A História Secreta

A História Secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

allenylson.ferreir 05/06/2024

Um romance repleto de referências góticas, a clássicos gregos, e abundante em tragédias e personagens estranhamente e problematicamente atraentes. um assassinato, uma conspiração, um ritual para alcançar a transcendência. vidas que foram tocadas pela Beleza e sofreram as consequências disso: o horror inerente e substancial da existência.

ana bia 02/06/2024

Não é oq eu esperava
Demorei anos p terminar esse livro, já tinha abandonado mas resolvi pegar p voltar a ler, a narração é mt maçante várias vezes e eu achei os personagens todos chatos e mesquinhos. Tem todo um suspense se eles vão ser pegos ou não e eu particularmente torci pra que fossem.

Tiemi 01/06/2024

OMG
Amei amei amei
nossa q livrinho poético, sério!! parece que leio um clássico, e é mto interessante acompanhar o ponto de vista do richard

todos os personagens são extremamente interessantes, todos muito complexos, e depois de acabar a leitura, realmente sinto falta deles

no começo achei q só ia morrer um, mas foi um massacre pqp

mands 31/05/2024

Bizarro e bom, te fisga de uma maneira que te faz ler paginas e páginas sem lerdero foco e te deixa interessado de uma forma intrigante

victoryx 28/05/2024

Um livro interessantíssimo. tem um mistério muito bom, muito bem construído, mas o que claramente se destaca são os personagens. meu deus que personagens BONS!!! muito bem construídos, com muita personalidade, eles são por si só, agindo normalmente, misteriosos e interessantes, e amei ver como eles reagiram aos acontecimentos. não esperava tanto, e foi uma enorme surpresa. sério, que livro bom, amei, nossa

Eugenia 27/05/2024

Não sei o que esperava deste livro mas claramente não contava com o final..
Na minha opinião Henry conseguia ser um pouco manipulador e levar todos a fazer o que ele queria..
Julian errou sabendo de quase tudo o que se passava, incluíndo o que eles fizeram naquela noite.
Não consigo culpar o Bunny pela maneira como ele se sentia em relação a tudo e acho que foi bastante errado o que fizeram com ele..
Houve alguma partes do livro em que o narrador se demorou com coisas que honestamente se tornaram um pouco aborrecidas e não afetavam de maneira nenhuma o enredo.. mas acontece em muitos livros bons.
Acho que o Richard merecia um final feliz.. Depois de tudo o que passou (não dizendo que foi ele o único que passou por coisas más).
Adorei o livro e não estava a espera de ficar tão fixada nele..

Julia 23/05/2024

Gostei bastante
Demorei séculos pra conseguir passar do início do livro, mas depois simplesmente não consegui parar de ler querendo saber o que mais ia acontecer, confesso que indo pro final do livro fiquei com pena do richard pq ele só queria viver nesse mundo totalmente diferente dele e acabou se fudendo.

Dominique.Auler 21/05/2024

Dá pra entender por que é um livro que ajudou a fundar as bases de todo o subgênero de Dark Academia. A autora cria uma amostra que nos prende naquele lugar junto com os protagonistas, que também precisam ver tudo se desenrolando temendo as consequências.

Apesar disso, mesmo que represente vários tropos do gênero (alguns provavelmente criados aqui)?a escola privada elitizada, o estudo de clássicos, algo sombrio e misterioso acontecendo entre os estudantes? é curioso ver como a perspectiva é quase contrária ao que acontece hoje 30 anos depois de seu lançamento: o livro parece contrário à glorificação desse ambiente, expondo falhas e hipocrisias de todos esses pontos.

Só achei que se estendeu um pouco demais. A história se alinha por muito tempo antes e depois do acontecimento central, com capítulos intermináveis. Mas isso pode até ser um positivo para quem espera se imergir na vibe do livro tanto tempo quanto possível. De qualquer forma, o final acelera o ritmo novamente para concluir de forma intensa.

juliamoedo 08/05/2024

Muitos sentimentos!
Eu gostei, com ressalvas: boa parte do livro é arrastada e o final corrido demais pro meu gosto - ainda mais considerando o tamanho dele. No geral, gostei muito de ver as relações entre os personagens, o clima na universidade e como os acontecimentos foram se desenrolando. Às vezes dava uma raiva imensa do grupinho, às vezes eu gostava e chegava a torcer por eles. Valeu muito a leitura e agora também quero ler O Pintassilgo, da mesma autora.

Lu_⤠07/05/2024

?A morte é a mãe da beleza?
Esse livro mostra como jovens carentes são facilmente impressionáveis e manipuláveis.
É um livro com uma escrita acessível. Na minha opinião as pessoas que dizem que a autora só usou palavras bonitas pra encher linguiça realmente não leram direito. O livro é em primeira pessoa e essa pessoa além de ser solitária é um estudante de grego que passa anos lendo tragédias gregas e coisas do tipo então é meio óbvio que ele vai narrar de uma maneira romantizada caso contrário não se encaixaria com o seu personagem, penso que é isso que os autores querem passar quando escrevem em primeira pessoa, como o personagem enxerga a situação e não como realmente foi.
É meio perturbador como as coisas se desenrolam, porque uma coisa leva a outra que leva a outra e quando você vê está todo mundo maluco até você. É um livro bem sombrio até, explora vários assuntos complexos e que, imagino eu, na época eram bem escandalosos. Eu diria que o grande vilão da história é o professor que alimenta essa coisa do jovem de se sentir especial, intocável, acima dos meros mortais que não entendem o mundo antigo mas no final é só um velho narcisista que quer que os alunos vejam nele um tipo de figura mística ou sei lá oque.
Única coisa que pra mim ainda não fez sentindo foi a situação dos gêmeos. Aquilo realmente acontecia ou era a mente perturbada dos personagens que os faziam ver coisas onde não tinha. A gente não pode esquecer que no geral o protagonista narra oque aconteceu anos atrás e não oque está acontecendo no momento.
Da pra entender o porquê de tanto sucesso a única coisa que não dá pra entender é como que começaram a vender o livro como dark academy. Não é um livro pra tudo mundo, acredito que como acontece com a maioria desses livros que ficam famosinhos do dia pra noite ( não me entenda mal, eu amo livros famosinhos), as pessoas tendem a romantizar os personagens e achar que seria muito legal agir igual eles, oque certamente não seria nada legal.
Eu queria muito ver alunos de psicologia e especialistas sobre comportamento debatendo sobre ele acho que daria um papo bem interessante e necessário pra quem não entendeu o livro.

ichmariel 06/05/2024

Descobri que não gosto muito de dark academia e esse é enorme então me peguei entediada várias vezes. mas num geral é bem bom.

laranjotopia 06/05/2024

Beleza é terror.
O primeiro livro que li em 2024 e se tornou um dos meus preferidos.

O enredo conseguiu me prender do início ao fim, cada página eu ansiava para saber mais.

A história é intrigante, embora alguns acontecimentos sejam meio perturbadores, é um bom livro que vale a pena ler!!!

RayLima 05/05/2024

A tragédia grega de Donna Tartt
Livro de estreia de Donna Tartt, autora que se consagrou com o best-seller ?O Pintassilgo?, ?A História Secreta? foi lançado em 1992. Isso já foi uma surpresa pra mim, pois eu jurava que era um livro contemporâneo e que se passava na atualidade. E eu amei isso, pois pessoalmente acho que esse período (fim dos anos 80 e começo dos anos 90) super combina com a estética Dark Academia, talvez por causa do filme ?Sociedade dos Poetas Mortos?, apesar do termo ter surgido apenas em 2010.

Pra quem não sabe, os livros que se encaixam no estilo Dark Academia geralmente tem uma história que se passa num ambiente acadêmico, abordam a arte e a busca pelo conhecimento, temas como moralismo, psicologia e existencialismo. E nesse livro você vai ter isso aos montes.

?É terrível descobrir, na infância, que o indivíduo vive isolado do mundo inteiro, que ninguém e mais nada pode sofrer a dor da sua língua queimada ou joelho ralado, que os sofrimentos e pesares pertencem apenas a cada um. Mais terrível ainda, quando crescemos, é aprender que nenhuma pessoa, por mais que nos ame, pode nos compreender verdadeiramente."

Aqui você acompanha 6 amigos que formam o seleto grupo de estudantes de Julian, professor de Grego renomadíssimo e super excêntrico. Só isso já os torna distintos, despertando a curiosidade e o interesse dos outros alunos de Hampden College. São eles: Henry, Francis, Bunny, Charles, Camilla e Richard, nosso narrador.

A história já começa com a revelação de que um deles foi morto. E pior, que foram eles mesmos os responsáveis por essa morte. À partir daí vamos voltar a um passado recente e acompanhar Richard desde o período em que ele está na Califórnia, onde mora com os pais. Passamos por todo o processo dele entrando na faculdade até ser aceito no curso de Grego e se enturmar com seus novos amigos. Para ser aceito nesse grupinho, formado por pessoas de família rica e/ou influente, Richard vai inventar uma série de mentiras. Ele é um outsider, o mais ?normal? entre eles, por isso e por ser o narrador, ele é o que mais se aproxima de nós leitores. Mas todos eles são personagens complexos e difíceis de se criar uma afinidade. São pessoas com mais defeitos que qualidades, moralmente duvidosos, extremamente vaidosos e egoístas.

"Beleza é terror. O que chamamos de belo provoca arrepios."

Afinal, o que os une?
Inicialmente, a admiração à inteligência e à beleza, assim como os gregos que eles estudam. Posteriormente, o crime que eles cometeram. O mistério do que levou a essa tragédia é o que nos mantém vidrados no livro, mas a escrita de Tartt é o que nos enche os olhos. A autora traz uma certa melancolia e poesia em sua forma de escrever, digna dos clássicos, ao mesmo tempo que traz a sucessão de acontecimentos e reviravoltas dos thrillers modernos. Apesar de os capítulos serem enormes, que geralmente podem tornar a leitura mais lenta, não senti dificuldade em manter o ritmo. A autora também consegue construir personagens com maestria, sentimos que conhecemos tão bem cada um deles que conseguimos perceber nas entrelinhas o que se passa, quando eles estão ?atuando? ou agindo de forma ?suspeita?.

Esse livro nos faz refletir sobre como é tênue a linha que separa o certo e o errado. Ao sabermos desde o início o crime que eles cometem, é quase como se nós leitores fôssemos cúmplices e confidentes desse segredo. Quando as motivações deles se revelam, apesar de ridículas, é até possível entender a lógica sob o ponto de vista deles. O realismo desses personagens é o que nos impressiona, pois esperamos sempre que exista um vilão para que possamos culpar, mas o que existe são pessoas, que apesar de suas excentricidades, são dotadas da dualidade que todo ser humano tem. O bem e o mal, seja em maior ou menor escala, existe em cada um deles.

O final realmente me surpreendeu, pois o livro chegou num ponto que eu já não esperava muita coisa, achava inclusive que tava se entendendo demais, que não precisava ser tão longo. Daí veio uma reviravolta, que pode não ser incrível, mas que veio no momento certo pra causar o impacto correto. Minha única crítica seria apenas sobre o desenvolvimento de Julian, a quem todos eles idolatravam, achei que ele teria mais relevância para a história. Impressionante que esse livro seja a estreia de Donna Tartt, ela demonstra já ter um estilo bem definido, uma escrita segura e personagens instigantes.