O Gabarito

O Gabarito Douglas Felipe

Resenhas - O Gabarito

priscila.wenzel 01/12/2017

Adorei!

Sendo todo narrado pelo protagonista da história, nesse livro conhecemos Narciso, ou príncipe Ciso como é chamado é um jovem que após prestar cinco vezes o vestibular da Fuvest e não conseguir entrar, desiste da ideia de fazer faculdade de Letras e um dia se tornar um escritor.

Ciso tem dois amigos. Cissa, uma garota que está se formando na faculdade e Luigi, um rapaz mais velho que já está noivo.
Em alguns momentos do livro, Ciso parece invejar a vida de seus amigos, tanto de Cissa por ela estar se formando na faculdade quanto de Luigi que já parece ter feito muitas coisas na vida.

Cissa tenta convencer Narciso a pagar uma faculdade, a não desistir do sonho de ser escritor ou então de prestar a Fuvest de novo. O problema é que Ciso está desanimado e coloca na cabeça que se não pode fazer a faculdade que quer, não vai fazer nenhuma.

Ciso se sente desmotivado na maior parte do livro e está disposto a desistir do seu sonho de ser escritor. Vemos a sua luta em conseguir um emprego, e nesse momento o autor nos mostra como funciona o mercado de trabalho. As entrevistas, a dificuldade de se trabalhar em equipe quando há pessoas contra você, as exigências dentro de uma empresa e em alguns momentos os abusos que as empresas e/ou clientes cometem contra os funcionários.

Tudo isso faz com que Ciso pense e repense sobre sua vida, suas escolhas e isso provoca momentos de reflexão em quem está lendo o livro. Em alguns momentos me vi no lugar do Ciso, entendendo o que ele estava sentindo. Acho que todo mundo em algum momento da vida já se sentiu desmotivado e sem muitas perspectivas à frente.

“Que coisa mais miserável é ser quem você não quer. Fazer o que você não quer e ouvir o que você não quer. Falta de movimento é ruim, mas aquilo era pior, era movimento. Bastante. Mas era movimento que eu não queria fazer. – Narciso.”

Com o decorrer da história, algumas coisinhas vão acontecendo e Ciso parece que começa a se encontrar e percebe que pode ser um escritor, um escritor bom. E que de um jeito ou de outro todas as suas escolhas estavam certas.

Adorei a história, achei super realista e torci bastante pra rolar um namoro entre Ciso e Cissa. E fazendo um adendo sobre o Luigi, ele conseguiu me deixar na dúvida até o fim se era um amigo de verdade ou não rs

Com uma escrita gostosa, que flui rapidamente e faz você devorar o livro, o autor abordou assuntos como: vestibular, mercado de trabalho, amizade e os conflitos pessoais do dia-a-dia de uma forma excelente.

Super recomendo ^^
Douglas 02/12/2017minha estante

Douglas 02/12/2017minha estante
S E M P A L A V R A S! SÉRIO!
(reproduzindo o texto que coloquei lá na sua resenha)Olha. Não tenho, nem de longe, palavras pra agradecer por essa resenha tão carinhosa. Não acredito mesmo, é surreal! Muito obrigado por ter lido, e eu to MUITO FELIZ de você ter GOSTADO! É tudo que eu conseguir espremer da fruta, sabe, esse livro. Ele nasceu de uma época completamente desesperançosa, igual ao que o Ciso diz, que espremeu esperança da desesperança. E ver uma leitura tão RÁPIDA e tão cheia de elogios que nem essa enche meu coração e me dá um puta combustível pra continuar. Sério, desculpa não ter mais palavras pra responder a isso, eu tô realmente muito feliz que a leitura tenha sido tão boa. OBRIGADO

priscila.wenzel 02/12/2017minha estante
imagina ^^
eu que agradeço a oportunidade de ler o seu livro. Li rápido porque a sua escrita é muito boa, o narciso um personagem muito verdade e torci por ele, pra que ele se encontrasse e fosse feliz... Parabéns por este filho, tem mesmo é que se orgulhar.
Muito sucesso pra você e pra ele e que eu seja apenas uma das primeiras de milhares de pessoas que ainda vão ter a chance de ler esse livro ^^

priscila.wenzel 02/12/2017minha estante
imagina ^^
eu que agradeço a oportunidade de ler o seu livro. Li rápido porque a sua escrita é muito boa, o Narciso um personagem muito verdadeiro e torci por ele, pra que ele se encontrasse e fosse feliz... Parabéns por este filho, tem mesmo é que se orgulhar.

marcelgianni 06/12/2017

Excelente narrativa!
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso basta ver minha resenha completa mais abaixo), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Não é um livro pequeno mas, devido à sua escrita bem conduzida, pode ser lido em pouco tempo. Para o primeiro livro, achei bem construído e coerente. O autor consegue narrar bem a história, sem rodeios e excessos. Sabe entreter.

O Gabarito é uma daquelas histórias tão bem contadas que você realmente acredita que tenha acontecido. Não há “forçação de barra” nem exageros durante a trama. Este é o principal trunfo do autor, que faz com que a leitura discorra de maneira muito rápida e agradável. O leitor quer sempre ler um capítulo a mais.

Já a parte da emoção o autor poderia ter explorado um pouco mais; não o fim em si, que conteve surpresa e emoção, mas acredito que os demais personagens careciam de um pouco mais de aprofundamento. Também poderia ter sido mais explorado, para o bem ou para o mal, algum romance do personagem. Em contrapartida, o narrador foi muito bem descrito, um ponto positivo, pois o autor fez com que o leitor conseguisse entrar no personagem e enxergar a vida como ele, pelo mundo “dele”.

