Penumbra

Penumbra André Vianco




Resenhas - Penumbra


137 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Mcmari13 28/05/2024

Resenha de Penumbra
Como gosto de variar a leitura, ler um livro de terror, suspense e fantasia por vezes faz bem para a rotina das leituras e decidi me arriscar em ler esse livro, é o primeiro livro do autor que li e fui surpreendida por uma história envolvente, que me fez inclusive chorar no final.
A leitura foi boa, embora esperasse um pouco mais. É que algumas coisas me incomodaram um pouco... a primeira foi que eu achei o texto um pouco repetitivo, quase desisti da leitura por causa disso, mas ainda bem que sou persistente, porque no final, tudo ficou explicado e aliviou um pouco a agonia da leitura. Apesar disso, o livro é um bom entretenimento. Traz uma visão nova sobre o pós mortem e como é ficção, mesmo que não seja algo possível (pelo menos na minha cabeça), o fato de ser uma ideia inusitada me conquistou.
E o final me ganhou totalmente e por isso acabei elevando a nota, porque jamais esperava um final tão enternecedor para uma história que foi tão sofrida, sombria, triste e melancólica. Jamais pensei que poderia ter um final feliz e não falo mais nada para que não perca a graça quando forem ler. De qualquer forma é uma leitura que vale a pena! Recomendo!
comentários(0)comente



Dyeni 15/05/2024

O livro é meio entediante em alguns momentos e a teimosia da Lana me irritou profundamente.Mas, o livro passa uma mensagem bacana e o final valeu a pena.
comentários(0)comente



eloliteraria 11/05/2024

Há quem diga que esse é o pior livro do André Vianco
Mas nesse caso, não posso opinar. Penumbra é o único livro desse autor que eu li e, sinceramente, eu adorei a história.

Para mim, Penumbra não deveria ser comparado aos demais livros do André Vianco, com base no meu raso conhecimento sobre as outras histórias, esses livros tem outro público e Penumbra parece mais uma história para pré-adolescentes, o que não a torna ruim!

Aos amantes dos livros do Vianco, seria realmente um choque ler esse livro que é um suspense extremamente leve e desenvolve devagar. Sim, a Lana é chata muitas vezes, mas faz parte dela não querer esquecer, não querer deixar tudo para trás e seguir os conselhos da babá Osso Duro.

Aos que desejam ler, não espere um suspense intenso ou uma história cheia de emoções, mas esperem um livro muito bem escrito e uma história bastante diferente do que está em alta no mercado atual. E claro, tudo irá depender do gosto pessoal de cada um.
comentários(0)comente



Cleberson 04/05/2024

A passagem nunca é fácil.
Ainda mais se são crianças com medo do escuro, e isso é o diferencial do livro.
Penumbra é uma obra meio juvenil e madura ao mesmo tempo.
Achei muito interessante e até mesmo intenso, tive oportunidade de ler pelo app skeeloo
comentários(0)comente



Arielthelittlesereio 30/04/2024

Penumbra: a ponte para a luz
Esse livro me deixou dividido, mas determinar sua nota foi razoavelmente fácil. Penumbra trata-se de um lugar onde crianças que sofreram muito em vida vão após falecer para esquecer as dores do passado para, enfim, chegar ao outro lado. O problema é que nem todas as crianças querem esquecer do seu passado, o que é o caso de Lana, nossa protagonista, que recusa-se esquecer de sua querida mãe.

Queria afirmar que a escrita é fluída, pois o modo como André escreve genuinamente chamou minha atenção, mas há coisas incomodas para pontuar. Parece que tudo se repete demais e, por mais que eu entenda que isso provavelmente foi feito de propósito justamente para mostrar como a Penumbra brincar com as memórias do que estão ali, fazendo-os esquecer velozmente acontecimentos recentes, sinto que foi uma ferramenta má utilizada, pois apenas deixou a leitura cansativa e quase me fez abandonar a história em sua metade.

Falar sobre as besteiras que Lana faz durante a narrativa é até um pouco exigente, afinal, ela é uma criança, mas suas atitudes impulsivas mesclada ao ciclo repetitivo em que a obra acaba tomando torna tudo muito maçante. Demorei tomar gosto pela história justamente porque até os diálogos pareciam chatos; era todo paragrafo algum personagem mandando Lana se esquecer de sua mãe porque atrairia atravessadores e assim por diante.

Ignorando estes detalhes, a história me tocou em meu íntimo ao ponto de me ver chorar junto aos personagens ao enfrentarem seus problemas para seguir em frente; acho que é um tópico sensível comum a qualquer um a morte de crianças, ainda mais mortes repentinas e traumáticas o suficiente para que elas precisem esquecer antes da travessia.

