O Condenado

O Condenado Bernard Cornwell

Resenhas - O Condenado

João 15/04/2024

Um livro de tirar o fôlego, igual a forca em 1800
Além de um passeio histórico pela Londres dos anos 1800, Cornwell ainda entrega um Thriller Policial de tirar o fôlego ? e até com uma pitada de romance histórico.

O plot twist nas últimas páginas do livro é o equivalente a você ser o passageiro num carro a 100km/h e o motorista fazer uma curva brusca.

Depois de capotar 5 vezes você sai intacto e gritando de euforia.

juLuiLes 19/12/2023

Uma boa surpresa
É a primeira obra do Bernard Cornwell que leio e aborda uma jornada mais investigava e policialesca. Nela, acompanhamos a vida do Capitão Sandman, um ex-militar que participou das campanhas inglesas contra Napoleão. Repleto de dívidas herdadas por seu pai, Sandman vive de pequenos bicos em Londres. Em dado momento, o Capitão é recrutado para investigar um crime que já havia sido julgado e contava com um culpado.bA partir daí a história se inicia de fato, contando com diversos personagens interessantíssimos e muito bem desenvolvidos para um romance de singelas 300 páginas. O que mais me agradou foi o ritmo de escrita, descritivo mas conciso. Fiquei muito imerso na história e ansioso para descobrir o desfecho. Para a minha surpresa, eu estava errado em minhas suspeitas e acabei me surpreendendo muito com o final da história, onde ocorre uma rápida sucessão de plots. No geral, recomendo muito a leitura para os amantes de uma boa investigação policial e do querido Bernard Cornwell. Espero ter mais contato com o autor.

Antunes 30/09/2023

Cornwell como eu ainda não tinha visto
A trama conta a história do capitão Rider Sandman, contratado para investigar a verdade sobre um caso de assassinato!

Com uma escrita leve e ágil a história vai se desenrolando, linkando elementos históricos e participações especiais... ?

Foi uma excelente experiência, e o autor certamente vai fazer parte das minhas leituras futuras!

Se fosse pra recomendar, ele seria um livro que eu recomendaria pra abrir suas leituras do autor!

Jamerson.Alves 09/07/2023

Vespas??
Cornwell misturado com Conan Doyle e uma pitada de Allan Poe. Um gênero de escrita diferente de outros livros do autor que serve como uma leitura indiferente. Definitivamente não é um livro que marca a literatura do autor de fato.

Vinicius.Anklam 01/07/2023

O livro tem uma leitura leve com o tema envolvido em suspense e mistério. Não é uma leitura íncrivel e totalmente fora da curva, porém é um bom arroz feijão básico. É interessante o modo que Cornwell apresenta uma Inglaterra pós batalha de Waterloo e seus veteranos de guerra que tem um certo glamour e arrogância, tanto por parte do povo britânico quanto seus veteranos. Sinto que faltou um pouco mais de personalidade no personagem principal, Capitão Rider Sandman.

Hugo 14/04/2023

Código sangrento
A história retrata a Inglaterra na época das execuções. A narrativa aborda a atividade de um investigador ocasional das circunstâncias das penas capitais.

Sr. Quadros 11/04/2023

Sem as batalhas mas ainda um bom Cornwell
"O Condenado" de Bernard Cornwell apresenta um enredo policial envolvente e bem construído, afastando-se do estilo de batalhas e duelos épicos que caracterizam a maioria das obras do autor. Na trama, o leitor é apresentado a Rider Sandman, um capitão inglês encarregado de investigar a morte de um prisioneiro na prisão de Newgate em Londres, em pleno século XIX.

Rider, que possui uma trajetória de luta contra a pena de morte, está determinado a provar a inocência do prisioneiro condenado injustamente. Cornwell mostra habilidade em desenvolver uma narrativa policial de qualidade, repleta de reviravoltas e capaz de manter o leitor envolvido e preso à trama.

Outro ponto positivo da obra é a descrição detalhada da sociedade e do sistema judicial britânico da época, o que contribui para uma experiência de leitura mais imersiva. Apesar de não ter a ação e a violência que geralmente acompanham as obras do autor, "O Condenado" é uma obra sólida e bem executada que certamente agradará aos fãs de romance histórico e mistério legal.

Em resumo, "O Condenado" é uma prova de que Bernard Cornwell é um escritor versátil, capaz de produzir narrativas interessantes e envolventes em diferentes gêneros literários. É uma leitura altamente recomendada para aqueles que buscam uma obra policial de qualidade e uma boa história do século XIX.

