Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci Walter Isaacson

Resenhas - Leonardo da Vinci

N4ta 08/04/2024

Leonardo da Vinci
"Leonardo da Vinci", escrito por Walter Isaacson, é uma biografia detalhada que apresenta uma visão abrangente da vida e do trabalho do renomado artista e inventor do Renascimento. Publicado em 2017, o livro oferece uma profunda exploração da mente criativa de Da Vinci e de suas contribuições para a arte, ciência e engenharia.
No entanto, para alguns leitores mais jovens, a extensão detalhada e minuciosa do livro pode ser um pouco entediante e densa. Isaacson mergulha em todos os aspectos da vida de Da Vinci, desde sua infância até suas obras-primas, apresentando uma vasta quantidade de informações que podem parecer excessivas para quem procura uma leitura mais leve e dinâmica.
Além disso, o estilo de escrita de Isaacson pode ser descrito como acadêmico, o que pode afastar os leitores que buscam uma narrativa mais acessível e envolvente. O autor se aprofunda em detalhes técnicos sobre as obras de Da Vinci e suas teorias científicas, o que pode ser difícil de acompanhar para aqueles sem um interesse particular na história da arte ou na ciência da época.
Outro ponto que pode desapontar alguns leitores é a falta de profundidade emocional na narrativa. Embora Isaacson explore os aspectos técnicos e intelectuais do trabalho de Da Vinci, há uma falta de insight sobre sua vida pessoal e suas emoções, deixando os leitores com uma visão mais superficial do homem por trás do gênio.
Em resumo, "Leonardo da Vinci" de Walter Isaacson é uma biografia abrangente e informativa que oferece uma visão detalhada da vida e obra do lendário artista e inventor. No entanto, para alguns leitores mais jovens, a densidade da narrativa, o estilo acadêmico e a falta de profundidade emocional podem tornar a leitura um tanto desafiadora e menos satisfatória.

Bruno Meneghello 21/02/2024

Descreva a língua do Pica-pau
Que livro inspirador. Foi uma viagem incrível conhecer a vida de Leonardo. Sabemos que foi um dos maiores pintores da história, porém não suspeitava que também havia estudado anatomia, arquitetura, engenharia... e que participava de produções de peças teatrais, me fizeram enxergá-lo como um verdadeiro gênio, como diz o autor do livro, Walter Isaacson. Mas não no sentido de ser sobrenatural, mas sendo humano, real. Sua curiosidade o levou a pensar em coisas que outros pensadores só descobririam séculos depois de seu tempo.

Separei um trecho que descreve muito bem essa genialidade, só pra se ter um gostinho do que é essa biografia:

"É claro que existiram muitos outros polímatas insaciáveis, e a própria Renascença produziu outros Homens da a Renascença. Contudo, nenhum deles pintou a Mona Lisa, muito menos o fez enquanto produzia desenhos anatômicos insuperáveis, baseados em várias dissecações, elaborava planos para desviar o curso de rios, explicava a reflexão da luz da Terra na Lua, abria o coração ainda pulsante de um porco pra ver como os ventrículos funcionam, criava instrumentos musicais, produzia espetáculos públicos, usava fósseis para contestar o relato bíblico sobre o dilúvio e depois ainda ilustrava tal acontecimento. Leonardo era um gênio, mas não só isso: ele era epítome de uma mente universal, que se esforçou para entender por completo a criação de tudo, incluindo o lugar que ocupamos nela."

Um livro obrigatório a ser lido nessa vida. Mais de uma vez, inclusive.

BurnBeranger 07/10/2023

Seja curioso ?
Uma viagem sobre o universo rico e curioso de Leonardo. Neste livro podemos conhecer mais sobre a ambientação e detalhes de cada obra, as que foram ?finalizadas? e as que estavam em constante mudanças/adaptações conforme seu criador aprimorava seus conhecimentos. É uma biografia mais técnica e não foi construída visando prender sua atenção. Deve ser lida intercaladamente para não cair no cansaço. Gostei da finalização do livro onde o autor cria links entre escritas de Leonardo para incentivar o leitor a manter a mente aberta para as oportunidades de conhecimento.

