As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

cibelle.canto 30/07/2023

A Brumas de Avalon
Eu comecei muito presa na história, eu amei o início mas perdi o entusiasmo a medida que a história avançava e a narrativa caminhava a partir do ponto de vista da Gwenwyfar. A Morgana e a Gwenwyfar são personagens muito contrastantes, enquanto a Morgana é decidida e tem clareza diante de quem é e o que deseja (nem sempre, ela vacila nas convicções, as vezes. Mas é perdoável) a Gwenwyfar é insuportável, hipócrita, uma mente muito julgadora e invejosa. A partir do momento que o cristianismo destrói outras crenças e religiões a história perde a força do conteúdo fantástico e isso faz o leitor perder o entusiasmo, creio que se eu não estivesse lendo o volume único é provável que abandonasse a saga

Jorge Luiz da Silva 26/07/2023

Uma história que surpreende
O desenrolar da história surpreende pala narração de fatos inesperados. Apesar de pontos polêmicos entre alguns personagens, no geral agrada. Nota 8.

Raquel 14/07/2023

As Brumas de Avalon: classico da fantasia!!
Releitura no meu projeto “Relendo As Brumas de Avalon”

Uma das histórias mais contadas e recontadas através dos tempos é a lenda em volta do mítico Rei Arthur e todos os personagens envolvidos com ele. Mas, nada se compara a versão épica escrita por Marion Zimmer Bradley, que reconta a lenda Arturiana sob o ponto de vista exclusivo das mulheres, explorando o lado mágico e mitológico da história.

As brumas de Avalon é dividido em 4 livros, que foram publicados todos juntos nesta edição da Editora Planeta.

Em “A Senhora da Magia”, a autora introduz os personagens que permearão toda a história, mas principalmente, nos conta sobre a infância de Morgana em Tintagel e posteriormente na corte do Rei Uther, e o resto de sua juventude na sagrada ilha de Avalon, com sua tia e grã-sacerdotisa, a Dama do Lago Viviane. O núcleo de Avalon é o meu favorito em toda a trama!

“A Grande Rainha” foca em Guinevere e em todas as suas frustações relacionadas ao casamento com Arthur e o seu amor proibido com Lancelot. Mesmo depois de mais de 25 anos da primeira leitura, esta parte da história me fez sentir novamente um misto de ódio e pena por todos os personagens, em especial aquela que teve maior destaque em toda a trama, a esposa do grande rei Arthur. Senti pena da criação extremamente religiosa centrada na imposição de culpa, que a maioria das mulheres da época sentia por um pecado que não haviam cometido. Ao mesmo tempo, senti ódio de várias falas e atitudes dela, tanto devido a sua arrogância como nobre como ao seu fanatismo religioso.

Em “O Gamo Rei”, os personagens principais estão mais velhos e frustrados com seus planos fracassados e amores não concretizados e/ou não correspondidos. Os atos dos personagens geram consequências cada vez mais transparentes na Bretanha e entre eles mesmos.

“O Prisioneiro da Arvore” revela Camelot e Avalon em “decadência”: o mundo mostra-se em constante mudança, nada mais é como antes havia sido, e a velocidade dos acontecimentos intensifica-se mais a cada instante. Acompanhamos o trágico destino dos personagens e sentimo-nos impotentes, não no sentido de ação, mas sim por afinal concordarmos que não haveria outro caminho a ser tomado.

Os personagens são bem escritos e aprofundados, com personalidades plausíveis e reais, e não apenas meras caricaturas do que é ser herói e vilão. Mesmo aqueles que, no decorrer do livro, eu criei desprezo, tem seus motivos para serem o que são e fazerem o que fazem, são pessoas cujas personalidades nós poderíamos ver no dia a dia. Quanto à Morgana, minha personagem favorita na saga, ao longo dos anos na corte ela se perde e para encontrar seu caminho de volta ela precisa percorrer estradas tortuosas. Ela sempre consegue se levantar depois de uma queda, mesmo que demore um tempo e ela adquira algumas cicatrizes.

As Brumas de Avalon é um verdadeiro clássico da fantasia que merece toda a notoriedade que tem. Ela traz uma experiência de leitura exclusiva e especial às mulheres, porque nos sentimos representadas, não só no que diz respeito à virtude e conhecimento feminino, mas também porque ela mostra a perspectiva de mulheres fortes e poderosas dentro de uma história popularmente conhecida por seus grandes heróis masculinos.

Favoritado novamente depois de 27 anos da primeira leitura!!

Raquel 14/07/2023

As Brumas de Avalon: classico da fantasia!!
Releitura no meu projeto “Relendo As Brumas de Avalon”

Favoritado novamente depois de 27 anos da primeira leitura!!

Thiago Bomfim 08/07/2023

A história do rei Arthur está presente em muitos momentos da minha vida e a sua irmã Morgana sempre foi a personagem mais interessante pra mim, por tanto foi muito legal ler um livro inteiro com o foco nela e em outras mulheres dessa narrativa, que são muito interessantes também. E o que torna As Brumas de Avalon um livro único, além de ser um dos poucos que tem as personagens femininas dessa história detendo de forma exclusiva o foco narrativo, é a forma com que cada uma delas lida com a religião e os seus deuses, e a forma com que isso afeta a vida delas e suas relações é muito bem feita e desenvolvida, porque cada personagem escolhe um caminho para si na sua religião e acabam entrando em conflito com outros que têm opiniões divergentes levando a uma conclusão que ao mesmo tempo é incrível e emocionante, mas também é um balde de água fria pois estava lá desde a 1? página.

evelynln 30/06/2023

Comecei na curiosidade...
As Brumas de Avalon. O que dizer dessa saga? Li os quatro volumes numa tacada só e me apaixonei por completo, principalmente por minha linda Morgana. No começo você vê com curiosidade a vida desses personagens tão fortes, pois essa escritora desenvolveu cada personagem com maestria. Depois você se vê lentamente se apaixonando e finalmente finalizei esse livro na força do ódio, por todo o desenrolar da história, mas aí quando acaba você percebe que foi tudo certo, que as duas naturezas são extremamente fortes, a força ativa do homem e a força da resiliência da mulher. Me dei conta do quanto eu me identifiquei com um pouco de cada uma delas, pois se você reparar, cada mulher dessa saga é um sentimento, uma impotência ou uma dor de nossas vidas. Amei!!! Saga favorita ever!!!

