Call Me by Your Name

Call Me by Your Name André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

AllanR 07/06/2024

Chato
Essa é uma das poucas vezes que o filme é melhor que o livro.
Achei a leitura bem maçante e chata, é um tipo de escrita que não gosto , muito fluxo de pensamentos e não consegui me apegar a nenhum personagem do livro.
Enfim, prefiro o filme.

Joao.Pedro 05/06/2024

Cor Cordium
Esse livro é incrível de eu jeito avassalador, eu já tinha visto o filme e preciso dizer que ler eo livro é uma experiência ainda mais imersiva e emotiva. Em muitas partes do livro o Elio descreve o Oliver de uma forma que parece que está endeusando ele mas ao mesmo tempo eu entendo por que ele é jovem e tudo no Oliver é novo e lindo e perfeito. O autor cria esse sensação de desejo que vai ficando cada vez mãos intensa e quando se concretiza é a melhor sensação do mundo. Uma coisa que eu gosto muito que o autor faz é que naquela época faz sentido o Oliver não seguir adiante com o relacionamento deles, eu não julgo ele por isso e o autor sabe dessas barreiras e decide apenas focar naquele momento e entender que a vida é muito complexa, eu acho que em partes ele se arrepende em outras não.
Toda a parte deles se reencontrando é de partir ao coração e ao mesmo tempo é umas das coisas mais lindas que eu já li (chorei muito aliais). Outra coisa que na minha opinião vale ressaltar é que as cenas de sexo são muito bem escrita, o livro todo obviamente, por que eu ja li vários livros onde o autor se perde muito na hora de escrever cenas de sexo e fica muito constrangedor ou falso.

Phrogxs 05/06/2024

Nunca vi tanto tesão e tristeza ao mesmo tempo em um livro só.

Achei um pouquinho extenso e difícil de ler mas no geral é muito bonito faz vc se sentir em Roma.
O livro é bem quente em todos os sentidos possíveis já que sempre é verão.

nanda_googie 03/06/2024

??
Li depois de assistir o filme e fiquei bem surpresa com a diferença entre eles e a semelhança ao mesmo tempo. É delicado e lindo ao mesmo tempo, fiquei triste no final assim como no filme kkk (foi meu segundo livro lgbt que li, e acho que tive um bom começo)

naivih 01/06/2024

Honestamente eu tava na preguiça de ler, pq o filme era MT calmo, mas os dois se completam de uma forma incrível. Elio do filme e o Élio do livro se tornam um só não só por ser o mesmo personagem, mas sim como uma leitura obrigatória para quem viu o filme. O detalhe de cada sentimento do protagonista faz com que cenas constrangedoras como a do pêssego façam algum sentido, pq vc percebe o quão profunda é a relação construída. Superou minhas expectativas.

Thiagoy0 01/06/2024

Ao amor impossível
"e, como fez naquela vez, olhe nos meus olhos, sustente meu olhar e me chame pelo seu nome"

É doloroso

plautzble 01/06/2024

Aquele tipo de livro que, ou você ama, ou você odeia. E eu não amei. Gostaria de ter gostado pois a maioria das pessoas que leem gostam muito.
Demorei demais para começar a engatar na história, a escrita não é pra mim. E o final do livro também deixou a desejar.

Heloise85 30/05/2024

Meu coração doeu
Esse foi um dos livros que mais me prenderam e com uma leitura muito fácil, limpa e fluída. A história comove e te prende ao transmitir certas emoções pro leitor. De fato é uma história de amor que quebra corações e traz a tristeza do fim e o desejo de um romance tão forte, mas curto como o deles, junto com a decepção de que nem todo final precisa ser feliz.
User.name_leitora 30/05/2024minha estante
Moça o livro tem hot?? Eu imagino que sim já que o filme teve mas ainda estou com um pouco de esperança lskskskskks (e se tiver hot tem como vc me falar se são muitas cenas?)

Heloise85 30/05/2024minha estante
Não tem nada explícito, é mais sobre a intimidade e não sobre o sexo

Entendiii muito obgdaaa

xali 29/05/2024

Uma nova visão
Tenho uma nova história em minha cabeça para analisar, essa releitura foi bem vinda por tantos motivos! Enxerguei melhor as problemáticas do livro e toda sua toxicidade, tudo isso inspirado por uma conversa com meu parceiro sobre esses problemas que pairam nesta história
User.name_leitora 30/05/2024minha estante
Moça esse livro tem hot?? Tipo, ele ?explica? como é o hot? To com medo de comprar e ter ksks

xali 31/05/2024minha estante
Tem umas partes mais ou menos explícitas, mas não muito...

luizbrbs 28/05/2024

Esse foi uma surpresa muito boa e não é a toa o quanto ele é amado mundialmente.

Confesso que sempre deixei essa leitura pra depois, por já ter assistido ao filme trocentas vezes, mas em nenhum momento foi cansativo. Acredito que ele deu muito mais camadas ao Elio que vemos no filme.

A narrativa eufórica de um jovem com tesão quase como seguindo um fluxo de consciência faz com que o livro tome seu próprio rumo na leitura e quando vi, acabei.
ArturDamas 03/06/2024minha estante
Um favorito meu, chorei tanto lendo ??