Rodrigo540 14/09/2023

Eterno Gênio
A palavra gênio deve ser preservada para sua utilização de forma precisa. Nesse caso, sem medo de errar, Leonardo foi um Gênio!
O livro traz a jornada de Leonardo e mostra, com base em suas anotações, a criação de suas obras e de sua extrema curiosidade sobre diversas áreas, fluindo desde a engenharia militar, arquitetura, estudo de voos dos pássaros, estudo das águas, estudo da anatomia, estudo da matemática e ele também ?sabe pintar?. Imortal. Gênio.

Felipe 18/08/2023

Observe
Antes de pintor, engenheiro, cientista e outras mil denominações, Leonardo era um ser humano extremamente curioso. Seu interesse pela vida e como ela funciona é, ao meu ver, a maior obra de arte que nos deixou. Durante o dia, se fascina pelos menores detalhes do cotidiano humano, se perguntando o porquê aquela pessoa desviou o olhar daquela forma, ou quantas vezes esse certo pássaro bate as asas por segundo.

De certo Leonardo fazia tarefas monótonas. Ficar na fila do mercado local, limpar o pó dos livros que havia adquirido e que nem se quer tinha lido ainda. Todas essas coisas corriqueiras fazem parte da vida humana, ninguém pode ser pretensioso ao nível de achar que em todo momento do dia estará realizando uma observação de algum fenômeno grandioso ou trabalhando em algo engrandecedor. Porém, duvido muito que Leonardo ficasse entediado mesmo fazendo essas coisas. Como nós, ele era humano, e possuía um cérebro capaz de realizar conexões inusitadas e criar hipóteses extravagantes. Enquanto delicadamente tirava a poeira dos livros, é possível que Leonardo estivesse observando que certas partículas pareciam brilhar mais do que as outras. Na fila, enquanto aguardava sua vez, talvez observasse atentamente as rugas no rosto de um senhor, tentando imaginar o motivo da pele se dobrar daquela forma com o tempo.

É esse interesse pelo comum, pelo o que parece ser banal e apenas um devaneio, que fez Leonardo ser quem ele foi e produzir o que produziu.

Já velho, Leonardo ainda buscava aprender com outras pessoas relações geométricas do triângulo retângulo, ficava horas observando como a luz interagia com determinado tecido para dar mais uma fina pincelada em um dos seus quadros. Enquanto respirasse, um dos homens mais criativos da humanidade estava fadado a ser um eterno aprendiz. Julgando-se pequeno diante da sua maior professora, Leonardo ainda tentava compreender a Natureza.

Das muitas lições da vida que são possíveis tentar aprender com Leonardo, a observação e a fascinação pela vida foram as maiores para mim. Contemple o céu com um misto de apreciação e curiosidade. Aprenda a física do voo, mas tente sentir a graciosidade do bater das asas. Crie hipóteses suas, com o que você sabe do mundo, e se deixe levar pela beleza de tentar entender a vida. Mas jamais deixe de se espantar. Compartilhe com quem você gosta o que pensou sobre algo. Se fascine e aprenda com o que a outra pessoa também pensou. Ser pedante é morrer em vida. É se fechar para o mundo exterior e ficar preso em sua própria casca mortal. Nada ultrapassa essa barreira do ego criado por alguém. E essa pessoa morre seca, árida, sem ter sido renovada pelo vivificante sopro da eterna humildade perante o cosmos e os outros microcosmos que andam ao nosso lado.

Ideia antiga essa, seja humilde, seja curioso. Sócrates e outros antes dele já tinham dito. Mas Leonardo a concretizou em suas muitas anotações sobre tudo o que o sol - de sua imaginação - tocava.

"Nem tudo precisa de linhas bem definidas."

Vinicius Ciongoli 06/08/2023

Uma obra prima.
Leonardo da Vinci é o maior gênio que já existiu na história da humanidade e Walter Isaacson é o melhor biógrafo que eu já vi. E essa combinação só poderia resultar em um livro que é uma obra prima.

