A mulher desiludida

A mulher desiludida Simone de Beauvoir




Resenhas - A Mulher Desiludida


229 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Marcos Nandi 22/04/2023

O destino não está em suas mãos. Lide com isso!
O presente livro conta com duas narrativas de mulheres abusadas pelo sistema imposto por uma sociedade estruturada no patriarcado.

Aqui é uma estrutura ficcional, apesar de não ser tanto! Já que tudo que consta nas linhas deste livro, pode muito bem acontecer com pessoas reais, em especial, mulheres que são pressionadas pela sociedade a serem mães, a serem donas de casa etc.

Todos os conflitos do livro são muito reais e me lembram muito os livros da Elena Ferrante.

Achei sensacional!

Conto 1 - A idade da discrição: Que texto difícil, duro, cruel, mas sensacional. Um conto sobre a velhice e o "deixar partir", liberar o filho do seu ninho.
Temos a história de um casal de sessenta anos lidando com o fato do filho tomar suas próprias decisões e que vai de encontro contra os ensinamentos que lhe foi ensinado na infância.
A mãe é a mais afetada.
A mais ferida. E a que mais sofre frustração, inclusive, em relação a seu livro que está aquém das expectativas da crítica.
Que texto verdadeiro, a todo momento a gente entende os motivos da mãe, a decepção que a mesma sente por envelhecer e por ser aviltada.
Obviamente a Simone levanta questões importantes como o conflito de gerações (dentro da própria esquerda), a vontade de ascender profissionalmente a custa de seus ideais, e claro, a força da mulher como mulher per si, que a sociedade impõe uma maternidade de forma compulsória e que impõe também, o não aceite sobre a velhice e soprepuja qualquer talento que se tenha. Sensacional!

Conto 2 - A mulher desiludida: O conto/novela que dá título ao livro, vai dar conta de uma mulher que resolve se despir de sua solidão escrevendo um diário.
Uma mulher que se dedicou à vida e à criação de suas duas filhas e ao seu casamento longevo de 22 anos.
Até que ela descobre um relacionamento extraconjugal do marido.
Na solidão pelo crescimento de suas filhas e a traição de seu marido, a protagonista faz uma verdadeira escolha de Sófia. Aceitar a traição e "dividir" o marido com a amante? Ou começar tudo do zero?

O conto me lembrou muito da relação entre ela e o Sartre, sua dependência emocional e a abertura de uma relação de forma abrupta e não consensual.
comentários(0)comente



Marcela Carrera 09/04/2023

Perturbador..
Tenho muita certeza que Elena Ferrante bebeu muito dessa fonte aqui, eu lia os contos e só vinha ela na cabeça.

Eles vão piorando e te perturbando com o passar do tempo, o último foi o mais forte pra mim, o que mais fiquei inquieta, tive que dar uma pausa várias vezes para poder respirar e assimilar tudo (sem exagero). Me angustiou, me incomodou diversas vezes e me entristeceu também, porque sei que MUITAS MULHERES passam por essa situação e se permitem por ser dependente emocionalmente do companheiro, elas simplesmente não conseguem sair dessa.

É um livro que vale muito a pena ser lido.
Indico demais.
comentários(0)comente



Laísa 08/04/2023

Caramba. Fiquei tão envolvida com o conto da Mulher desiludida que sofri, tive pesadelos, e só falava sobre Mauricie e Monique.
Como já sabem o livro conta com 3 contos, o primeiro eu achei fofo. O segundo é muito bom, um monólogo. O terceiro, eu já estava tão envolvida na situação que eu queria entrar no livro e dá uns tapas no Mauricie.
Enfim, o livro é maravilhoso. E apesar de antigo, é muito atual.
comentários(0)comente



Charleees 27/03/2023

A MULHER DESILUDIDA foi o meu primeiro contato com a literatura da Simone de Beauvoir, nele são reunidos três contos, todos narrados por protagonistas mulheres com mais de quarenta anos, o tema velhice é abordado nos três contos de formas distintas, mas inteligente.
No conto a idade da descrição, uma escritora passa por uma crise existencial quando ver seu único filho mudar suas ideologias políticas, sofrer críticas na sua obra recém lançada e perceber que o marido não é mais o mesmo depois da terceira idade.
O segundo conto Monólogo, traz uma narrativa assustada e descontrolada de uma mulher que perdeu sua única referência de posição feminina como esposa e mãe, após dois casamentos fracassados e o suicídio da própria filha. Durante o conto ela fala sobre amor e ódio e como foi uma boa mãe e boa esposa.
Já no terceiro conto A mulher desiludida (meu favorito) vemos Monique, casada, mãe de duas filhas que ver seu casamento ameaçado quando o marido começa a se envolver com uma mulher mais nova, mas ela acaba aceitando que o marido viva o caso extraconjugal, mesmo estando ao seu lado, mas as crises e dúvidas continuam pairando sobre ela quando se vê abandonada pelo marido e desprezada pelas filhas.
Simone com certeza foi uma mulher a frente de seu tempo, tratava de temas complexos para sua época de forma natural, seus textos são muito bons, de linguagem fácil e fácil compreensão. Os contos refletem sobre a condição da mulher e seu papel na sociedade.