Talvez o final tenha sido o que menos me agradou na obra. Gosto dos livros que dão o final mastigadinho ao leitor, e não daqueles que deixam que ele raciocine e tente prever e imaginar um. Este livro é um exemplo do segundo caso. Ocorre uma transformação no protagonista, mas a continuidade e as consequências disso ficam meio que no ar.

site: https://idaselidas.wordpress.com/2017/12/06/o-gabarito-douglas-felipe/
Douglas 06/12/2017minha estante
Marcel! Obrigado pela resenha!
Que leitura mega minuciosa que você conseguiu fazer em tão pouco tempo. Tô mais do que satisfeito em saber que consegui agradar na essência, e contente com seus toques sobre o que pode ser melhorado para as próximas edições. Isso me serve de combustível pra continuar escrevendo e melhorando. Muito obrigado mesmo!

Daiane 15/01/2018

Faculdade é bom, mas...
Este livro conta a história de Ciso, um jovem que tem por sonho ser escritor e que para isso ele precisa (?) passar na Fuvest; ele tenta 5 vezes, mas falha em todas. O objetivo de vida de Ciso é o mesmo que de muitos jovens Brasil afora; já foi o meu, e foi por esse motivo que este livro me interessou bastante, pois nunca ninguém abordou sobre esta temática em um livro (se sim, por favor me apresentam, pois não tenho conhecimento disso).

Douglas Felipe retrata fielmente o jovem que detona sua saúde física e mental em prol de seu “futuro”, que molda seu sonhos de acordo com que a sociedade exige. “Estar cursando ensino superior é um diferencial” - mentira! É uma exigência; se você não estiver na faculdade, qualquer que seja, dificilmente você conseguirá um emprego que te pague o suficiente para sobreviver. Ciso entende isso, mas seu sonho fala mais alto. Mas... qual é o sonho dele mesmo? Ser escritor ou passar na Fuvest? Quando foi que as coisas mudaram dessa forma? Foi depois de qual tentativa?

É uma leitura bem fluida e creio que bastante gente vá se identificar com nosso querido Ciso. Gostaria muito que esse livro fosse lido nas escolas, mas percebo que isso nunca será possível, pois como elas vão conseguir vender seus cursinhos depois disso, não é mesmo? É uma pena. De qualquer forma, leitura recomendadíssima a todos!
Douglas 17/01/2018minha estante
MAS QUE RESENHA É ESSA? MUITO OBRIGADO!!! Nem sei o que dizer. Sério. Só agradecer. Foi sem dúvidas uma leitura que te pegou no íntimo, meu maior medo era não conseguir cativar outros vestibulandos, mas isso que você escreveu acabou com esse medo. Muito obrigado MESMO.

Driza 05/01/2018

Muito bom!
O Gabarito é uma história super bacana que conta a história do Ciso, um jovem que gasta muito dinheiro com cursinho, mas não quer pagar uma faculdade. Faz sentido? Claro que faz! Quem não quer ser “o cara” que foi aprovado na Fuvest? Ele estipula uma meta para si, mas as coisas não dão muito certo e, assim, Ciso tem fases bem depressivas durante o desenrolar dos fatos. Chega a emocionar!

Por isso mesmo a história cativa e quando comecei a ler não quis mais parar. Dá até pra se identificar com Ciso. Quem não tem sonhos! Quem não quer se formar e vencer na vida! Quem não tem amigos desconectados? Ah, os amigos! Os verdadeiros dá pra contar nos dedos, não é este o ditado? No caso de Ciso, só dois dedos foram suficientes: Cissa e Luigi. Eles tentam colocar algum juízo na cabeça do Ciso, dar um empurrãozinho pra ele seguir em frente, mas sabe como é, né? Tá difícil pro Ciso. Trabalho, cursinho, vestibular, ó vida!

Mas o melhor é que a leitura flui. Sem enrolação, um monte de coisa acontece, dá pra rir, pra se emocionar, pra torcer e até pra se irritar com Ciso. Ponto positivo pro autor. É um bom entretenimento, numa tarde preguiçosa (ou várias) esse livro é uma boa companhia.
Douglas 13/01/2018minha estante
Muito, mas muito obrigado MESMO por todas essas lindas palavras! Fico feliz de ter conseguido passar a mensagem da vida do vestibulando, e mais ainda de ter toda essa história tão bem recebida. Não tenho palavras pra agradecer por essa leitura e essa resenha tão carinhosa.

Driza 27/08/2018minha estante
;)

Flávia Mattos 13/01/2018

A realidade de estudantes/Concurseiros
O Gabarito é mais um nacional que fui escolhida para ler (confesso que sou fã de NACIONAIS Hahaha) onde a gente conhece o Narciso carinhosamente chamado de Ciso que vive uma batalha para passar na Fuvest!
ele já pagou tanto cursinho que com o valor pagaria a mensalidade kkkk , mas eu em vários pontos do livro me identifiquei com o Ciso por viver essa "luta" que é passar em uma prova e 'provar' pra sociedade que você é capaz.

Uma leitura gostosa, rápida, o Ciso é uma pessoa que tem seus problemas interiores e busca a solução.

Muito bom o livro, vale super a pena a leitura, e acredito que você também em algum momento vai se identificar com esse personagem tão real.

