Noites florentinas

Noites florentinas Heinrich Heine

Resenhas - Noites Florentinas

@letravermelha 28/11/2023

Um Heine Irônico e muito sarcástico! Amei .
Maximilian conta histórias junto ao leito Maria afim de lhe distrair , pois esta não pode se mexer tão pouco falar pois está muito enferma.

Maximilian lhe conta suas experiências amorosas,  onde a maioria delas são inalcançáveis . Estátuas de mármore, quadros , uma morta ou sonho , nada disso impedia Max de amá-las profundamente. De certa maneira não se importa muito com os amores carnais . Suas grandes aventuras amorosas se estabelecem de forma etérea.

Heine através de Maximilian  faz descrições de Paganini e Bellini , personagens artísticos,  com uma engenhosidade criativa maravilhosa. Nos fazendo vê-los perfeitamente, tamanha  a sua habilidade narrativa.

Nessa novela temos um Heine bastante irônico e sarcástico fazendo críticas fervorosas aos ingleses e alemães ,  tecendo comentários cheios de paixão às italianas e se rendendo completamente às francesas.

Sobre os ingleses ele diz : " Metem uma dúzia de palavras monossilábicas na boca , mastigam-nas , amassam-nas e voltam a cuspi-las para fora e a isso querem chamar de falar "

São Histórias dentro de outras histórias como uma matrioska narrariva muito bem construída lhe permitindo ter um vislumbre da alma de Heine através do seu personagem Maximilian.

Um livro  que me fez querer ler um romance mais extenso do autor. Recomendo demais !!

Tatiana.Junger 14/05/2021

Enredo nada, narrativa tudo
A premissa é simples: uma mulher doente recebe a visita de um amigo, por duas noites consecutivas, durante as quais, para entretê-la, esse amigo dispara a relatar uma série de histórias de sua vida, começando na infância e progredindo para a vida madura.

A forma pela qual Heine dá corpo a isso é que faz toda a diferença: com um pé no fantasioso, altas doses de crítica explícita e sarcasmo bem aplicado; também, com bela linguagem e descrições emocionantes de expressões artísticas, devendo eu destacar com especial carinho a passagem em que descreve um concerto de Paganini, tão bonito que emocionou.

Felipe Philipp 31/08/2020

Heine é Heine
Heinrich Heine é um dos maiores poetas de todos os tempos, e nessa novela você compreende um pouco desse motivo. O enredo é um homem contando a sua história para uma mulher doente. Algo bem simples, mas a prosa do Heine é algo único, recomendo somente pela belíssima escrita de um dos maiores escritores!

Mario Miranda 07/02/2020

Diversos autores legaram em suas obras um espaço para aquelas narrativas que acontecem em breves períodos (um a dois dias), como J.D. Salinger ("O Apanhador no Campo de Centeio") e James Joyce ("Ulisses"). Heine, muito mais reconhecido pelo seu trabalho poético, desenvolve esta narrativa em duas noites, onde o personagem principal, Maximilian, narra histórias para entreter Maria, uma italiana enferma.

A obra é inteiramente centrada nas narrativas que ocorrem em duas noites: uma se referindo a infância, outra já a sua fase mais adulta. Com histórias que beiram o surreal e o fantasioso, Maximilian se aproxima em diversos pontos aos personagens de Lord Byron (ou da nossa Segunda Geração do Romantismo).

Apesar da importância literária de Heine - agregando-se ainda a qualidade da impressão pela Carambaia e dos comentários do tradutor -, a obra faltou cativas um pouco mais. Sendo uma narrativa centrada em um único personagem, faltou a estrutura narrativa de Maximilian um entretenimento a mais. De qualquer maneira, vale a leitura de um dos expoentes da literatura alemã, avizinhando-se a nomes como Goethe e Schiller.

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br