Ju Ragni 03/04/2023

Bom, mas não está entre os melhores de Cornwell
Achei bom, sendo Bernard Cornwell a gente sabe que vai ter uma pesquisa histórica impecável, cenas de luta bem descritas, ambientes de época reconstruídos da maneira mais próxima à realidade, enfim, é um padrão alto que sempre está presente nos livros dele. Nessa parte está tudo de acordo, e a história também é boa, tem um argumento interessante, fala sobre a pena de morte na Inglaterra vitoriana, mais precisamente em Londres, e sua execução sob a forma de enforcamento. O problema de Bernard Cornwell é ele mesmo, a gente sempre espera um livro sensacional. Imagino como deve ser quando você escreve uma obra prima, e depois não tem o direito de escrever um livro que seja menos que isso, fica todo mundo comparando, todas as suas obras tem de ser tops. Então vou fazer justiça a Cornwell: é uma leitura muito boa e você ainda aprende história. Tem até uma passagem rápida de Robin Hood pelos acontecimentos. Diversão garantida.

Dani Ferreira SS 01/03/2023

Bom, mas nada demais...
Livro ok, escrita boa, personagem legais, mas sinto q ele é aquele tipo de livro q daqui a um tempo tu não vai mais lembrar de mta coisa.
É o primeiro q leio do autor e não sei se vou ler mais algum ?????

Clau Melo 16/02/2023

Thriller histórico
Literatura inglesa, 2009. Thriller histórico.
Este foi o primeiro livro do autor que li e adorei!
A escrita é super fluída e os fatos histórico muito interessantes. Os personagens são bem críveis.
Confesso que gostaria de um outro final, mas... nem sempre os finais são como desejamos.

Eduardo Ogalves 27/11/2022

Primeiro contato com a obra de Bernard Cornwell
Gostei da escrita e pretendo ler outros livros, principalmente a trilogia do Rei Arthur. Iniciei com O Condenado dr propósito, pois após várias pesquisas por qual começar, realmente é um livro razoável e bom. Tentou arriscar um suspense com investigação mas já li melhores. Estou animado para os próximos livros do autor.

Bela 27/09/2022

Bom mesmo
Confesso que tive dificuldades para engatar na leitura, mas depois que peguei no tranco fique bem curiosa. Além disso é uma obra tão imersiva que parece que o autor viveu mesmo naquela época. É tão bem descrito que quase dá pra sentir o cheiro das prisões de Newgate.
A obra é farta em emoção. Páginas que te fazem sentir a tensão do momento narrado. Uma aventura completa que contém, mesmo que não convencionais, um herói, um time fiel e uma donzela.
Uma das coisas que deixou a desejar foi a motivação do heroísmo do protagonista. Confesso que ainda não entendi porque ele resolveu embarcar nessa aventura perigosa. Não que ele tivesse muita coisa pra perder. Mas não há nada tão ruim que não possa piorar, não é mesmo? Talvez ele só era um cara muito disposto mesmo.
Enfim, este último ponto pode ser que seja minha culpa. Demorei tempo demais pra terminar, pode ser que eu tenha esquecido alguma coisa.
Resumindo, leitura fácil, aventura emocionante, descrição e ambientação impecáveis. Um trabalho de pesquisa muito bem feito por parte do autor.

Murnyx 13/09/2022

Fiquei curiosa com a escrita do autor, mas antes de começar uma das séries resolvi tentar um livro único para conhecer a escrita e ver o que achava e amei!!
Foi um livro muito fácil de ler, que me prendeu do começo ao fim. Mesmo não sendo um thriller super inovador, é muito bem construído e amarrado.

Paula1735 14/06/2022

Cornwell com cara de Ágatha Christie
Minhas míseras 3 estrelas e meia não são sinal que o livro é ruim ou que a qualidade do material distribuído pela editora Record deixe a desejar, só quer dizer que já li obras mais espetaculares e incríveis desse mesmo autor e quanto ao material em si, mantém o padrão da editora para esse autor com capa cartão, mesmo tradutor e mesmo papel.
"O Condenado" é um one shot do grande Bernard Cornwell, mas aqui vi um Cornwell completamente diferente do que eu estava habituada a ler, aqui temos uma espécie de investigação criminal, onde o objetivo é saber se o rapaz acusado é realmente o culpado e todo o desenrolar da obra gira em torno de saber a verdade.
Apesar de ter um estilo de enredo diferente, a essência do Cornwell está ali, pois é absurda a riqueza de detalhes, fatos e curiosidades históricas que ele sempre acrescenta em seus livros, fazendo com que a leitura seja mais rica, gostosa e fluída, é sempre muito bom ler qualquer coisa feita por esse homem.

Sempre digo isso em toda obra do Cornwell e repito: leiam leiam leiam as notas históricas, pois é nelas que o autor fala de onde tira suas inspirações para a descrição dos acontecimentos históricos, descrição de costumes e locais da época, são sempre riquíssimas de informações e a editora Record manda muito bem em sempre traduzir e deixar essas notas disponiveis na versão física e digital.

Bya 01/06/2022

o que achei do livro:
o começo da história é bastante cansativo, até achei que não seria capaz de terminar a leitura, os capítulos são extensos, o que me cansou ainda mais. No entanto, o final vale a pena pela história inteira, cada página me fez sentir empatia pelos personagens e entender seus pensamentos devido ao contexto histórico, o autor é simplesmente muito bom em cada letra que escreve, o que faz prender o leitor cada vez mais.