A Espiral do Silêncio

A Espiral do Silêncio Elisabeth Noelle-Neumann

Resenhas - A Espiral do Silêncio

Marcella.Pimenta 23/08/2022

O que leva a maioria a se calar?
Se você escutou as palavras "maioria silenciosa" ou "minoria barulhenta" nos últimos tempos, neste livro você vai descobrir de onde elas vêm.

Quando apenas uma opinião é apresentada, só uma aparece na "arena pública", ela é vista como majoritária e quem não concorda com ela, para não ser isolado pelos pares, prefere se manter em silêncio.

Nas 100 primeiras páginas, a autora fala sobre pesquisas realizadas na década de 70 na Alemanha que envolvem a espiral do silêncio. Há uma análise sobre a elaboração das perguntas e a medição da opinião pública.

Na 2a parte do livro, Noelle-Neumann discorre sobre as origens do termo opinião pública e ideias que a envolvem, como clima de opinião e a influência dos meios de comunicação.

O medo do isolamento é o que leva o indivíduo ao silêncio. A convicção nas próprias opiniões é um antídoto.
Anderson 19/10/2022minha estante
Só em saber que não sou o único a pensar dessa maneira, essa mesmo que tende a afastar as outras pessoas, só isso, já me deixa bem mais convicto de que vale a pena pensar.

Vinícius 09/08/2021

Opinião Pública
Em meio a análise das intenções eleitorais na Alemanha em meados do século passado a autora descreve o conceito de espiral do silêncio, onde intenções de voto e opiniões sobre vários temas são concebidos de forma distinta as vezes surpreendente a depender do ambiente e situação onde são realizadas as pesquisas. A influência do meio e de como questões são abordadas influencia de forma marcante as respostas dos intrevistados. O conceito de opinião pública vem a tona e é definido sob a ótica de vários autores. O Livro chega a ser cansativo em seu primeiro terço com dados percentuais de várias pesquisas que infelizmente são necessários para entendimento de como se dá espiral do silêncio.

Pedróviz 16/12/2020

Um livro técnico
Esperava um livro mais explicativo e encontrei tabelas e dados com análises estatísticas aplicadas à comunicação. Em todo caso, essas análises ilustraram argumentações que me puseram a entender mecanismos de manipulação de massa como a formação de opinião pública por formadores de opinião bem pagos para isso.
O fenômeno da espiral do silêncio consiste na opinião de uma minoria ser completamente banida de qualquer círculo, seja por ser considerada homofófica, machista, fascista, dogmática e outras rotulagens que se queira dar, pelo simples fato de não se adequar com a agenda da maioria. Se as pessoas disserem o que realmente pensam sobre certos assuntos em certos ambientes, ficarão realmente isoladas ou faladas. Isso é fato. Não existe o que se chama de liberdade de opinião, pois a espiral do silêncio, acionada pelo motor da opinião pública, faz seu trabalho.
Quatro estrelas.