A Sutil Arte de Ligar o F*da-se

A Sutil Arte de Ligar o F*da-se Mark Manson

Resenhas -

José Guilherme Skobar 24/03/2018

A realidade nua e crua!
Super dinâmico, linguagem direta e um enredo que te prende. Totalmente contrário da enxurrada de auto-ajuda barata que vemos por aí. Mark Manson trás uma proposta extremamente corajosa em relação aos clichês motivacionais do mundo corporativo. O autor faz comparações do cotidiano que todos temos, e cita experiências próprias, fases da adolescência, a responsabilidade da vida adulta e a total importância do amadurecimento.

A verdade nua e crua é escancarada logo de início. Ninguém tá nem aí pra sua foto no Instagram, pro teu último post no Facebook, pra roupa que vc gastou uma nota pra usar na festa mais badalada da sua galera. Somos incentivados desde criança a sermos excepcionais, especiais, com vidas fantásticas. Essa superficialidade nos traga de tal maneira, porque a imensa maioria não terá uma vida de artista e não será um mega empreendedor. Somos bombardeados a buscarmos uma vida que nunca teremos, a transparecer-mos valores que anulam nossa identidade. O sofrimento é tido como ameaça, temos repulsa. Queremos o sorriso colgate dos comerciais todas as manhas, todo o instante. Qualquer ameaça que nos faça sair de zona de conforto, nos causa aversão. Fugimos. Fingimos que a dor não bate a porta, que não fomos frustrados, quando a verdade é que o sofrimento é inerente à existência humana, "o caminho da felicidade é cheio de obstáculos e humilhações."
(pág 46).

A proposta do livro é: aceite-se. Entenda a dinâmica da vida e viva com o que vc é. Tenha valores, pilares, honra e lute por eles e pelos seus até o fim. Não frustre a sua identidade. Faça o que quiser. Vista-se como quiser. Tome a atitude que impulsiona o teu coração todos os dias - mas vc não faz por medo do que os outros pensarão. Foda-se! Simples assim, entenda os valores construídos através dessa palavra aparentemente "chula", e veja que o caminho da sua autenticidade e liberdade, está em aberto!

Me surpreendi com o livro e recomendo. Acabo de adicionar à minha lista de favoritos e com certeza, é um dos melhores que já li!
diegopds 24/03/2018minha estante
Boa! Obrigado pela resenha. Me convenceu a ler!

José Guilherme Skobar 26/03/2018minha estante
Opa, que satisfação!

João 22/11/2019

A felicidade não é uma equação que possa ser solucionada.
"O desejo de ter mais experiências positivas é em si uma experiência negativa. E paradoxalmente, a aceitação da experiência negativa é em si, uma experiência positiva."
Esse livro conseguiu mudar a forma de como eu lido com as adversidades da vida. @markmanson utiliza diversos conceitos para embasar as ideias contidas em sua escrita e consegue trazer em cada capítulo do livro uma reflexão inovadora levando em consideração os confrontos que enfrentamos diariamente contra nós mesmos, em busca de uma felicidade cuja qual o próprio autor diz não existir equação para encontrá-la.
É incrível a forma como os livros conseguem empregar uma visão diferenciada sobre problemas comuns de nossas vidas.
Recomendo essas duas incríveis obras para aqueles que querem conhecer alternativas inusitadas de ligar o foda-se para a maioria das questões do mundo atual.

site: https://www.instagram.com/p/B5JrZY-BzeH/?hl=pt-br
Val 22/11/2019minha estante
falando assim, até dá vontade de ler

João 22/11/2019minha estante
tem que ler amor

Anienne 19/06/2019

A Sutil Arte de Ligar o F*da-se
Autoajuda??? Não. Minha opinião sincera é a seguinte: quem diz que este livro é de autoajuda, não entendeu a proposta de Mark Manson.

Ele transmite de forma leve, bem humorada, "ocidental" e contemporânea alguns conceitos budistas, que nada tem a ver com autoajuda, mas com filosofia de vida.