Finalizando, não sei se é um livro que realmente recomendaria, mas no final de tudo, gostei bastante.
comentários(0)comente



Bicho Papão 14/04/2024

Entre um pouco de luz e um pouco de penumbra
Penumbra é um livro que chama atenção logo pela capa com um tom sinistro e misterioso, e até melancolicamente azulado. Seu autor, André Vianco talvez seja um dos maiores nomes da literatura brasileira de terror da contemporaneidade, e apesar de muitos de seus livros abraçarem o vampirismo, tema este que fez Vianco ser reconhecido em todo o país, neste livro temos algo docemente diferente. Nele é contada a história de Lana, uma criança que acorda em um estranho e sombrio lugar chamado de Penumbra, só para descobrir que não pertence mais ao mundo em que sempre viveu, e uma vez lá precisa deixar tudo em que acredita e se lembra para trás. Mas Lana se nega veemente a isso, trazendo vários problemas e chamando a atenção de monstros famintos, que serão um grande desafio não apenas para sua jornada pessoal naquele lugar, mas para a Babá Osso Duro, a entidade protetora das crianças perdidas. Esta é uma história sobre perda, sobre luto, mas principalmente sobre seguir em frente. Algo que é deixado muito evidente ao longa da relação extremamente difícil entre Lana e a Babá, o que na verdade, talvez se fosse feito de outro modo acabaria agregando mais na história, mas aqui consegue mais atrapalhar do que ajudar, já que Lana apesar de ser apenas uma criança assustada e compreensivelmente muito teimosa, como tantas crianças, consegue criar várias cenas repetitivas com seu comportamento irritante e diálogos repetidos. Este é um livro muito visual e com cenas dignas de cinema, com ação, suspense e fantasia, mas que muitas vezes acaba girando, girando e não saindo do lugar. Os personagens são todos muito interessantes e a trama se transformada em uma animação sombria como Coraline teria várias fãs obcecados, mas enquanto livro peca ao se arrastar demais. Ainda assim, a mensagem da história é melancolicamente doce e o final é maravilhoso, sendo triste, bonito, forte, e cheio de significado, valendo a sua leitura.
comentários(0)comente



Ennndss 09/02/2024

Penumbra é um livro com um conceito muito bom, porém, chega a ser cansativo devido às muitas repetições que ocorrem. A garota sempre teimando que não quer esquecer sua mãe, enquanto a babá insiste em explicar mais uma vez que ela deve esquecer para seguir em frente. Isso até que é justificável por ela ser uma criança, mas narrativamente, essa repetição cansa a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



AishaRaquelAli 03/01/2024

Com um final realmente lindo
Realmente não esperava me sentir feliz no final deste livro. Confesso que no decorrer da história fiquei muito estressada com a desobediência e persistência da menina Lana, mas o final foi tudo bem interligado e deixa o coração do leitor quentinho. Com certeza é um ponto de reflexão sobre a vida após a morte e como devemos liberar das amarras terrenas nossos entes queridos que já partiram para seguirem viagem e enfim descansar.
comentários(0)comente



Ledalee 17/12/2023

Final emocionante
Demorei bastante a finalizar o livro porque a Lana era uma personagem muito chata e teimosa, mas no fim teve um sentido. Eu li porque adoro o autor.
comentários(0)comente



Ana Talzi 03/12/2023

Lana, uma menina teimosa chega na Penumbra e se recusa a esquecer de sua mãe e ir para a Luz com isso atrai muitos perigos. Quem tem que lidar com isso é a Babá Dedo Duro.

A história toda é legal de ler, da vontade de continuar para tentar entender o que aconteceu no passado, o porque ela está lá e o que vai acontecer, mas a conclusão achei meio sem pé nem cabeça.
comentários(0)comente



LarissaPatricio 02/12/2023

Osso Duro, vulgo Santa Paciência
O autor consegue descrever muuuuuito bem uma criança teimosa. Tem momentos que é difícil ter empatia pela Lana, massss é tudo por um propósito maior.
Gostei de ter relido a obra. A princípio avaliei com 2 estrelas e agora subiu para 4.
A trama é bem amarradinha e desencadeia várias reflexões profundas.
comentários(0)comente



allnrip 29/10/2023

Bom, mas...
O conceito do livro é incrível, porém não gostei da forma que a personagem principal é escrita, a personalidade dela parece que não tem nenhum amadurecimento - só lá pro final do nada. É meio irritante as vezes kk. Ela sempre se prende a mesma nóia de "quero minha mãe" e comete o mesmo erro várias vezes.

Fora isso, a outra personagem - a babá - é simplesmente perfeita.

O livro tem um final muito bom, e a trama no geral é muito boa, com partes que me fizeram me sentir como se estivesse no livro.
comentários(0)comente



gaatinho 24/10/2023

Bem mais ou menos
Esse livro ficou guardado na minha estante por muito muito tempo, acho que ele estava lá já tinha mais de um ano e quando eu finalmente decidi pegar para ler ele não foi muito bom.

Achei a história muito arrastada, eu passava um monte de página e nada acontecia, só começou a melhorar lá para o final.

Tem umas partes interessantes e até legais, mas eu só gostei mais desse livro, porque fiquei comovida com as criancinhas que tem nele.

Sobre o final, eu gostei, mas todo o resto do livro não me agradou muito.
comentários(0)comente



Hanna;) 15/10/2023

Sobre penumbra
Esse livro é maravilhoso, eu já relutei inúmeras vezes no passado de ler ele mas quando eu comprei e li, céus, eu me arrependi de tanto adiar pra ler. Eu não sei o que me puxou mais no livro, mas eu realmente fiquei apaixonada com Lana, ela é uma criança tão esperta e Jorge então, tão fofo..
Outro detalhe que me deixou apaixonadíssima pelo livro é que ele contém páginas pretas, isso é meu ponto fraco??

A frase final me pegou muito. Lana é uma criança maravilhosa e curiosa.

E a frase na capa é pura verdade
?Nunca desista de quem você ama?


Li o livro no passado mas estou adicionando na biblioteca apenas agora.
comentários(0)comente



137 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR