O Filho Desejado

O Filho Desejado John Steinbeck

Resenhas - O Filho Desejado

Carla.Floores 18/04/2024

Os fins justificam os meios?
Fico pensando como seria a perspectiva de alguém de cultura poligâmica sobre este livro.
Ou se fosse ambientado em um biopunk (tipo Gattaca). Devaneios, devaneios...
A marca registrada de John Steinbeck é, sem dúvida, mostrar as facetas de ser humano. Marcar a existência com ferro em brasa. Sendo a existência quem lê, e o ferro em brasa as emoções que desperta em nós suas histórias incríveis.
O Filho Desejado é uma leitura muita fluida e rápida. Li em apenas dois dias, se não fosse narrando seria em apenas um.
É um tipo de experimento criado por JS denominado por ele de "peça-novela". Não é a toa que ele tem inúmeras obras adaptadas para o cinema. Mas aqui ele a compara a 'Ratos e Homens'.
Pois bem, a ambientação é "experimentada" (não estou bem certa disso, por isso as quatro estrelas) em três cenários diferentes: no circo, na fazenda e no navio (no porto). Esqueça a temporalidade aqui, não se sabe quando passou horas, dias, meses. Pode-se dizer que tudo acontece no prazo de 9 meses.
Joe Saul é circense raiz, desde seu avô, tataravô etc. E nesse ramo, há uma necessidade pungente de transmitir a arte aos descendentes. Desconheço cursos de circo, assim como de pedreiro ou carpinteiro, por exemplo. Isso é incrível!
A segunda esposa de Joe Saul, com metade da idade dele, o ama mais que tudo e quer dar a ele tudo o que o deixará feliz.
São quatro personagens: Joe Saul, Amigo Ed, Mordeen e Victor.
Amigo Ed é superprotetor, amigo fiel e leal.
Joe Saul é sonhador, inseguro, frustrado e nervoso.
Mordeen é corajosa, dedicada, mente aberta.
Victor é muito parecido com Cathy de A Leste do Éden, manipulador, impulsivo (dependendo do contexto), calculista, incisivo, agressivo.
A verdade dói, mas liberta. Amigo Ed não deixa ninguém esquecer disso.
Até onde vale a pena ir por amor? Mordeen nos mostra.
Apenas o sangue, cromossomos, DNA define linhagem? Joe Saul aprenderá.
Aquele que não sabe pra onde ir, qualquer caminho serve. Aquele que não sabe quem é, se transforma em qualquer um. Pobre, Victor!
Todas, sem exceção até agora, todas as obras que li de JS ele recicla personagens e deixa algo de sua biografia ali. Os personagens são tão profundos e tão bem definidos que eu me recuso a acreditar que tenham sido inventados. Ele os conhecia, de alguma forma.
Mais um pra lista e estou feliz demais com essa leitura, do meu autor preferido. O cara das emoções!
Vania.Cristina 18/04/2024minha estante
Ai, que legal, Carla! Resenha incrível! Também quero ler tudo desse cara.

Carla.Floores 18/04/2024minha estante
Que bom que gostou, Vânia! Obrigada! Espero contagiar muitas pessoas a conhecerem os livros do Steinbeck. Eu acho ele muito subestimado, pra não dizer desconhecido. E tem muita coisa pra ler ainda. O próximo que vou ler pro canal será 'A Doce Quinta-feira' e em seguida 'Noite sem Lua'. Esses, só achei em sebo.

Amal0 14/01/2024

"Agora que a escuridão se dissipou, eu posso falar da escuridão"

Um livro muito sensível sobre paternidade e amor.
Recomendo.

Heidi Gisele Borges 25/07/2020

Terminei a leitura de "O filho desejado", do americano John Steinbeck (1902-1968), do saudoso Círculo do Livro, direitos cedidos pelo Grupo Editorial Record.

É uma leitura rápida e interessante, e intensa. Com os detalhes subentendidos. Adoro histórias assim.

Steinbeck conta no início que tentou fazer como uma peça de teatro. A história é dividida em quatro momentos (atos). Os três primeiros se passam um no circo, outro numa fazenda e o terceiro no mar. O quarto é a chegada da criança.

O livro trata de amor. Até onde se pode ir por amor...

Destaques:

"Meu coração grita que se eu não puder conservar este amor, do qual tenho certeza, acima de qualquer dúvida, perderei então a oportunidade. Mordeen, Mordeen, estou desesperado. Não creio que eu possa viver sem este amor. Não digo isso por dizer, é o que eu realmente sinto. Sinto uma dor intensa, enlouquecedora, a me dilacerar as entranhas!"