Luigi Cristofari 24/07/2023

O Gênio do Inacabado
"Os talentosos acertam os alvos que todos erram. Os Gênios acertam os alvos que ninguém vê." Frase citada por Isaacson na sua conclusão.
O livro começa nos descrevendo que Da Vinci foi o homem certo que nasceu no local certo, na hora certa! Bastardo Leonardo não precisava seguir a profissão de família, que era tabelião, Leonardo possuía muita dificuldade com a escrita em "Latim" (A língua mais erudita da época, a grande maiorias eram redigidos) e nada se interessava pelos trabalhos monótonos dos tabeliões. Acho que o ponto alto do livro é mostrado quando retrata Da Vinci como um homem, não um gênio inatingível. Ele descreve desde de o pequeno Leonardo fazendo pequenas participações no ateliê de Verochio em Florença, até a morta na França nas mãos de Francisco I, o rei na época. Walter nos mostra como Leonado não possuía barreira para seus conhecimentos, e nos mostra como ele possuía dificuldade em matemática e línguas, mas que possuía conhecimentos que de tão a frente do seu tempo só foram redescobertos 500 anos após sua morte. (Um exemplo é os estudos sobre o coração que foi redescoberto na década de 60.) Acredite ou não mãos Da Vinci era um homem do "To Do List" e escrevia tudo que fazia e queria fazer com sua letra espelhada típica (Walter atpe descreve porque de Leonardo utilizar a letra espelhada, e não é nada de Código da Vinci não em!). Outra coisa atípica que Leonardo era um Procrastinador de primeira, ele não fazia questão de terminar grande parte de seus trabalhos. Isaacson na minha opinião conseguiu achar o contraste perfeito entre Homem / Gênio, sem desumanizar Leonardo, vemos suas contradições, seus defeitos, mas também como sua curiosidade o levou a explorar conhecimentos que são reconhecidos e redescobertos até hoje em todos os campos do estudos.
Max 24/07/2023minha estante
Ótima resenha, Luigi! Quero ler, mas a lista tá grande, aff... rsrs?

Luigi Cristofari 24/07/2023minha estante
Obrigado Max, fico feliz que gosta-te eu me acho um zero a esquerda fazendo resenha, isso me animou!

Gabriel.Bavaresco 21/07/2023

Atemporal
Passei um tempo muito bom com essa biografia. Mestre Leonardo é com certeza uma das figuras mais interessantes, inigualáveis e únicas da história. Um oceano de curiosidade, autenticidade e um ímpeto científico ímpar o fizeram pensar, imaginar e realizar coisas que viriam a ser trabalhadas séculos após sua morte. Nada resta além de admiração.
Foi uma leitura muito importante pra mim, levarei a história do Mestre com muito carinho e admiração.

Nos dias finais de minha vida espero ter uma sensação parecida com a sua, satisfeito por tudo que conheci e por todas as dúvidas internas que sanei

"Assim como um dia bem vivido traz um sono feliz, uma vida bem aproveitada traz uma morte feliz"

Etinquiring 20/07/2023

Um dos meus livros favoritos da vida.
Livro atemporal, superou minhas expectativas. O final é extremamente interessante e faz com que possamos ligar com questões da realidade, me deixou imersa em meus pensamentos. Sua história é fascinante e descrita de forma impessoal, o autor aponta Leonardo da Vinci como era como pessoa e sua trajetória, sua sede insaciável por conhecimento que chegava a ser obsessiva e o quanto o mesmo era absurdamente humano, suas pinturas, suas anotações, sua imaginação, suas pinturas e curiosidades. Em suma, é uma leitura rica em aprendizados, e ainda belisca seus neurônios.

Icaro.Morbeck 29/06/2023

Curiosidade insaciável !!
Ao fim deste livro você não tem dúvidas de que Leonardo da Vinci não apenas foi um dos maiores gênios da história humana, mas foi um dos indivíduos mais singulares que já passou por nossa terra.

Em sua vida podemos conceber muitos aprendizados, tanto em seus erros quanto em suas conquistas. E o melhor de tudo, é que o seu maior segredo era a obsessiva e insaciável curiosidade. Conhecimento nem sempre precisa de fundamento, Leonardo nos mostra que devemos aprender pelo próprio prazer do aprendizado em si!

