O Gabarito

O Gabarito Douglas Felipe

Resenhas - O Gabarito

Bruh Silva 20/09/2019

O gabarito
Eu fui convidada pelo autor Douglas a participar da leitura coletiva deste livro viajante. E fiquei muito feliz com o convite!

Nesse livro, vamos conhecer Ciso, que é um personagem gente como a gente.

Ciso tem um único sonho, conseguir uma bolsa de estudos para fazer faculdade na USP. (Moradores de São Paulo, quem nunca sonhou com isso? Eu já!)

Mas o processo, não é tão fácil como parace. Ciso faz cursinho, para esta preparado para a prova da Fuvest, mas infelizmente só o cursinho não parece ser suficiente para ele passar para a segunda etapa.

E não bastando a pressão da Fuvest, Ciso tem que lidar com um trabalho na qual ele não gostar tanto assim, mas precisa está lá para sobreviver e pagar o cursinho. A falta de proximidade dos dois amigos, também se torna um empecilho, e sentir que nada mais em sua vida está fazendo sentido, deixa a cabeça do pobre Ciso, uma confusão sem tamanho.

Resenheiros, sabe quando parece que você encontrar um amigo de longa data em uma história? Pois então, com Ciso foi assim.

Primeiro que o autor fez várias referências a lugares de SP que eu conheço, além do personagem Ciso morar no bairro que eu nasci e me criei, o bairro do Campo Limpo. (Não tinha como não me sentir totalmente em casa. ?)

Ciso, tem dúvidas, receios, e medos, que eu tenho em minha vida até hoje. Entao, super me identifiquei.
Ter o sonho de fazer uma faculdade pública e lutar por isso, não é tão fácil para quem vê de fora, e Ciso em sua breve narrativa, nos mostra isso.

O autor também falará sobre, tomar as rédeas de sua vida e fazer aqui que realmente deseja e te da prazer. Te incentivará a colocar o seu sonho em primeiro lugar e ir adiante. Além de acreditar em você, independente da opinião dos outros.

Desta forma, eu finalizo, fazendo a indicação deste super livro. Podem ler sem medo, que por aqui é só amor pela história.

Eliana 04/08/2019

" Todas as amizades que eu tinha estavam desconectados. De vez em quando captávamos algumas estática, um chiado , mas logo os números da estação eram trocados é tínhamos que voltar ao silêncio." Entrou para minha lista de favoritos do ano.
Sabe aquele livro que você se identifica com o protagonista? E de como as frustrações e os medos do personagem parecem com você? Foi assim que me senti lendo O Gabarito.

O livro vai ser todo narrado pelo protagonista que se chama Narciso, ou príncipe Ciso como é chamado é um jovem que após prestar cinco vezes o vestibular da Fuvest e não conseguir entrar, desiste da ideia de fazer faculdade de Letras e um dia se tornar um escritor.

Ciso tem dois amigos. Cissa, uma garota que está se formando na faculdade e Luigi, um rapaz mais velho que já está noivo.

A realidade de um jovem vestibulando no Brasil é bem trabalhada no livro deixa tudo bem claro de como tudo é exaustivo. Me identifiquei tanto com o personagem porque me fez lembrar da época que eu tinha terminado o ensino médio e me vi sem ter um objetivos na vida. Na maioria das vezes as pessoas julgam a realidade que não é deles acham que tudo é simples, arranjar um emprego é só colocar um currículo e pronto ingressar numa faculdade é só querer estudar , tudo é questão de querer , na verdade as coisas não são tão simples quanto parece.
No livro nos mostra de como somos pressionados pela sociedade e de como o mercado de trabalho exige de nós. Se você não tem uma faculdade no seu currículo você não estará qualificado a vaga. E se já não bastasse exigem que você possua experiência na carteira mas como isso é possível se é seu primeiro emprego?
Eu tentei de novo por causa do não. Por causa da porra do não. Porque a gente sempre tem um não se não lutar por um sim." A escrita do @thouglas é simplesmente fantástica eu indico esse livro pra todos. Uma leitura fluída e rápida. A história de prende do começo ao fim.

Só queria deixar minha admiração e carinho pelo livro e também agradecer o @thouglas pelo carinho e desejar que seu trabalho seja cada vez mais reconhecido e admirado por todos.
Torço que o livro tenha uma continuação terminei o livro com o gostinho de quero mais. O personagem merece um final feliz. Se você quer ler um livro que te prenda que te faça refletir que te encoraja a não desistir dos seus sonhos esse é livro certo.

site: @Eliana_books

Gabi (@literageek_) 10/07/2019

Adorei o livro.
Em "O gabarito" nós conhecemos Casio, um jovem que tenta a todo custo entrar em uma faculdade pública.

No livro não acompanhamos a sua jornada durante os seus anos de estudo em cursinhos pre vestibulares, mas sim como ele está se sentindo por tantos anos no qual ele não conseguiu entrar e como ele se sente desgastados e sem esperança por causa de tantas tentativas frustadas.

Eu adorei a temática do livro. Nele vemos muitas verdades sobre essa vida de vestibulando. O peso que um vestibulando carrega, a pressão que tem sobre ele e como é frustrante você tentar e tentar e no final não consegui.