Paula Santos 10/06/2023

Amei demais conhecer a lenda do Rei Arthur por outra perspectiva, pela perspectiva feminina. Claro que a autora mostra a mulher como era vista na época -muitas vezes moeda de troca como a própria rainha que foi dada ao Rei Arthur. Mas foi muito interessante ver mulheres fortes como Viviane, Morgana e Morgause, mesmo que eu nunca tenha gostado dessa ultima. Pra ser bem sincera amei e odiei os personagens ao longo da história principalmente por causa da hipocrisia deles. Ah, e nada me tira da cabeça que Lacelote é bi e amava muito mais Arthur do que Gwenhwyfar.?

Nick 10/06/2023

Que história incrível e envolvente, definitivamente uma das versões mais incríveis que já li sobre Arthur.
Acredito que o que mais chama atenção neste livro é o fato da história ser contado na maior parte pelas mulheres que cercavam Arthur. Mostrou o quanto as decisões que ele tomou muitas vezes, foi influenciado por estas mesmas mulheres.
Além disso o tema das religiões foi muito bem abordado e trabalhando fazendo que a gente reflita muito sobre o assunto durante a leitura. O amadurecimento dos personagens foi perfeito, você não irá encontrar nesta história o bonzinho e o mau, todos os personagens têm seus medos, erros, dúvidas e fraquezas.

Rickey de Souza 29/05/2023

Profundamente impactante
Acompanhar diversos personagens do nascimento até a morte, sofrer com os que sofrem, amar todos, são coisas proporcionadas por este livro.
Morgana, sobretudo, brilha por múltiplas razões: é uma mulher polímata numa época em que o feito era incomum até para homens, extremamente envolvida com a política de Camelot, corajosa, espirituosa, marcada pelo sofrimento, obstinada, raivosa. Ela é, após certo trecho da obra, o centro em torno do qual Avalon gira, para o bem e para o mal. Lindamente desenvolvida, sinto que vou carregar Morgana para sempre em mim.
Não bastasse isso, há o rol de outras personagens extremamente ricas na sua profundidade e multilateralidade. Artur, Lancelote, Gwenhwyfar, Igraine, Viviane, Mordred: não há ninguém poupado pela autora, vemos a luz ser lançada sobre os aspectos mais nobres e mais sombrios de cada um.
Por fim, somos atingidos com a passagem do tempo e mudança do mundo, a descoberta de que quase nada, no fim das contas, está sob nosso controle, e sofremos com a despedida de cada personagem amado. O livro é lindo.

Fernanda.Navarro 27/05/2023

Rei Arthur, Lancelote, Merlim e Sacerdotisas
O que mais gostei foi o fato de todas as personagens femininas possuírem personalidades fortes à sua maneira! O primeiro livro é bem chocante, mas confesso que no final a narrativa ficou meio enrolada, repetitiva, até fiquei com raiva da Morgana. Amei o fato de ser uma releitura das Lendas do Rei Arthur. Claramente demonstra a vasta pesquisa que a excêntrica autora fez para gerar uma obra tão criativa e cheia de detalhes. Recomendo para aqueles que gostaram de Outlander.

Jessica891 25/05/2023

Uma história muito emocionante. Ainda não tinha lido nenhuma releitura ou até a lenda do Rei Arthur. Mas, essa com certeza me encantou de tal forma que as que eu lê não chegarao nem perto de emocionar tanto como está.

Adrya.Jordanaa 15/05/2023

As Brumas de Avalon
Uma visão única da Távola Redonda! Os personagens são bem explorados pela autora, saindo da superficialidade para um ensaio psicológico muito leve e agradável. A trama é fantástica e o desfecho surpreendente. Vale muito a pena ler cada um dos livros.

Sabrina758 07/05/2023

A perspectiva feminina das histórias do Rei Arthur
As histórias do rei Arthur contada na perspectiva das mulheres, em especial de Morgana. Esperava um livro chato e entediante, com uma leitura difícil e desinteressante, mas recebi um livro com uma história envolvente, achei impossível não me apegar à personagem Morgana.

Ela se desenvolve durante toda a história, está presente a cada momento. Comete erros e acertos, gostei de certas decisões e desaprovei outras. Senti como se ela fosse de fato humana.

Apesar de ter gostado das histórias, não gostei do final, mesmo assim isso não faz o livro ser ruim.

Atribuo pontuação de ⭐⭐⭐

Bernardes 01/05/2023

Fantástico
Finalmente terminei. Demorei meses porque a cada página eu me apegava mais à história. O final do livro entra num ecstase melhor que todo o livro e o fim é o melhor fim de qualquer estória que eu já tenha lido. Me emocionei muito com a reflexão ao final sobre o Deus cristão e a Deusa de Avalon... Leitura recomendada para todos que se interessam pelo mistério, místico, pela natureza e pelo amor.