A História Secreta

A História Secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

bel 11/06/2024

Técnica literária fora do normal
Fazem horas que terminei esse livro e sinto que ainda estou digerindo tudo. Excelente tecnicamente falando.
Adoro como o mistério do livro é o próprio livro, pois o Richard não é um narrador confiável. É uma história de assassinato em que, desde a primeira página, já sabemos quem morreu e quem matou, logo, esse não é o mistério. Mas o Richard é tão parcial, conta a história depois de tantos anos, e é deixado tão claro como ele é um mentiroso de caráter horrível, que só nos resta questionar O QUE daquilo que estamos lendo é verdade. Os personagens são realmente assim? As cenas aconteceram daquele jeito? O que ele não nos contou? Em que momento ele está se retirando ou tentando desviar nosso foco?

É engraçado como classificam o livro como "Dark Academia", mas ele me parece ser justamente uma crítica a essa categoria. Nos faz refletir sobre a competitividade acadêmica (é uma metáfora para isso?) e sobre essa romantização toda. Tentar enxergar tudo como uma tragédia grega e elevar a própria beleza ao patamar de divindade, não nos leva a desumanizar aos outros e nós mesmos?

Você termina a leitura com mais dúvidas que respostas, se perguntando se realmente sabe o que aconteceu ou se conhece os personagens de fato. Mas essa é a graça, porque a vida também é assim e é um grande mistério. Donna Tartt fez isso de forma GENIAL e deu uma aula de técnica e talento.

Eu podia falar muito, mas muito mesmo, sobre esse livro. Talvez passar horas. Sinto que, conforme o tempo for passando, ainda estarei levantando questionamentos e reflexões sobre ele.

Minha única crítica não é realmente crítica, mas mais observação. Tem horas que o livro pode se tornar muito lento e maçante, mas acho que isso é mais pelo Richard e a forma como ele tenta nos manipular, mas, de qualquer forma, fez com que eu demorasse mais a finalizar o livro.

Marcus 10/06/2024

Confraria erudita
Uma história de crime e mistério, contada de forma erudita, acadêmica e formal. Um grupo de amigos que se envolvem em crimes e conflitos. A história é um pouco lenta, mas talvez de uma velocidade necessária para aprofundar a angústia necessária.

Thay 10/06/2024

Segundo melhor livro do ano, sem dúvidas!!!
descrições de cenas incríveis, personagens com uma densidade psicológica absurda, você acha que pegou a ideia de como fulano é, mas ele se mostra ser outro totalmente diferente e que vc n imaginava.
descobrir quem matou quem é o que menos importa nesse livro, de verdade. eu fiquei igual o richard papen, obcecada pra saber o comportamento, o gosto, o estilo de vida de cada um dos personagens.
incrível!

allenylson.ferreir 05/06/2024

Um romance repleto de referências góticas, a clássicos gregos, e abundante em tragédias e personagens estranhamente e problematicamente atraentes. um assassinato, uma conspiração, um ritual para alcançar a transcendência. vidas que foram tocadas pela Beleza e sofreram as consequências disso: o horror inerente e substancial da existência.

ana bia 02/06/2024

Não é oq eu esperava
Demorei anos p terminar esse livro, já tinha abandonado mas resolvi pegar p voltar a ler, a narração é mt maçante várias vezes e eu achei os personagens todos chatos e mesquinhos. Tem todo um suspense se eles vão ser pegos ou não e eu particularmente torci pra que fossem.

Tiemi 01/06/2024

OMG
Amei amei amei
nossa q livrinho poético, sério!! parece que leio um clássico, e é mto interessante acompanhar o ponto de vista do richard

todos os personagens são extremamente interessantes, todos muito complexos, e depois de acabar a leitura, realmente sinto falta deles

no começo achei q só ia morrer um, mas foi um massacre pqp

mands 31/05/2024

Bizarro e bom, te fisga de uma maneira que te faz ler paginas e páginas sem lerdero foco e te deixa interessado de uma forma intrigante

victoryx 28/05/2024

Um livro interessantíssimo. tem um mistério muito bom, muito bem construído, mas o que claramente se destaca são os personagens. meu deus que personagens BONS!!! muito bem construídos, com muita personalidade, eles são por si só, agindo normalmente, misteriosos e interessantes, e amei ver como eles reagiram aos acontecimentos. não esperava tanto, e foi uma enorme surpresa. sério, que livro bom, amei, nossa

Eugenia 27/05/2024

Não sei o que esperava deste livro mas claramente não contava com o final..
Na minha opinião Henry conseguia ser um pouco manipulador e levar todos a fazer o que ele queria..
Julian errou sabendo de quase tudo o que se passava, incluíndo o que eles fizeram naquela noite.
Não consigo culpar o Bunny pela maneira como ele se sentia em relação a tudo e acho que foi bastante errado o que fizeram com ele..
Houve alguma partes do livro em que o narrador se demorou com coisas que honestamente se tornaram um pouco aborrecidas e não afetavam de maneira nenhuma o enredo.. mas acontece em muitos livros bons.
Acho que o Richard merecia um final feliz.. Depois de tudo o que passou (não dizendo que foi ele o único que passou por coisas más).
Adorei o livro e não estava a espera de ficar tão fixada nele..