Eu adorei o livro, a temática e a escrita do autor. E eu amei lê-lo, me identifiquei bastante.

Mayla Viviani 25/03/2019

O livro conta a história de Ciso, um jovem cujo sonho é cursar letras na USP. Ciso já prestou vestibular na Fuvest cinco vezes, e cinco vezes foi reprovado. No momento ele decide que não irá mais tentar, irá continuar no seu emprego no hotel onde trabalha, e que o sonho de cursar uma graduação, de se tornar escritor, não será nunca realizado.

"Esta não é uma história sobre alguém excepcional. Eu não fui excepcional, não fui o melhor da classe e nunca fui escolhido para nenhuma bolsa 100%."

Ciso tem dois amigos mais próximos, Cissa e Luigi. Cissa está se formando, em breve será sua colação e Luigi está com o casamento marcado. Ciso se sente mal, pois em alguns momentos sente inveja de seus amigos, sente que a vida de todo mundo caminha, menos a dele. Ele continua no seu emprego entendiante, morando no apartamento cedido por sua tia, sozinho, sem esperança.
Cissa até tenta convencer Ciso a fazer uma outra universidade, até porque os gastos com cursinho dariam para pagar uma graduação tranquilamente, porém não é isso que Ciso quer; ele queria a USP e se não pode cursar lá, não fará nenhuma faculdade.

"A Fuvest era parte de mim e estava carimbada em cada cômodo da minha casa. Não tinha reparado nisso antes."

No entanto, com a ajuda de Cissa e de mais algumas pessoas, Ciso perceberá que na vida há coisas muito mais valiosas do que acertar qual afirmativa está correta, que respostas corretas na verdade não existem, e que podemos sim realizar nossos sonhos, independente do que digam.

O Gabarito nos faz refletir sobre uma série de coisas, principalmente sobre em como a sociedade dita para o jovem qual profissão escolher, que ele só terá sucesso se conseguir entrar em uma ótima universidade, se fazer aquele curso que garantirá salários altos; uma sociedade que só pensa nos status sociais e não se você será feliz naquela profissão, se sentirá realizado e satisfeito com aquilo que faz.
Mostra também como o mercado de trabalho é competitivo e como as pessoas podem ser más umas com as outras, uma espécie de distribuição de ódio gratuito.
Ler a história de Ciso me fez refletir que somos muito mais que nosso currículo, somos muito mais que nossos cursos e diplomas, somos pessoas com sonhos, e que não podemos deixar nunca de realizá-los. Me fez refletir também, que na vida não há escolhas erradas, há apenas escolhas, e o mais importante é que essas escolhas nos façam felizes, porque no fim é isso que realmente importa e não os que as pessoas pensam de você.
"Existe uma enorme diferença entre clichê e ruim. As pessoas adoram dizer que as coisas são clichê, mas surpresa: tudo é clichê [...] Se você tem 22 anos e compra um McLanche Feliz só pelo brinquedo, então você é um puta clichê gigante."

O livro é narrado em primeira pessoa por Ciso, temos muito bem a visão dele, se você já passou por essa maratona de vestibular ou está passando, com certeza irá se identificar.
A escrita é fluída, nem parecia que estava lendo um livro de um escritor iniciante. A diagramação do livro é simples, com páginas amareladas e fontes em um tamanho confortável para leitura. A capa não poderia ser melhor, combina muito bem com a ideia do livro.
Enfim, é um bom livro, e espero que em pouco tempo alguma editora encontre esse "achado" e o publique para vermos ele nas livrarias, eu com certeza irei reservar meu exemplar quando isso acontecer.
Temos o poder de viajar até o passado e alterá-lo de modo a transformar o futuro.
Se você se interessou pela história entre em contato com a Carol pelo Skoob ou pelo perfil do Instagram para participar do booktour. Não deixem essa oportunidade passar, confiram essa obra, não vão se arrepender.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2019/03/livro-o-gabarito-douglas-felipe.html
Carol 07/04/2019minha estante
Mayla, muito obrigada pela resenha tão carinhosa e elogios ao projeto gráfico

Wes 15/03/2019

Não sei nem o que dizer sobre....
O personagem começa meio perdido, com um emprego bom trabalhando de madrugada e gastando tudo o que podia num cursinho pra poder entrar na USP no curso de letras, e bem, esse é praticamente todo o enredo do livro com várias doses de lirismo e apoio dos amigos mesmo nos momentos mais sufocantes como a perda de um emprego e mais chocantes como sobreviver em uma enchente em plena formatura.
Durante a leitura fiz até uma conexão com um conto do livro "Pilulas do Esquecimento", aquele em que o personagem vive sozinho no mundo dele esperando uma ligação pra tomar um rumo da vida.

alice 23/12/2018

Às vezes tudo o que a gente precisa é que o mundo nos atropele para percebermos o caminho certo a seguir. Ciso é um jovem morador de São Paulo que tem uma obsessão em passar no vestibular da Fuvest. Tentou por cinco anos e fracassou nas cinco vezes. Nesse meio tempo, ele reflete sobre seus fracassos e percebe que a felicidade pode existir além de um gabarito.
O livro nos fala sobre escolhas e consequências. O sucesso depende de nossas escolhas e nem sempre as coisas acontecem como a gente planejou. Me identifiquei muito com o Ciso e espero poder encontrar as respostas certas no gabarito de minha vida também.
Obrigada por compartilhar essa história Douglas Felipe. Desejo que seu livro faça muito sucesso.

