler ou que não gostei, mas isso não me impede de admirá-las. Quando escrevo uma resenha ou avalio um livro com estrelas, esse é sempre um questionamento que eu faço. Às vezes pendo para o "gostar", às vezes para o "admirar", mas é sempre algo que me confunde muito.

site: instagram.com/ogatoleu
comentários(0)comente



Mariana 03/02/2024

Um bom ponto de início para entender literatura
O livro possui apenas cinco capítulos, sendo cada um sobre um elemento importante para analisar literatura: inícios, personagem, narrativa, interpretação e valor. Nessa estrutura, fica mais simples entender o pensamento do autor e como o assunto evolui. Eu também destacaria a linguagem simples e acessível como algo importante para a leitura desse livro.

De modo geral, o livro é ótimo como ponta pé inicial para aprender a ter leituras mais analíticas. Um ponto forte bem interessante é que o autor recheou os capítulos com exemplos práticos, citando e apresentando constantemente trechos de histórias clássicas para exemplificar sua fala, assim como analisar o trecho apresentando.

Como contraponto, eu só deixaria registrado aqui que faltou mais contexto ao citar estilos literários. São apresentados exemplos de trechos de cada estilo, mas não são apresentadas explicações de cada estilo. Por se tratar de um livro para iniciantes, acredito que faria sentido agregar mais explicação sobre isso. De qualquer forma, isso não afeta na compreensão do texto em nenhum momento, só somaria mais conhecimento.
comentários(0)comente



Gabriela Gonçalves 02/02/2024

Nesse livro, Terry Eagleton tenta aproximar a crítica literária ao leitor comum. Usando alguns textos clássicos como exemplo, ele apresenta algumas chaves de interpretações e análises para pensar criticamente um texto literário. Eu gostei muito do livro porque te faz questionar muitos aspectos sobre o ato de ler e interpretar, além de expandir sua visão para outros detalhes da construção textual, como sintaxe e sonoridade.
comentários(0)comente



Mateus Giunti 13/01/2024

De título pretensioso, o livro é o básico do básico. Com 5 capítulos: inícios; personagem; narrativa; interpretação e valor, o livro faz uma introdução desses elementos literários, e, quando junto de exemplos textuais, fica mais interessante. O problema, pra mim, foi uma visão muito eurocêntrica e estadunidense a respeito de literatura, não falando um "A" de literatura latina por exemplo e, raramente, falando de oriente. Talvez tenha sido ingenuidade minha criar expectativas de que ele abordasse tais literaturas. Ainda assim, vale como introdução para pensar a análise de textos literários. A escrita definitivamente não é densa, beirando o informal, então flui fácil, com vários alívios cômicos. Um livro OK.
comentários(0)comente



Maria 08/12/2023

Eficiente
Para o que se propõe, uma obra de iniciação bem básica à teoria literária, o livro é ótimo. Resgata alguns conceitos relevantes e dá ideias de análise, sem chegar a conclusões muito definitivas (afinal, o que faz uma obra ser boa? O fato de que ela é boa, né?). Acho essencial para o ensino de literatura na educação básica.
comentários(0)comente



oli<3 31/10/2023

Como ler literatura
Procurarei mais trabalhos do autor. Eu gostei muito de suas análises, sua forma de interpretar como se abrisse uma caixa de pandora. Uma leitura leve, quase casual, parece uma conversa intelectual mas sem os Ês e Quês. É divertido e pessoal, traz clássicos e populares dentro de uma mesma análise. Apenas senti que o tópico de valor foi um tanto breve, eu queria muito mais, devo estar viciada em navegar nas interpretações de Terry Eagleton.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



R. Gomes 24/10/2023

Útil
Terry Eagleton foi o autor que minha professora de teoria literária II usou como base do curso e, como foi um material incrível e fácil de entender, decidi procurar por mais. Foi uma ótima ideia.