Parabéns Douglas pela escrita!
Douglas 17/01/2018minha estante
Flávia, MUITO OBRIGADO pelo carinho, estou mega feliz que você tenha gostado e ainda teve tempo de vir aqui dizer que gostou, significa o mundo pra mim

Artur Castilho 22/01/2018

Ciso quer entrar na USP, cursar o bacharelado em letras e se especializar em literatura. Ele quer muito. Muito mesmo. Essa é a história das cinco tentativas fracassadas de Ciso em ingressar na maior universidade pública do país e de como este rapaz reage a tantas negativas.

"Ah, mas por que não tenta outro curso? Ou então outra universidade?" Foi o questionamento que não apenas eu, como também os próprios amigos do protagonista o fizeram algumas vezes durante a narrativa.

Acontece que Ciso quer ser escritor e ele acha que, pra ser escritor, precisa passar na FUVEST e cursar letras. Na USP. Isso é algo muito forte na construção do protagonista, de modo que só nos resta um breve instante de estranhamento antes de embarcar de vez nessa mente com metas tão... peculiares.

Eu tenho cá minhas reservas com esse tropo do "personagem-escritor", que é geralmente um jornalista, branco, calvo, meia-idade, crise no casamento, broxa, grande romance na gaveta etc., mas para o Ciso eu abri uma exceção porque ele é o exato oposto de tudo isso.

Ciso é um herói que tem boleto pra quitar. É praticamente um homem-aranha.

E como bom Narciso que é, o herói deste livro também é cego para aquilo que não é espelho.

Ao estabelecer uma espécie de "guerra fria" contra tudo e todos que vagamente o lembrem que ele estagnou no tempo, Ciso acaba por se relacionar com os outros apenas ao nível da comparação e da competição, quase nunca da troca. O que nos impede de desprezar e torcer o nariz pra tanto egocentrismo é também o grande trunfo do livro: a voz do narrador, uma primeira pessoa carismática, envolvente e nada hipócrita. Ciso é conosco o mais honesto que ele pode ser, e não tem como não levar isso em consideração.

"O gabarito" é uma leitura leve e ao mesmo tempo profunda, dadas as camadas de interpretação que ela nos possibilita. A narrativa flutua do passado para o presente sem nos avisar, numa não-linearidade que brinca com os tempos verbais e com as percepções de espaço. Tudo soa como uma grande conversa - ou um desabafo de alguém que já está cansado de não corresponder àquilo que espera de si mesmo.

> Resenha completa no Registro dos Livros Antecedentes

site: https://registrodoslivrosantecedentes.blogspot.com.br/2018/01/ogabarito.html

Fernando Lafaiete 03/02/2018

O Gabarito: Um livro que nem parece ser de um escritor iniciante.

O Gabarito é mais um livro que tive a oportunidade de conhecer e ler devido à um convite que recebi aqui no Skoob. Carol Nascimento, a responsável pela capa, foi quem me convidou, e por ter tido essa oportunidade devo agradecê-la.

A história em questão é de autoria do iniciante Douglas Felipe e foi publicada no Wattpad entre Janeiro e Junho de 2017. Trata de uma narrativa simples, cheia de reflexões e muito bem escrita. O protagonista é Ciso, um jovem que sonha em cursar Letras na USP. O problema é que por mais que tente, ele nunca consegue ser selecionado. O que fazer quando recebemos um não? Devemos desistir de nossos sonhos ou devemos tentar insistentemente até conseguirmos? Devemos persistir ou devemos procurar outros horizontes?

Douglas Felipe me surpreendeu por retratar de maneira excelente uma realidade tão comum na vida de muitos. Quem nunca sofreu questões como a busca pelo primeiro emprego, os obstáculos e cobranças do mercado de trabalho, as cobranças que nós mesmos nos impomos, as cobranças dos outros (amigos e familiares), a busca por uma formação acadêmica, o sonho de que quando nos formarmos tudo será diferente entre tantas outras questões?

A narrativa é toda em primeira pessoa e o personagem central vai nos apresentando sua rotina... Seu trabalho, suas relações profissionais, seu processo de estudo, suas tristezas em receber vários nãos e a relação com os dois melhores amigos. As diversas inseguranças do personagem e a posição a qual ele se encontra me fez ter uma conexão imediata com a história. Conforme fui avançando na leitura, fui ficando assustado. Parecia que eu havia me tornado telespectador da minha própria vida. Ciso trabalha de madruga em um hotel, fala inglês fluente, ama ler, ama escrever, sonha em publicar um livro, se desespera em receber os vários nãos, é uma pessoa introspectiva e mora sozinho em um apartamento. Eu trabalho em um hotel, falo inglês fluente, amo ler e escrever, moro sozinho, já passei pelo desespero de receber vários nãos na busca por um emprego melhor e também sonho em publicar um livro. Fiquei assustado e apaixonado pela narrativa e torci muito pelo protagonista.

Ao inciar a leitura e me deparar com a situação profissional de Ciso, fiquei esperando um erro descritivo do autor em relação aos processos e termos de trabalho. Não encontrei nenhum. Cheguei à seguinte conclusão: Ou Douglas Felipe também trabalha em um hotel ou ele tomou muito cuidado em seu processo de pesquisa. Diante de tudo que falei, você deve ou pode vir a pensar que se trata de um livro monótono. Engano seu. O livro é envolvente, os personagens são muito reais, a escrita é muito tocante e as situações são excelentes.

O protagonista possui uma relação esquisita com o seu melhor amigo que está noivo de uma mulher que Ciso não suporta. Os diálogos e comportamentos de ambos me deixou na dúvida se havia algo entre eles. A sexualidade dos personagens não é explorada e esse é o motivo de eu não estar avaliando este livro com 5 estrelas. Terminei a leitura com uma pulga atrás da orelha. Ciso é gay, Bi, hétero? - Por mais que eu tenha quase certeza de que ele e o amigo citado eram apaixonados um pelo outro e não tinham coragem de expor esse sentimento mútuo... não posso ter 100% de certeza porque o autor deixa essa questão muito no ar.