Victor.Cintra (indica_books) 16/11/2018

O gabarito, excelente.
O gabarito ( @ogabarito ) do queridíssimo @thouglas .
No livro nos vamos conhecer e acompanhar a vida do Ciso, um garoto de 22 anos e que tem o sonho de passar na FUVEST e entrar na USP, assim, cursando uma faculdade pública.
Ele já tentou 5 vezes e nessa última tentativa ele diz que se não passar, será a última vez que ele tenta.
Nesse caso, nós vemos a vida de muitos jovens sendo contada pela história do Ciso.
Principalmente nas tentativas frustrantes da reprovação e também de como lidar com isso no dia-dia.
Eu vejo no protagonista um garoto sonhador e que corre atrás. Ele tem sempre se esforça em tudo e dá o melhor nas suas amizades, isso vocês irão ver na leitura, eu também cheguei a achar ele meio depressivo em algumas partes de acordo com os acontecimentos.
Mas nisso também é um reflexo dos nossos jovens tristes por não conseguirem a vaga ou algo que tanto desejavam.
Eu achei a escrita e a história do Douglas real e um pouco dolorosa. E isso fez com que o livro se tornasse incrível e meio impossível de não se identificar com todo o enredo.
Agora eu quero agradecer muitooo pela parceria e oportunidade de receber e ler essa obra. Desejo sucesso e que venha muitos outros lançamentos e quem sabe futuras novas parcerias.
Douglas 17/11/2018minha estante
TEXTÃO MARAVILHOSO! EU É QUE AGRADEÇO A SORTE IMENSA QUE TIVE DE SER LIDO

unicornialiteraria 23/09/2018

Mais um nacional que conquistou meu coração!!
No livro nós vamos conhecer a história do Narciso, Ciso só para os amigos.
O Ciso é um rapaz de 22 anos e é vestibulando. Em sua 5ª FUVEST, que ele jura que será a última, as coisa começam realmente a desandar na vida do nosso protagonista.
Quem já passou por essa frustração de não passar no vestibular sabe que em cada reprovação, em cada 2ª chamada que nosso nome não aparece a gente vai se frustrando e afastando cada vez mais as pessoas de nossa vida. Com o Ciso não é diferente e nesse livro nós vamos conhecer suas frustrações por completas.
O livro é todo narrado pelo Ciso e o autor escreve de uma forma que faz parecer que alguns capítulos são uma crônica, como o capítulo da menina do cabelo vermelho e o da Sabrina. Eu estou muito apaixonada com a escrita do Douglas e o Ciso eu queria colocar ele em um potinho e guardar no meu coração para sempre. Porque eu me vi muito no Ciso. Ele é um personagem tão real que chega a doer. Mas não espere encontrar nesse livro um personagem adulto, maduro e essas vibes. Os 22 anos do Ciso está mais para 18 e se você não se familiariza com o assunto, você provavelmente não vai curtir o livro e encher de marca texto (e lágrimas). Então, leia esse livro tendo em mente que ele é um YA (jovem adulto).
Mais uma vez eu preciso dizer que eu estou apaixonada por esse livro simplesmente em todos os aspectos e eu espero do fundo do meu coração que a história do Ciso tenha uma continuação, que ele seja feliz e que ache uma editora para chamar de casa.

site: https://www.instagram.com/p/Bn4Apr1ndtm/?utm_source=ig_web_copy_link
Douglas 28/09/2018minha estante
Sem palavras pra esse textão maravilhoso! MUITO obrigado por esse carinho gigantesco com o Ciso e essa leitura linda. Dei muita sorte de meu livro ter sido acolhido por você!

Patricia.Christman 22/09/2018

Qual a resposta certa?
Um livro que chegou até mim por meio do Livro Viajante do Skoob e que conseguiu me surpreender.

Uma leitura que indico a todos, mas principalmente para quem, assim como Ciso, luta para se encontrar na vida.
Ciso é um jovem cheio de sonhos que luta para passar na Fuvest. Mas como a vida não é fácil para ninguém, ele já foi reprovado em varias tentativas.

"Eu tentei de novo por causa do não. Por causa da porra do não. Porque a gente sempre tem um não se não lutar por um sim."

A realidade de um vestibulando é muito bem trabalhada nesse livro. Me senti a própria lembrando do que passei no meu primeiro vestibular, e que agonia foi isso. Assim como a gente, o pobre do Ciso vive em prol desse sonho, lutando contra todos os obstáculos. Ele trabalha, estuda, não tem vida social, enfim, vive para a Fuvest.

"A Fuvest era parte de mim e estava carimbada em cada comodo da minha casa."

Mesmo com a ajuda dos amigos, Ciso se sente sozinho e melancólico. O livro nos mostra bem a pressão feita pela sociedade que não contrata mais pelo caráter, mas sim pelo fato de você ter feito faculdade, o que deixa muitos jovens de mãos atadas. É como se sem um diploma, você não fosse nada. Sei que um diploma é importante e prova muita coisa, seu conhecimento, o trabalho que teve para consegui-lo, mas a sociedade precisa começar a enxergar os dons que não necessitam de tal.

