Pré-História do Brasil

Pré-História do Brasil Pedro Paulo Funari

Resenhas - Pré-História do Brasil

Solange Mouzinho 18/02/2024

Excelente livro introdutório para conhecer a pré-história do Brasil. A leitura nos permite saber as hipóteses sobre a ocupação da América, sobretudo da América do Sul bem como esses primeiros povos se organizaram para sobreviver, apresentando culturas diversas e muito ricas em suas produções. O livro é um convite para conhecer mais sobre esse período da nossa história que pode dizer muito sobre nós! Fica a dica!

Gilcimar 23/09/2023

Ótimo livro sobre a Pré história no continente Sul Americano
De forma espetacular, o autor procura destrinchar todo o estudo Pré-Historico já realizado no Continente Sul-americano.
Super recomendo.

Gisele 01/08/2023

Pré-História do Brasil
Livro com pouco mais de 100 páginas que aborda questões interessantes e intrigantes sobre os povos ameríndios que habitaram o território brasileiro, em período anterior à chagada dos europeus.

Uma leitura sucinta, mas com qualidade. Indico!

Caesar 16/05/2022

É uma introdução ao estudo de arqueologia e dos povos pré-históricos do Brasil muito rico nas reflexões sobre o tema e as problemáticas da atualidade. Com certeza vai enriquecer minhas aulas.

Ricardo.Vibranovski 24/02/2022

Merecia uma atualização.
Escrever sobre a pré-história é realmente uma coisa complicada. Uma nova descoberta ou o emprego de uma nova técnica podem colocar mais uma peça no quebra-cabeça e mudar de maneira relevante a imagem que existia até ali.
Boa parte do livro se baseia no trabalho de Walter Neves, que através da morfologia de crânios antigos formulou a hipótese de que a colonização de deu por duas levas de imigração humana, uma aparentada com os africanos / aborígenes australianos e outra posterior, com características asiáticas.
No livro, uma boa parte da interpretação da realidade encontrada nas escavações arqueológicas se adaptou a essa ideia, justificando a substituição cultural e tecnológica ao longo do tempo a troca (ou absorção) da primeira população pela segunda.
No entanto, o advento do estudo de DNA antigo não corroborou essa hipótese. Um estudo relevante sobre o assunto foi publicado em 2018, indicando que toda a população ameríndia tem uma ancestralidade comum vinculada aos primeiros colonos asiáticos.
Poderia ser um detalhe se não a fosse a linha que esquematiza tantas partes do livro.
A obra é de 2002, mas a minha edição já é de 2021. É bastante tempo para pesquisa científica e já merece uma atualização.

Para saber mais, ver o link abaixo do "Jornal da USP":

Lucas.Wijk 23/09/2021

Há algum tempo, eu estava curioso sobre a história do Brasil antes de Cabral. Toda história antiga que eu conheço é extremamente eurocêntrica, e eu comecei a ficar muito curioso sobre os estudos da pré-história americana (principalmente a latino-americana), pois não me lembro de ter estudado nada sobre isso no colégio e me parece que as pessoas não se interessam muito pelo assunto.

Ao pesquisar na internet, comprei o primeiro livro que encontrei e não poderia ter feito uma escolha melhor! Era exatamente o que eu procurava: uma análise sucinta, com linguagem acessível e direto ao ponto, conseguindo detalhar tudo que eu queria saber sobre o assunto. Porém, é triste chegar a conclusão de que o estudo da nossa pré-história ainda é extremamente raso e que não há muito interesse no Brasil pelo tema (o próprio autor menciona que existem cerca de apenas trezentos arqueólogos por aqui).

Ao final do livro, admito que fiquei com uma baita vontade de estudar mais sobre o assunto e acredito que todos deveriam fazer o mesmo. Recomendo demais a leitura. E vamos lutar para preservar a nossa história! Se não houver uma movimentação nesse sentido, é apenas uma questão de tempo para que todos os vestígios do nosso passado pré-colonial desapareçam.

