Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora

Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora Lilian Bacich...

Resenhas - Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora

Pedro Matias 05/10/2023

Educação com tecnologia
É um livro que faz uma reflexão sobre algumas experiências de uso de metodologia ativa a partir do uso de tecnologia. É interessante

Madsen 16/04/2023

Manual essencial para metodologias ativas em sala de aula
Essa obra é uma coletânea de textos produzidos por educadores que pensaram e vivenciaram o uso de metodologias ativas em suas salas de aula, na Educação Básica e no Ensino Superior. Dividida em duas partes, a primeira foca no uso das metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Partindo do pressuposto de que a aprendizagem é ativa por natureza, o leito é exposto a uma série de conceitos essenciais para o tema, como a aprendizagem personalizada, aprendizagem compartilhada, aprendizagem por tutoria e o papel da tecnologia na aprendizagem. Em conjunto com o segundo capítulo, os autores levantam uma série de técnicas práticas para adaptação das aulas a um modelo mais ativo, explicando como fazer a inversão da sala de aula, aprendizagem baseada em projetos ou problemas e a aprendizagem por histórias e jogos.
Para além de retomar conceitos, a leitura se torna especialmente rica ao nos convidar a refletir sobre como essas metodologias mudam o próprio perfil do estudante, que passar a receber mais autonomia e a desenvolver maior responsabilidade. De igual maneira, essa parte do texto convida à reflexão sobre a figura do professor como um designer de experiências de aprendizagem.
O leitor pode esperar dos textos uma série de ações práticas que ajudam a compreender, na prática, como construir um projeto ou trabalhar com uma forma de sala de aula invertida ou híbrida. Cada capítulo indica algumas maneiras de repensar o planejamento, a construção das aulas, o currículo, as atividades e as avaliações. Nesse sentido, a leitura se torna profunda à medida que mostra as várias dimensões da aprendizagem ativa, que podem ser utilizadas para uma atividade específica de uma aula ou para a reestruturação de toda uma forma de se pensar a escola em si.
Outro aspecto que chama atenção na escolha dos artigos é que buscaram exemplos da aplicação das metodologias ativas em diferentes contextos de aprendizagem. A coletânea conta com artigos voltados para a área de literatura, matemática, graduação em pedagogia, midiologia e STEAM. À medida que navegamos pelos diversos usos feitos das metodologias ativas, percebemos sua riqueza e temos nossa própria curiosidade aguçada. É difícil ler as aplicações sem constantemente nos pegar refletindo sobre como poderíamos fazer algo semelhante em nossa própria sala de aula.
Ainda na primeira parte do livro, destaco o artigo cinco: "Mediação e educação na atualidade: um diálogo com formadores de professores", escrito pela professora Jordana Thadei. Este artigo levante o fato de que falar sobre a postura mediadora do professor, na atualidade, tornou-se algo redundante e insuficiente para os professores em formação. Nesse sentido, a autora retoma conceitos de mediação e traz a importância de compreender o que é uma relação de ensino e como se dá o descompasso entre o que o professor quer ensinar e o que o aluno quer aprender. O capítulo ganha importância quando começa a abordar ações práticas envolvidas na mediação, como o ato de fazer perguntas aos estudantes, o uso intencional de grupos e tutorias e a adaptação do ensino e das avaliações para a individualidade dos alunos.
Como gestor que sou, não posso deixar de destacar a importância também da parte II do livro, destinada a refletir sobre a formação continuada de professores para o uso de metodologias ativas. O principal desafio aqui é pensar como evoluímos da exposição de novas ideias à adoção, adaptação, apropriação e inovação nas práticas pedagógicas.
Os artigos dessa seção ajudam a refletir sobre como construir ambientes de formação de professores, incluindo possibilidades de formação híbrida. Outros textos abordam a formação de professores para o uso do design thinking, a formação de professores de STEAM e a formação para uma educação baseada em habilidades e competências.
Se podemos avaliar uma leitura pelas possibilidades que ela abre de mudar nossas rotinas e práticas, no dia à dia, então essa coletânea é uma prioridade de leitura. Ao longos das semanas em que tive contato com o texto, tive várias ideias e construí várias propostas de adaptações em projetos que, espero, possam ganhar vida ao longo dos próximos meses.
O livro pode ser encontrado dentro do box da série "Desafios da Educação", ou pode ser comprado separadamente.

Alan.Nina 16/04/2022

Livro cansativo
São artigos independentes que falam sobre metodologias ativas, de modo que alguns conceitos se repetem e tornam o livro arrastado.
Mas isso não é o pior.
Sabe-se que a educação brasileira tem problemas estruturais sérios e o livro é praticamente uma auto ajuda para a educação, ou seja, vende a ideia de aplicação fácil dessas metodologias, de forma acrítica, ignorando os diversos contextos sociais a que a nossa realidade se depara.
Não a toa, há vários links, e alguns "patrocinados". Já entendeu né?
Vale somente para dar uma pincelada nas metodologias em voga, mas não espere um livro realista que discuta os verdadeiros problemas da educação brasileira.

Sheilinha 10/03/2022

Maravilhoso
Livro que contempla o tema sobra as metodologias ativas de aprendizagem. Auxiliam na ampliação da visão sobre como usar determinadas metodologias e a fazer com que os alunos sejam, de fato, protagonistas da sua própria aprendizagem.
Excelente!

Silvia410 01/03/2022

Metodologias Ativas
Esse livro é um dos materiais utilizados em meu curso de Pós- graduação, motivo ao qual eu comecei a ler.
Um livro essencial para quem atua na área da educação, visto que as novas tecnologias em sala de aula e fora dela são reais; vivemos em uma era de nativos digitais, que precisam ser motivados dentro da realidade e não mais com métodos ultrapassados, mas criando novas formas de aprender por meio dessas estratégias.
Neste livro, o professor José Moran nos mostra que, se queremos que os estudantes sejam pró-ativos, precisamos adotar metodologias em que os estudantes se envolvam em atividades cada vez mais criativas e elaboradas.
Valeu a pena a leitura, foi muito importante e esclarecedora: o trabalho em equipe, o papel de mediação do professor, a relação conteúdo X aprendizagem significativa.
A parte 1 do livro está voltado para a educação básica e o restante do livro, para metodologias ativas no ensino superior.

Bebela Toledo 16/08/2020

Metodologias ativas
Este foi o primeiro livro que li sobre metodologias ativas e é uma ótima leitura. Organizado por Lilian Bacich e José Moran, dois nomes de referência no assunto, esclarece conceitos e apresenta exemplos de metodologias que colocam o aluno no centro do processo de ensino e protagonista da sua aprendizagem. O livro alia a teoria à experiências práticas e mostra como e porque inovar em sala de aula.