E é realmente muito triste ser julgado por um papel.

Mas quando seu sonho é massacrado, o que fazer?

"Não sabia o que aconteceria depois, era completamente alheio a isso, eu só queria passar. Meu sonho não era mais ser escritor, e sim passar na Fuvest."

Mas assim como Ciso, não podemos perder a esperança.

O que são 5 tentativas frustradas em comparação aos desafios diários de sobreviver ao nosso mundo?

Não deixe que isso lhe tire a vontade de lutar, afinal, quanto maior a batalha, maior a felicidade em vence-la.

Venha descobrir se Ciso conseguiu encontrar seu caminho. Se seu sonho de ser escritor vai ser impedido pela recusa da Fuvest em aceita-lo.

site: http://tmlqa.com.br
Douglas 28/09/2018minha estante
QUERIA PODER GRITAR AQUI MAS NAO DÁ ENTÃO VAI ESSE COMENTÁRIO EM CAPS LOCK PRA PASSAR A SENSAÇÃO!!!!! OBRIGADO!!!

Patricia.Christman 04/10/2018minha estante
Obrigado pelo carinho!
Adorei conhecer seu livro!

Beca 03/08/2018

BookTour, @livro_se
Oi gente, tudo bem??

Sou Rebeca, moro na Bahia. Para deixar esse "booktour" ainda mais , resolvi espalhar pequenos comentários em post-its em alguns trechos que chamaram a minha atenção. Não deixa essa corrente acabar e COMENTE SUAS PARTES PREFERIDAS.

Sobre o livro: gostei da proposta mas acho que a interpretei de modo diferente. Posso dizer que passei pela mesma situação descrita de cansaço, de falta de esperança, pressão, etc. Uma ficção real. Esperava mais críticas construtivas à respeito da preparação do ensino médio e da obrigação velada de fazer faculdade para ser "alguém".

Um dos meus comentários no livro:

"O ensino médio é um sistema lucrativo (para os fortes, para os ricos) que possibilita e incentiva a criação de pessoas vazias - seres pensantes que não se utilizam de suas capacidades mentais para estimular o desenvolvimento humanista. Ao invés de ensinar coisas como inteligência emocional, gestão de carreia, educação sexual e financeira, os professores nos ensinam a tabuada e nomenclaturas químicas - como se fossemos usar tabuada para administrar a dor da depressão, por exemplo (doença cada vez mais diagnosticada em pessoas cada vez mais jovens). Como isso fosse o suficiente. NÃO É O SUFICIENTE."

Final surpreendente: +1
Escrita tranquila: +1
Críticas importantes: +1

Visite meu IG de vendas e trocas de livros: @livro_se

site: https://www.instagram.com/livro_se/?hl=pt-br
Douglas 03/08/2018minha estante
OI REBECA! OBRIGADO POR ISSO! Já é a 3ª vez que meu livro vai pra Bahia e eu tenho um carinho enorme por lá, pois foi de onde meus avós vieram

Nathalia 08/04/2018

O Gabarito - Douglas Felipe
Então, eu li...
Tive o grande prazer de ser convidada novamente a participar de um book tour, desta vez fui contatada para ver se eu teria interesse em receber o livro O Gabarito do escritor brasileiro Douglas Felipe para ler. Achei interessante a sinopse e resolvi aceitar e sim foi uma escolha acertada. É bem interessante e também relevante para nós, com assuntos que atualmente são pertinentes. Quer saber mais e porque eu recomendo, dê uma passadinha no meu blog que você terá um visão geral. :)
Douglas 10/04/2018minha estante
NATHALIA =] OBRIGADO por esse post lindo no seu blog, por ter curtido a experiência de participar da booktour e eu sou MEGA grato pela sorte que eu dei de você ter gostado. Essa história é mesmo sobre um monte de coisas internas e sombrias e uma sensação de falha e derrota, mas você conseguiu enxergar a luz no fim do túnel em forma de crítica: o Ciso mostrando pra gente o que a gente faz com nós mesmos, com nossos corpos, com nossas mentes, e conseguiu se libertar de algumas amarras que nem ele mesmo sabia que tinha. Você enxergou isso, e conseguiu reproduzir aqui. MUITO obrigado por essa resenha e por ter lido o livro e por recomendá-lo. Você não sabe o quanto isso é valioso pra mim. Um ENORME abraço, espero que nos encontremos de novo em futuras leituras!

Thainá - @osonharliterario 06/04/2018

Essencial para os jovens e adultos
Ciso é um jovem cheio de incertezas, frustrações e alguns sonhos, sendo o maior deles passar no vestibular da USP para ingressar no curso de Letras. Para a sua tristeza e maior frustração, ele foi reprovado nas 5 tentativas em que tentou passar nas provas, mesmo com o auxílio de cursinhos, os quais tomaram muito do seu tempo e dinheiro, e se esforçando para realizar o seu sonho. Atualmente, mesmo sem futuras esperanças para alcançar um cargo maior ou conseguir um emprego melhor, Ciso é assistente de eventos em um hotel, trabalhando assim na parte da madrugada.