Luiz Henrique 06/06/2024minha estante
O nível da drama nesse livro é surreal, amo a mente do caótica do Elio hahaha

kaunescau 28/05/2024

O livro possui uma escrita poética e repleta de eufemismos. É uma história cheia de altos e baixos, que desperta os sentimentos mais puros. Não sei bem como descrever, mas é o tipo de livro que gosto de "aproveitar mais", lendo devagar para absorver cada palavra.

Ao longo da narrativa de Elio e Oliver, muitas nuances emergem. Cada um dos personagens, com suas diferenças, revela sua própria maneira de sentir e de perceber o outro. Embora haja momentos que podem ser considerados descrições mais cruas dos acontecimentos, o autor sempre consegue trazê-los de forma delicada e carregada de sentimentos humanos.

Várias vezes me lembrei de como é ser jovem, descobrindo o amor e os próprios sentimentos. Mesmo com alguns trechos onde a escrita parece mais arrastada, isso não atrapalhou; ao contrário, intensificou os desejos e as descobertas pessoais dos personagens. É um livro lindo, delicado e humano, com personagens atrevidos, indecisos e cheios de sentimentos, sem saber como expressá-los.

Repleto de cultura e arte, o livro nos transporta para a Itália, fazendo-nos sentir a brisa do verão entrando pelas janelas. Ele nos faz querer conhecer mais e sentir mais, especialmente nos dias de hoje.

Ji-eun 28/05/2024

Cheiro de praia...
Apesar das problemáticas, ler este livro foi uma das melhores experiências que já tive. Eu pude sentir na pele os cenários apresentados no livro. Férias em uma casa de praia.

Juan199 25/05/2024

"O verão em que aprendi a amar? Porque ele amava"
Autor(a): André Aciman
Faixa etária: +16
Idioma: Português
Música: Mistery of Love (Sufjan Stevens)

Todos os anos, a família Perlman tem a tradição de hospedar um escritor estrangeiro em sua villa paradisíaca na Itália durante as seis semanas de verão. Nada de incomum acontecera até 1983, ano em que o jovem Elio se apaixonou perdidamente pelo encantador e inalcançável americano Oliver, que lhe dista em idade por 7 anos.

Só tenho uma palavra para definir esse livro: PERFEIÇÃO. Passei recentemente pelo que foi, provavelmente, a mais longa ressaca literária que já enfrentei, e ?Me Chame Pelo Seu Nome? foi o meu salvador. Um romance curto, belo e repleto de profundidade.
O primeiro fator que me agradou imensamente foi a escrita. Sinceramente, acho que nunca li algo parecido. O autor traz um vocabulário extremamente rico, com descrições imersivas e períodos extensos que se emendam em detalhes e mais detalhes, mas ainda assim, gera uma leitura fluida e viciante. Cada parágrafo desse livro parece uma poesia?
Além disso, a história também é contada com maestria. Não só a narrativa consegue estabelecer um enredo que, a princípio, parece completamente impossível, como algo crível e realista, como também, desde o princípio, há pequenos indícios sobre o final dessa história. Inclusive, me surpreende muito saber que um tema complexo como a descoberta de sexualidade pôde ser abordado com tamanha excelência por um escritor heterossexual.
Os personagens são muito bem trabalhados e identificáveis, (o que é algo de se admirar, considerando que o livro se passa na Itália dos anos 80 kskks), em especial o Elio e o Oliver. A relação deles é linda e ao mesmo tempo tão triste, e vai progredindo com a história espetacularmente bem do começo ao fim. Vale ressaltar aqui que, apesar de ser um ?atrativo? do livro, o relacionamento dos dois não é necessariamente trabalhado como um romance (pelo menos não da forma como o romance costuma ser representado na mídia) justamente devido a esse estilo mais ?realista? escolhido pelo autor.
A contextualização do ambiente também é impecável, e me deixou com muita vontade de conhecer a Itália (não que isso seja exatamente um desafio ksksk)
Sobre os defeitos, me incomodaram muito as cenas de cunho sexual, que, em sua maioria, não eram necessárias (salvo uma sequência em específico). Não que tenha nada muito pesado, mas de vez em quando chegava a tornar a leitura meio travada. Além disso, um estereótipo bastante difundido na literatura queer é repetido aqui: o começo da relação é ?só pelo sexo?. Eu não só discordo com esse tipo de representação como também acho que é um desserviço tanto para os leitores LGBT+ mais novos como para os iniciantes na categoria.

Enfim! Apesar desses detalhes, essa é uma leitura que definitivamente vale a pena, e já ficou marcada no meu marcada no meu coração ?

OBS: Gentee, foram 2 meses sem escrever resenha, me desculpem aí se eu tô voltando meio enferrujado!
duda.1909 25/05/2024minha estante
tá perfeito, amg!!!! que resenha linda ??

a__rthur 21/05/2024

Amar e ser amado? ou farofa romantizada?
Julguei muito o livro mas no fim ainda fiquei com uma pitada de inquietação, é bom e o protagonista sabe se redimir com o tempo (às vezes) e se possível ainda ensina bem sobre a vida. recomendo se você ama romance cheio de metáforas e um amor com fogo no rabo...