Não sou budista, tampouco tenho conhecimentos profundos, mas ele se propôs "até" a contar no livro, de forma bem descolada, a história de Sidarta Gautama, o Buda. Essa foi minha impressão, pelo contato que já tive com a religião.

Budismo à parte, este é um livro bastante interessante para os "Fortes", para aqueles que tem a coragem de se encarar sem a "máscara". De perceber-se "mais um" nessa vida, sem nada de especial, mesmo sendo único. De identificar que o que pode fazer a diferença é a forma como escolhemos vivenciar as situações, já que essas não podemos escolher. De poder entender que a dor e o sofrimento existem e que são instrumentos de mudança para o homem.

Ou seria autoajuda? Vai depender do ponto de vista... hehehe

Mas é um tapa na cara que nos traz para a realidade e, por isso mesmo, nos faz sentir melhores.

Este livro diz verdades que precisam ser ditas por você para você mesmo.

Enfim, eu gostei.

Anienne 22/06/2019minha estante
Obrigada! ?

Paulinha 04/04/2022

Péssimo
Li até o fim pq não consigo abandonar uma leitura pela metade.

O cara é totalmente patriarcal, preconceituoso e machista.

Se acha o dono da verdade, é não respeita nem mesmo a religião alheia.

Não recomendo
K.Lima 05/04/2022minha estante
Eu não li o livro. Sua mensagem me deixou curioso. O que há de patriarcal, preconceituoso e machista? Talvez lerei no futuro.

ingridlaraa 26/04/2022minha estante
Finalmente alguém com a mesma opinião que a minha!!! Não consegui ler de jeito nenhum! Odiei!!

Emily227 20/03/2021

Uma leitura não muito agradável
O começo até quase o fim muito ruim, desmotivador. Quando o livro está para terminar, fica um pouco interessante e você fica menos triste por estava lendo ele. Ainda tem o ?f*deu geral? que é a sequência dele, vou ler porque já comprei e não acho legal julgar o livro sem ter lido... só espero que ele seja melhor que esse.
FranciscoM 20/03/2021minha estante
Concordo. Raramente eu desisto de ler um livro. Este foi um caso raro. Desisti após ler uns 30% do livro. Muito fraco. E até não consigo acreditar que este livro é um dos mais vendidos no Brasil.

Emily227 20/03/2021minha estante
Também pensei em parar logo no começo, mas achei que teria que ler todo para não acabar tirando conclusões precipitadas. Realmente não dá pra entender porque é um dos livros mais vendidos...

Alexandre 23/09/2018

Um livro com poder transformador
O título parece despretensioso e jocoso. Porém o conteúdo lá dentro é de uma riqueza sem tamanho, de leitura rápida e fácil. É um daqueles livros que servem como manual de instruções sobre como temos que enxergar e viver a vida, dita sem rodeios, com transparência, e objetividade, como se tivéssemos conversando com um amigo numa mesa de bar. Receitas aparentemente óbvias como parar de se importar com coisas pequenas para se concentrar no que realmente vale a pena, ou se aceitar mais da maneira como é com os erros e acertos, vitórias e fracassos, A Sutil Arte de Ligar o F... tem o poder (para p leitor disposto) de causar grandes reflexões e mudanças no modo de encarar a realidade e de ter uma vida mais plena. Está entre os meus favoritos da minha estante.
Anderson 02/10/2018minha estante
Muito interessante sua resenha! Me deixou mais curioso para terminar o livro!

Alexandre 02/10/2018minha estante
Acho que é um livro pra ser relido sempre e colocado em prática em seguida, pois mudanças de hábito requerem muita força de vontade e repetição rs!