Priscila 24/04/2021

Ainda uma introdução, mas muito rica em reflexão.
Livro essencial para graduandos em História, até porque, mesmo dentro de nosso curso, a pré-história como um todo é muito rapidamente introduzida sem maiores aprofundamentos, ainda mais quando se fala da pré-história do Brasil.
Aliás, por ser tratar do território onde hoje é o Brasil, deveria ser leitura indicada para todos os leitores brasileiros, não só estudantes, para maior conhecimento e valorização do nosso passado de milhares de muitos anos mais do que os 500 tão estudados.

Papareia dos Livros 28/03/2021

Muito interessante
É um livro muito bom pra se ter uma breve contextualização sobre este período tão antigo e complexo em solo brasileiro, vale a pena dar uma lida.

site: https://papareiadoslivros.blogspot.com

camrei 25/02/2021

Eu gostei bastante deste livro, ele aborda de modo direto alguns aspectos essenciais para quem está começando a ler sobre pré-história, como eu. Bem organizado, gostei da escrita, só teria sido interessante se algumas partes possuíssem mais texto; alguns aspectos ficaram meio confusos, mas nada muito gritante. Achei bacana como foi citado as diversas hipóteses da chegada do ser humano nas Américas, e as linhas de pensamento de diversos arqueólogos, incluindo arqueólogos brasileiros.

Carlos.Eduardo 18/02/2021

Excelente panorama geral à respeito dos povos que habitaram o continente antes da chegada dos portugueses. Bem organizado e estruturado, com uma linguagem bastante clara e acessível, traz informações novas e muito interessantes para o público leigo, capaz de mudar nossa visão sobre os povos originários. É impossível não ficar curioso pelo assunto e com vontade de pesquisar mais. Como explicado pelos próprios autores, trata-se de uma área de estudo, infelizmente, historicamente desvalorizada, e que ainda tem muito campo para crescer.

blacktonks 30/06/2020

Bom, mas com ressalvas.
O conteúdo do livro é interessante e sacia a curiosidade de quem tem a respeito. O problema está em dois pontos:
1) Em algumas vezes a leitura se torna confusa com a quantidade de informações em pouco tempo.
2) Senti falta da Pré-História do Nordeste brasileiro.

Raquel.Paes 10/04/2020

Recomendo
Um ótimo livro para os professores de História e para os que estão em formação.
Pré- história do Brasil faz parte de uma coleção "Repensando a História" de vários autores como: Lendro Karnal, Pedro Paulo funari e dentre outros....

Jeferson.Maia 19/10/2017

Leitura rápida e agradável!
Terceiro livro que me deparo da iniciativa ‘’repensando a história’’ da Editora Contexto e tenho que admitir que esse foi mais um que não me decepcionou, essa edição foi escrita por Pedro Paulo Funari e Francisco Silva Noelli, eles se juntam na tentativa de trazer um pouco de luz a este tema maravilhoso que é a pré-história do Brasil e que infelizmente é muito negligenciada não somente pelas escolas de ensino fundamental e médio, como também pela grande maioria das faculdades brasileiras. O livro em si tem um ótimo desenvolvimento, iniciando sua narrativa expondo as hipóteses diversas de como se deu a chegada do homem a América e posteriormente ao Brasil e indo até os nativos que vieram a ter contato com os povos europeus após a chegada desses no século XV e XVI, devido ao objetivo de buscar um livro curto com leitura rápida e didática os autores não adentram tanto em temas específicos, fazendo uma abordagem mais geral.

Altieres 01/03/2017

O livro é bom, mas não é como eu esperava (um relato da vida dos povos pré-historicos, ou algo assim). Apesar da provável simplificação da linguagem, para deixá-la o menos técnica possível, a escrita é científica. Os autores basicamente focam na cultura material para uma, quase sempre, possivel explicação da ocupação do território. Porém abrangem muita coisa, não aprofundando em nada (exceto, talvez, nas teorias de como chegamos às Américas). Enfim, recomendo o livro para quem tem alguma relação com a área e deseja uma visão geral é "tecnica".