É um livro jovem que me lembrou em alguns momentos os livros do John Green. Indico muito a leitura e fico feliz de ter tido a oportunidade de lê-lo. Fora a questão da sexualidade não exposta, fiquei esperando algo a mais sobre a família do protagonista. Apenas é falado de uma tia que é quem lhe deixou o apartamento e que lhe cobra um aluguel simbólico. Queria ter visto um pouco mais de relações familiares. Mas fora o que citei, o livro beira a perfeição para um livro de um escritor iniciante.

O que eu achei da edição (publicação independente)?

Este livro é um diamante no mar de falsas jóias. A revisora Silvia Almeida, formada em letras pela USP, merece ser parabenizada. Sou um leitor implicante e modéstia a parte, entendo bastante de língua portuguesa. Normalmente reclamo de erros que vivo encontrando nos livros que leio. Mas neste, por mais que eu tentasse (e tentei muito), não encontrei um erro de português. Nenhuma vírgula fora do lugar, nenhum erro de grafia, nenhum erro de estruturação narrativa. Um livro de publicação independente que deveria servir de exemplo para as grandes editoras que cobram um valor absurdo em suas edições físicas muitas vezes cheias de erros que deixam parecer que não foram devidamente revisadas. A capa também é muito bacana. Simples, minimalista, mas bem feita. Deixo aqui os meus parabéns para o autor, para a designer da capa e para a revisora.

_____________________

Não reclamem do prólogo ao iniciar a leitura. No final tudo faz sentido de maneira espetacular e bem criativa.

Leiam e apoiem o trabalho deste escritor que espero ter a oportunidade muito em breve de ler outras histórias suas. Douglas Felipe, sucesso e parabéns, você começou com o pé direito!! Nota: 4.5
Magasoares 03/02/2018minha estante
Só uma ressalva: não existe homem bissexual, ou ele é homem ou homossexual. Todo homem que transa com outro homem é gay, sendo ele passivo ou ativo. Tirando isso a resenha está maravilhosa.

Fernando Lafaiete 03/02/2018minha estante
Então Magali... Respeito a sua opinião, mas em relação à isso eu tenho que discordar. Estudo questões de gênero e já dei palestras sobre isso. Sei que é uma questão polêmica, mas na minha percepção existe bissexual sim. De qualquer forma repito; respeito sua opinião e obrigado pelo comentário!

Magasoares 03/02/2018minha estante
Também respeito sua opinião, mas nada a ver orientação sexual com questões de gênero. Mas como disse respeito sua opinião. E excelente fim de semana.

Fernando Lafaiete 03/02/2018minha estante
Obrigado Magali... Quis dizer que estudo as questões relacionadas a tal... Questões de gênero, orientação/condição sexual, processo de descobrimento sexual na juventude. Mas obrigado por levantar este assunto aqui.... Se um dia quiser conversar / debater sobre esses assuntos no privado, estou à disposição. Tenha um bom dia e super torço para que você também leia este livro... É bem bacana.

Claudia Cordeiro 03/02/2018minha estante
Vou pôr nos Desejados graças à sua resenha.

Claudia Cordeiro 03/02/2018minha estante
Com relação à outra questão aí, penso que tem que diferenciar o homem que só transa com outros homens (gay), daquele que transa com homens e mulheres (bi).

Carol 03/02/2018minha estante
Fernando, muito obrigada pelo carinho com a obra e os elogios a parte gráfica! Aquece o coração ter esse retorno tão atencioso das minúcias do livro! Caso tenha alguma pessoa que queira indicar para a tour pode pedir para contatar a mim ou ao autor, estamos a todo vapor com o envio dos livros. Obrigada!!!!

Fernando Lafaiete 03/02/2018minha estante
Pois é Claudia... Esse assunto é conplicado. Envolve aspectos culturais do nosso país acerca do assunto sexualidade que ainda é visto como tabu. Entendo a visão da Magali (apesar) de não concordar. Eu também acho que precisamos entender essa diferenciação entre a pessoa que transa apenas com o sexo oposto e a que se relaciona com ambos o sexo. Nunca imaginei que falariamos sobre esse assunto na resenha de um livro que não o aborda. O que cito no texto que escrevi foi apenas uma dúvida que ficou comigo. Esse livro não trata sobre essas questões e não é um romance LGBTQ só pra deixar claro. Enfim... Temas polêmicos sempre gerarão opiniões contrárias. O importante é respeitarmos a opinião um do outro. :)

Lucas 03/02/2018minha estante
Bissexualidade não existe, ou os bissexuais são pervertidos. Ou é 8 ou 80, ficar em cima do muro não pode. Ai de mim!

Fernando Lafaiete 03/02/2018minha estante
Lucas... Eu achando que você ia comentar algo decente e que agregasse alguma coisa. Relevem esse comentário galera... O Lucas é meu amigo e está apenas enchendo o saco. :/ (rsrs)

Douglas 03/02/2018minha estante
Oi Fernando! Acho que já li essa sua resenha umas 100x desde que você postou aqui, procurando a parte em que vc diz ?PEGADINHA!!? Mas é real! Obrigado! Você percebeu, com certeza, mas fizemos o melhor que podíamos, e fizemos com muito amor, pra que nossa edição independente não deixasse a desejar e fosse tão boa quanto uma publicação de uma editora maior. Sobre os comentários e detalhes que vc pegou sobre a história: vou te mandar uma mensagem inbox. Estou besta com essa sua resenha, não sei mais o que dizer. Obrigado. E como disse a Carol, se conhecer mais alguém que talvez tope fazer parte da booktour é só falar pra gente.

