As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Dani 23/11/2023

As brumas de avalon
Enquanto estava lendo esse livro acabei me deparando com fatos sobre a autora q quase me fizeram desistir da leitura. E durante muito tempo me perguntei: tem como separar a obra do autor? E nesse caso eu precisei fazer isso para pode finalizar a leitura. Esse livro tinha tudo para ser 5 estrelas mas diante dos fatos não consegui das mais q 3.5 estrelas.
Algumas coisas no livro também me irritam um pouco como a hipocrisia da Gwenhwyfar, e como o Arthur as vezes parecia pau mandado da Gwenhwyfar.
Para mim quem salvou o livro foi a Morgana ( apesar de algumas atitudes questionáveis).
O que mais gostei foi q o livro é trás a visão das mulheres que faziam parte da vida de Arthur. Lancelote é tudo de bom um grande amigo de Arthur e amante da Gwenhwyfar (sua lealdade ao rei e o amore q sentia pela rainha o assombrou a vida toda).
Temos aqui também uma disputa entre duas religiões e como as pessoas as vezes se perdem nesse quesito onde acham q somente a sua religião é certa e como em nome de Deus as pessoas podem ser crueis. Dizendo q estão fazendo a vontade de seu Deus ( o que quase sempre é so uma desculpa para fazer a sua vontade).
No geral é um livro bom que gostei bastante.

Pagliuca 14/11/2023

Esqueçam tudo!
Esqueçam todas as outras lendas sobre o Rei Artur. Não há mais dúvidas, essa é a verdadeira história. Simplesmente, sensacional.

Paceli 04/11/2023

Grandiosa Aventura
As Brumas de Avalon é uma daquelas histórias que te levam a ver uma lenda de outra forma.

Digo isso porque acompanhamos com outros olhos a lenda do reinado de Artur e seus cavaleiros da Távala Redonda.

Vimos a destreza do primeiro-cavaleiro: Lancelote, e também a criação da lendária espada Excalibur, dentre muitos outros personagens importantes e bem construídos durante toda a trama.

Esses outros olhos, são os olhos da Senhora do Lago Viviane e do Merlim da Bretanha, Taliesin. Ambos não poupam esforços para defender a continuidade do reino de Avalon, ameaçado de extinção pela falta da crença de sua existência e a da Deusa sob as brumas, culminando com a ascensão do Cristianismo no mundo.

Cabe a Morgana das Fadas a tarefa de trazer este equilíbrio numa aventura de vida sem precedentes. Passando por provações espirituais e físicas digna de uma heroína.

Essa história é tão fantástica e tão bem entrelaçada nos conflitos, que até os anti-heróis passam a ser admirados. Deve-se a isso a excelência criada na composição do caráter de cada personagem e suas motivações pessoais.

Diante disso, você começa a entender que dentro de cada desejo secreto, há uma motivação legítima para cada um, você concordando ou não!

Para mim, que fui degustando cada capítulo como sendo o último, me resta recomendar a todos esta aventura épica, para que cada leitor possa ter sua jornada ao lado do seu personagem preferido no universo da lenda do Rei Artur de Camelot.

Juliane72 28/10/2023

As Brumas de Avalon
Essa edição completa é magnífica. A história de Arthur é muito mais interessante vista pela óptica dessas mulheres incríveis.

brígida 10/10/2023

Eu finalmente terminei de ler As Brumas de Avalon e por eu estar iniciando nesse mundo de leitura, sou quase que inexperiente em resenha, mas tava ansiosa pra fazer essa.

É uma história verdadeiramente triste. Inspiradora, porém, triste. Nos ensina e nos faz criticar muita coisa, mas também faz perceber o quão triste e ruim pode ser o ser humano.

No começo, tudo parece lindo. A Igraine e o Uther se apaixonando, e com a ajuda do Merlim (Taliesin) e da Senhora do Lago (Viviane) tudo dando certo e até mesmo o Arthur.

Antes de ler a obra eu tinha escutado bem pouco e por cima sobre o Ciclo Arturiano, mas pude perceber que ele tem dois pontos que são o foco da obra e a chave dela. O primeiro é a religião. E o segundo é a evolução humana. E como ambos os processos são RÁPIDOS em uma sociedade.

Vou começar falando da evolução. Na história, resumidamente, a Bretanha está dividida em vários povos, mas é necessário que os povos sejam unificados e os Saxões expulsos para que a Bretanha possa prosperar e sobreviver.

Nisso, Avalon cria um plano em colocar no poder um homem que seja um Rei para todos, que ele possua o sangue de todos os povos pertencentes de lá (Romanos, Bretões, Avalon, povo antigo são os principais). E com isso nasce Artur, um homem que é Romano, bretão, tem o sangue real de Avalon e do povo antigo.

E o que o ciclo nos mostra sobre a evolução é o quanto as gerações novas se desprendem MUITO rápido das antigas. E o quanto as pessoas se esquecem facilmente das coisas quando estão almejando algo.

Viviane e Taliesin criam um plano PERFEITO. Quem fudeu tudo foi, basicamente, o Artur, a Gwenhwyfar, a Morgana, o Lancelote, o Mordred e o Merlim (Kevin). Por sua prepotência de acharem que tinham o poder de Taliesin e Viviane.