Julia 23/05/2024

Gostei bastante
Demorei séculos pra conseguir passar do início do livro, mas depois simplesmente não consegui parar de ler querendo saber o que mais ia acontecer, confesso que indo pro final do livro fiquei com pena do richard pq ele só queria viver nesse mundo totalmente diferente dele e acabou se fudendo.

Dominique.Auler 21/05/2024

Dá pra entender por que é um livro que ajudou a fundar as bases de todo o subgênero de Dark Academia. A autora cria uma amostra que nos prende naquele lugar junto com os protagonistas, que também precisam ver tudo se desenrolando temendo as consequências.

Apesar disso, mesmo que represente vários tropos do gênero (alguns provavelmente criados aqui)?a escola privada elitizada, o estudo de clássicos, algo sombrio e misterioso acontecendo entre os estudantes? é curioso ver como a perspectiva é quase contrária ao que acontece hoje 30 anos depois de seu lançamento: o livro parece contrário à glorificação desse ambiente, expondo falhas e hipocrisias de todos esses pontos.

Só achei que se estendeu um pouco demais. A história se alinha por muito tempo antes e depois do acontecimento central, com capítulos intermináveis. Mas isso pode até ser um positivo para quem espera se imergir na vibe do livro tanto tempo quanto possível. De qualquer forma, o final acelera o ritmo novamente para concluir de forma intensa.

juliamoedo 08/05/2024

Muitos sentimentos!
Eu gostei, com ressalvas: boa parte do livro é arrastada e o final corrido demais pro meu gosto - ainda mais considerando o tamanho dele. No geral, gostei muito de ver as relações entre os personagens, o clima na universidade e como os acontecimentos foram se desenrolando. Às vezes dava uma raiva imensa do grupinho, às vezes eu gostava e chegava a torcer por eles. Valeu muito a leitura e agora também quero ler O Pintassilgo, da mesma autora.

Lu_⤠07/05/2024

?A morte é a mãe da beleza?
Esse livro mostra como jovens carentes são facilmente impressionáveis e manipuláveis.
É um livro com uma escrita acessível. Na minha opinião as pessoas que dizem que a autora só usou palavras bonitas pra encher linguiça realmente não leram direito. O livro é em primeira pessoa e essa pessoa além de ser solitária é um estudante de grego que passa anos lendo tragédias gregas e coisas do tipo então é meio óbvio que ele vai narrar de uma maneira romantizada caso contrário não se encaixaria com o seu personagem, penso que é isso que os autores querem passar quando escrevem em primeira pessoa, como o personagem enxerga a situação e não como realmente foi.
É meio perturbador como as coisas se desenrolam, porque uma coisa leva a outra que leva a outra e quando você vê está todo mundo maluco até você. É um livro bem sombrio até, explora vários assuntos complexos e que, imagino eu, na época eram bem escandalosos. Eu diria que o grande vilão da história é o professor que alimenta essa coisa do jovem de se sentir especial, intocável, acima dos meros mortais que não entendem o mundo antigo mas no final é só um velho narcisista que quer que os alunos vejam nele um tipo de figura mística ou sei lá oque.
Única coisa que pra mim ainda não fez sentindo foi a situação dos gêmeos. Aquilo realmente acontecia ou era a mente perturbada dos personagens que os faziam ver coisas onde não tinha. A gente não pode esquecer que no geral o protagonista narra oque aconteceu anos atrás e não oque está acontecendo no momento.
Da pra entender o porquê de tanto sucesso a única coisa que não dá pra entender é como que começaram a vender o livro como dark academy. Não é um livro pra tudo mundo, acredito que como acontece com a maioria desses livros que ficam famosinhos do dia pra noite ( não me entenda mal, eu amo livros famosinhos), as pessoas tendem a romantizar os personagens e achar que seria muito legal agir igual eles, oque certamente não seria nada legal.
Eu queria muito ver alunos de psicologia e especialistas sobre comportamento debatendo sobre ele acho que daria um papo bem interessante e necessário pra quem não entendeu o livro.