Fernando Lafaiete 03/02/2018minha estante
Obrigado pelo retorno Douglas, tanto por aqui quanto no privado. Sei que estou me tornando repetitivo; mas mais uma vez, parabéns pelo livro. Sucesso para você e para toda a sua equipe. Espero um dia ver essa obra nas prateleiras das livrarias. :)

Fernando Lafaiete 03/02/2018minha estante
Vou te responder agora Carol porque só vi sua postagem neste exato momento. Não precisa me agradecer. Pois diante do trabalho que vocês fizeram, merecem todos os elogios do mundo. Parabéns e sucesso na sua carreira!

Ariela Oliveira 08/02/2018

Entrou para minha lista de favoritos do ano
Sabe quando você começa a ler um livro e se identifica com o protagonista? Parece que alguns pensamentos e observações dele são exatamente como você se sente? Foi exatamente isso que aconteceu comigo lendo “O gabarito”.
O personagem principal é o Narciso Pires, ou somente Ciso para os amigos. Seu sonho é passar na FUVEST e cursar Letras na USP, mas infelizmente esse sonho fica distante de se tornar realidade após sua quinta reprovação. Ele garante que essa foi sua última tentativa e agora precisa alterar sua rotina e encontrar um novo projeto ao qual se dedicar. Mas isso não é nada fácil, já que toda sua vida, esforços e dinheiro nos últimos tempos haviam sido destinados aos estudos e vestibulares.
Ciso mora em São Paulo e trabalha durante as madrugadas em um hotel. Seus melhores amigos são Luigi e Cissa. Luigi está noivo e prestes a se casar e a formatura de Cissa já está chegando. Luigi é bastante engraçado, mas entre os amigos a que mais gostei foi a Cissa, ela é super animada e não mede esforços para ver um sorriso no rosto de Ciso.
Na história nos deparamos com assuntos enfrentados por todos os jovens atualmente. As dificuldades para encontrar o primeiro emprego, as horas de estudos e dedicação se preparando para os vestibulares, o desejo de cursar aquela faculdade dos seus sonhos. Isso nos traz uma reflexão. Todos sabemos o quão importante é estudar, mas acho que tudo precisa de moderação. Na história Ciso acaba abdicando muito da sua vida a fim de estudar. Essa preocupação chegava ao ponto dele sentir peso na consciência quando saía para se divertir ou tirava um dia para descansar. Ele se culpava por esse “tempo perdido” e se arrependia de não ter estudado. Acho que tudo deve ter moderação, é preciso conciliar os estudos com lazer. Muitas vezes poucas horas de estudo com foco e dedicação pode surtir mais efeito do que longas horas na frente do computador lendo e relendo matérias.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo Ciso e achei que o autor acertou na escolha da forma da narrativa porque ficamos mais próximos do protagonista. O Ciso é bastante sentimental, ansioso e muito bem humorado. Gostei tanto do protagonista que em alguns momentos sentia vontade de poder entrar na história e dar um abraço nele.
Outra coisa que achei super legal foram às referências que o autor fez a outros livros. Aproveitei para pegar algumas indicações e aumentar um pouco minha lista de leitura.
Estava com grande empolgação para conhecer essa história e fico imensamente feliz em poder escrever aqui que “O gabarito” superou minhas expectativas da melhor forma possível, recebendo merecidas cinco estrelas na minha avaliação no Skoob e entrou para a lista de favoritos do ano.
Conversei diversas vezes com o autor Douglas Felipe por mensagens e posso dizer que além de ter talento para escrita ele é uma ótima pessoa, atencioso e super divertido, vale a pena conhecer seu trabalho.

site: http://palavrasimaginariass.blogspot.com.br/2018/02/resenha-o-gabarito-de-douglas-felipe.html
Douglas 10/02/2018minha estante
?Entrou pra minha lista de favoritos do ano? já me fez quase chorar de felicidade. Ainda bem que consegui coletar uma leitura tão fofa quando a sua. M U I T O obrigado MESMO!

Ariela Oliveira 11/02/2018minha estante
Valeu a pena cada minuto empregado nessa leitura Douglas e já sinto vontade de reler =D

Ariela Oliveira 11/02/2018minha estante
Obrigada pela oportunidade de ler seu livro ;)

Izabella 02/04/2018

Triste realidade...
Primeiro gostaria de agradecer a oportunidade de ter lido esse livro (eu adoro dar chance aos Nacionais e, mais ainda, me surpreender com eles). Segundo, peço perdão pela demooooora em escrever essa resenha. Estou até com vergonha da minha enrolação.
Mas agora vamos lá! :)))

Nesse livro podemos conhecer Ciso, um coitado vestibulando que batalha muito para trabalhar - arrumar dinheiro - e fazer cursinho para entrar na tão famigerada Fuvest. Digo 'coitado' porque me senti com propriedade para usar esse adjetivo tão triste, visto que eu era uma desses coitados até pouco tempo atrás.

