A Joia da Alma

A Joia da Alma Karen Soarele

Resenhas - A Joia da Alma

Vicente.Chagas 12/04/2024

A joia da alma
Em ?A Joia da Alma? a Karen traz o mundo de Arton através de um romance muito interessante sobre a jornada de um grupo de aventureiros.
Muito interessante a forma como ela expõe as particularidades dos personagens, colocando as diferenças entre as raças e as profissões.
Os combates também são muito bem escritos, permitindo ao leitor uma
experiência participativa.
Senti falta de uma maior descrição sobre os cenários e os detalhes do mundo de Arton.
Qualquer pessoa, mesmo que não conheça a Tormenta, pode ler o livro facilmente, sem se sentir perdido, mas ajudaria se o livro seguisse na linha de detalhar mais algumas questões.

JAlia372 11/04/2024

Emocionante, viciante, repleto de reviravoltas, esse é tipo de livro de aventura que não te permite parar de ler.

Renato 06/09/2023

Memórias...
A jóia da alma é um romance de aventura baseado no universo de Tormenta. Christian é um rapaz que vive de forma errante e que busca negar a dor que suas memórias traumáticas da infância lhe causaram.

O manto narrativo é muito bem tecido: as personagens possuem profundidade, assim como o elo que mantém entre elas. Raramente o leitor deixará de se identificar com o protagonista - quem é que não tem uma lembrança (boa, ou mesmo ruim) do passado e que se pudesse daria tudo para voltar a viver aquelas memórias, seja para fazer algo diferente do que foi feito ou não?

Por fim, o livro merece cinco estrelas. O único impeditivo seriam os erros de escrita. O livro possui diversos erros de digitação, que uma revisão simples poderia ter sanado. Por exemplo, o capítulo 20, "aterrissagem", a palavra que o nomeia foi escrita com apenas um "S". A impressão que dá é que a autora enviou o manuscrito final para a editora e esta o publicou sem fazer uma última revisão. Mas isso não diminui a qualidade da narrativa, que tem um desfecho excelente.

vinialmanegra 31/07/2023

A história de um menino que virou herói
Quando comecei esse livro me surpreendi com a semelhança com um encontro aleatório de anos atrás quando jogava RPG. Meu grupo encontrou aranhas e meu anão acabou ficando preso lá para sempre porque nunca terminamos aquela aventura.

Isso me pegou, mas o que me fez ficar foi a personalidade do protagonista, um misto de herói galante com um párea completo. Divertido na medida certa e sempre muito contemplativo, Christian entra para a galeria de meus protagonistas favoritos.

Achei muito interessante como a Karen (me sinto íntimo depois de tanto acompanhá-la em Fim dos Tempos e além então abandono o "autora") trabalhou o conceito de memória nesse livro, toda vez que voltamos ao cenário da aranha era claro o pavor daquela cena. A sequência com Frederico ajudou a deixar isso mais nítido.

Reservo também um espaço para falar da minha experiência, acho que a coisa mais valiosa que um livro pode fazer por mim é me dar vontade de escrever e durante a leitura desse livro eu parei e escrevi a primeira parte de um conto que a muito tempo estava enrolando. Obrigado Karen por isso.

Tormenta sempre me enche de alegria com seus personagens profundos e histórias magníficas. Foi muito divertido acompanhar um herói descrente dos deuses em um mundo onde praticamente tudo envolve os 20.

Ótima leitura, um filme de ação com conteúdo!

Jellinek 05/06/2023

#Recomendo #Fantasia #Ação #Mistério

********************************************************************************

SOTRATI 22/04/2023

Deliciosa aventura fantástica
Karen Soarele cria aqui um grupo de aventureiros que será primordial em seu próximo livro, A Deusa no Labirinto. O que, a princípio, poderia indicar ser apenas um livro de origem de personagens. Nada mais longe da verdade, seja porque o livro tem uma história completa, seja porque não havia planos para continuação. O enredo, a princípio, também não apresenta pontos muito originais. O princípio de dois grupos de aventureiros em busca do mesmo objetivo não é grande novidade. Aí entra a riqueza das escolhas da escritora. O desenvolvimento dos personagens e das situações é bastante verossímil e coerente, dentro do mundo apresentando. As soluções para as situações que os protagonistas enfrentam são bastante criativas e surpreendentes. E o ponto alto é a construção dos personagens. Suas motivações são válidas, as histórias são bem desenvolvidas e as resoluções são correntes. Uma deliciosa aventura fantástica, divertida e muito bem escrita. Pra todos que gostam de uma boa história muito bem contada.

Messyo 28/03/2023

Uma fantasia realista
A história tem um ritmo bom de apresentação fatos, mas eu senti que muitos personagens ficaram muito resumidos mesmo eles sendo importantes para a história. A autora é muito esperta e amarra os acontecimentos do final do livro com a revelação e desfecho das histórias de todos os personagens. A alma dessa história são as interações entre os personagens principais, todos com seus arrependimentos, dramas e defeitos.

RenaTo.Lima 09/03/2023

Um clichê bem feito sempre entretém
Amor de infância, traição, a solução aparece do nada, cheio de clichê, mas os personagens parecem só terem sido tocados, o principal é o mais chatinho, mas foi tranquilo de ler. Certamente vou ver a continuação

Pedro 15/02/2023

Uma leitura rpgística.
Foi divertido ter contato com mais um livro do universo Tormenta. O Trabalho da Karen foi excelente. A leitura é rápida e imersiva, os personagens, carismáticos. Só a trama que me pareceu um tantinho previsível.
Ainda assim, recomendo muito a leitura, principalmente pela mecânica da memória do protagonista. Isso ficou muito bem colocado e revelou informações necessárias nas horas corretas.