"A nossa espécie, Mordeen, mesquinha e sórdida, fraca e repugnante, dominada por insanidades, violenta e belicosa, conhecendo o mal, a única espécie que conhece o mal e o pratica, a única que sente a pureza e mesmo assim é sórdida, a única que conhece a crueldade e continua a ser insuportavelmente cruel."

Vinicius Lima 25/08/2018

Um livrinho bacana sobre a prevalência do afeto. Apesar do livro ser antigo, com certeza trata de um tema super atual e importante. Recomendo pra passar o tempo!

Danton 13/06/2018

"Você não pode ver, porque jamais olhou para a vida. Você faz a beleza naufragar nas rochas, com o seu orgulho insensato. E penso que você nunca poderá compreender."

"O bebê está vivo, Mordeen. E isso é a única coisa que importa. Fique quieta, Mordeen. Deite-se e procure descansar. Eu entei numa espécie de inferno e consegui sair. A centelha continua... um novo ser humano... o único de sua espécie em qualquer parte do mundo... que lutou sem ter forças contra todas as forças que se levantaram contra ele, contra os dentes e garras, contra as tempestades e o frio, contra os raios e os germes... lutou e sobreviveu, Mordeen, sobreviveu até mesmo ao seu instinto de autodestruição."

John Steinbeck: um grito pela vida?
Sun's daughter 14/06/2018minha estante
UAU!!!

Xandy Xandy 16/04/2018

Qual o preço de uma paternidade?
Nada como uma resenha para iniciar a semana, não é mesmo?

Desta vez, escolhi uma obra de John Steinbeck, autor nova-iorquino ganhador do Prêmio Nobel de 1962, que deixou-nos obras magníficas como As Vinhas da Ira, A Leste do Paraíso, A Leste do Éden, e tantas outras.

Nossa história tem início num circo qualquer, mais precisamente numa tenda-vestiário, onde Joe Saul exercitava seus músculos; apesar dos seus cinquenta anos, ainda considerava-se um homem forte e altaneiro; ele descendia de uma longa linhagem circense de acrobatas, assim como sua bela e jovem esposa Mordeen – outra acrobata ágil e desenvolta -, e também Amigo Ed, o palhaço camarada.

Tudo corria bem na vida de Joe Saul, ou melhor, quase tudo, pois ele já fora casado antes e não tivera filhos e agora, após três anos de união com Mordeen, o tão sonhado herdeiro ainda não chegara, o que só fazia aumentar sua angústia diária.

Para piorar ainda mais a situação, ele ainda era obrigado a suportar a arrogância e as insinuações maldosas do jovem e atraente Vitor, que abandonara a escola para realizar o sonho de ser um grande acrobata circense, o que não era bem visto pelos outros funcionários, que alegavam que ele não era um “membro legítimo” de uma verdadeira família circense.

Após mais uma discussão acalorada com o petulante rapaz, Joe Saul corre para o bar, para afogar as mágoas, enquanto Vitor tentava, a todo o custo, seduzir sua bela esposa , sem obter sucesso.

Naquela noite, Mordeen recebeu a visita do Amigo Ed, que conversou com ela a respeito dos avanços do jovem acrobata e também da necessidade que Joel Saul sentia de ser pai; ela então abriu o seu coração, confessando-lhe que tinha certeza que o problema não era dela e sim do marido, já que o mesmo havia tido uma terrível febre reumática na infância.

Amigo Ed disse-lhe então que já suspeitava da infertilidade de Joe Saul há muito tempo e, antes de retirar-se para seus aposentos, o palhaço camarada fez-lhe a seguinte observação:

“Quando os corpos de um homem e uma mulher se encontram no amor, há uma promessa, às vezes enterrada tão fundo em suas células que o pensamento não chega a perceber, uma promessa pungente, de que uma criança possa ser o resultado desse terremoto, desse relâmpago. Mas se um ou o outro sabe, além de qualquer dúvida, que a promessa não se pode consumar, então não existe a perfeição. A coisa passa a ser um simples ato, uma farsa, uma mentira. E bem no fundo se transforma em algo inútil, sem sentido!”

Sozinha e desesperada, Mordeen pensa na única maneira de engravidar e fazer seu marido feliz… mesmo que para isto tenha que pagar com a sua própria felicidade!!!

O resto, só lendo muito!

Ao término da leitura, uma reflexão sobre a paternidade fica bem explícita: não interessa nossa linhagem e sim o conhecimento que passamos adiante, seja aos nossos filhos consanguíneos ou adotivos!

Digno de 3 estrelas.

site: https://lendomuito.wordpress.com/2018/04/16/o-filho-desejado-john-steinbeck/