Da mesma forma que foi emocionante ver a garra que o Ciso tinha para tentar alcançar seu sonho, confesso que fiquei perturbada pela depressão que o assolava. Ele era completamente solitário, sem amigos (desculpem-me desconsiderar aqueles dois colegas que ele tinha), sem relato da família (cadê??), sem nada. Fiquei um tanto chocada com essa falta de apoio.
Mas esse choque nada mais é do que a triste realidade de muita gente. Eu sei que nem todos tiveram as mesmas oportunidades na vida e, infelizmente, essa discrepância educacional marca a ferro e fogo os estudantes brasileiros. Por isso esse livro me trouxe tanta revolta, choque e um misto de insatisfação.
Entendam: não é insatisfação com o livro (jamais!!), mas descontentamento com a situação vivenciada pelo Ciso e que, tenho certeza, é a mesma que muitas pessoas enfrentam no dia-a-dia.

Além do peso de não conseguir passar nos vestibulares anteriores, o sentimento de "ter que provar algo para a sociedade/família/amigos/si mesmo" impera em todo vestibulando e concurseiro. Eu sei!
Então esse livro é para aqueles que sonham em realizar seus sonhos, que batalham diariamente para vencer e para quem precisa acreditar que os sonhos podem mudar e se redefinir ao longo do caminho. Ciso conseguiu encontrar seu final... E eu te pergunto: Você já encontrou o seu?
A vida, indubitavelmente, continua. ;)
Douglas 10/04/2018minha estante
Que enrolação que nada, rs. Amei a resenha, MUITO obrigado. Quando me propus a contar essa história, não fazia ideia de que era um sentimento que outras pessoas também tinham. Os vestibulandos, na maior parte do tempo, são MEGA focados neles mesmos, nas suas provas e nas suas conquistas acadêmicas, então por mais que eu sonhasse jamais esperaria tocar tão fundo nos sentimentos de algum leitor dessa forma. Então me faz IMENSAMENTE feliz poder ler essa resenha. MUITO obrigado mesmo, de coração, por ter topado participar e por ter se disposto a escrever um texto tão foda sobre o que a gente passa na nossa vida de vestibulando "coitado". Um enorme abraço =]

Izabella 13/04/2018minha estante
Foi um grande prazer e honra ler esse livro, Douglas. Parabéns, parabéns de verdade! Continue escrevendo histórias para nos inspirar :))

Thainá - @osonharliterario 06/04/2018

Essencial para os jovens e adultos
Ciso é um jovem cheio de incertezas, frustrações e alguns sonhos, sendo o maior deles passar no vestibular da USP para ingressar no curso de Letras. Para a sua tristeza e maior frustração, ele foi reprovado nas 5 tentativas em que tentou passar nas provas, mesmo com o auxílio de cursinhos, os quais tomaram muito do seu tempo e dinheiro, e se esforçando para realizar o seu sonho. Atualmente, mesmo sem futuras esperanças para alcançar um cargo maior ou conseguir um emprego melhor, Ciso é assistente de eventos em um hotel, trabalhando assim na parte da madrugada.

Além da indecisão se deve ou não tentar o vestibular mais uma vez, Ciso também se encontra em um momento decisivo para as suas amizades: Luigi, seu melhor amigo, está prestes a se casar com a garota que Ciso odeia e com isso é perceptível que a amizade dos dois está ruindo para o fundo do poço; Cissa, a amiga sempre preocupada em como ele está se sentindo, vai se formar e vive ocupada com o negócio próprio que está construindo; as demais amizades, aquelas que aparecem esporadicamente através de mensagens na internet, vem e vão sem deixar vestígios ou mostrar que ficarão. Por sorte e em meio a solidão das amizades perdidas e distantes, Ciso tem Salvador, um segurança do hotel, que é amigável e às vezes até paternal, sempre tentando tirar um sorriso do rosto do jovem.

Como se não bastasse as fases melancólicas repletas de crises de choro, as frustrações que invadem a sua mente e as indecisões do que fazer no futuro, o casamento de Luigi e a formatura de Cissa caem no mesmo dia, deixando assim Ciso dividido se deve ou não ir em ambos os eventos. Será que Luigi ainda presa pela amizade de Ciso e sua vontade de tê-lo em seu casório é real? E Cissa, será que precisa de Ciso para lhe aplaudir e apoiar em seu dia ou isso só trará mais raiva ao ver que a amiga está realizando um sonho que não parece ser tornar realidade apenas para ele?

Além de abordar o tema da faculdade como central em vários momentos, Ciso também fica entre a indecisão se deve ou não se aventurar na escrita, criar uma história, escrever um livro. A própria Cissa, em um determinado momento da história, tenta abrir os olhos do amigo para a sua capacidade e imaginação para a escrita, mas Ciso repudia essa ideia e, como sempre, não se vê capaz de tal tarefa. Porém quando percebe que, talvez, há uma chama dentro de si pedindo para sair através das palavras e da poesia, a mudança dentro de Ciso começa a acontecer, e é nessa parte que tudo muda, principalmente ele.

Embora seja uma história que poderia ser apenas sobre o cotidiano de um rapaz com seus 20 e poucos anos, o autor consegue ir além disso trazendo críticas necessárias e importantes de serem debatidas e que, inclusive, não são vistas com frequência na Literatura Nacional e na própria sociedade. Eu, particularmente, nunca vi esse tema sendo abordado em outros livros e por isso fiquei surpresa ao iniciar a leitura, sendo assim algo novo para mim e totalmente positivo.