Junior574 13/12/2022

Uma aventura de RPG
O Livro começa bem e segue coerente com uma boa e velha aventura de rpg, se abraça a alguns clichês bem comuns como o preconceito racial em um mundo mágico de fato, onde várias raças inteligentes habitam juntas, brigas dentro de tavernas, um grupo de ?players? onde cada supre a carência de habilidade do outro, a missão de ir atrás de um objeto mágico, porem nem por isso deixa de ser uma história realmente original, me senti realmente em uma mesa de RPG novamente, a ponto de realmente sentir vontade de jogara.
A narrativa funciona muito bem, ela usa aquele artifício de contar a história no momento atual, intercalando com flashbacks, para assim tecer a história num todo, e te fazer entender as motivações dos personagens, que inclusive são personagens muito carismáticos de fato, amei o lefou, a cleriga, e principalmente a Oihanna junto com presa ligeira, afinal, personagens negros sempre me cativam mais.
É um bom livro, e de leitura simples, bom pra descansar depois de uma saga muito densa, não espere dele nada soberano, contemplativo, ou complexo, não é nessa pegada que ele vai se seguir, se começar com essa expectativa vai se decepcionar, porem se quiser um livro divertido, com uma pitada de fantasia, vários momentos engraçadíssimos, com pitadas de romance e daddy issues, esse é o livro que você quer.

amareladiz 05/12/2022

E lá vamos nós!
O enredo segue muito do monomito, afinal é uma grande aventura de RPG. Mas as personagens são cativantes, e foi bom jogar/ler essa história.

(Não, não é um livro jogo) Quem joga RPG, vai perceber os momentos em que as personagens tiveram falhas críticas e quem não conhece nada do universo, vai poder mergulhar nele sem ajuda de aparelhos respiradores.

É fácil imergir na narrativa de Soarelle e assim conhecer mais desse universo fantástico de Tormenta.

?????

O que eu acho mais legal de histórias assim é que sempre dá vontade de criar uma personagem sua depois. Com quem ela seria parecida? Que deuses são esses? A qual deles minha personagem seria devota...? E assim você vai criando a sua ficha, seja para jogar ou para criar sua história. ?

JP_Felix 30/09/2022

RPG, uma ótima história, mas... Né?
A trama é curiosa e cativante, com uma boa narrativa, um bom timing e boa construção. Os pontos fortes são principalmente os traços claros de um RPG clássico, como os conceitos diferentes do uso da magia, seja divina, arcana ou outras formas.

A "party" é diversa, o que adiciona uma dinâmica legal à história, pois há sempre um ponto a mais para apresentar. O defeito disso é que o foco é muito sobre o protagonista e sobre seu passado, mas, no fim, pouco se faz relevante narrativamente. Ele esqueceu algo, mas no fim o Deus Ex Machina surge de certas conveniências envolvendo ele para trazer algo tão simples que simplesmente não entendo porque não foi caso de o protagonista simplesmente relembrar no calor do momento.

Apesar de os personagens serem bons, sinto que pouco tem peso, pois fora um flerte e uma birra aqui e ali, eles não parecem muito profundos. Há um certo acontecimento que motivava a elfa que é mostrado bem cedo, e quando chega a um dos clímax, isso é só esquecido e deixado de lado. Certo, há coisas bem maiores acontecendo, mas era importante para ela, então era de se esperar que em algum momento fosse relembrado e gerasse um conflito.

No fim, por melhor que a história possa ser, ainda é um clássico RPG que provavelmente é bem mais interessante a quem já mergulhou de cabeça no universo de tormenta e quer uma novelização de uma campanha enfeitada com mais drama.

Não é algo que estraga a trama, mas trata-se de uma história bem genérica. É divertida, bastante, mas como livro, e aqui leve em conta que não jogo tormenta e que comecei a ler por amor à RPG e histórias de fantasia medieval, sinto que não vai muito além do divertimento casual.

Erich 17/09/2022

Conheço o cenário onde se passa a história, mas reforço que não é necessário conhecer Arton e Tormenta para acompanhar o livro. Naturalmente, algumas citações tocarão mais àqueles que conhecem o cenário, mas a Karen fez um exemplar trabalho de conversar com o leitor para apresentar de modo simples aquilo que seria importante à trama.

Em meio a uma trama acelerada, vamos correndo junto com os personagens como em um jogo de "gato e rato" onde a ação está sempre presente. E, junto a isso, temos o desenvolvimento e aprofundamento claro dos personagens principais da trama. Não é simplesmente uma história de aventurar-se em um mundo fantástico e completar uma missão, acompanhamos uma jornada pela autoaceitação. Não somente referente ao personagem principal, mas essa ideia narrativa está presente também nos outros personagens da trama.

De modo geral, o que mais gostei foi a complexidade de personalidade que foi colocada para cada personagem que nos é apresentado. Não temos a dicotomia simplória entre bem e mal. É possível ver que cada um não é somente um nome, mas que tem uma história por si.

O principal problema no livro é com respeito a revisão. Encontrei durante a leitura algumas falhas de digitação, algumas palavras que não deveriam estar nas frases e inclusive uma citação incorreta a algo que ocorreu em capítulos anteriores. Muito provavelmente isso já deve ter sido pontuado à editora e espero que em uma futura edição essas falhas estejam corrigidas.