Marcelo217 24/01/2021

Transformador
Mais um da série: Não sabia que precisava lê-lo até ler.
E olha que eu não sou de ler livros de autoajuda ou de narrativas motivacionais.
Comecei o livro despretensiosamente, mas cheguei a um ponto que peguei papel e caneta e terminei de ler com um fichamento em 8 folhas de papel a4.
Preciso em tudo que falou, a minha filosofia de vida esbarrou muito com a dele no decorrer do livro, a diferença é que ele articula muito melhor as mesmas ideias que já existiam na minha cabeça. Em muitos casos ele me fez repensar minhas atitudes e em outras me ensinou coisas que eu jamais aprenderia se alguém sentasse comigo e despejasse essas informações em mim.
Não me sinto uma pessoa melhor, porque quem sou eu pra afirmar que ele tá certo no que falou, mas todas essas informações surtiram um efeito transformador em mim que fez me enxergar diferente agora.
Por mais piegas e clichê que possa parecer, esse livro não só mudou minha vida, como proporcionou uma transformação dentro de mim. É bizarro, eu sei, mas eu estou extremamente grato por ler este livro exatamente nesse momento da minha vida, com a maturidade que eu tenho agora.Talvez se tivesse lido antes, não surtiria essa enxurrada de efeitos que causou em mim!!!!!
Sávio 24/01/2021minha estante
Já tinha desistido de ler esse livro, lendo essa sua resenha me voltou a vontade de ler. Quero passar por essa transformação.

Marcelo217 25/01/2021minha estante
Leia. Vale muito a pena

Samm 08/02/2021

Não tenho palavras para descrever esse livro... a cada página um misto de sensações e reflexões tomam conta de mim. Amei ler essa obra incrível. Com certeza irei levar as dicas para vida e reler futuramente. Um livro que mostra de maneira realista que podemos ser pessoas melhores, que está tudo bem quando não alcançamos nossas metas e que nem todo mundo é perfeito. As vezes e preciso ligar o f*da-se e estabelecer nossas prioridades e escolher nossas batalhas, dentre outras coisa. ?
Brito64 25/03/2021minha estante
Comecei a ler ano passado mas não conclui, depois da sua resenha vou tentar retomar.

Samm 25/03/2021minha estante
Que bom, Aninha! Eu achei um livro maravilhoso ?

Dayane.Cristina 20/01/2019

Nada excepcional, mas gostoso de ler
O livro traz algumas ideias interessantes e algumas histórias boas. Não é excepcional, mas gostoso de ler. Ele fala bastante sobre sua vida pessoal, o que faz parecer que ele está contando pessoalmente, enquanto tomamos um café. Acho também que ele fala de muitas teorias, mas como se fosse algo dele, embora cite alguns autores. Gostei mais da primeira parte e na verdade, acho que ele alongou o livro à toa. A primeira parte já nos dá a ideia básica e legal do livro: ligar o foda-se para coisas que não percebemos geralmente.
Taís 21/01/2019minha estante
Estou lendo e achando também nada excepcional.

Dayane.Cristina 26/01/2019minha estante
Que bom que não estou sozinha sobre o livro...rs. Bjs.

Cleydison.Costa 19/04/2021

Um livro que ensina a viver
A sutil arte não tem nada de sutil, este livro é pesado, forte e grosso, ele faz você duvidar de que é ou até odiar quem se tornou, é daqueles que tem derrubam no chão e chutam seu estômago até você não aguentar mais. Mas mesmo com tudo isso, este livro é necessário para cada um de nós, ele mostra descaradamente onde estamos errando e por que nossa vida anda uma porcaria. Ele constrói ao destruir, nós prende ao libertar.
Yellen.Gabrielly 19/04/2021minha estante
Arrasou

Cleydison.Costa 19/04/2021minha estante
Obrigado ? tu vai amar ele

Glenda.Strelow @cheirinho_de_livro 17/01/2018

Chato
Não aguentei até o final...o livro é tipo assim...vc tá ferrado e isso é bom, nada vai mudar e pronto.
dranilo 01/06/2018minha estante
Kkkkk lê um romance adolescente com final feliz ent

Silvio 06/09/2018minha estante
É isso mesmo!