O debate abordado no livro diz respeito a pressão excessiva da sociedade em cima dos jovens para que realizem o vestibular e tenham um diploma, mesmo que isso não garanta emprego, mas lhe deixe "acima" dos demais por conta de um pedaço de papel e de uma oportunidade de estudos. Traz também uma crítica à escolaridade, aos ensinos padrões e mecânicos dentro das escolas, dos professores tradicionalistas que desmotivam e desvalorizam os alunos e a dificuldade em passar no vestibular, uma prova que é feita para classificar e excluir. E outro ponto que também é abordado na história é os males do trabalho: o chefe e o cliente que se sentem no direito de ridicularizar o subordinado e, ao mesmo tempo, sentem-se donos do empregado, tratando-o assim como um objeto e não uma pessoa. Temas incríveis de serem trabalhados e que mesclaram-se perfeitamente com o teor da história.

O Gabarito é o tipo de livro que deveria ser distribuído nas escolas de Ensino Médio e lido para debates dentro da sala de aula, ainda mais quando o Enem se aproxima para o aluno e a pressão começa a ficar mais forte. É uma leitura que indico para todos, principalmente para os jovens que acabaram de sair do Ensino Médio e não sabem o que fazer em seguida, pois assim não se sentirão sozinhos e nem presos a uma única alternativa, tendo a certeza de que podem ser o que quiserem e de que não precisam de um diploma para serem felizes e realizados profissionalmente.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras

site: http://www.sonhandoatravesdepalavras.com.br/2018/04/resenha-o-gabarito-douglas-felipe.html
Douglas 10/04/2018minha estante
AIAIAI pra onde eu olho tá essa resenha maravilhosa e tão cheia de sentimento que me fez chorar na primeira vez que li. Sua participação na booktour foi essencial para que eu pudesse enxergar outros aspectos da história, eu já de disse que nem sabia como agradecer por essa resenha, mas aqui estou de novo, rs. Muito obrigado por apoiar essa história, por ter topado participar e QUE SORTE eu dei de ter acertado você com esse livro. Não me cansarei de agradecer por isso nunca.

Nathalia 08/04/2018

O Gabarito - Douglas Felipe
Então, eu li...
Tive o grande prazer de ser convidada novamente a participar de um book tour, desta vez fui contatada para ver se eu teria interesse em receber o livro O Gabarito do escritor brasileiro Douglas Felipe para ler. Achei interessante a sinopse e resolvi aceitar e sim foi uma escolha acertada. É bem interessante e também relevante para nós, com assuntos que atualmente são pertinentes. Quer saber mais e porque eu recomendo, dê uma passadinha no meu blog que você terá um visão geral. :)
Douglas 10/04/2018minha estante
NATHALIA =] OBRIGADO por esse post lindo no seu blog, por ter curtido a experiência de participar da booktour e eu sou MEGA grato pela sorte que eu dei de você ter gostado. Essa história é mesmo sobre um monte de coisas internas e sombrias e uma sensação de falha e derrota, mas você conseguiu enxergar a luz no fim do túnel em forma de crítica: o Ciso mostrando pra gente o que a gente faz com nós mesmos, com nossos corpos, com nossas mentes, e conseguiu se libertar de algumas amarras que nem ele mesmo sabia que tinha. Você enxergou isso, e conseguiu reproduzir aqui. MUITO obrigado por essa resenha e por ter lido o livro e por recomendá-lo. Você não sabe o quanto isso é valioso pra mim. Um ENORME abraço, espero que nos encontremos de novo em futuras leituras!

Beca 03/08/2018

BookTour, @livro_se
Oi gente, tudo bem??

Sou Rebeca, moro na Bahia. Para deixar esse "booktour" ainda mais , resolvi espalhar pequenos comentários em post-its em alguns trechos que chamaram a minha atenção. Não deixa essa corrente acabar e COMENTE SUAS PARTES PREFERIDAS.

Sobre o livro: gostei da proposta mas acho que a interpretei de modo diferente. Posso dizer que passei pela mesma situação descrita de cansaço, de falta de esperança, pressão, etc. Uma ficção real. Esperava mais críticas construtivas à respeito da preparação do ensino médio e da obrigação velada de fazer faculdade para ser "alguém".

Um dos meus comentários no livro:

"O ensino médio é um sistema lucrativo (para os fortes, para os ricos) que possibilita e incentiva a criação de pessoas vazias - seres pensantes que não se utilizam de suas capacidades mentais para estimular o desenvolvimento humanista. Ao invés de ensinar coisas como inteligência emocional, gestão de carreia, educação sexual e financeira, os professores nos ensinam a tabuada e nomenclaturas químicas - como se fossemos usar tabuada para administrar a dor da depressão, por exemplo (doença cada vez mais diagnosticada em pessoas cada vez mais jovens). Como isso fosse o suficiente. NÃO É O SUFICIENTE."

Final surpreendente: +1
Escrita tranquila: +1
Críticas importantes: +1

Visite meu IG de vendas e trocas de livros: @livro_se

site: https://www.instagram.com/livro_se/?hl=pt-br
Douglas 03/08/2018minha estante
OI REBECA! OBRIGADO POR ISSO! Já é a 3ª vez que meu livro vai pra Bahia e eu tenho um carinho enorme por lá, pois foi de onde meus avós vieram

Eliana 04/08/2019

" Todas as amizades que eu tinha estavam desconectados. De vez em quando captávamos algumas estática, um chiado , mas logo os números da estação eram trocados é tínhamos que voltar ao silêncio." Entrou para minha lista de favoritos do ano.
Sabe aquele livro que você se identifica com o protagonista? E de como as frustrações e os medos do personagem parecem com você? Foi assim que me senti lendo O Gabarito.

O livro vai ser todo narrado pelo protagonista que se chama Narciso, ou príncipe Ciso como é chamado é um jovem que após prestar cinco vezes o vestibular da Fuvest e não conseguir entrar, desiste da ideia de fazer faculdade de Letras e um dia se tornar um escritor.