Além da indecisão se deve ou não tentar o vestibular mais uma vez, Ciso também se encontra em um momento decisivo para as suas amizades: Luigi, seu melhor amigo, está prestes a se casar com a garota que Ciso odeia e com isso é perceptível que a amizade dos dois está ruindo para o fundo do poço; Cissa, a amiga sempre preocupada em como ele está se sentindo, vai se formar e vive ocupada com o negócio próprio que está construindo; as demais amizades, aquelas que aparecem esporadicamente através de mensagens na internet, vem e vão sem deixar vestígios ou mostrar que ficarão. Por sorte e em meio a solidão das amizades perdidas e distantes, Ciso tem Salvador, um segurança do hotel, que é amigável e às vezes até paternal, sempre tentando tirar um sorriso do rosto do jovem.

Como se não bastasse as fases melancólicas repletas de crises de choro, as frustrações que invadem a sua mente e as indecisões do que fazer no futuro, o casamento de Luigi e a formatura de Cissa caem no mesmo dia, deixando assim Ciso dividido se deve ou não ir em ambos os eventos. Será que Luigi ainda presa pela amizade de Ciso e sua vontade de tê-lo em seu casório é real? E Cissa, será que precisa de Ciso para lhe aplaudir e apoiar em seu dia ou isso só trará mais raiva ao ver que a amiga está realizando um sonho que não parece ser tornar realidade apenas para ele?

Além de abordar o tema da faculdade como central em vários momentos, Ciso também fica entre a indecisão se deve ou não se aventurar na escrita, criar uma história, escrever um livro. A própria Cissa, em um determinado momento da história, tenta abrir os olhos do amigo para a sua capacidade e imaginação para a escrita, mas Ciso repudia essa ideia e, como sempre, não se vê capaz de tal tarefa. Porém quando percebe que, talvez, há uma chama dentro de si pedindo para sair através das palavras e da poesia, a mudança dentro de Ciso começa a acontecer, e é nessa parte que tudo muda, principalmente ele.

Embora seja uma história que poderia ser apenas sobre o cotidiano de um rapaz com seus 20 e poucos anos, o autor consegue ir além disso trazendo críticas necessárias e importantes de serem debatidas e que, inclusive, não são vistas com frequência na Literatura Nacional e na própria sociedade. Eu, particularmente, nunca vi esse tema sendo abordado em outros livros e por isso fiquei surpresa ao iniciar a leitura, sendo assim algo novo para mim e totalmente positivo.

O debate abordado no livro diz respeito a pressão excessiva da sociedade em cima dos jovens para que realizem o vestibular e tenham um diploma, mesmo que isso não garanta emprego, mas lhe deixe "acima" dos demais por conta de um pedaço de papel e de uma oportunidade de estudos. Traz também uma crítica à escolaridade, aos ensinos padrões e mecânicos dentro das escolas, dos professores tradicionalistas que desmotivam e desvalorizam os alunos e a dificuldade em passar no vestibular, uma prova que é feita para classificar e excluir. E outro ponto que também é abordado na história é os males do trabalho: o chefe e o cliente que se sentem no direito de ridicularizar o subordinado e, ao mesmo tempo, sentem-se donos do empregado, tratando-o assim como um objeto e não uma pessoa. Temas incríveis de serem trabalhados e que mesclaram-se perfeitamente com o teor da história.

O Gabarito é o tipo de livro que deveria ser distribuído nas escolas de Ensino Médio e lido para debates dentro da sala de aula, ainda mais quando o Enem se aproxima para o aluno e a pressão começa a ficar mais forte. É uma leitura que indico para todos, principalmente para os jovens que acabaram de sair do Ensino Médio e não sabem o que fazer em seguida, pois assim não se sentirão sozinhos e nem presos a uma única alternativa, tendo a certeza de que podem ser o que quiserem e de que não precisam de um diploma para serem felizes e realizados profissionalmente.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras

site: http://www.sonhandoatravesdepalavras.com.br/2018/04/resenha-o-gabarito-douglas-felipe.html
Douglas 10/04/2018minha estante
AIAIAI pra onde eu olho tá essa resenha maravilhosa e tão cheia de sentimento que me fez chorar na primeira vez que li. Sua participação na booktour foi essencial para que eu pudesse enxergar outros aspectos da história, eu já de disse que nem sabia como agradecer por essa resenha, mas aqui estou de novo, rs. Muito obrigado por apoiar essa história, por ter topado participar e QUE SORTE eu dei de ter acertado você com esse livro. Não me cansarei de agradecer por isso nunca.

Izabella 02/04/2018

Triste realidade...
Primeiro gostaria de agradecer a oportunidade de ter lido esse livro (eu adoro dar chance aos Nacionais e, mais ainda, me surpreender com eles). Segundo, peço perdão pela demooooora em escrever essa resenha. Estou até com vergonha da minha enrolação.
Mas agora vamos lá! :)))

Nesse livro podemos conhecer Ciso, um coitado vestibulando que batalha muito para trabalhar - arrumar dinheiro - e fazer cursinho para entrar na tão famigerada Fuvest. Digo 'coitado' porque me senti com propriedade para usar esse adjetivo tão triste, visto que eu era uma desses coitados até pouco tempo atrás.