* Resenha Dezembro de 2015
comentários(0)comente



Thay 21/03/2023

3 histórias
São três contos que contam as histórias de três mulheres de meia idade e de como lidam com seus dilemas, como a saída do filho de casa, a falta de credibilidade e a traição do marido, entre outros desafios como a velhice. Dá uma revolta mas eu indico a leitura.
comentários(0)comente



just.elis 14/03/2023

Tolerate it - taylor swift
Acho que entrega o que promete. nenhum dos contos foi exatamente marcante e memorável, mas eu gostei do segundo. eu entendi a proposta de mostrar a narradora adoecendo aos poucos no segundo conto, e eu li tudo bem rápido (comecei e terminei em um dia)
monique e mauricie são simplesmente tolerate it, da taylor swift
eh isto
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carol1349 07/03/2023

A mulher que abre mão de tudo para cuidar da família. Posição que realmente deseja ou apenas estaria desempenhando o seu papel de mulher perante a sociedade? Até que ponto a mulher perde tudo de si por causa de suas relações afetivas? Esse livro nos faz pensar muito sobre isso. Leitura sensacional!
comentários(0)comente



agaetisbyrjun 13/02/2023

Envolvente
Dos dois contos, o que eu mais gostei foi o segundo que leva o nome do livro de fato. Senti muito as emoções da Monique, uma mulher angustiada e triste por causa do seu casamento estar se definhando. Definitivamente odiei o Maurice, não consegui sentir nada por ele além de raiva. Homem chato.

Espero brevemente começar uma nova leitura da Simone, esse livro foi uma boa introdução à sua escrita.
comentários(0)comente



Maria3897 06/02/2023

Muito bom!
Relações familiares e o papel da mulher neles. Esse livro me proporcionou uma ampla gama de experiências pelas quais nunca passei e as quais me rodeiam sem que eu perceba atentamente suas dimensões.
comentários(0)comente



Pam 30/01/2023

Me encontro agora em um estado de completa reflexão. Que livro. Que contos. Simplesmente um arremesso de emoções complexas na cara do leitor.
Esse último conto me trouxe um desespero, uma raiva, um silêncio, um vazio que poucas histórias conseguem me passar. Eu senti tudo que a personagem estava repassando e nunca vivir nem de perto oq ela estava vivendo. Queria mais, queria saber oq acontece mais a frente, mas é isso, a história acaba sem um final. Como se eu tivesse acompanhado a vida de uma pessoa por um período e só, não terei mais contato com ela...e não sei oq sentir sobre.

No fim, gostei muito dessa obra. Dos três contos de formas distintas. A mulher desiludida te incita a pensar em coisas que não queremos pensar. Ela incita as emoções ruins. Ela nos faz pensar.
comentários(0)comente



aline.tozier 22/01/2023

O primeiro livro que leio da simone, sempre quis ler um livro de alguma filósofa, gostei bastante da escrita dela, principalmente dos mínimos detalhes. O conto que mais gostei foi o segundo.
Os sentimentos da monique, meu pai, que personagem.
comentários(0)comente



Luma 07/01/2023

?Eis o privilégio da literatura. As figuras se deformam, empalidecem.
As palavras, nós as levamos conosco.?

Tive altos e baixos com esse livro. Gostei bastante da primeira história, "A Idade da Discrição", e a segunda, "Monólogo" também foi um tanto interessante. Mas, de maneira geral, nada se compara à narrativa da última história, que dá nome ao livro. Em "A Mulher Desiludida", temos uma narrativa angustiante, inquietante e torturante. A visão da mulher que viveu pelas filhas e agora vive pelo marido, ainda que ele tenha lhe causado tanto sofrimento, me deixou inquieta, principalmente pelo fato de ela se manter em um ciclo vicioso terrível.
Dou 3,5 porque as outras duas histórias anteriores não foram tão impactantes e também porque de maneira geral não foi uma coleção tão incrível quanto eu imaginei.
comentários(0)comente



Maria 01/01/2023

É um livro sobre mulheres maduras, o que pra mim, na casa dos 20 e poucos, foi complicado a compreensão de sentimentos de cada uma. Em momentos me irritei em como uma mãe é "controladora", em como nós mulheres nos sujeitamos a comportamentos imorais masculinos por serem aceitáveis socialmente. "É normal o homem ter um caso depois de anos de casamento" e engolir aquilo, porque é o comum... Mas no fim, quis abraçar cada uma delas.
Simone sabe conversar de forma clara e franca sobre como o patriarcado nos oprime a ponto de aceitarmos humilhações e até agressões diárias. Breve, porém bonito e marcante.

Minhas duas passagens favoritas do livro:

"Criança, adolescente, os livros me salvaram do desespero: isso me persuadiu que a cultura é o mais alto valor e eu não consigo encarar essa convicção com olho crítico."

"Menos eu me reconheço em meu corpo, mais me sinto obrigada a me ocupar com ele."
comentários(0)comente



Ana Paula 20/12/2022

Bom
É uma leitura proveitosa, acho que é uma leitura mais madura, mas eu entendi bem as dores das personagens os sentimentos conflitantes. Acho que cabe uma releitura futuramente!
comentários(0)comente



229 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR