Meu Primeiro Livro de Contos de Fadas

Meu Primeiro Livro de Contos de Fadas Mary Hoffman

Resenhas - Meu Primeiro Livro de Contos de Fadas

Ruuh 20/07/2021

Amo esses livros
É uma delícia pegar esses livros e reviver as histórias que liam para mim quando era criancinha.
Sonho muito relendo cada história. Espero que elas nunca percam a magia para mim!

@esselivrotemhistoria (ig) 20/06/2021

Uma seleção de contos de fadas recontado por Mary Hoffman.  Enfim encontrei o livro de contos de fadas que estava procurando.
Com linguagem acessível para os contos, mas respeitando a história  e a tradição oral em que elas surgiram.
As histórias não foram higiênizadas em prol do politicamente correto. Estão vivas em sua essência.

? Meu primeiro livro de contos de fadas
? Mary Hoffman
?Julie Downing
?@companhiadasletrinhas

Nesse livro há apenas um conto escrito/recontado por uma mulher : A bela e a fera de Madame de Beaumont. Esse conto também tem sua versão por Madame de Villeneuve.

Você  sabia que Madame D?Aulnoy passou a coletar e escrever as narrativas de tradição  oral no sec XVII e foi quem deu a essa forma de narrativa o nome de  ?contos de fadas?.
"Alguns anos depois, em 1690, Perrault percebeu a potência que essas histórias poderiam ter para a escolarização das crianças e decidiu fazer a sua própria compilação. Contos da mamãe gansa ficou então conhecido como um marco nesse tipo de coletânea. Surgiram os trabalhos dos Irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen. As mulheres que teceram essas histórias, por sua vez, caíram no esquecimento."

Vale a pena ver a sequência de 3 vídeos com uma aula sobre contos de fadas de Susana Ventura @ventura.escrita , promovida pela @atabaleituraemrede .

Referências:

#contosdefada #contosmaravilhosos #irmaosgrimm #hanschristianandersen #madamedebeaumont #contosdamamãegansa
#livroinfantil #literaturainfantil #incentivoaleiturainfantil #maeleitora #maequele #leiaparaumacriança #leiaparaseufilho #livrosparainfancia #lij #esselivrotemhistoria #delivrodepresente #bebeleitor #formandoleitores #lerantesdesaberler #contarhistoria #leitura #experimenteliteratura #maede2 #childrenbook #picturebook #livroilustrado #literaturainfantojuvenil #livroilustrado #livroalbum #livro

Gigi 28/08/2016

Presente da titia Laura Aguiar do RJ em 2015

Alessandra 28/12/2009

Alguns dos mais belos e conhecidos contos de fadas, com lindas ilustrações, algumas informações breves sobres autores.
Um fato curioso que observei: o conto “A Mulher do Pescador” é atribuída aos Irmãos Grimm. Segundo a tradutora eles buscavam suas histórias entre as pessoas simples do campo, e escreviam na linguagem dos camponeses alemães. Porém no livro Contos Populares Russo de José Moutinho, este conto aparece com o titulo: “O Peixe de Ouro”, e assim como todos os outros contos do livro a autoria é desconhecida. O conto e ligeiramente diferente porém trata-se do mesmo conto porém adaptado. Parece que os Irmãos Grimm foram além dos campos alemães, chegando aos campos russos também