A realidade de um jovem vestibulando no Brasil é bem trabalhada no livro deixa tudo bem claro de como tudo é exaustivo. Me identifiquei tanto com o personagem porque me fez lembrar da época que eu tinha terminado o ensino médio e me vi sem ter um objetivos na vida. Na maioria das vezes as pessoas julgam a realidade que não é deles acham que tudo é simples, arranjar um emprego é só colocar um currículo e pronto ingressar numa faculdade é só querer estudar , tudo é questão de querer , na verdade as coisas não são tão simples quanto parece.
No livro nos mostra de como somos pressionados pela sociedade e de como o mercado de trabalho exige de nós. Se você não tem uma faculdade no seu currículo você não estará qualificado a vaga. E se já não bastasse exigem que você possua experiência na carteira mas como isso é possível se é seu primeiro emprego?
Eu tentei de novo por causa do não. Por causa da porra do não. Porque a gente sempre tem um não se não lutar por um sim." A escrita do @thouglas é simplesmente fantástica eu indico esse livro pra todos. Uma leitura fluída e rápida. A história de prende do começo ao fim.

Só queria deixar minha admiração e carinho pelo livro e também agradecer o @thouglas pelo carinho e desejar que seu trabalho seja cada vez mais reconhecido e admirado por todos.
Torço que o livro tenha uma continuação terminei o livro com o gostinho de quero mais. O personagem merece um final feliz. Se você quer ler um livro que te prenda que te faça refletir que te encoraja a não desistir dos seus sonhos esse é livro certo.

site: @Eliana_books

Victor.Cintra (indica_books) 16/11/2018

O gabarito, excelente.
O gabarito ( @ogabarito ) do queridíssimo @thouglas .
No livro nos vamos conhecer e acompanhar a vida do Ciso, um garoto de 22 anos e que tem o sonho de passar na FUVEST e entrar na USP, assim, cursando uma faculdade pública.
Ele já tentou 5 vezes e nessa última tentativa ele diz que se não passar, será a última vez que ele tenta.
Nesse caso, nós vemos a vida de muitos jovens sendo contada pela história do Ciso.
Principalmente nas tentativas frustrantes da reprovação e também de como lidar com isso no dia-dia.
Eu vejo no protagonista um garoto sonhador e que corre atrás. Ele tem sempre se esforça em tudo e dá o melhor nas suas amizades, isso vocês irão ver na leitura, eu também cheguei a achar ele meio depressivo em algumas partes de acordo com os acontecimentos.
Mas nisso também é um reflexo dos nossos jovens tristes por não conseguirem a vaga ou algo que tanto desejavam.
Eu achei a escrita e a história do Douglas real e um pouco dolorosa. E isso fez com que o livro se tornasse incrível e meio impossível de não se identificar com todo o enredo.
Agora eu quero agradecer muitooo pela parceria e oportunidade de receber e ler essa obra. Desejo sucesso e que venha muitos outros lançamentos e quem sabe futuras novas parcerias.
Douglas 17/11/2018minha estante
TEXTÃO MARAVILHOSO! EU É QUE AGRADEÇO A SORTE IMENSA QUE TIVE DE SER LIDO

Cris 18/12/2017

Ótima narrativa!
“Todo mundo tem histórias, mas não é todo mundo que consegue escrever um livro. Não é todo mundo que consegue escrever uma música, tocar um instrumento. Eu acho que a arte é um dom. Não sei se você nasce com isso, mas é seu. É seu talento. Todo miserável tem um.” Pág. 67

“O gabarito” foi publicado de forma independente e conta a história de Narciso, o Ciso, um jovem com um sonho de passar no Vestibular pra estudar na USP.

Eu me identifiquei muito de cara com a história porque ela se passa em São Paulo e as descrições do dia a dia da Cidade, dos transportes públicos, dos paulistanos e das dificuldades que só quem vive aqui conhece, são muito realistas.

O livro é uma espécie de crônica e a narrativa vai voltando ao passado para nos contar como Ciso conseguiu ser reprovado tantas vezes no vestibular. Apesar de ser publicado de forma independente, eu gostei muito da edição do livro, a capa e a diagramação são simples, mas o livro é muito gostosinho de ler, você passa as páginas sem perceber.

Adorei a escrita do Douglas, o livro tem umas partes poéticas e melancólicas, mas também algumas partes bem divertidas. Como o livro é narrado em primeira pessoa pelo Ciso, nós conhecemos profundamente os seus sentimentos, os seus defeitos e os seus pensamentos. Adorei a forma realista como é mostrado o cotidiano dele.

Eu só não gostei do final do livro, pra mim ficou aquela sensação de inacabado, eu acho que eu entendi o sentido, mas pra mim ficou faltando alguma coisa pra finalizar a história.
Apesar disso, o livro me surpreendeu positivamente, eu recomendo muito a leitura, e espero que muitas pessoas tenham acesso a esta história :)

"Acho que mesmo a felicidade pela expectativa não deixa de ser de verdade. Mas agora a felicidade pela expectativa não me interessa mais. Quando olho para trás, acho bonito o tipo de sonhador que era e como a superstição amadora é conspiratória quando estamos bem.” Pág. 46

site: http://instagram.com/li_numlivro
Douglas 18/12/2017minha estante
Agradecer pela leitura nunca é demais né? então OBRIGADO. Todo o processo de escrever, revisar, editar, envolveu muita gente querida e é muito bom receber esse elogio na edição. E muito obrigado pelo ?adorei a escrita do Douglas?, HAHAHA, meu coração não aguenta!