Irmão Negro - Coleção Do Meu Jeito

Irmão Negro - Coleção Do Meu Jeito Walcyr Carrasco

Resenhas -

rhuanzao 28/05/2024

Que história linda e cheia de aprendimentos, em apenas 72 páginas!

Li na escola em 1 aula e foi surreal. Me segurei para não chorar com seus acontecimentos curtos e tocantes.
Leitura leve e deliciosa!

anaemillysc 03/04/2024

Comovente e lindo!???
Estou encantada com a história desse livro, é uma história comovente, impactante e necessário!

Irmão Negro é um livro que aborda questões importantes sobre preconceito racial. A história inicia com Leonardo mostrando seu desejo de querer um irmão. Logo mais sua mãe descobre a morte de sua irmã e acaba com a guarda do filho da irmã, que se chama Sérgio.

Eu fiquei super emotiva lendo, e obviamente acho que todos deveriam apreciar esse livro. Essa foi uma leitura solicitada pela escola e eu não esperava nada do livro porque não vi a sinopse (não gosto de ler sinopse), mas acabou que o livro me surpreendeu, com certeza vai entrar pra lista dos favoritos!

Bruberries 03/04/2024

"O ódio no coração de um homem o torna infeliz."
Surpreendida com esse livro!
Ele foi uma leitura (obrigatória) de um projeto da escola, mas pra falar a verdade, eu achei bem interessante.

O assunto é um tema bem pesado, eu cheguei a chorar na parte em que o Sérgio fala sobre oque havia acontecido com ele, e fiquei me questionando o porquê de isso acontecer, infelizmente, na realidade.

Eu queria um pouco mais sobre o Sérgio, ou um capítulo contando sobre o futuro do Leo e ele, e também, algumas coisas ficaram em aberto (a idade deles, por exemplo), mas é uma leitura que recomendo bastante!!

"-Superar as dificuldades, isso sim é que é bonito. Isso é que faz de um garoto um homem. É o que transforma um homem numa pessoa melhor. Ao contrário, ??? ?????? ????? ?? ?????, ?? ???????????, ????? ??????? ??? ?????. "

????

Não tenho 25/02/2024

Irmão negro.
Leve, curto e fácil de ser lido. Li para uma redação de escola. Uma crítica simples ao racismo e com ótimos tons de humor.

Juan232 12/02/2024

Irmão negro

Esse éu li como trabalho de escola e ganhei da professora pós geral tava lendo junto mas eu terminei em minutos ele e bem curto e simples não vai ser um Best seler mas é uma história legal li rápido pos tem pouca páginas mas tem umas coisas bem pesadas (amo) Ele fala sobre um menino de família branca naqueles bairros de gente rica então sua mãe adota seu primo negro e agora ele tem que lidar com problemas como racismo e au mesmo tempo seu novo irmão e muito estranho e parece esconder um segredo

Ingrid981 10/12/2023

Livro curto mas muito bom, trata de assuntos muito importantes, e ainda por cima é fofo e acaba te prendendo

Aquele_livro_novo 24/11/2023

Surpreendente
Este livro é muito subestimado por ser mais recomendado por professores e ser bem fino , mas é uma história incrível e que me deixou em choque...recomendo para todos e principalmente para os baianos nascido em Salvador.

larii_alves 16/11/2023

Que livro lindooo
Eu tive q ler esse livro p escola, e gostei bastante
ele nos faz pensar sobre o tanto de gnt q sofre em silêncio, o qto ele ensina, e faz a gnt refletir
amei a atitude do leo de defender o "irmão" dele dos racistas, e o pai dele explicando q, msm sendo dificil e sendo mais facil so ignorar, a gnt precisa ajudar qm sofre c o racismo, alem disso o pai dele tbm fala sobre o quanto as pessoas sofrem sozinhas, sem poder contar c ninguém, c um monte de gnt q faz piadas racistas e nem percebe e mais outro tanto de gnt q acha q o racismo nn existe

e o qto de gnt q ainda é idiota sendo racista é absurdo (só na mnh sala tem uns 2), p mim devia ser obrigatório ler esse livro (ele é bem curtinho, só 70 pgs e da p ler td num dia só, ent o tamanho nn é desculpa)

amei esse livro e recomendo p td mundo!!

Sophia.Manisi 12/11/2023

Li o livro para a escola e me surpreendi. Ele fala sobre um menino branco que ganhou um irmão negro e como ele lida com isso.Ele trata muito sobre racismo e traz uma reflexão muito forte.Me surpreendi muito.

Carolinda5 06/11/2023

Irmão Negro
Li por causa de um trabalho e não me arrependo.
Livro com uma linguagem mais simples possível, e isso não diminui a qualidade. O Walcyr Carrasco trabalha um tema profundo de forma avassaladora e bonita.
Adorei ver a narração por meio de uma criança, mostrando que, nenhuma criança nasce preconceituosa, mas só torna, por causa de más influências.
O Léo se mostrou um ser humano nota 1000. Sim, não somos perfeitos e aprendemos com o tempo. Ele ficou inconformado por ter que sofrer só por ter um Irmão Negro, mas, por si próprio percebeu o quanto amava o irmão e quão ruim ele estava sendo no momento.
As mini situações que acontecem, no prédio e na festa da amiga do Léo, no shopping e o trauma lá da Bahia do Sérgio são de quebrar de coração. Ainda mais, que são situações que facilmente poderiam acontecer aqui mesmo, hoje, em qualquer cidade? uma realidade infeliz!
Recomendo muito, necessidade pública esse aqui ?

valen34 04/11/2023

Livro que li pra escola e AMEI!
Livro mto fácil de se ler, n tem nem palavra ou coisa de difícil de se entender nele. Você já entra no ritmo de leitura fácil fácil.
uma leitura de extrema importância para questões raciais e que, como o garoto da história, abra muitas mentes sobre o assunto e da dificuldade de que é ser uma pessoa negra na sociedade tanto antigamente como nos dias atuais.
muitos acontecimentos durante o livro chocantes e todo o suspense que você fica para saber do que Sérgio (o irmão negro, irmão de Léo, o personagem narrador da história) passou com e sem sua mãe e todos os seus traumas.
livro que te comove, te emociona, uma leitura super fácil de se desenvolver e um assunto super importante. amei??

gabireadss 30/10/2023

Incrivel.
Eu amei, retrata o racismo na nossa sociedade, a conscientização do menino que segundo ele, não queria mais o irmão apenas por ele ser negro, e que seria mais fácil um irmão branco, e o pai explica tudo para ele, o que é muito importante ter em todas as casas do mundo.

Hevellyn14 12/09/2023

1000?
Foi maravilhoso ler esse livro , me fez rir e chorar , me fez ficar com raiva , e feliz , eu consegui entrar nos sentimentos dele , e me colocar no lugar deles também.
O melhor livro , é do melhor escritor ...