Esse é um livro incrível e bem explicativo, tem vários exemplos e uma linguagem super compreensível. Em alguns pontos, fica um pouco denso, mas nada que não possa ser superado.
comentários(0)comente



Angela Serrano 20/10/2023

Esclarecedor
Um livro sobre livros e como tal traz spoilers de algumas obras para contextualizar análises e exemplificar também. O que realmente impacta no livro para mim pelo menos é como o autor nos leva a refletir e questionar o modo como lemos os livros. Vale muito a pena ler. Para mim ficará guardado para re-leitura e revisitar constantemente. Adorei conhecer a escrita desse autor.
comentários(0)comente



Ana Sá 08/10/2023

Uma aula introdutória ou um divã literário - livro a gosto da freguesa!
"Gostar de uma obra de arte não é igual a admirá-la. Você pode gostar de livros que não admira e pode admirar livros de que não gosta".

O livro "Como ler literatura" pode atender bem a expectativas tanto de leitoras maduras e quanto de leitoras emocionadas. No caso das primeiras, ele é uma ocasião para conceituar aquilo que na prática se percebe (sem perceber) durante leituras literárias; no segundo caso, ele é uma oportunidade de refletir sobre o que ganhamos ao realizar uma leitura mais afastada/menos emotiva.

São cinco capítulos ao todo: "Inícios", "Personagem", "Narrativa", "Interpretação" e "Valor". A meu ver, eles dão conta de passar pelos principais pontos de uma fundamentação introdutória da leitura literária.

O autor não escapa totalmente à secura da linguagem acadêmica, mas traz muitos exemplos práticos (retirados de clássicos) que ajudam bastante no entendimento das ideias por ele defendidas/explicadas (aliás, se você acredita que existe spoiler de clássico, tome cuidado!). Por outro lado, essa mesma noção de clássico deixa o texto preso a um conceito eurocêntrico de literatura; em passagens bem pontuais isso é reconhecido, mas não a ponto de ampliar os horizontes da discussão. Não apontaria essa característica como um defeito, mas como um aspecto que (de)limita a reflexão proposta.

Em síntese, considero este um bom livro para quem quer conhecer um pouco sobre teoria/crítica literária. É um título comumente recomendado a estudantes de Letras, mas que, na minha opinião, é acessível a leitoras em geral. No fim, acho que ele também pode se revelar como um divã literário, nos levando a pensar sobre que leitoras, afinal, somos e/ou queremos ser.
Carolina.Gomes 12/10/2023minha estante
Fiquei curiosa p ler.


Ana Sá 15/10/2023minha estante
Carolina, é um livro básico que entrega o que se propõe a entregar... Eu ia adorar acompanhar seus históricos de leitura!




Madu 05/08/2023

Apesar de ter cursado Letras, com ênfase em Literatura, admito que a Crítica Literária é uma das áreas que tenho mais dificuldade. Mesmo assim, esse ano me comprometi com a leitura deste livro, com o intuito de aprender mais. Não poderia ter tomado melhor decisão. De forma leve, descontraída, apresentando exemplos de textos literários, Eagleton tornou a tarefa de ler criticamente uma obra mais fácil.
comentários(0)comente



Fernanda.Lopes 28/07/2023

Ele me surpreendeu
Já tinha ouvido falar bem do Como ler literatura, mas não esperava ser surpreendida dessa forma.

O capítulo 1 é meio chatinho, confesso. E, por isso, muita gente acaba desistindo da leitura. Mas, se você conseguir passar por algumas análises de livros pouco conhecidos do grande público, vai até começar a achar graça no típico humor inglês do autor e aí a leitura flui lindamente.

A cada capítulo, sinto que ganhei mais ferramentas para apreciar a literatura de um jeito muito simples, mas não simplório, e sem a arrogância comum com que os críticos costumam falar com pessoas não especializadas.

Com certeza vou reler.
comentários(0)comente



biacs 14/07/2023

Livro introdutório mas muito informativo
Juro, adorei muito! Uma profundidade mediana, o que faz sentido considerando quão curto é, mas ainda assim muito informativo.

O autor traz diversos exemplos, situações e fontes para a discussão. E mesmo ainda não me sentindo apta para formalmente criticar qualquer tipo de obra (também falta a vontade, sem tempo, irmão) foi uma leitura interessantíssima e ao redor muito boa.

Minha parte favorita foi como o autor as vezes descrevia frases e palavras: como seres pensantes e de livre arbítrio. Nas últimas páginas há um exemplo, ?os versos de Swinburne avançam tropeçando febrilmente, enquanto Lowell avalia o peso e o equilíbrio de cada frase.? Achei um jeito bonito de descrever a escrita e a arte da leitura.
comentários(0)comente



81 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR