Shadow of the Torturer

Shadow of the Torturer Gene Wolfe

Resenhas -

AleixoItalo 19/12/2020

The Shadow of The Torturer (primeiro livro da trilogia The Book of New Sun), conta a história de Severian, neófito de uma guilda de torturadores que acaba sendo expulso e começa uma jornada pelo mundo desconhecido.

Ambientada num planeta estranho, cuja estrela à muito enfraqueceu e agora brilha opaca, a história nos entrega aquilo que estamos habituados nas fantasias: cenários grandiosos, descrições "megaloquentes", batalhas e muita aventura.

A primeira vista, apesar do cenário Scifi, se trata de uma típica trama de capa & espada: batalhas, mistérios, vários personagens (uns bem outros mal desenvolvidos), encontros e desencontros fortuitos, fauna e flora particular e com direito a sua própria "espada mágica".

Mas os inevitáveis clichês não diluem a atmosfera apocalíptica e densa da obra: é muito óbvio que o tal planeta é a propria Terra já nos últimos dias do Sol, que o ser humano já desbravou (e sumiu?) o espaço e aqueles ali são os filhos derradeiros da humanidade.

Os diversos diálogos de cunho filosófico, debates religiosos e metafísicos, mistérios que rondam o mundo e o protagonista, e um certo clima de urgência no ar, retumbam bastante ao clássico de Frank Herbert: Duna!

Tal qual Duna, mais cadenciado do que frenético, é um clássico oitentista. Tem todos os ingredientes saturados da fantasia, mas ainda carrega um frescor de originalidade e estilo próprio.