Da mesma forma que foi emocionante ver a garra que o Ciso tinha para tentar alcançar seu sonho, confesso que fiquei perturbada pela depressão que o assolava. Ele era completamente solitário, sem amigos (desculpem-me desconsiderar aqueles dois colegas que ele tinha), sem relato da família (cadê??), sem nada. Fiquei um tanto chocada com essa falta de apoio.
Mas esse choque nada mais é do que a triste realidade de muita gente. Eu sei que nem todos tiveram as mesmas oportunidades na vida e, infelizmente, essa discrepância educacional marca a ferro e fogo os estudantes brasileiros. Por isso esse livro me trouxe tanta revolta, choque e um misto de insatisfação.
Entendam: não é insatisfação com o livro (jamais!!), mas descontentamento com a situação vivenciada pelo Ciso e que, tenho certeza, é a mesma que muitas pessoas enfrentam no dia-a-dia.

Além do peso de não conseguir passar nos vestibulares anteriores, o sentimento de "ter que provar algo para a sociedade/família/amigos/si mesmo" impera em todo vestibulando e concurseiro. Eu sei!
Então esse livro é para aqueles que sonham em realizar seus sonhos, que batalham diariamente para vencer e para quem precisa acreditar que os sonhos podem mudar e se redefinir ao longo do caminho. Ciso conseguiu encontrar seu final... E eu te pergunto: Você já encontrou o seu?
A vida, indubitavelmente, continua. ;)
Douglas 10/04/2018minha estante
Que enrolação que nada, rs. Amei a resenha, MUITO obrigado. Quando me propus a contar essa história, não fazia ideia de que era um sentimento que outras pessoas também tinham. Os vestibulandos, na maior parte do tempo, são MEGA focados neles mesmos, nas suas provas e nas suas conquistas acadêmicas, então por mais que eu sonhasse jamais esperaria tocar tão fundo nos sentimentos de algum leitor dessa forma. Então me faz IMENSAMENTE feliz poder ler essa resenha. MUITO obrigado mesmo, de coração, por ter topado participar e por ter se disposto a escrever um texto tão foda sobre o que a gente passa na nossa vida de vestibulando "coitado". Um enorme abraço =]

Izabella 13/04/2018minha estante
Foi um grande prazer e honra ler esse livro, Douglas. Parabéns, parabéns de verdade! Continue escrevendo histórias para nos inspirar :))

Ariela Oliveira 08/02/2018

Entrou para minha lista de favoritos do ano
Sabe quando você começa a ler um livro e se identifica com o protagonista? Parece que alguns pensamentos e observações dele são exatamente como você se sente? Foi exatamente isso que aconteceu comigo lendo “O gabarito”.
O personagem principal é o Narciso Pires, ou somente Ciso para os amigos. Seu sonho é passar na FUVEST e cursar Letras na USP, mas infelizmente esse sonho fica distante de se tornar realidade após sua quinta reprovação. Ele garante que essa foi sua última tentativa e agora precisa alterar sua rotina e encontrar um novo projeto ao qual se dedicar. Mas isso não é nada fácil, já que toda sua vida, esforços e dinheiro nos últimos tempos haviam sido destinados aos estudos e vestibulares.
Ciso mora em São Paulo e trabalha durante as madrugadas em um hotel. Seus melhores amigos são Luigi e Cissa. Luigi está noivo e prestes a se casar e a formatura de Cissa já está chegando. Luigi é bastante engraçado, mas entre os amigos a que mais gostei foi a Cissa, ela é super animada e não mede esforços para ver um sorriso no rosto de Ciso.
Na história nos deparamos com assuntos enfrentados por todos os jovens atualmente. As dificuldades para encontrar o primeiro emprego, as horas de estudos e dedicação se preparando para os vestibulares, o desejo de cursar aquela faculdade dos seus sonhos. Isso nos traz uma reflexão. Todos sabemos o quão importante é estudar, mas acho que tudo precisa de moderação. Na história Ciso acaba abdicando muito da sua vida a fim de estudar. Essa preocupação chegava ao ponto dele sentir peso na consciência quando saía para se divertir ou tirava um dia para descansar. Ele se culpava por esse “tempo perdido” e se arrependia de não ter estudado. Acho que tudo deve ter moderação, é preciso conciliar os estudos com lazer. Muitas vezes poucas horas de estudo com foco e dedicação pode surtir mais efeito do que longas horas na frente do computador lendo e relendo matérias.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo Ciso e achei que o autor acertou na escolha da forma da narrativa porque ficamos mais próximos do protagonista. O Ciso é bastante sentimental, ansioso e muito bem humorado. Gostei tanto do protagonista que em alguns momentos sentia vontade de poder entrar na história e dar um abraço nele.
Outra coisa que achei super legal foram às referências que o autor fez a outros livros. Aproveitei para pegar algumas indicações e aumentar um pouco minha lista de leitura.
Estava com grande empolgação para conhecer essa história e fico imensamente feliz em poder escrever aqui que “O gabarito” superou minhas expectativas da melhor forma possível, recebendo merecidas cinco estrelas na minha avaliação no Skoob e entrou para a lista de favoritos do ano.
Conversei diversas vezes com o autor Douglas Felipe por mensagens e posso dizer que além de ter talento para escrita ele é uma ótima pessoa, atencioso e super divertido, vale a pena conhecer seu trabalho.

site: http://palavrasimaginariass.blogspot.com.br/2018/02/resenha-o-gabarito-de-douglas-felipe.html
Douglas 10/02/2018minha estante
?Entrou pra minha lista de favoritos do ano? já me fez quase chorar de felicidade. Ainda bem que consegui coletar uma leitura tão fofa quando a sua. M U I T O obrigado MESMO!