Monica 21/09/2018

A Sutil Arte de Ligar o Foda-se
É um livro fácil e gostoso de ler, pois não é aquele livro que te deixa entediado e não tem aquelas fórmulas que você ira ler e não vai usar. E não é livro de auto ajuda.
Mostra que muitas vezes estamos nos enganando, por acreditar que o otimismo é a solução de todos os problemas, sendo que a verdade é que tem coisas que a unica solução é deixar pra la, não se importar mesmo. Admitir que nem tudo está ao nosso controle, é o ideal e mais saudável para nós mesmo.
Na própria descrição do livro temos : "Sabemos que somos cheios de falhas e limitações, mas não adianta fugir delas – o melhor é reconhece-las e aprender a aceita-las" .
Ligar o fodas não é ser alheio aos problemas, é simplesmente deixar de sofrer por antecipação ou por algo que foge do nosso controle.
Este livro é o primeiro passo para se descobrir o que é realmente importante na vida e foda-se o resto.
Ramon.Jung 26/02/2019minha estante
Depois dessa resenha fiquei com vontade de ler!

Monica 27/02/2019minha estante
Leia sim! Vale a pena

Vitor.Hofstetter 24/09/2018

Outro auto ajuda
Vendeu diabos porque realmente esse titulo é incrivelmente chamativo. Quem teve essa ideia acertou na mosca que meu Deus do céu, gênio.

No final das contas é outro auto ajuda.
Anderson 02/10/2018minha estante
Assim como tantos outros romances, jornais e etc. (?)

Vitor.Hofstetter 04/10/2018minha estante
Exatamente. Eu não gosto de auto ajuda e achei que esse seria diferente dos que eu já ví até hoje. Mas não é... mesma coisa.

Bruna Oliani 05/08/2020

RESENHA #1 #2020
MARSON, Mark.

Muitos responderam em alguns post, questionando sobre o LIVRO, e o que achei, bom não consigo fazer um comparativo com outros livros de autoajuda porque eu não tinha lido nenhum antes, mas, de toda certeza esse livro me fez pensar muito em minhas ações, e quando eu tinha um resultado negativo, ou um dia ruim, em como eu lidava com isso. Bom, isso não quer dizer que mudei por completo após ler o livro rsrsrs.

A sutil arte de ligar o foda-se, é muito bom!

O livro nos traz uma visão bem clara, que todos passamos por problemas, e que isso não muda para ninguém, mas ele nos mostra como podemos atravessar por esses problemas, sem que tenhamos uns 10 ataques, ou até mesmo, ficar doentes, ansiosos em razão do problema!! Vale muito à pena ler.
Tatiane Roff 02/11/2020minha estante
Eu amei esse livro?

Bruna Oliani 02/11/2020minha estante
Sim, fez diferença em minha vida

hanny.saraiva 20/01/2018

F*da-se se você gosta ou não de autoajuda, esse livro te dá uns conselhos muito práticos
Prático e direto ao ponto, sem rodeios. É um ótimo livro para ler no consultório ou no transporte porque te dá uns insights de como você pode estar fazendo tudo errado. Não é um livro de mimimi, é papum, deal with it, babe – se importar apenas com o que vale a pena. Não é um livro para motivar, mas para reflexão. Levou 3 estrelas e não 4 porque o final é meio arrastado, podia ser mais curto.

Citações preferidas:
- O sofrimento é um fio inextricável que compõe o tecido da vida, e arrancá-lo não só é impossível como também é destrutivo: tentar desmantela todo o resto. O esforço para evitar o sofrimento é dar atenção demais a ele. Em contrapartida, se você conseguir ligar o foda-se, torna-se imbatível.
- O único jeito de superar a dor é aprender a suportá-la.
- Não espere por uma vida sem problemas – continuou o Panda. – Isso não existe. Em vez disso, torça por uma vida de problemas pequenos.
- A verdadeira felicidade só se dá quando você descobre quais problemas gosta de ter e de resolver.
- O prazer é um falso deus.
Cielly 27/01/2018minha estante
Ainda que exista valor em ?ver o lado bom das coisas?, a verdade é que às vezes a vida é uma droga mesmo, e a atitude mais saudável é admitir isso.

hanny.saraiva 30/01/2018minha estante
Com certeza, Cielly! Aceitar dói menos! =)