Fatal Throne: The Wives of Henry VIII Tell All

Fatal Throne: The Wives of Henry VIII Tell All Jennifer Donnelly...

Resenhas - Fatal Throne: The Wives of Henry VIII Tell All

Lauraa Machado 03/03/2019

Bom, mas não funcionou tão bem quanto eu esperava
Antes de começar a ler esse livro, achava que ia amá-lo do começo ao fim. Depois de já estar lendo a parte da Catarina de Aragão, achei que acabaria detestando tudo. Apesar de ter ficado um pouco decepcionada pela parte da Ana Bolena, minha favorita, a escrita e o desenvolvimento da história melhoraram a partir daí. No final, acabei gostando, sim, mas ainda sinto que a ideia desse livro não funcionou tão bem quanto poderia.

A primeira parte, pelo ponto de vista da Catarina de Aragão, foi a que menos deu certo. Quase não tinha nenhuma cena sendo narrada, era tudo resumo de acontecimentos importantes ou nem tão importantes durante os anos. Ficou tudo tão picado, que foi impossível não me incomodar. Por sorte, com as outras rainhas, as outras autoras conseguiram soluções diferentes para contar sua história sem correr tanto pelos acontecimentos (mas ainda correndo um pouco, porque o estilo do livro impediu que elas pudessem desenvolver cada história devagar).

Mas esse é um livro de finais, e aí está o que realmente me decepcionou. Eu gosto tanto da história da Ana Bolena, não só por ela ter tido uma personalidade tão forte e única, mas por causa de todo o romance dela com o Henry e de tudo que aconteceu até sua morte. Foi uma trajetória tão interessante, com tanta reviravolta e questões diferentes em tão pouco tempo! E nem pude aproveitar isso, só ler sobre os últimos dias dela e suas memórias.

Foi assim com todas. É um livro sobre seus finais, mesmo que ainda passem um tempo lembrando de como chegaram até ali, o foco é em como "acabaram", que é algo válido a ser tratado, mas que eu não teria escolhido como a parte principal do livro.

Em compensação com a da Ana Bolena, a história da Ana de Cleves ficou bem mais interessante do que eu esperava, saiu até como minha favorita daqui! Vou procurar outros livros da autora dela, porque realmente gostei de sua escrita. Também gostei bastante da caracterização da Catherine Howard e de como a história da Kateryn Parr foi contada mais devagar. A Jane Seymour poderia ter sido mais interessante - tanto aqui quanto na vida real, né - mas sua história foi bacana, já que, como foi curta, deu tempo de explorar com um pouco mais de cuidado.

O Henry, em compensação, é a parte mais fraca do livro. Sim, a narrativa da Catarina de Aragão incomoda, mas a dele é dispensável. Aqui estava eu, achando que seria mega intrigante ver o mundo pelos seus olhos. Foi chatinho e bem inútil. Não tinha nada ali para acrescentar. Fiquei bem desapontada por isso. Adoro praticamente tudo que envolva os Tudors, mas não poderia dizer que já cheguei a gostar dele como pessoa. E aqui ele está ainda mais revoltante, quando não totalmente redundante. Aliás, a única página pelo ponto de vista da Elizabeth I foi tão inútil quanto. Preferia era um livro inteiro dela.

Ainda é um livro interessante, principalmente para alguém, como eu, que adore essa parte da história da Inglaterra. Poderia ter sido mais romantizado, com narrativas mais intensas, mas ainda acho que fizeram quase o melhor possível com o formato de livro que decidiram ter. E serviu para me fazer querer ler mais livros sobre eles!