Ariela Oliveira 11/02/2018minha estante
Valeu a pena cada minuto empregado nessa leitura Douglas e já sinto vontade de reler =D

Ariela Oliveira 11/02/2018minha estante
Obrigada pela oportunidade de ler seu livro ;)

Fernando Lafaiete 03/02/2018

O Gabarito: Um livro que nem parece ser de um escritor iniciante.

O Gabarito é mais um livro que tive a oportunidade de conhecer e ler devido à um convite que recebi aqui no Skoob. Carol Nascimento, a responsável pela capa, foi quem me convidou, e por ter tido essa oportunidade devo agradecê-la.

A história em questão é de autoria do iniciante Douglas Felipe e foi publicada no Wattpad entre Janeiro e Junho de 2017. Trata de uma narrativa simples, cheia de reflexões e muito bem escrita. O protagonista é Ciso, um jovem que sonha em cursar Letras na USP. O problema é que por mais que tente, ele nunca consegue ser selecionado. O que fazer quando recebemos um não? Devemos desistir de nossos sonhos ou devemos tentar insistentemente até conseguirmos? Devemos persistir ou devemos procurar outros horizontes?

Douglas Felipe me surpreendeu por retratar de maneira excelente uma realidade tão comum na vida de muitos. Quem nunca sofreu questões como a busca pelo primeiro emprego, os obstáculos e cobranças do mercado de trabalho, as cobranças que nós mesmos nos impomos, as cobranças dos outros (amigos e familiares), a busca por uma formação acadêmica, o sonho de que quando nos formarmos tudo será diferente entre tantas outras questões?

A narrativa é toda em primeira pessoa e o personagem central vai nos apresentando sua rotina... Seu trabalho, suas relações profissionais, seu processo de estudo, suas tristezas em receber vários nãos e a relação com os dois melhores amigos. As diversas inseguranças do personagem e a posição a qual ele se encontra me fez ter uma conexão imediata com a história. Conforme fui avançando na leitura, fui ficando assustado. Parecia que eu havia me tornado telespectador da minha própria vida. Ciso trabalha de madruga em um hotel, fala inglês fluente, ama ler, ama escrever, sonha em publicar um livro, se desespera em receber os vários nãos, é uma pessoa introspectiva e mora sozinho em um apartamento. Eu trabalho em um hotel, falo inglês fluente, amo ler e escrever, moro sozinho, já passei pelo desespero de receber vários nãos na busca por um emprego melhor e também sonho em publicar um livro. Fiquei assustado e apaixonado pela narrativa e torci muito pelo protagonista.

Ao inciar a leitura e me deparar com a situação profissional de Ciso, fiquei esperando um erro descritivo do autor em relação aos processos e termos de trabalho. Não encontrei nenhum. Cheguei à seguinte conclusão: Ou Douglas Felipe também trabalha em um hotel ou ele tomou muito cuidado em seu processo de pesquisa. Diante de tudo que falei, você deve ou pode vir a pensar que se trata de um livro monótono. Engano seu. O livro é envolvente, os personagens são muito reais, a escrita é muito tocante e as situações são excelentes.

O protagonista possui uma relação esquisita com o seu melhor amigo que está noivo de uma mulher que Ciso não suporta. Os diálogos e comportamentos de ambos me deixou na dúvida se havia algo entre eles. A sexualidade dos personagens não é explorada e esse é o motivo de eu não estar avaliando este livro com 5 estrelas. Terminei a leitura com uma pulga atrás da orelha. Ciso é gay, Bi, hétero? - Por mais que eu tenha quase certeza de que ele e o amigo citado eram apaixonados um pelo outro e não tinham coragem de expor esse sentimento mútuo... não posso ter 100% de certeza porque o autor deixa essa questão muito no ar.

É um livro jovem que me lembrou em alguns momentos os livros do John Green. Indico muito a leitura e fico feliz de ter tido a oportunidade de lê-lo. Fora a questão da sexualidade não exposta, fiquei esperando algo a mais sobre a família do protagonista. Apenas é falado de uma tia que é quem lhe deixou o apartamento e que lhe cobra um aluguel simbólico. Queria ter visto um pouco mais de relações familiares. Mas fora o que citei, o livro beira a perfeição para um livro de um escritor iniciante.

O que eu achei da edição (publicação independente)?

Este livro é um diamante no mar de falsas jóias. A revisora Silvia Almeida, formada em letras pela USP, merece ser parabenizada. Sou um leitor implicante e modéstia a parte, entendo bastante de língua portuguesa. Normalmente reclamo de erros que vivo encontrando nos livros que leio. Mas neste, por mais que eu tentasse (e tentei muito), não encontrei um erro de português. Nenhuma vírgula fora do lugar, nenhum erro de grafia, nenhum erro de estruturação narrativa. Um livro de publicação independente que deveria servir de exemplo para as grandes editoras que cobram um valor absurdo em suas edições físicas muitas vezes cheias de erros que deixam parecer que não foram devidamente revisadas. A capa também é muito bacana. Simples, minimalista, mas bem feita. Deixo aqui os meus parabéns para o autor, para a designer da capa e para a revisora.

