Inveja

Inveja Iuri Oliécha

Resenhas - Inveja

André 18/06/2020

Esse livro exige um preparo do leitor. Comecei a ler como se fosse um romance comum e tive de reiniciar a leitura. É marcado por diversas metáforas e uma relação muito ambígua entre os personagens, caracterizando uma linguagem futurista. A obra me impactou mais pela forma do que pelo conteúdo, que, ao menos na minha visão, aborda os combates entre velho e novo, entre indivíduo e sociedade, temas tão caros aos soviéticos do período pós-1917.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/10/2019

Bábitchev dirige o departamento de indústria alimentícia do ainda recente regime soviético. O jovem Kavaliérov é, em sua própria definição, o bobo da corte na casa do industrial — mas um bobo de afiado humor crítico. O embate desses personagens será descrito em viva e inventiva prosa modernista. Publicada em 1927, a novela de Iuri Oliécha (1899-1960) distingue-se do “realismo socialista” que seria a literatura oficial da década seguinte.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573266818