Os capítulos mais importantes, em minha perspectiva, são: ?Introdução? e ?Conclusão?. Walter Isaacson fisga a atenção do leitor com maestria desde o primeiro capítulo, fazendo-o se cativar com a personalidade que estava prestes a ter sua vida dissecada. Ao fim, ele revisita toda a experiência com um olhar apreciativo e esperançoso, de que qualquer um de nós podemos levar nossa vida com os olhos de Leonardo.
Inesquecível!!

opalind_ 10/05/2023minha estante
Não concordo, é 3,5 sim vdd

opalind_ 08/05/2023

Gay, vegetariano
Não sei avaliar muito bem biografia, essa foi a primeira que eu li, tenho 0 costume de ler e não acho que é um gênero que eu vá revisitar com muita frequência. Não-ficção no geral não é minha praia, sobre gente morta há mais de 500 anos menos ainda. Mas não me arrependo de ter lido esse livro, ele é muito interessante! É denso, por isso demorei tanto, mas descobri muitas coisas sobre o da Vinci que eu não sabia. Gostei de saber que ele fazia parte da produção de espetáculos, isso eu nunca tinha ouvido falar (achei engraçado que muitas das coisas que as pessoas atribuíram para a engenharia dele na verdade muito provavelmente estavam sendo pensadas para o teatro). A aptidão dele pras milhares de coisas que ele fazia é impressionante, e a curiosidade que ele tinha por tudo também, a obsessão dele por conhecimento chega a ser assustadora. Ou a vida era muito chata em 1500 ou ele realmente era um bem fora da casinha, porque fazer anotações para descrever a língua de um pica-pau ou a mandíbula de um crocodilo por motivo nenhum não é normal. Ler sobre as falhas dele também foi muito interessante, ele deixava muitos projetos inacabados, procrastinava, projetava coisas que não fariam sentido na prática e muitas vezes nem entregava as comissões KKKKKKK mt gente como a gente. Acho que ele é mais conhecido como pintor do que como cientista só porque não publicou nenhum dos seus mil tratados inacabados, porque ele estava fazendo descobertas que só seriam mais conhecidas centenas de anos para frente. Mas eu queria saber mais fofocas da vida pessoal, e achei todo o rolê com o Salai bem duvidoso, ele pegou o menino pra criar e se envolveu com ele super novo??? Também achei o autor muito emocionado em várias partes, principalmente descrevendo as pinturas do Leonardo, perdeu um pouco a objetividade e imparcialidade que eu gostaria de ver num livro assim. E a ordem do livro também me pareceu meio confusa às vezes, ele falou de alguns quadros que só foram pintados no final da vida do Leonardo no começo, depois retomava mais pra frente, eu ficava um pouco perdida. E ele também às vezes só jogava uma informação, tipo "o Salai foi assassinado" e seguia como se nada tivesse acontecido, queria mais aprofundamento nessas partes e menos na dilatação da pupila da Mona Lisa. Apesar disso, dá pra aprender muita coisa com o Leonardo, e a mistura da ciência com as artes, a interdisciplinaridade dele e a capacidade de fantasiar a partir das suas observações é o que tornou ele tão icônico. Gostei, mas foi levemente maçante e eu demorei cinco décadas pra ler, recomendaria só para quem já gosta de biografia ou tem muito interesse pelo Renascimento.

Guilherme 01/05/2023

O livro é capaz de destrinchar e narrar com qualidade e clareza impressionantes a vida desse que, na minha opinião, foi o ser humano mais genial da história conhecida, apresentando suas invenções, estudos, habilidades e produções com um riquíssimo detalhamento. Além disso, também relata sua vida pessoal e explora sua personalidade, enfatizando que, em oposição ao imaginário popular, não havia algo sobrehumano no Da Vinci, ele era, sem dúvidas, inteligentíssimo, mas isso não o privou de cometer acertos e erros assim como todos.
Por esses e outros motivos, todos executados com maestria por Isaacson, recomendo muitíssimo a leitura daquele que, atualmente, é meu livro preferido.