Não acho que as gerações mais novas devem submeter e seguir as mais antigas cegamente. Muito pelo contrário. Mas eu acho que é importante você se lembrar e não esquecer deles, tanto pelas coisas boas quanto ruins que fizeram.

Artur se esqueceu da promessa com Avalon; Gwenhwyfar se achava no direito de ditar como um padre sobre um Deus único e atingindo Artur onde mais doía nele só para ter o que queria; Morgana achou, no puro orgulho e prepotência, que tinha sido escolhida pela Deusa para fazer algo que não deveria ser feito; Lancelote traiu seu melhor amigo, traiu sua família e traiu sua terra natal por um amor que não podia e não devia ter; Mordred, assim como Morgana, foi uma vítima, mas não justifica o que fez. Ele guardou um rancor e um ódio que não precisava ter (culpa de uma ideia absurda que foi colocada em sua mente quando jovem) e decidiu por si só que ele tinha que derrubar o Gamo-Rei; E por fim temos Kevin, como sucessor do Taliesin no título de Merlin da Bretanha ele pensou que tinha o direito e poder de fazer o que bem entendesse, porque agora o poder de decidir estava em suas mãos, porém ele se confundiu e se esqueceu dos ensinamentos e das visões do Taliesin (que realmente eram muito à frente do seu tempo) e com isso ele ajudou a intensificar a ruína de toda a Bretanha. E ele cometeu uma traição sem igual com Avalon.

Os antigos, Viviane, Taliesin, Uther e Igraine seguiram o plano e tinham perfeita ideia de que aquilo era EXTREMAMENTE NECESSÁRIO. Alguns tinham mais interesses nisso do que outros. Mas Uther jurou e cumpriu com as cobras em seu pulso, coisa que Artur não fez.

Por fim, o livro é massa e eu já to com outros do Ciclo de Avalon na fila de leitura.

Aline 08/10/2023

Um livro incrivelmente maravilhoso
Eu não sei nem como elogiar esse livro, foi uma leitura inesquecível! A história de Arthur contada através de sua irmã Morgana... muita aventura, romance e diversão.

Fabrício 08/10/2023

História grandiosa
Um grande livro com uma grande história, e todo relatado através dos olhares das mulheres que vivenciavam a época. Ótima leitura, apesar de um pouco cansativa as vezes.

Brave 06/10/2023

Mulheres intensas!!!
Acompanhar a lenda do Rei Arthur pelos olhos das mulheres que fizeram parte da mesma foi um deleite.

Embora já conheça a lenda, essa leitura me prendeu do início ao fim com a vontade de saber o que aconteceria a seguir.

Personagens fortes e cativantes que hora despertam amor, outra hora raiva. E o que falar de Morgana? Sem dúvida a melhor personagem do livro. Acompanhar sua vida e todos os acontecimentos, além de suas perdas e ganhos tornou a leitura muito mais rica.

A forma como o amor foi abordado, com a intensidade da fraqueza humana mesmo diante de suas crenças, trouxe bastante identificação com nossa própria realidade, pois nenhum sentimento é simples.

Recomendo sem dúvida.

juh_lo 07/09/2023

Lento e detalhado
Muitos detalhes, muitas histórias paralelas. Minha leitura foi relativamente rápida dada a quantidade de páginas.

gijo0 12/08/2023

Que saga RUIM
não sei se sou eu ou se é essa mulher que não sabe escrever livro mas nossa senhora que coisa RUIM que coisa CHATA nada leva a nada é só chatice chatice chatice misericórdia

Luiza 09/08/2023

No meio da leitura descobri que a autora era completamente criminosa doida maluca do mal, mas tenho que admitir que os livros são MUITO bons. Acho que foi a melhor leitura do ano até agora.

(Morgana kinga nunca errou e Lancelote lindo doidinho eu queria casar com ele!!!)

Thais.Oliveira 31/07/2023

Maravilhoso
Não entrarei em detalhes, mas como a nota sugere, é uma das melhores fantasias, e reconto da lenda do Rei Arthur, que já li.

Basca 30/07/2023

Gente...
Nem sei o que falar.

A maneira como o livro conta a história por meio dos olhos das mulheres é simplesmente maravilhoso!

Apenas leiam!

cibelle.canto 30/07/2023

A Brumas de Avalon
Eu comecei muito presa na história, eu amei o início mas perdi o entusiasmo a medida que a história avançava e a narrativa caminhava a partir do ponto de vista da Gwenwyfar. A Morgana e a Gwenwyfar são personagens muito contrastantes, enquanto a Morgana é decidida e tem clareza diante de quem é e o que deseja (nem sempre, ela vacila nas convicções, as vezes. Mas é perdoável) a Gwenwyfar é insuportável, hipócrita, uma mente muito julgadora e invejosa. A partir do momento que o cristianismo destrói outras crenças e religiões a história perde a força do conteúdo fantástico e isso faz o leitor perder o entusiasmo, creio que se eu não estivesse lendo o volume único é provável que abandonasse a saga