_____________________

Não reclamem do prólogo ao iniciar a leitura. No final tudo faz sentido de maneira espetacular e bem criativa.

Leiam e apoiem o trabalho deste escritor que espero ter a oportunidade muito em breve de ler outras histórias suas. Douglas Felipe, sucesso e parabéns, você começou com o pé direito!! Nota: 4.5
Magasoares 03/02/2018minha estante
Só uma ressalva: não existe homem bissexual, ou ele é homem ou homossexual. Todo homem que transa com outro homem é gay, sendo ele passivo ou ativo. Tirando isso a resenha está maravilhosa.

Fernando Lafaiete 03/02/2018minha estante
Então Magali... Respeito a sua opinião, mas em relação à isso eu tenho que discordar. Estudo questões de gênero e já dei palestras sobre isso. Sei que é uma questão polêmica, mas na minha percepção existe bissexual sim. De qualquer forma repito; respeito sua opinião e obrigado pelo comentário!

Magasoares 03/02/2018minha estante
Também respeito sua opinião, mas nada a ver orientação sexual com questões de gênero. Mas como disse respeito sua opinião. E excelente fim de semana.

Fernando Lafaiete 03/02/2018minha estante
Obrigado Magali... Quis dizer que estudo as questões relacionadas a tal... Questões de gênero, orientação/condição sexual, processo de descobrimento sexual na juventude. Mas obrigado por levantar este assunto aqui.... Se um dia quiser conversar / debater sobre esses assuntos no privado, estou à disposição. Tenha um bom dia e super torço para que você também leia este livro... É bem bacana.

Claudia Cordeiro 03/02/2018minha estante
Vou pôr nos Desejados graças à sua resenha.

Claudia Cordeiro 03/02/2018minha estante
Com relação à outra questão aí, penso que tem que diferenciar o homem que só transa com outros homens (gay), daquele que transa com homens e mulheres (bi).

Carol 03/02/2018minha estante
Fernando, muito obrigada pelo carinho com a obra e os elogios a parte gráfica! Aquece o coração ter esse retorno tão atencioso das minúcias do livro! Caso tenha alguma pessoa que queira indicar para a tour pode pedir para contatar a mim ou ao autor, estamos a todo vapor com o envio dos livros. Obrigada!!!!

Fernando Lafaiete 03/02/2018minha estante
Pois é Claudia... Esse assunto é conplicado. Envolve aspectos culturais do nosso país acerca do assunto sexualidade que ainda é visto como tabu. Entendo a visão da Magali (apesar) de não concordar. Eu também acho que precisamos entender essa diferenciação entre a pessoa que transa apenas com o sexo oposto e a que se relaciona com ambos o sexo. Nunca imaginei que falariamos sobre esse assunto na resenha de um livro que não o aborda. O que cito no texto que escrevi foi apenas uma dúvida que ficou comigo. Esse livro não trata sobre essas questões e não é um romance LGBTQ só pra deixar claro. Enfim... Temas polêmicos sempre gerarão opiniões contrárias. O importante é respeitarmos a opinião um do outro. :)

Lucas 03/02/2018minha estante
Bissexualidade não existe, ou os bissexuais são pervertidos. Ou é 8 ou 80, ficar em cima do muro não pode. Ai de mim!

Fernando Lafaiete 03/02/2018minha estante
Lucas... Eu achando que você ia comentar algo decente e que agregasse alguma coisa. Relevem esse comentário galera... O Lucas é meu amigo e está apenas enchendo o saco. :/ (rsrs)

Douglas 03/02/2018minha estante
Oi Fernando! Acho que já li essa sua resenha umas 100x desde que você postou aqui, procurando a parte em que vc diz ?PEGADINHA!!? Mas é real! Obrigado! Você percebeu, com certeza, mas fizemos o melhor que podíamos, e fizemos com muito amor, pra que nossa edição independente não deixasse a desejar e fosse tão boa quanto uma publicação de uma editora maior. Sobre os comentários e detalhes que vc pegou sobre a história: vou te mandar uma mensagem inbox. Estou besta com essa sua resenha, não sei mais o que dizer. Obrigado. E como disse a Carol, se conhecer mais alguém que talvez tope fazer parte da booktour é só falar pra gente.

Fernando Lafaiete 03/02/2018minha estante
Obrigado pelo retorno Douglas, tanto por aqui quanto no privado. Sei que estou me tornando repetitivo; mas mais uma vez, parabéns pelo livro. Sucesso para você e para toda a sua equipe. Espero um dia ver essa obra nas prateleiras das livrarias. :)

Fernando Lafaiete 03/02/2018minha estante
Vou te responder agora Carol porque só vi sua postagem neste exato momento. Não precisa me agradecer. Pois diante do trabalho que vocês fizeram, merecem todos os elogios do mundo. Parabéns e sucesso na sua carreira!